BlogHoteis.com
o que fazer em Blumenau

O que fazer em Blumenau, Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é repleto de peculiaridades que o tornam especial. Entre essas peculiaridades, a “alma alemã” de algumas cidades destaca-se fortemente. Descubra o que fazer em Blumenau, uma dessas cidades de alma germânica.

Nessa cidade, a cultura, a culinária e os costumes nos fazem lembrar as pequenas e alegres cidades alemãs, onde comer bem, beber com alegria e celebrar a vida dá o tom cotidiano. Neste artigo, você vai conhecer o que fazer em Blumenau, com dicas para melhor aproveitar os encantos dessa cidade típica alemã.

Conheça também outras dicas nas postagens já publicadas.

• Turismo em Blumenau

• Os 10 melhores hotéis em Blumenau

• Descubra o que fazer no interior de Santa Catarina

• Confira as atrações da Oktoberfest 2019

Aproveite para fazer suas reservas nos melhores hotéis da região com todas as vantagens de Hoteis.com.

Veja o que você vai encontrar nesta postagem completa sobre o que fazer em Blumenau

• O que fazer em Blumenau, a cidade com alma alemã

• Hora de apreciar um bom prato: a arte culinária de Blumenau

• Como se locomover em Blumenau

• Quando ir e quantos dias ficar em Blumenau

• Como chegar a Blumenau

• Onde se hospedar em Blumenau

• Dicas de hotéis e pousadas em Blumenau

O que fazer m Blumenau, a cidade com alma alemã

Ao lado da linda Pomerode, a pouco mais de 30 km de distância, a cidade de Blumenau é a cara da Alemanha no Brasil. Conhecida internacionalmente pela realização da Oktoberfest no mês de outubro, a cidade vem se tornando, ano após ano, um dos principais destinos de turistas no estado de Santa Catarina, ao lado de outros importantes, como a capital Florianópolis, outras cidades do Vale do Itajaí e os cânions e vales no interior do estado.

Contudo, há sempre muito o que fazer em Blumenau, mesmo fora da temporadas das festas tradicionais, que não se restringem apenas à Oktoberfest, a mais tradicional de todas.

o que fazer em Blumenau
Há sempre muito o que fazer em Blumenau, mesmo fora da temporadas das festas tradicionais

Blumenau foi fundada pelo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, em 1850, e aos poucos foi se tornando um polo turístico importante, rivalizando com Pomerode o título de  “cidade mais alemã do território brasileiro”. Não é sem motivos que tudo na cidade lembra um pouco dos costumes e cultura germânicos.

Para tanto, basta uma visita ao Parque da Vila Germânica, onde anualmente se realiza a Oktoberfest. São construções realizadas com a técnica enxaimel, que dão à estrutura das casas aquela característica tão peculiar.

o que fazer em Blumenau
Na Parque da Vila Germânica, as construções foram realizadas com a técnica enxaimel, aquela característica peculiar

Oktoberfest é, sem dúvida, o ponto alto entre todas as festas – e são muitas – programadas no calendário de eventos da cidade. São 17 dias com muitos shows musicais, alguns bem folclóricos e inseridos dentro da cultura e costumes germânicos, outros com artistas renomados nacional e internacionalmente. Além disso, nessa festa, se costuma consumir a maior quantidade per capita de cerveja em território nacional.

A culinária alemã, com seus sabores e temperos fortes e marcantes, além da presença indispensável de várias qualidades de mostardas, dão o toque perfeito na festa. Entre as principais dicas sobre o que fazer em Blumenau, a número um é visitar pelo menos uma vez na vida a Oktoberfest.

o que fazer em Blumenau
Oktoberfest é, sem dúvida, o ponto alto entre todas as festas

Mas, como dissemos, nem só de Oktoberfest vive a cidade. Outra opção é a Sommerfest (Festa de Verão), que é quase uma réplica da festa principal, mas acontece no mês de janeiro. O visitante pode aliar o repertório de bebidas e comidas ao sol e às praias próximas, como Balneário Camboriú, Floripa e outras.

Blumenau também cedia o Festival da Cerveja, que ocorre em março, outro evento onde a bebida fermentada com lúpulo é a vedete principal. É quando as saborosas e premiadas cervejas de produção artesanal da região ganham espaço como protagonistas do evento. É uma oportunidade única de degustar as melhores cervejas em suas variedades de fabricação – IPA, APA, Witibier, Weissbier, Stout etc. Os melhores apreciadores gourmet da bebida não perdem esse evento no calendário.

o que fazer em Blumenau
Blumenau também cedia o Festival da Cerveja, que ocorre em março

Os italianos também marcam presença em Blumenau.

Apesar de chegarem depois dos alemães, também se adaptaram rapidamente às temperaturas mais frias entre as montanhas e ali formaram uma grande comunidade. E também realizam sua “Festitália”, com muitos dos sabores, música e cultura desse outro belo país europeu.

A massa e os molhos, as receitas de cordeiros e frutos do mar estão sempre presente no evento, que também apresenta os melhores vinhos produzidos na região, além de alguns importados da própria Itália.

o que fazer em Blumenau
Na “Festitália”, há alguns dos melhores vinhos produzidos na região, além de importados da Itália

Ainda sobre as incríveis festas de Blumenau, o visitante pode participar de uma Stammtisch. É a reunião das associações que cultivam as tradições europeias. O encontro acontece na Rua XV de Novembro, a principal via da cidade.

Stammtisch é um tradicional encontro de amigos para beber, comer e conversar, que acabou ganhando data no calendário da Secretaria de Turismo de Blumenau desde o ano 2000. É realizado normalmente em abril e novembro.

Esse é um encontro para você se sentir parte da comunidade local, aproveitar para saborear as comidas nas barracas, degustar bons vinhos e cervejas produzidas na região.

o que fazer em Blumenau
No Stammtisch, aproveite para saborear as comidas e degustar vinhos e cervejas produzidas na região

Mas não é necessário participar das festas para degustar as melhores cervejas que são produzidas pelos cervejeiros locais. Basta incluir no passeio uma visitação às cervejarias que, nos últimos anos, vem ganhando força com o aumento da comercialização das cervejas artesanais em todo o Brasil.

Blumenau está localizada dentro da região conhecida como Vale do Itajaí, que por si só já vale o passeio, mesmo fora da época das festividades.

Uma dica é visitar o mirante do Parque Spitzkopf. Uma caminhada de aproximadamente 7 km leva os visitantes ao mirante, para apreciar uma das mais belas que os olhos podem apreciar.  É o típico passeio para aqueles que gostam de contato com a natureza.

Turismo Cultural

Blumenau tem uma rica história para contar. E é por isso que seus museus acabam sendo uma opção imperdível para o viajante. São três os principais, para quem deseja conhecer os detalhes da criação e desenvolvimento da região.

A começar pelo Museu da Cerveja. A entrada é gratuita e você verá de perto antigos equipamentos, objetos, fotografias e documentos que remontam a história da bebida no Brasil. Dias de semana é das 9 às 17 horas e finais e feriados, das 10 às 16 horas.

o que fazer em Blumenau
No Museu da Cerveja, a entrada é gratuita e você verá de perto artigos que remontam a história da bebida no Brasil

Já o Museu dos Hábitos e Costumes abriga roupas, objetos e informações sobre como as pessoas viviam nos séculos passados na região de Blumenau. Ela não abre às segundas-feiras.

Por último, mas não menos interessante que os demais, há o Museu da Família Colonial, com suas 6.200 peças que contam a história dos colonizadores e fundadores de Blumenau. Ele também não funciona às segundas. Nos outros dias, das 10 às 16 horas.

o que fazer em Blumenau
Blumenau é uma festa para os olhos e sentidos a qualquer hora do dia, em qualquer época do ano

Blumenau é uma festa para os olhos e sentidos a qualquer hora do dia, em qualquer época do ano. No seu centro histórico, o visitante vai certamente se encantar com a arquitetura, os restaurantes e bares onde os atendentes valorizam cada detalhes da vestimenta, as casas de chocolate, vinhos, cervejas artesanais e artesanato local.

Sempre com uma temperatura amena, muita segurança pelas ruas e uma sensação de se estar caminhando uma Europa antiga, onde a vida acontece mais lentamente.

Hora de apreciar um bom prato: a arte culinária de Blumenau

Entre as delícias, quando se trata de o que fazer em Blumenau, certamente as maiores são comer e beber bem. Não são poucos os restaurantes típicos da culinária alemã. Desde os mais sofisticados até os mais populares, tudo depende do desejo do viajante no momento e de quando se pretende gastar.

Mas também há os excelentes pontos de cozinha italiana, brasileira, japonesa e outras opções. A variedade de cervejas é outro ponto alto, em razão dos muitos fabricantes da região. E, claro, os bons vinhos que podem ser encontrados nos melhores cardápios da região.

Alemão Batata Choperia

Nem excessivamente sofisticado, nem popular ao extremo. O Alemão Batata Choperia oferece uma experiência gastronômica no ponto. São muitos os pratos típicos alemães, incluindo os salsichões e linguiças tradicionais, temperadas e recheadas.

o que fazer em Blumenau
O Alemão Batata Choperia oferece uma experiência gastronômica no ponto

Mas as vedetes são os bolinhos de batata recheados com linguiça Blumenau, bacon ou outros. Um petisco que combina perfeitamente com uma boa cerveja gelada. Mas é bom não demorar-se muito para chegar o local, uma vez que ele não costuma ficar aberto muito depois da meia noite.

Ristorante Funiculì Funiculà

Se a pedida é um bom restaurante italiano, este é o seu endereço. O Ristorante Funiculì Funiculà, à Rua Hermann Hering, serve um belíssimo rodízio de massas com molhos variados. Mas o visitante pode também optar pelos pratos à “la carte”, que incluem deste o tradicional gnochi de batatas até uma variedade de risotos de dar água na boca.

o que fazer em Blumenau
No Ristorante Funiculì Funiculà, há uma variedade de risotos de dar água na boca

Há também uma boa variedade de pizzas. E, como bom restaurante italiano, oferece uma carta de vinhos de alta qualidade, sempre harmonizando a bebida com os pratos servidos.

Restaurante Moinho do Vale

Na região da Ponta Aguda, o Moinho do Vale oferece o melhor da gastronomia contemporânea e pratos típicos também da culinária alemã. O ambiente é requintado, espaçoso e bastante agradável. Os atendentes são treinados para explicar em detalhes o cardápio.

o que fazer em Blumenau
O Moinho do Vale oferece o melhor da gastronomia contemporânea, com pratos típicos também da culinária alemã

Entre o einsbein alemão com chucrute e o bom filé tradicional brasileiro, há sempre uma grande surpresa, como o excelente estrogonofe da casa, preparado com os detalhes da tradicional receita russa. A carta de vinhos também merece destaque.

Como se locomover em Blumenau

As principais atrações de Blumenau ficam concentradas na área central, ao redor da famosa rua XV. Para esses passeios, o viajante só precisa de um bom mapa para encontrar os principais pontos de visitação, restaurantes, bares típicos, museus e lojas de artesanato, roupas, chocolates e bebidas.

Algumas festas também são realizadas nessa região, com exceção da Oktoberfest, evento que tem a Vila Germânica como palco.

Durante a Oktoberfest, há muitas linhas de ônibus que são alteradas para servir a região. Outra opção são os táxis e o transporte por aplicativo. A vantagem de não ir com o próprio carro é que, para quem gosta de uma cerveja, voltar dirigindo pode ser um problema. Os estacionamentos também costumam ficar lotados, dificultando a vida do motorista.

 o que fazer em Blumenau
As principais atrações da cidade de Blumenau ficam concentradas na área central, ao redor da rua XV

A dica é a mesma para quem pretende percorrer as cervejarias locais. O ideal é determinar algum motorista que não pretenda degustar a variedade de cervejas produzidas na região ou combinar antecipadamente o valor de um táxi  – ou transporte por aplicativo – para fazer esse passeio. Os coletivos, nesse caso, não ajudam muito.

Já para os passeios mais longos e demorados dentro da região, para conhecer as belezas naturais do Vale do Itajaí, o ideal é ir mesmo com a própria condução. Outra opção é contratar os serviços das agências locais de recepção de turismo, que possuem até mesmo vários roteiros para serem escolhidos. É uma das maneiras de curtir ao máximo as opções naturais da região.

Quando ir e quantos dias ficar em Blumenau

A famosa Oktoberfest ocorre anualmente no mês de outubro. Então, para quem deseja participar desse evento, esse é o mês para visitar Blumenau. Vale lembrar que, apesar de ser uma das festas mais tradicionais do Brasil, com a Oktoberfest vêm também os hotéis mais cheios, assim como restaurantes e demais atrações locais.

A cidade inteira vira uma festa e há dias em que a área central fica fechada para o desfile dos caminhões de cerveja. Então, o melhor é reservar com bastante antecedência o seu hotel e até mesmo os locais onde pretende jantar. São 17 dias de festa, com 3 finais de semana dentro da agenda de música, culinária e muita cerveja.

Os que procuram mais tranquilidade e uma oportunidade para conhecer a região com mais calma, qualquer outra época do ano é sempre um bom momento. Os invernos costumam ser mais rigorosos na região, exigindo uma boa roupa para proteção térmica. Mas tudo fica muito mais charmoso, em compensação.

o que fazer em Blumenau
O viajante que deseja conhecer Blumenau precisa separar pelo menos 3 dias na agenda de viagem

As temperaturas mais frias também combinam com os pratos mais “pesados” da culinária alemã, com as cervejas mais fortes, como Stout, e os vinhos italianos. No outono, um pouco antes do inverno, os dias são incrivelmente azuis, o céu mais limpo, aumentando a sensação de se estar numa vila europeia.

O viajante que deseja conhecer Blumenau precisa separar pelo menos 3 dias na agenda de viagem. Um deles para se deliciar na área central e suas atrações variadas. Um segundo para visitar as cervejarias e degustar parte da produção local com calma. E um terceiro para visitar a região do Vale do Itajaí, suas montanhas e vales.

Se tiver mais dias disponíveis, tanto melhor, para poder se integrar de forma mais profunda aos costumes alemães da cidade.

Como chegar a Blumenau

Não há aeroportos em Blumenau. A opção mais próxima para quem pretende chegar a Blumenau de avião é o Aeroporto Internacional de Navegantes, distante 55 km. Apenas as cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Porto Alegre oferecem voos direto para ele.

Como são poucos voos que chegam ao aeroporto de Navegantes, isso interfere no valor da passagem, principalmente no período da Oktoberfest e das férias de verão, quando o aeroporto recebe também os turistas que chegam para visitar Balneário Camboriú.

Para ir de Navegantes até o centro de Blumenau, basta pegar o ônibus Transporte Executivo no aeroporto.

o que fazer em Blumenau
Para ir de Navegantes até o centro de Blumenau, basta pegar o ônibus Transporte Executivo no aeroporto

Há outros aeroportos em cidades próximas. É o caso do Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, localizado em Florianópolis e distante 150 km do centro de Blumenau. O Aeroporto Hercílio Luz é uma boa opção especialmente em datas muito disputadas. Para Florianópolis, há voo direto a partir de cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Chapecó.

As outras opções de aeroportos nas redondezas são o Aeroporto de Joinville, Lauro Carneiro de Loyola, localizado a 105 km de Blumenau, e o Aeroporto Internacional de Curitiba, Afonso Pena, distante 200 km.

o que fazer em Blumenau
É possível chegar a Blumenau de ônibus sem problemas

Contudo é possível chegar a Blumenau de ônibus sem problemas. Há boa oferta de ônibus partindo especialmente das cidades mais próximas, como: Navegantes (R$ 22), Balneário Camboriú, Florianópolis , Joinville , Curitiba e São Paulo. A Rodoviária de Blumenau, chamada de Terminal Rodoviário de Passageiros Prefeito Hercílio Deeke, está localizada na Rua 2 de Setembro, 1222, e oferece fácil acesso de táxi aos principais hotéis da cidade.

Para quem chega de carro a partir de cidades ao norte, como Curitiba e São Paulo, a principal porta de entrada é a BR-101 até o trevo de Joinville, seguida da SC-108. Para os motoristas que chegam pelo sul, o acesso é pela BR-101 até o trevo de Itajaí, seguido da SC-470.

Onde se hospedar em Blumenau

Não há muito como errar no que diz respeito às regiões de hospedagem em Blumenau. Assim como as principais atrações da cidade, as hospedagens também se concentram na região central, principalmente próximas à rua XV de Novembro, onde o comércio, os bares e restaurantes são um convite ao viajante.

Aquele que procura o que fazer em Blumenau, certamente deve considerar uma hospedagem nessa região e nas suas proximidades. Quanto mais próximo à rua XV, há a tendência de valores maiores. Porém, há poucos minutos de caminhada dessa região existem boas opções com acomodações de excelente custo/benefício.

o que fazer em Blumenau
Não há muito como errar no que diz respeito ás regiões de hospedagem em Blumenau

Outra opção é procurar a hospedagem próxima à Vila Germânica, espaço onde ocorre em outubro a Okotoberfest. Nesse caso, há 2 alternativas. Fora do período do evento, as acomodações nessa região são mais acessíveis, tanto em relação às vagas disponíveis como em seus valores diários.

Contudo, durante a Oktoberfest, é necessária a reserva com grande antecedência, uma vez que com a proximidade do evento os quartos são cada vez mais raros nessa área.

Há ainda algumas pousadas tranquilas na zona rural da cidade, uma alternativa para quem está buscando mais tranquilidade e menos agito. Não muito longe da área central e com estradas geralmente bem cuidadas, a zona rural de Blumenau oferece ainda a possibilidade de convivência direta com os moradores locais – alguns ainda possuem o alemão como primeira língua.

Dicas de hotéis e pousadas em Blumenau

Pousada Rio da Prata

A Pousada Rio da Prata é um refúgio de tranquilidade, privacidade e romantismo a apenas alguns quilômetros do centro de Blumenau, na Localidade Nova Rússia. Dos 8,6 Hectares da fazenda,  a pousada tem 8 deles como mata preservada, onde fica a Trilha Fria.

o que fazer em Blumenau
Chalé, na Pousada Rio Da Prata

O nome da pousada originou-se do rio que transportava o minério no inicio do século 20, quando a região sofreu forte exploração madeireira e mineral. São 7 quartos, com piscina externa, spa, salão de baile, café da manhã e estacionamento gratuitos.

Plaza Blumenau Hotel

Plaza Blumenau Hotel está situado no agitado centro da cidade, está a uma caminhada de 11 minutos do Museu da Cerveja e a 4,3 km das lojas e dos eventos do Parque Vila Germânica. As suítes e os quartos refinados dispõem de Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e mesas. Os quartos de categoria mais alta incluem banheiras de hidromassagem, e as suítes têm salas de estar e banheiras de mármore.

o que fazer em Blumenau
Quarto Superior, no Plaza Blumenau Hotel

O serviço de quarto está disponível. O hotel oferece café da manhã e estacionamento gratuitos. Há um restaurante internacional sofisticado, bem como um piano-bar, além de piscina externa, academia e computador para uso dos hóspedes.

Vila do Vale Hotel Boutique & Bistrô

Vila do Vale Hotel Boutique & Bistrô, primeiro hotel boutique do Vale Europeu, situado no centro de Blumenau, possui 17 apartamentos com decoração única e exclusiva.

o que fazer em Blumenau
Quarto casal luxo, no Villa do Vale Boutique Hotel & Bistrô

Para complementar a experiência, o hotel possui opções de lazer como piscina aquecida, jacuzzi, sauna seca, spa, academia, sala de jogos, sala de TV, piano bar e charutaria. Conta ainda com espaços para eventos, sala privativa para 8  pessoas e também bistrô com 40 lugares.

Hotel Gloria

Hotel Gloria está a uma caminhada de 3 minutos das lojas na Rua XV de Novembro e de 6 minutos do Teatro Carlos Gomes. Os quartos simples oferecem Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, frigobar e mesas. Os de categoria mais alta incluem banheiras de hidromassagem nos quartos.

o que fazer em Blumenau
Quarto triplo superior, no Hotel Glória

O serviço de quarto está disponível. Buffet de café da manhã incluído, além de um despretensioso restaurante com teto de caixotões. O estacionamento também é gratuito.

Hotel Pousada XV

Hotel Pousada XV está a 7 minutos de caminhada do centro da cidade, este hotel simples também fica a 3 minutos de caminhada do Rio Itajaí-Açu e do Teatro Carlos Gomes. Os quartos discretos oferecem Wi-Fi gratuito, TV a cabo e frigobar.

o que fazer em Blumenau
Quarto triplo família, no Hotel Pousada XV

As opções de categoria mais alta contam com banheiro integrado. Serviço de quarto disponível. Crianças de até 4 anos não pagam. O café da manhã é de cortesia e o estacionamento está disponível mediante uma taxa.

Então? Gostou de nossas dicas sobre o que fazer em Blumenau?

Então é hora de fazer sua reserva com as vantagens da Hoteis.com e depois nos contar a sua experiência.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com