BlogHoteis.com

O melhor da culinária paraense em uma viagem de sabores, descubra o que comer em Belém

Além dos hábitos indígenas, somou-se à gastronomia as influências portuguesas e africanas!

Belém é a capital criativa da gastronomia, segundo a Unesco, e está na mira de brasileiros e estrangeiros pelas peculiaridades que formam seus sabores. Hoje vamos dar dicas sobre o que comer em Belém e como aproveitar melhor essa viagem de sabores!

Os principais ingredientes dos pratos são oriundos do pulmão do mundo, a floresta amazônica, que tem uma fauna e flora diversificada e muito rica, ótimas para estimular a imaginação dos pratos do dia a dia e dos renomados chefs, que estão sedentos para conhecer cada vez mais novos ingredientes que deixam tudo saboroso e inesquecível.

Os característicos componentes da culinária paraense

Frutos do mar estão presentes na cozinha local, camarões, caranguejos, peixes e mariscos e são facilmente encontrados para degustação. As carnes ficam por conta do pato e das caças locais e os temperos roubam a cena: coentro, chicória e pimenta de cheiro são comuns em diversas regiões do Brasil, mas o jambu é algo bem local e importante para a comunidade amazonense.

o que comer em Belém
Peixes e temperos são a cara da culinária paraense

As tapiocas e os beijus são feitos com a farinha d’água retirada da mandioca e de sabor sem igual e vale ressaltar que antes de virar moda fitness, a tapioca já ocupava espaço no café da manhã das regiões norte e nordeste do Brasil.

Falou de Pará, falou de Tucupi

Extraído da raiz da mandioca brava, o caldo amarelo é retirado da raiz ralada. Depois de decantado, recebe temperos para virar a famosa iguaria.

Esse é sem dúvida um ingrediente forte da comida do norte do país e tem sua origem na comunidade indígena. Portanto, ele faz parte de uma enorme lista de delicias a serem provadas no norte.

Aliás, aqui vai uma lista com sugestões sobre o que comer em Belém

Uma das presenças ilustres do tucupi está no icônico Pato no tucupi. Além da presença do caldo da raiz da mandioca, a carne é temperada com jambu. Esse, por sua vez, é fervido em água e sal e escorrido para ser servido sobre pato.

Onde comer: O restaurante Lá em Casa elevou a comida típica para padrões internacionais!

Atualmente, é comandado pela chef Daniela Martins, que ocupou o lugar do falecido pai, Paulo Martins o embaixador da cozinha paraense. O local é agradável, a comida excelente e visita já é um passeio, pois ele fica localizado na Estação das Docas, uma parada recomendada para os turistas.

o que comer em Belém
Pato no tucupi é uma das delícias que precisa experimentar

Uma versão diferente do pato no tucupi é servido na Lanchonete Portinha. O famoso local, uma literal portinhola, promoveu o salgadinho cotidiano para os patamares da alta gastronomia. Experimente a esfiha de pato, com jambu e tucupi e delicie-se com uma viagem na culinária paraense.

Vamos para outro tradicionalíssimo prato local? O Caruru é feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha seca bem fina e azeite de dendê, tudo acompanhado de um delicioso pirão.

Uma ótima recomendação para experimentar o prato é o restaurante Tacacá do Renato. Ele é bem raiz e oferece os pratos regionais. São 16 anos servindo as apetitosas comidas locais.

o que comer em Belém
O Caruru é um prato super tradicional da região

Falando nela, que tal acrescentar em sua lista o Tacacá, prato que deu nome ao restaurante? Oriundo dos índios da região, o prato é um mingau com uma consistência semelhante a de uma sopa mais grossa e que tem em sua composição: tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.

Na Avenida Nazaré tem um tesouro escondido nas ruas. O Tacacá da Dona Maria tem um sabor inesquecível. O tamanho perfeito do camarão e os temperos, que equilibram o prato, chamam a atenção dos turistas e locais que amam não só a comida, mas também a cordialidade da Dona Maria.

o que comer em Belém
O Tacacá além de delicioso ainda tem muita história

Pra quem gosta, existem doces deliciosos e com ingredientes bem típicos como a castanha do Pará, cupuaçu, e até mesmo o açai, que tem um gostinho especial em sua terra natal.

Manjar das Graças, eleito um dos melhores restaurantes da cidade, além dos pratos salgados incríveis e de qualidade internacional, oferece um menu de sobremesas bem diferente, como, por exemplo, a Torta de Macaxeira da Madá, com sorvete de açaí e espuma de coco. Salivou?

O Restaurante Manjar das Garças está localizado dentro do Mangal com o mesmo nome. É um ambiente com muita natureza e que vale a visita.

o que comer em Belém
O açai tem um gostinho todo especial em sua terra natal

O maior evento religioso do Brasil acontece em Belém, em outubro

Em outubro acontece na cidade o Círio de Nazaré, o maior evento religioso do país que recebe mais de 2 milhões de pessoas. E onde tem festa religiosa, tem também barraquinhas de comidas típicas!

o que comer em Belém

As festividades, que tem início no dia 09/10, vão desde missas até longas procissões e promete muitas emoções aos fiéis. É um período incrível para visitar a cidade e conhecer essa celebração tão importante para a religião católica.

Hotéis em Belém, as melhores opções de hospedagem

Grand Mercure Belém do Pará

O 4 estrelas Grand Mercure Belém do Pará oferece uma estrutura de luxo tanto para negócios, quanto para lazer.

Localizado na Avenida Nazaré, ao longo da qual passa a procissão do Círio de Nazaré que falamos acima, fica próximo das principais atrações turísticas da cidade como a Estação das Docas, onde fica o restaurante Lá em Casa, do Mercado Ver-o-Peso, obrigatório na lista de atividades, o Forte do Presépio, Museu Pará das Docas e Teatro da Paz.

o que comer em Belém
Quarto Superior

São 173 apartamentos modernos e bastante confortáveis, com piscina, sauna, academia, manobrista e recreação infantil grátis. Para quem gosta de uma cozinha internacional, o hotel oferece o restaurante Bacalla.

Radisson Hotel Maiorana Belém

Um hotel localizado no centro da cidade, tal qual o Grand Mercure, o Radisson Hotel Maiorana Belém espera sua visita. Situado a um quarteirão da movimentada Avenida Nazaré, ele se encontra em uma rua sossegada e perto das boutiques de luxo da cidade. A rua é segura e arborizada e os hóspedes podem relaxar na piscina que fica no topo do prédio.

o que comer em Belém

O Wi-Fi é gratuito, o café da manhã é cortesia e para quem não perde o ritmo, o Radisson oferece academia para seus visitantes. Segundo os usuários da Hoteis.com, o bar e as bebidas oferecidas no local, bem como o conforto, são os pontos altos da hospedagem.

Golden Tulip Belém

Os nossos usuários amam a piscina e a comodidade do Golden Tulip Belém, o 4 estrelas está localizado no pólo central do belíssimo bairro de Umarizal, próximo da Doca, Shopping Boulevard e dos restaurantes mais gostosos da cidade.

o que comer em Belém
Quarto Superior

São 116 quartos divididos nas categorias Standard e Superior. Já o restaurante do hotel oferece culinária italiana e local para seus hóspedes, além dos sucos de frutas exóticas que podem ser sorvidos de frente para um pôr do sol espetacular.

Atrium Quinta das Pedras

Que tal ficar bem acomodado em um hotel com ambiente incrível? Ao menos essa é a opinião dos nossos usuários. O Atrium Quinta das Pedras é um 3,5 estrelas que fica próximo à Catedral da Sé. A arquitetura é incrível e se mescla com a história da cidade. São 59 quartos, piscina externa, restaurante, bar, um jardim delicioso e nas proximidades da Praça da Sé e do Museu de Arte do Belém. O Wi-Fi é cortesia.

o que comer em Belém

Beira Rio Hotel

O Beira Rio Hotel tem a comida como primeiro item de destaque. Muito da fama vem do farto café da manhã e do almoço típico servido no local. Com vista para o rio Guamá, conta com uma piscina encantadora. Além disso, o hotel oferece 80 quartos, com café da manhã e Wi-Fi inclusos, piscina infantil, serviço 24 horas e fica próximo da Universidade Federal do Pará. O ambiente é integrado com a natureza e a vista para ilhas são inesquecíveis.

o que comer em Belém

A culinária é deliciosa, criativa, os sabores são uma grande novidade para a maioria dos brasileiros.

Belém do Pará merece uma visita para mostrar como o Brasil é enorme e lindo. Tudo isso com hospedagem em até 12 x sem juros pela Hoteis.com.

Se você conhece Belém e já provou os típicos pratos locais, conte pra gente qual é o seu favorito.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com