BlogHoteis.com

O que fazer em Brasília: dicas para aproveitar a capital brasileira

Você sabia que a capital do Brasil é a única cidade moderna a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco? Sim, estamos falando de Brasília, capital do Distrito Federal. Descubra, neste post, o que fazer em Brasília!

Muitos turistas colocam a cidade de Brasília no roteiro do feriado, o que facilita a locomoção até a Chapada dos Veadeiros , por exemplo, ou até a Chapada da Diamantina.

Inegavelmente bela, um dos principais destaques de Brasília está, justamente, na arquitetura. Projetada a partir de duas linhas em formato de cruz, a cidade foi construída em apenas mil dias e inaugurada em 1960, com o propósito de ser a nova sede do país.

Seu projeto icônico surgiu da mente criativa do arquiteto Oscar Niemeyer. Como boa parte do foco se concentra no desenho de seus prédios, tenha em mente que Brasília é uma cidade que merece muitos cliques!

O que fazer em Brasília

A Catedral Metropolitana é um dos principais pontos turísticos de Brasília. Também projetada por Niemeyer, a igreja conta com 16 arcos de concreto que formam uma nave, que remete à sensação de alcançar os céus. Impossível ficar alheio ao cenário do lugar, com quatro estátuas evangelistas e vitrais coloridos que ficam ainda mais incríveis sob a luz do sol.

O Conjunto Cultural da República, Museu e Biblioteca Nacional apresentam um projeto arquitetônico inconfundível, com uma pegada futurista. A obra mais lembra uma nave espacial com seu formato oval e, claro, só poderia ter sido projetada pelo próprio Oscar Niemeyer.

o que fazer em Brasília
Conjunto Cultural da República, Museu e Biblioteca Nacional: projetos arquitetônicos com uma pegada futurista

Atravesse a rampa de entrada do prédio para encontrar exposições itinerantes. O lado externo frequentemente é utilizado para eventos artísticos e culturais. Já o prédio da Biblioteca Nacional tem forma retangular e funciona como um contraponto. Logo na entrada, o visitante vai encontrar um painel incrível do artista plástico português Julio Pomar.

O Museu da República conta com visitas guiadas para interessados em contemplar as obras do mestre Niemeyer. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. Já a Biblioteca Nacional fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 19h45, e aos sábados e domingos, das 12h30 às 18h30.

O Memorial JK fica no local onde foi realizada a primeira missa de Brasília. Hoje, o memorial abriga um acervo que conta a história de Juscelino Kubitschek, idealizador da cidade, e de seus familiares. Logo na entrada, uma estátua de JK com 28 metros de altura acena para os visitantes e “resguarda” Brasília. Há cobrança de ingressos para as visitas.

o que fazer em Brasília
O Memorial JK fica no local onde foi realizada a primeira missa de Brasília

Outro ponto turístico que leva o nome do presidente Juscelino Kubitschek é a Ponte JK – impossível visitar a cidade e não dar uma passadinha por ela. Não à toa, o lugar é um dos mais fotografados de toda capital.

Inaugurada em 2002, a ponte é composta por três grandes arcos, atravessa o Rio Paranoá e tem ares futuristas. Você pode tanto atravessar a ponte andando, como aproveitar a vibe do fim de tarde e curtir o visual em um dos bares localizados na orla do lago.

o que fazer em Brasília
O Lago Paranoá e a ponte JK são cartões-postais da cidade

E por falar em Lago Paranoá, vale visitar também o Pontão Lago Sul. Com jardins super bem preservados e um clima gostoso, o local é bem visitado aos fins de semana. No Pontão, o turista vai encontrar restaurantes e decks, de onde se vê o pôr do sol.

Além disso, o Pontão é altamente recomendado pra quem quer relaxar ao ar livre, curtir as feirinhas nos fins de semana e aproveitar os vários eventos esportivos que acontecem na região.

Pontos turísticos ligados aos poderes

  • Palácio do Planalto

Não deixe de visitar o Palácio do Planalto, sede da presidência do país. Vale pena ver de perto a belíssima construção idealizada pelo gênio Niemeyer. Aos domingos, a visita é mais tranquila e você pode consultar o hotel sobre passeios guiados, em torno dos principais pontos turísticos. Neste dia, as portas do palácio se abrem para receber o público.

  • Palácio da Alvorada

Sem dúvida, o tour mais concorrido de Brasília é a visita ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Com duração de meia hora, as visitas são guiadas e realizadas apenas uma vez por semana, às quartas-feiras e dependem da ausência do presidente.

o que fazer em Brasília
O tour mais concorrido de Brasília é a visita ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente

Ao longo do trajeto pelo Palácio da Alvorada, o visitante vai poder conhecer as salas de reunião, jardim, piscina e a capela. Outro ponto alto da visita são a arquitetura do prédio e obras de artistas renomados.

  • Congresso Nacional

Não deixe de fora do roteiro uma passadinha pelo Congresso Nacional, onde ficam o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Para muita gente, este prédio composto pelas duas torres mais altas da cidade (com 28 andares), a convexa (que abriga a Câmara) e a côncava (onde está o Senado) é o cartão-postal brasiliense mais impactante.

O Congresso é aberto ao público diariamente, com horário de visitação entre 9h30 e 17 horas. Aqui, além das sessões plenárias, o visitante vai poder contemplar obras de Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Di Cavalcanti, entre outros artistas.

Vale lembrar que a construção foi uma das queridinhas do arquiteto Niemeyer. Quer turismo cívico e arquitetônico? Em uma visita ao Congresso, você encontrará tudo isso.

  • Palácio do Itamaraty

Mais um must see na cidade é o Palácio do Itamaraty, que fica na Esplanada dos Ministérios e é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Seu prédio foi construído em linhas mais sóbrias e elegantes. Um dos destaques fica por conta do projeto paisagístico idealizado do Burle Marx e do espelho d’água do lado exterior.

o que fazer em Brasília
Mais um must see na cidade é o Palácio do Itamaraty, que fica na Esplanada dos Ministérios

Já do lado interno do Itamaraty, o visitante vai se deparar com mais um jardim assinado por Burle Marx, o maior hall sem colunas do mundo e uma escada sem apoio que colabora ainda mais para a ideia de leveza do ambiente. O local é aberto aos turistas de segunda a sexta, das 14h às 16h30, e aos sábados e domingo, das 10h às 15h30.

  • Praça dos Três Poderes

Outro ícone da arquitetura brasiliense é a Praça dos Três Poderes. Nesse amplo espaço, o visitante vai pode avistar alguns prédios símbolos da cidade e que representam os três poderes, como o Palácio do Planalto (poder executivo), o Congresso Nacional (poder legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (pode judiciário).

No local, você irá se deparar com esculturas e museus dedicados à história da cidade. A obra Os Dois Candangos, de Bruno Giorgi, homenageia os trabalhadores que se dedicaram à construção da cidade. Aqui perto, está a Casa de Chá, que atualmente abriga o Centro de Atendimento ao Turista.

o que fazer em Brasília
A Praça dos Três Poderes é outro ícone da arquitetura brasiliense

Ainda na Praça dos Três Poderes, vale admirar o busto de Juscelino Kubitschek na fachada do Museu Histórico de Brasília. Do outro lado, fica o Panteão da Pátria, que presta homenagem aos heróis nacionais. Aqui, também está a Pira da Pátria, de onde é possível assistir ao belíssimo pôr do sol.

No sentido oposto, o Supremo Tribunal Federal conta, em sua fachada, com a estátua “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti. Continuando o passeio pela praça, no centro, há uma maquete gigante que reproduz o Plano Piloto de Brasília, com painéis que mostram parte do projeto original. Imperdível!

Agora, a cereja do bolo da Praça dos Três Poderes: o Pavilhão Nacional, também chamado de “A Bandeira”. No total, o mastro tem 100 metros de altura. Em todo primeiro domingo do mês é realizada uma cerimônia oficial para troca da banda.

Comandada pelas Forças Armadas, o evento conta com carros militares, execução de tiros de canhão e a apresentação de pelotões e bandas marciais. Ou seja, um mega evento!

Contemplando Brasília do alto

Quer ver os monumentos de cima ou busca opções românticas para visitar com seu amor na cidade? Brasília tem vários mirantes que possibilitam vê-la sob um ângulo diferente.

Uma das vantagens da cidade é o fato de que ela não tem prédios monumentais e suas construções são relativamente baixas, por isso fica fácil contemplá-la do alto de determinados prédios e construções. Quando avistar a cidade de cima, você terá a sensação de ver uma maquete de lego.

Além das torres do Congresso Nacional, é possível ainda ter uma boa vista da capital do Distrito Federal a partir da Torre da TV e da Torre de TV Digital.

o que fazer em Brasília
Brasília tem vários mirantes que possibilitam vê-la sob um ângulo diferente.

A primeira opção é famosa por estar no coração do Plano Piloto, proporcionando uma visão de 360 graus do alto do mirante. Está com tempo de sobra? Visite o lugar mais de uma vez, em horários diferentes, já que funciona às segundas, das 14h às 20h, e de terça a domingo, das 8h às 20h.

A Torre de TV Digital é considerada a mais nova atração da capital brasiliense. Do alto de seus 180 metros, o turista encontrará uma vista de tirar o fôlego. O primeiro mirante oferece teto e parede de vidro, permitindo também uma visão de 360 graus. Já no último andar, o visitante vai se sentir parte da paisagem local, graças aos grandes círculos de vidro. Funciona aos fins de semana, das 9h às 17h.

Atrás da Torre de TV, aos domingos, você pode curtir com a sua família a Feira de Artesanato, realizada na praça, com diversas atividades, entre shows e muita diversão para crianças.

Quando ir e como chegar a Brasília

Com longos períodos de estiagem, alternando com chuvas intensas, é preciso planejar bem quando visitar a capital do DF. Ou seja, por aqui, as estações são bem definidas entre a seca e chuvosa.

A estação mais seca vai de maio a setembro, sendo os meses de junho, julho e agosto os mais secos. Já o período chuvoso acontece entre outubro e abril, com os meses de novembro, dezembro e janeiro sendo os mais chuvosos.

o que fazer em Brasília
Em Brasília as estações são bem definidas entre a seca e chuvosa

Distante de tudo, uma outra dúvida bem recorrente dos turistas é sobre como chegar a Brasília. A boa notícia é que a cidade está localizada bem no centro do país, o que facilita muito o acesso dos visitantes, seja pelo Aeroporto Internacional de Brasília, a 15 km do centro, ou pela rodoviária da cidade.

Hotéis em Brasília: as melhores opções

Windsor Plaza Brasília

Busca um bom lugar para se hospedar na cidade? A boa pedida é o 5 estrelas Windsor Plaza Brasília. Além de toda infraestrutura de luxo, o hotel tem como destaque o fato de ficar perto do Museu Nacional da República e do Estádio Mané Garrincha.

o que fazer em Brasília
Suíte Estúdio Executiva, no Windsor Plaza Brasília

Alguns destaques e serviços oferecidos são: Wi-Fi free, buffet de café da manhã gratuito, serviço de concierge, centro de bem-estar, ar-condicionado e business center.

Royal Tulip Brasília Alvorada

Outro lugar que tem como destaque a atmosfera luxuosa é o Royal Tulip Brasília Alvorada. Também 5 estrelas, ele fica a poucos minutos de distância do Palácio da Alvorada, do Congresso Nacional e da Praça dos Três Poderes.

o que fazer em Brasília
Quarto, no Royal Tulip Brasília Alvorada

Oferece aos hóspedes café da manhã grátis, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, quadras de tênis, piscinas, serviço de translado local, spa e business center.

Melia Brasil 21

Com 4,5 estrelas, o Melia Brasil 21 é uma boa alternativa de hospedagem para quem quer ficar próximo ao Brasília Shopping, à Biblioteca Nacional, à Torre de TV e ao Estádio.

o que fazer em Brasília
Deluxe Room, no Melia Brasil 21

O hotel conta com 2 restaurantes e 2 bares, 3 piscinas externas, ar-condicionado, café da manhã grátis, Wi-Fi free, arrumação diária, sala de jogos e estacionamento com manobrista.

Blue Tree Premium Jade Brasília

Apenas uma categoria abaixo, o Blue Tree Premium Jade Brasília conta com infraestrutura digna de um hotel 4 estrelas. Tem 3 piscinas externas, academia, arrumação diária, ar-condicionado, business center e arrumação diária.

o que fazer em Brasília
Quarto, no Blue Tree Premium Jade Brasília

Aqui, de acordo com usuários da Hoteis.com, os destaques ficam por conta das comodidades, do quarto e do conforto.

Mercure Brasília Líder Hotel

Um pouco mais simples do que as opções anteriores, mas ainda assim de ótima qualidade é o Mercure Brasília Líder Hotel, classificado com 3,5 estrelas.

o que fazer em Brasília
Quarto, no Mercure Brasília Líder Hotel

Dentre os pontos turísticos próximos a este hotel, estão o Estádio Mané Garrincha e a Catedral Metropolitana. Tem café da manhã disponível, um centro de estar, estacionamento, um restaurante e piscina externa.

Curtiu?

Aproveite para reservar seu hotel em Brasília pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!

Já visitou a cidade? Escreva as suas dicas aqui nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com