BlogHoteis.com

O que fazer e o que não fazer em Assunção

Boas dicas e o que não fazer em Assunção, no Paraguai

Viajar para Asunción ou Assunção, capital do Paraguai, nem sempre pode ser uma boa ideia. Isso porque sem as dicas certas, sua viagem poderá ser um tanto quanto desastrosa e você poderá cair na maior furada.

É bem verdade que há muito preconceito em relação ao Paraguai. Contudo, dicas que ajudam a programar a nossa viagem para o destino são sempre bem-vindas. Certo?

Assunção
Confira algumas dicas de lugares confiáveis para você fazer compras em Assunção

Ao contrário do que muita gente pensa, o Paraguai não se resume a apenas muamba e bugigangas. Obviamente que as compras são um ponto de destaque, mas não são os únicos atrativos por lá.

Pensando nisso tudo, separamos 5 boas dicas e 5 furadas para ajudar você a aproveitar melhor a sua estada na cidade vizinha, que recebe uma enxurrada de turistas brasileiros anualmente. Vamos lá?

Reserve aqui o seu hotel em Assunção, pagando em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

5 boas dicas de Assunção: onde comprar e pontos turísticos que você precisa conhecer

1. Visite o Centro Histórico

Começando pelas dicas de passeios, não deixe de visitar o Centro Histórico da capital, que é riquíssimo culturalmente. Dê início ao seu passeio pela Calle Palma, rua principal da cidade. Nesta rua – ou calle, como chamam os locais – aproveite para realizar a troca do seu dinheiro com uma cotação mais amigável em casas de câmbio espalhadas por lá.

É no Centro Histórico que você vai encontrar alguns dos principais cartões-postais da cidade como: o Patheón de los Heroes, em homenagem aos heróis de guerra do país; a Plaza Uruguaya, uma das mais belas da cidade e de onde é possível observar o cotidiano paraguaio e ainda o Palácio de Lopez, sede do governo do Paraguai, construída em 1857 pelo então presidente Francisco Solano López. Tal prédio pode ser visto ainda a partir da Avenida La Costanera que margeia o Rio Paraguai e, após uma revitalização, tornou-se ponto turístico da cidade.

Outras opções de passeio são o Museu del Cabildo, instalado numa antiga prisão e que apresenta relíquias de guerras e várias obras de arte; e o Museu da Conmebol, que é o lugar ideal para os apaixonados por futebol e onde estão troféus de todos os campeonatos sul-americanos e réplicas das taças de mundiais.

Assunção
O Museu del Cabido está entre os principais pontos turísticos da cidade

2. Onde fazer compras em Assunção

Boa parte dos viajantes já pensa em ir para o Paraguai tendo as comprinhas como foco principal. Levando isso em conta, separamos algumas dicas de lugares confiáveis para fazer as suas compras na cidade. As duas principais regiões de compras são: a Calle Palma, do qual já falamos um pouco anteriormente, e a Villa Morra.

Na Calle Palma, você vai encontrar muitas opções de eletrônicos. O grande destaque da região é a Galeria Central, onde você encontrará videogames, câmeras fotográficas, smartphones, computadores, televisores, entre outros aparelhos.

Já a Villa Morra abriga dois shoppings centers: o Mariscal López e o Shopping Del Sol. Os dois são uma boa alternativa para quem deseja comprar cosméticos, perfumes, roupas de marca e bolsas. Os produtos são originais e com bons preços, além dos dois lugares serem confiáveis para as compras. Vale lembrar que há lojas oficiais de marcas como Nike, Mango, Adidas, GAP, Puma, Zara, Levi´s e Lacoste.

Dica importante: não deixe de solicitar o seu desconto como turista. Ao apresentar um documento que comprove que você está como visitante no país, você conseguirá desconto de 10% no Shopping del Sol e no Mariscal López. Mas há lojas que oferecem até 20% de desconto para os turistas. Fique de olho!

3. O bairro fofo de Loma San Jerónimo

Quer experimentar um pouco mais da culinária paraguaia? Loma San Jerónimo é a pedida. Com destaque para a chipa preparada no tatakua e que lembra marshmallows. Destaque para o Cocido Literário, onde você pode tomar um delicioso café da tarde e experimentar um “cocido” com beijú.

Um ponto turístico bem interessante para visitar, Loma San Jerónimo se trata de um bairro bem colorido e de onde é possível sentir toda a atmosfera local, com muita simplicidade e irreverência. Trata-se de um bairro humilde e de pessoas trabalhadoras que têm orgulho da sua história. O bairro se tornou recentemente um ponto turístico de respeito, com bares, lanchonetes e restaurantes com foco na gastronomia paraguaia.

4. Conheça as Ruínas Jesuíticas

A cidade de Trindad abriga nada mais, nada menos que as melhores ruínas das missões jesuíticas na América Latina e que são um prato cheio para os turistas arqueólogos e aficionados por história.

Assunção
Ruínas do jesuíta Guarani La Santissima Trinidad de Parana, Patrimônio Mundial da UNESCO, Paraguai

Em 1609, os jesuítas começaram a se instalar no Paraguai e as ruínas, que são reconhecidas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, guardam resquícios dessas missões. Passeio bem interessante!

Confira aqui os melhores hotéis em Trinidad!

5. Circuito de Oro e Lago Yapakarí

Está com tempo de sobra? Não deixe de fazer um passeio bem legal pela região. O chamado Circuito de Oro percorre sete cidades próximas a Assunção e que ajudam o viajante a ter um panorama geral sobre a região. Nesse passeio, que tem duração de nove horas, você irá visitar as cidades de San Lorenzo, Capiatá, Itaugua, Yaguaron, Paraguari, Caacupé e San Bernadino, cada uma com um jeito bem peculiar. Esse tour normalmente é oferecido por agências turísticas locais.

A primeira parada, San Lorenzo, é a segunda maior cidade do país, depois da capital, e possui um centrinho bem bonito, com a presença da Catedral de San Lorenzo, construída em 1915. Capiatá está a 19 km de distância de Assunção e tem como principal ponto turístico o Museu Mitológico Ramón Elias, que guarda peças relacionadas ao folclore e a cultura do país.

Famosa pelos tecidos de ñandutí (rendas bordadas em formato geométrico), Itauguá tem muito orgulho de sua tradição, que está estampada, literalmente, nas lojinhas do centro. Já Yaguarón reserva ao visitante a Igreja San Buenaventura, um dos exemplos mais nítidos da presença dos franciscanos no país. A construção apresenta telhas de barro, paredes pintadas de branco e com o interior todo revestido de madeira talhada.

Quase no final do trajeto, Paraguai tem como diferencial a sopa paraguaia, que não lembra em nada a sopinha brasileira, mas se trata de uma espécie de broa de milho. Milhares de peregrinos vão até a cidade de Caacupé para visitar o Santuário da Virgem de Caacupé, que é chamada de Virgem Azul do Paraguai.

Por último, o balneário de San Bernardino, que recebe o apelido fofo de SanBer, é famosa pelos passeios e esportes que acontecem no Lago Yapakarí, que, na língua local, significa “Lago do Senhor”.

Caso você queira ir até lá sem rodar pelo circuito, é possível, em datas específicas, embarcar no Tren del Lago, que sai da estação Jardim Botânico, uma das mais antigas das Américas, e que conta com apresentações culturais durante o percurso. Confirme no site oficial as datas e horários do passeio de trem.

Evite furadas! 5 dicas do que não fazer na capital paraguaia

1. Não troque dinheiro na rua

Nunca e em hipótese alguma troque o seu dinheiro na rua. Não importa o quão atrativo seja a oferta, pois há uma grande chance de você cair em algum golpe para turistas. Por isso, procure trocar dinheiro em casas especializadas em câmbio.

Embora a moeda local seja o guarani, muitos estabelecimentos aceitam dólar e peso argentino como moeda. Na conversão, levar dólares e trocá-los por moeda local acaba compensando mais do que o câmbio entre o real e o guarani.

2. Procure empresas e lojas renomadas

Uma dica quanto a contratação de pacotes ou passeios turísticos é estar atento se a empresa que oferece o serviço está credenciada junto ao Ministério de Transportes ou o órgão correspondente.

O mesmo vale para as compras: busque empresas e lojas que sejam idôneas e evite cair em golpes como aqueles de quem compra uma televisão e recebe uma caixa de tijolos, por exemplo. Estando atento, você evitará cair em golpes e armadilhas turísticas.

3. Não pegue carona com estranhos

Se alguém que você não conhece oferecer carona, recuse. O mesmo vale para os transportes que parecerem duvidosos. Aliás, não pegar caronas com pessoas estranhas pode parecer uma recomendação da sua mãe, mas é algo que vai ajudar você a ficar longe de encrencas. Há relatos, inclusive, de pessoas que já foram assaltadas ou sequestradas em circunstância semelhante. Todo cuidado é pouco!

4. Desconfie de preços baixos

Evitando comprar gato por lebre, não caia na armadilha de comprar porque é barato ou porque o preço está muito abaixo do praticado em outros estabelecimentos, mesmo que lhe digam que o produto é “original”. Uma sugestão é evitar a compra com vendedores ambulantes. Tenha em mente que não há uma variação tão grande entre uma loja e outra.

5. Quando ir à Assunção

O clima na cidade é o tropical e, por isso, o tempo se mantém bastante quente e úmido, chovendo muito nos meses entre outubro e fevereiro. Por isso, não aconselhamos a visita até Assunção nesse período, uma vez que o mau tempo pode comprometer alguns passeios por lá. Entre novembro e março faz muito calor. Portanto, esteja preparado!

Hotéis em Assunção

Desde hotéis econômicos até hotéis de luxo, Assunção oferece uma lista imensa de opções para hospedagem. Para aproveitar a cidade, separamos uma lista de 5 hotéis em Assunção, assim você tira o melhor dela e evita qualquer furada!

Resort Yacht y Golf Club Paraguayo tem classificação de “Incrível”, pelos usuários da Hoteis.com. Em uma praia lindíssima, muito confortável, com ótimos quartos e uma piscina incrível, o resort se encaixa na categoria 4 estrelas. Nas comodidades, oferece 5 restaurantes, 2 bares, spa de serviço completo, campo de golfe, 2 piscinas externas, quadras de tênis descobertas, business center 24 horas, traslado ida/volta do aeroporto, café da manhã e Wi-Fi grátis.

Outro “Incrível” é o 4 estrelas Hotel Guarani Asuncion, e tem como destaques o café da manhã saboroso e a ótima localização: a apenas 5 minutos de caminhada do Panteão Nacional dos Heróis, do Teatro Municipal, da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção e de praticamente de todos as atrações da cidade. O hotel oferece restaurante, bar, piscina externa, terraço na cobertura, academia, business center, traslado local e até um cassino.

Terraço/pátio

Já o Gran Hotel del Paraguay oferece restaurante, bar/lounge, academia 24 horas, centro de conferências, jardim, lavanderia, salas de reuniões, traslado ida/volta do aeroporto, café da manhã (buffet) e Wi-Fi grátis. Fica a apenas 10 minutos de caminhada do Museu Nacional de Belas Artes, do Instituto Cultural Paraguayo Alemán e do Centro Cultural Paraguayo Americano.

Na opção de 3,5 estrelas, o Esplendor by Wyndham Asunción oferece 5 opções de quartos, equipados com ar condicionado, minibar, roupão de banho, chinelos, produtos de toalete grátis, secador de cabelo, TVs LED de 42 polegadas, Canais de TV a cabo, escrivaninha e Wi-Fi grátis. Conta ainda com restaurante, piscina externa, terraço na cobertura, spa, centro de conferência, traslado ida/volta do aeroporto e café da manhã.

Piscina no terraço

Uma opção mais econômica é o Arandú Hostal – Hostel oferece bastante conforto, ótimos quartos, café da manhã saboroso, e um ambiente super limpo. São apenas 6 quartos, terraço, lavanderia, churrasqueiras, café da manhã continental e WI-Fi grátis. Fica a apenas 3 minutos de caminhada da Iglesia Mayor de la Encarnación, e a 10 minutos do Museu Casa da Independência, do Panteão Nacional dos Heróis e da Manzana de la Rivera.

Terraço

Está preparado para desbravar esta cidade tão incompreendida da América Latina?

Prepare as suas malas, leve as nossas dicas e prepare-se para visitar um lugar único em um território bem pertinho do Brasil!

Hoteis.com

1 Comentário

  • Eu e meu companheiro estivemos em Assunção do dia 16 a 19 de novembro/2018 (sexta, sábado, domingo e segunda-feira). Gostamos bastante do passeio, recomendamos!!!
    Seguem algumas observações para quem tem interesse em conhecer a cidade:
    – O táxi do aeroporto ao hotel custou 88.000 guaranis.
    – Ficamos hospedados no hotel Esplendor na avenida Aviadores del Chaco. Gostamos muito do hotel. Ele não fica no centro, então o gasto com táxi foi de 100.000 guaranis por dia com locomoção.
    – Gastamos em média 100.000 guaranis por dia com alimentação (para duas pessoas).
    – Fez muito calor (para mim a cidade é tão quente quanto Cuiabá). Recomendo levar roupas bem leves, protetor solar e boné/chapéu.
    – Choveu no domingo (muita chuva). Recomendo levar uma capa de chuva.
    – Trocamos o dinheiro em um banco em frente à Plaza Uruguaia. É necessária apresentação de RG ou passaporte.
    – Se você quiser usar o cartão de crédito nos estabelecimentos tem que apresentar RG ou passaporte.
    – É solicitada a apresentação do comprovante de vacinação contra febre amarela antes do embarque.
    – No domingo os museus ficam fechados e no sábado não abrem o dia todo, por isso, na minha opinião é interessante ter pelo menos dois dias da semana (dias úteis) para aproveitar a cidade.
    – Os museus e igrejas tem entrada gratuita (exceto museu Ferrocarril – cobram 10.000 guaranis).
    – Na plaza Uruguaia tem livrarias muito interessantes.
    – Recomendamos o Restaurante Bolsi: a comida é saborosa e o preço justo. Nos finais de semana ele fica lotado, por isso só conseguimos comer lá na sexta e na segunda-feira.
    – Não gostamos do restaurante Capitão (fica no paseo Carmelitas): a comida estava péssima e ainda por cima foi caro.
    – Acho interessante ver os horários de funcionamento dos museus/igrejas quando for planejar sua viagem. Este site pode ajudar: https://visitparaguay.travel/v1/actividad/3-descubre-la-cultura-y-la-historia
    Os lugares que visitamos:
    Estacion Central del Ferrocarril
    Catedral Metropolitana
    Museo Monsenor Sinforiano Bogarin (fica numa viela ao lado da Catedral)
    Centro Cultural de la Republica – Cabildo
    Arquivo Nacional
    Museo de las Memorias: ditadura y derechos humanos
    Casa de la Independencia
    Museu Histórico Nacional Bernardino Caballero (fica dentro do Parque Caballero). Igreja da Encarnação
    Centro Cultural Juan de Salazar
    Museo Nacional de Bellas Artes
    Museo del barro (fica pertinho do hotel Esplendor)
    Museo etnográfico Andrés Barbero
    Museo de arte Sacro
    Manzana de la Riviera
    Panteon de los Heroes
    Palacio de gobierno (López)

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com