BlogHoteis.com

Morro de São Paulo, atração imperdível na costa da Bahia

Quer curtir belas praias e atrações naturais em um destino que oferece tanto opções badaladas quanto alternativas sossegadas? Pois, então, chegou a hora de ir para o Morro de São Paulo!

Localizada na Bahia, essa pequena cidade tem tudo o que é necessário para encantar qualquer viajante. Com as nossas dicas, vai se tornar irresistível conhecer esse lugar.

Duvida? Então continue lendo e descubra os encantos desse paraíso!

História

Morro de São Paulo fica na porção norte da Ilha de Tinharé, a qual faz parte de Cairu, na Bahia. Trata-se de um pequeno município cercado por belezas incríveis e que vem atraindo cada vez mais um número maior de pessoas.

Inicialmente, as terras eram ocupadas por índios tupiniquins e aimorés. No século 16, desembarcou Martim Afonso de Souza, que nomeou a ilha. A partir daí, o local ganhou a atenção dos portugueses, uma vez que era um ponto estratégico para a proteção da nova colônia.

Em menos de cinco anos, a colonização chegou ao norte e criou a vila de Morro de São Paulo. Devido ao fácil acesso por vias marítimas, a vila foi atacada e saqueada pelos holandeses no começo do século 17.

Isso levou à construção da Fortaleza do Morro de São Paulo ou Forte da Ponta, que precisou de quase um século para ser finalizado. A partir dali, as obras de infraestrutura ganharam força, uma vez que a região se desenvolvia com total ânimo.

Com o escoamento de produtos para Salvador, não demorou até que a Família Real virasse a atenção para o lugar.

Com isso, foi em 1859 que D. Pedro II pisou pela primeira vez no município, conhecendo suas belas paisagens.

Até a década de 1980, não existia nem energia elétrica. Nos últimos 30 anos, tudo vem mudando e os turistas parecem descobrir a cada dia que passa as belezas dessa região tão importante.

O que fazer em Morro de São Paulo

Apesar da cidade ser pacata e, por vários anos, ter sobrevivido apenas da pesca, as atrações turísticas aparecem em grande quantidade.

Por isso, quem viaja para o Morro de São Paulo não se arrepende, graças às várias opções de passeio oferecidos.

Praias e natureza

Estando na costa baiana, é natural que as praias e as atrações naturais se destaquem em Morro de São Paulo.

A Primeira Praia do Morro de São Paulo possui areia dourada e fofa, com um mar cristalino e com ondas bem radicais em alguns pontos

Porém, muita gente não espera que essas atrações sejam tão bonitas.

A Primeira Praia conta com pouco mais de 300 metros, sendo muito frequentada pelos moradores. Possui areia dourada e fofa, com um mar cristalino. Mas não se engane: as ondas são bem radicais em alguns pontos, atraindo surfistas que desejam aproveitar o máximo de adrenalina. Além disso, não faltam barraquinhas, lojas e restaurantes por perto.

A Segunda Praia é conhecida por ter uma areia fina, clara e um formato de enseada bem curioso. Cheia de palmeiras, cria um visual paradisíaco junto do mar de águas cristalinas e reflexo turquesa. Tem 400 metros de extensão, fica perto do centro, sendo um dos pontos do agito.

O reflexo das águas da Terceira Praia é escuro e criam um visual tropical único em toda a ilha. A faixa de areia não é larga, mas as ondas são tranquilas e fazem dela uma ótima opção para a família. Em dias de ressaca ou de maré alta, entretanto, toda a areia é tomada pelas águas.

Já a Quarta Praia possui 8 km de extensão e não é muito frequentada. Apesar de isso fazer com que ela não tenha muita infraestrutura, o sossego é garantido. Também é possível mergulhar e se encantar com os belos peixes coloridos que vivem por ali.

Cultura e entretenimento

A capoeira é uma das manifestações culturais mais típicas da Bahia e do Nordeste, em geral. Para ver exímios praticantes dessa dança-esporte do tempo dos escravos, basta visitar os pontos mais movimentados. É comum encontrar rodas de capoeira em todos os lugares, sendo livres para a apreciação.

No bairro Mangaba acontece uma tradicional festa todas as quartas-feiras no Teatro do Morro. Há encenações com elementos típicos do local, além de apresentações de dança, capoeira e música ao vivo. Depois da meia-noite, a música eletrônica rola solta. Mas prepare-se, porque é preciso subir quase 200 degraus!

Já a rua Caminho da Praia é perfeita para quem deseja relaxar e curtir em bares e restaurantes com mesas e cadeiras ao ar-livre. Em alguns pontos, há música ao ar livre e com fácil acesso para quem tem problemas de deslocamento.

Construções históricas

O Farol do Morro de São Paulo é uma das últimas obras construídas, finalizada em 1855. Em posição estratégica, era o mais moderno do país, formando um visual único. Hoje, é operado pela Marinha, sendo acessado a partir de uma trilha. Seu interior não é aberto ao público, mas ali pertinho há a maior tirolesa da América Latina — então, o caminho de volta pode ser cheio de aventura.

A Fortaleza de Tapirandú é um monumento histórico, tombado como Patrimônio Nacional. Data do século 17 e se estende por quase 700 metros. Ficou em ruínas por muito tempo e, desde 2010, passa por um processo de restauração. Ao seu redor, há altas e belas palmeiras e, à frente, um visual incrível.

A Fonte Grande foi construída para garantir o acesso à água potável para o pequeno povoado. Data do século 18 e, ainda hoje, verte o líquido naturalmente. Como foi visitada por D. Pedro II, também é chamada de Fonte do Imperador. É outro Patrimônio Histórico, pode ser visitado a qualquer momento, ainda mais que fica perto das ruínas da fortaleza.

Onde ficar hospedado

Apesar da recente abertura ao turismo, há ótimos hotéis em Morro de São Paulo. Eles oferecem opções para todos os gostos e necessidades. Então, basta escolher aquele que mais o agrada e atende às suas necessidades.

Morro de São Paulo
Com vista para o mar, o Arraial D’Ajuda Eco Resort é um dos hotéis indicados pela Hoteis.com no destino

No Vila dos Orixás Boutique Hotel você encontrará acomodações arejadas e agradáveis, com uma localização privilegiada, piscina externa e muito contato com a natureza.

A Pousada Bahia 10 traz quartos práticos e simples, mas que ficam perto da praia, têm jardim e uma ótima piscina externa. Com bom custo/benefício, a experiência promete ser muito boa.

A Pousada Villa das Pedras conta uma excelente área externa, com piscina, creche e jardim. A praia bem próxima é um ponto favorável a mais em um local que tem acomodações confortáveis e uma rede de descanso na varanda.

Perto de um dos pontos mais famosos de Morro de São Paulo, a Pousada Farol do Morro oferece estrutura nova, bonita e acolhedora. A piscina tem uma vista incrível do mar e o bar serve bebidas refrescantes.

Morro de São Paulo
O Farol do Morro de São Paulo é operado pela Marinha, sendo acessado a partir de uma trilha

Procura tranquilidade? Então, faça a sua reserva no Hotel Pousada Natureza. Com restaurante, bar, piscina e apenas 20 quartos, oferece um serviço de atendimento diferenciado e uma experiência única, sem deixar de ser bem localizado.

Dicas e curiosidades de Morro de São Paulo

Com quase tudo pronto para a viagem, faltam apenas algumas dicas práticas para que você curta ao máximo. Como Morro de São Paulo fica um pouco distante, elas vêm a calhar para que nada seja esquecido.

Como chegar a Morro de São Paulo

A localização de Morro de São Paulo não é uma das mais fáceis para chegar, mas com os meios certos, ficará menos complexo.

Para chegar até lá, você tem duas opções. A primeira é saindo de Salvador, a capital baiana. Desse local, a partida conveniente é de avião. O preço é maior, mas é a melhor opção para fazer um trajeto mais rápido e confortável.

Ainda é possível sair de lá com a ajuda de balsa ou embarcações próprias.

A outra opção consiste em seguir de carro ou ônibus até Valença. De lá, também é necessário pegar um transporte marítimo para chegar até a ilha.

Se escolher o avião, o transporte dura 20 minutos. Nas outras opções, entre duas e seis horas, dependendo de onde sair. Não se esqueça de confirmar antecipadamente as passagens, especialmente de avião, para não ter estresse na viagem.

Melhor época do ano para viajar

Com festas e belezas naturais durante o ano inteiro, Morro de São Paulo nunca é um destino ruim. Se decidir ir na alta temporada, entre final de novembro e março, saiba que você pagará um pouco mais por isso.

Morro de São Paulo
Com festas e belezas naturais durante o ano inteiro, Morro de São Paulo nunca é um destino ruim

No inverno, as condições de vento são ótimas para quem procura aventuras, como velejar ou praticar kitesurfe.
Se quiser aproveitar o sol, fique de olho: em maio, junho e julho, as chuvas são frequentes.

Onde comer

Além de todas as belezas, Morro de São Paulo ainda guarda excelentes iguarias da culinária local.

O Restaurante Canoa possui um ambiente informal e de frente para o mar. Nele, são servidos pratos tradicionais, inclusive com frutos do mar que são muito saborosos. Fica na Rua da Terceira Praia, s/n, e funciona diariamente, das 12h às 22h.

Se quiser provar os sabores da América Latina, vá ao Andina Cozinha Latina. Localizado na Rua Porto de Cima S/N, apresenta clima aconchegante e característico, servindo uma versão contemporânea de pratos típicos da região dos Andes. Fica aberto de segunda-feira a sábado, das 19h30 às 22h30.

Já o Basilico traz diferentes opções de massas e também de pratos saudáveis com muito sabor. O ambiente é refinado e oferece contato com a natureza, além de porções generosas. Fica na Rua da Fonte Grande, 381, e abre de quarta a segunda-feira, das 10h à 0h.

Depois de ficar por dentro de tudo isso, basta se programar para curtir ao máximo a viagem.
Gostou das dicas? Conte para a gente se você tem vontade de conhecer ou até de voltar para esse local. Até a próxima!

Aproveite a oportunidade e reserve aqui o seu hotel, pagando parcelado em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com