BlogHoteis.com

Melhores Restaurantes em Paraty: lugares imperdíveis

Paraty, um dos melhores destinos para a sua viagem

Atrações históricas e comida de primeira caminham lado a lado em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Com um ambiente super convidativo, num Centro Histórico de dar inveja, os restaurantes em Paraty oferecem cardápios bem interessantes para quem quer aproveitar as férias para mergulhar nos sabores e viver experiências diferentes.

Aliás, aqui você vivenciará uma verdadeira maratona gastronômica. Nesse post, trazemos dicas para sua viagem, de bons restaurantes para conhecer nesta cidade, que fica a 248 km da capital fluminense e é puro charme, conhecida como a Veneza Brasileira.

Restaurantes em Paraty: história e gastronomia

Boa parte dos restaurantes em Paraty que valem a pena visitar está situada no Centro Histórico e atraem tanto pela bela decoração, quanto pela qualidade dos pratos servidos. O legal é que é possível encontrar preços bem variados, que cabem em qualquer orçamento de viagem.

restaurantes em Paraty
Centro Histórico de Paraty

Uma região que concentra boa parte de barzinhos do Centro é a Praça da Matriz. O destaque é para as mesas estrategicamente colocadas nas ruas de paralelepípedo, que dão um ar ainda mais especiais para a cidade, no período da noite.

Os preços dos petiscos e drinques por aqui também costumam ser camaradas. Aproveite para relaxar e ver a vida passar, comendo uma comidinha de boteco e degustando bons drinques, nessa cidade em que há muito o que fazer.

Banana da Terra

O Restaurante Banana da Terra é um dos mais procurados do destino. Mantendo o foco nos frutos do mar, o carro-chefe daqui é o camarão flambado na cachaça Paratiana com arroz negro.

restaurantes em Paraty
Camarão flambado na cachaça Paratiana com arroz negro

Casa Coupê

Ainda na Praça da Matriz, o picadinho da Casa Coupê é imperdível para quem deseja provar uma comida diferente e bem saborosa em Paraty.

Thai Brasil

Inspirado nos sabores da Ásia, vale visitar também o Thai Brasil, que mescla os aromas asiáticos com os ocidentais, criando pratos bem interessantes. Na carta de bebidas, o destaque vai para a caipirinha de tangerina.

restaurantes em Paraty
Caipirinha de Tangerina

Punto Divino

Fundado por dois italianos, o restaurante Punto Divino traz os sabores da Toscana e da Sicília para Paraty. Um dos pontos altos do restaurante é a mesa embaixo de uma grande árvore na varanda. Além das pizzas de massa fina, vale provar o spaghetti com vieras e frutos do mar.

Margarida Café

Busca um ambiente mais intimista e com um clima mais romântico, no Centro Histórico de Paraty? O Margarida Café, que fica na Praça do Chafariz, é a melhor pedida. Aproveite a vibe para degustar um bom vinho em boa companhia.

restaurantes em Paraty
Aproveite para degustar um bom vinho em boa companhia

Paraty 33

Em estilo confraria, o Paraty 33 é um dos bares mais badalados do destino, com direito à pista de dança e programação musical variada. Do cardápio, os grelhados são servidos na tábua e feitos em churrasqueira no salão. De bebidas, há chopp, drinques e mais de 60 opções de vinho.

Sabor do Mar

Ingredientes selecionados e frescos, que chegam diariamente à mesa do visitante. O Sabor do Mar, no Centro Histórico, permite ao cliente escolher pessoalmente qual pescado deseja. As moquecas variadas são um tiro certeiro por aqui.

restaurantes em Paraty
As moquecas variadas são um tiro certeiro por aqui

Clandestino

Para os amantes de comida de food truck, o Clandestino, também no Centro Histórico, serve hambúrgueres super disputados, daqueles de formar fila. A dica é provar a cerveja Macunaíma, produzida em Paraty, que acompanha muito bem os hambúrgueres.

Emirados

A culinária árabe também está muito bem representada em Paraty. O Emirados serve uma infinidade de tipos de esfihas e tem ótimos rótulos de cerveja. Com bom preço e boa qualidade, é comum encontrar filas quilométricas. Não poderia ser diferente, certo?

restaurantes em Paraty
O Emirados serve uma infinidade de tipos de esfihas

Refúgio

O restaurante Refúgio, no cais do Porto, é famoso por ser especializado em frutos do mar. O ambiente aqui conta com luz de velas e vista para o mar. Seu polvo à provençal é delicioso!

restaurantes em Paraty
Refúgio é famoso por ser especializado em frutos do mar

Villa Verde

Um pouco mais afastado do centro histórico, o Restaurante Villa Verde fica aos pés da Serra da Bocaína, na estrada entre Paraty e Cunha. Com um ambiente diferente, oferece o conceito de cozinha aberta e conta com uma enorme piscina para os frequentadores se refrescarem nos dias quentes. O prato imperdível aqui é o ossobuco.

Tudo o que você precisa saber sobre Paraty

Fofa e histórica, Paraty é um dos destinos mais inusitados do Rio de Janeiro. O tom vivo das casas coloniais contrasta com a beleza natural da Mata Atlântica. O destino é conhecido ainda por ser bem completo: aliando pontos turísticos históricos de peso, arquitetura colonial, pousadas charmosas, vegetação exuberante, ecoturismo, cultura e gastronomia impecável.

restaurantes em Paraty
Paraty é um dos destinos mais inusitados do Rio de Janeiro

Situada na Rota do Ouro e no ponto final da Estrada Real, Paraty era o lugar de passagem para as riquezas que vinham de Minas Gerais, além, é claro, de ser uma grande produtora de cana-de-açúcar. Aliás, a característica canavieira se mantém até os atuais.

Não à toa, algumas das melhores cachaças do Brasil são produzidas aqui. Aproveite a viagem para visitar alambiques e degustar esta joia líquida. O Engenho D’Ouro e a Cachaça Pedra Branca são alguns dos que oferecem a visita guiada.

Em uma visita à Paraty, vale ainda conhecer as várias cachoeiras da região. A cachoeira do Tobogã e poço do Tarzan e a cachoeira da Pedra Branca e poço Usina são as mais conhecidas.

restaurantes em Paraty
Cachoeira da Pedra Branca

Também compensa agendar um passeio de escuna, que são ideais para desbravar a Costa Verde. Vale a pena buscar tours que incluam a praia da Lula, a praia Vermelha, a praia da Conceição, a Ilha Comprida, a Ilha da Cotia, a Lagoa Azul, o Saco da Velha, a Ilha do Algodão e o Saco de Mamanguá. Se desejar mais privacidade e estiver com dinheiro de sobra, opte por passeios de lancha.

Imperdível ainda é a visita ao Centro Histórico super bem conservado de Paraty, que conta com várias lojas de artesanato, ateliês de artistas de Paraty, exposições de fotografia e uma infinidade de livrarias. Com muita vocação cultural, a cidade sedia ainda a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty.

Melhores hotéis para se hospedar em Paraty

Com foco em hospedagens mais intimistas e acolhedoras, não há grandes redes de hotéis ou resorts no destino. Mesmo assim, Paraty desponta com boas opções de lugares para ficar, onde a hospitalidade é realmente valorizada. Selecionamos as 5 melhores pousadas para se hospedar em uma viagem a Paraty. Confira!

Pousada do Sandi

Com estilo colonial, a Pousada do Sandi é uma ótima opção para quem quer uma hospedagem mais luxuosa. Com 4,5 estrelas, ela está muito bem localizada, nas proximidades do Centro Histórico, da Igreja de Nossa Senhora das Dores e do Teatro de Bonecos. Já a praia do Pontal e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ficam a menos de 15 minutos de caminhada.

restaurantes em Paraty
Suíte júnior, na Pousada do Sandi

Com staff atencioso e prestativo, a pousada tem dois restaurantes, spa, academia, recepção 24 horas, estacionamento gratuito, assistência com excursões e ingressos, arrumação diária, café da manhã grátis, free Wi-Fi, produtos de toalete e ar-condicionado.

Pousada da Condessa

Com um estilo mais rústico do que colonial, a Pousada da Condessa é uma opção ainda mais próxima ao Centro Histórico e à Praia do Pontal, a apenas 5 minutos de caminhada. Além disso, tem como comodidades um restaurante, uma mega piscina, sala de jogos, arrumação diária, free Wi-Fi, ar-condicionado, terraço, spa, academia e café da manhã gratuito.

restaurantes em Paraty
Suíte, na Pousada da Condessa

Nas proximidades, os hóspedes encontrarão ainda a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a Praça da Matriz, a Parque da Catedral e a Casa da Cultura de Paraty. Ou seja, o lugar é perfeito para quem quer se locomover de um ponto turístico a outro sem utilizar carro.

Chill Inn Eco-Suites

O Chill Inn Eco-Suites é uma ótima alternativa para busca um lugar relaxante, mas não faz questão de um hotel luxuoso. Localizado na estrada entre Paraty e Cunha, este hostel tem a natureza a seu favor. Cercada por muito verde, é uma opção interessante para quem quer fugir do burburinho do Centro Histórico.

restaurantes em Paraty
Bungalow deluxe, no Chill Inn Eco-Suites

Com 2 estrelas, o hostel conta com lazy river, arrumação diária, armazenamento de bagagem, recepção 24 horas, ar-condicionado, café da manhã grátis, equipe multilíngue, lavanderia, churrasqueira, free Wi-Fi, cortinas blackout, banheiro privativo estacionamento gratuito e produtos de toalete. Daqui até a Mini Estrada Real são 24 minutos de caminhada.

Pousada Conchas de Paraty

Voltando para a área mais central, a Pousada Conchas de Paraty tem boa localização e um café da manhã saboroso. Tudo isso, mantendo os ares de casa de sítio.

Com 2,5 estrelas, ainda tem o ponto positivo de estar próxima à Praia do Pontal. Outros pontos de interesse a menos de 10 minutos de distância são a Igreja de Nossa Senhora das Dores, o Teatro de Bonecos e o próprio Centro Histórico de Paraty.

restaurantes em Paraty
Quarto Superior, na Pousada Conchas de Paraty

A pousada oferece ao hóspede armazenamento de bagagem, café da manhã gratuito, Wi-Fi, ar-condicionado, arrumação diária, recepção 24 horas, piscina, bar, produtos de toalete e estacionamento grátis.

Pousada Tropical

No Centro Histórico de Paraty, a Pousada Tropical é uma boa opção de hospedagem, na categoria 2,5 estrelas. Daqui, é possível acessar facilmente pontos turísticos como o Teatro dos Bonecos, a Casa de Cultura de Paraty e Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Esta pousada fica perto da praia e conta com piscina, ar-condicionado, arrumação diária, Wi-Fi grátis, café da manhã incluso, academia, equipe multilíngue, estacionamento gratuito, produtos de toalete, banheiro privativo e assistência com excursões e passeios.

restaurantes em Paraty
Quarto Casal Standard, na Pousada Tropical

Um ponto bem positivo é o fato de que os quartos possuem cozinha americana, equipadas com panelas, louças, utensílios de cozinha.

Aproveite as nossas dicas e planeje agora mesmo a sua viagem a Paraty!

Escolha entre os hotéis em Paraty aquele que mais se assemelha ao seu gosto e reserve pela Hoteis.com.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com