BlogHoteis.com

O que fazer em Cabo Frio: turismo o ano todo

Conhecida como “Princesinha do Atlântico” e venerada por suas praias de águas cristalinas e areias brancas, a cidade de Cabo Frio é muito mais do que apenas mar e sol. Acompanhe este guia sobre o que fazer em Cabo Frio o ano todo, faça sol ou faça chuva, seja de dia ou de noite, no inverno ou no verão.

Veja outros posts sobre Cabo Frio para curtir sua viagem!

Cabo Frio no Verão

• Restaurantes em Cabo Frio

• Conheça os 10 melhores hotéis em Cabo Frio

• Pontos turísticos de Cabo Frio

Região dos Lagos – Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo

20 melhores praias para passar o Réveillon no Brasil

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!

Neste post, você vai encontrar tudo o que precisa para curtir seu descanso em Cabo Frio:

O que fazer em Cabo Frio o ano todo

Visita à Região dos Lagos

Culinária e restaurantes

Quando ir e quanto tempo ficar em Cabo Frio

Como se locomover na cidade e na região

Como chegar a Cabo Frio

Melhores regiões para hospedagem

O que fazer em Cabo Frio o ano todo

Cabo Frio já foi reduto das famílias mais prósperas da capital carioca. Por muito tempo, era frequentada apenas por aqueles que tinham poder aquisitivo mais elevado e que podiam acessar a região com seus iates e construir casas de veraneio próximas às “praias de banho”, como eram chamadas.

o que fazer em Cabo Frio
“Princesinha do Atlântico”, a cidade de Cabo Frio é muito mais que apenas mar e sol

Eram os cariocas que, nas décadas de 40 e 50, adoravam praticar esportes náuticos e mergulho. Ainda hoje, Cabo Frio é um dos destinos mais procurados por aqueles que buscam águas transparentes e grande biodiversidade marinha – boas razões para um mergulho!

A construção da Ponte Rio-Niterói, na década de 70, mudou radicalmente o quadro turístico da Região dos Lagos, facilitando o acesso a Cabo Frio e outras localidades, como São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Armação de Búzios.

A partir de então, com a intensificação do turismo, foi se expandindo também uma grande rede hoteleira e de ótimos restaurantes, que hoje proporcionam condições ideais para milhares de viajantes que escolhem Cabo Frio como destino, ano após ano.

o que fazer em Cabo Frio
A Ponte Rio-Niterói

Não há dúvidas de que as praias continuam sendo as grandes vedetes da região. Águas perfeitamente transparentes e areias brancas somam-se num cenário paradisíaco. E é assim em quase todas as praias da cidade, cada uma com suas particularidade.

Vão se revelando a Praia do Forte, Peró, Praia das Conchas, Brava, Foguete, Praia das Dunas e a cinematográfica Ilha dos Japonês, local preferido pelas famílias que visitam a cidade.

o que fazer em Cabo Frio
A Ilha dos Japonês é um dos locais preferido pelas famílias

Mas há muitas outras aventuras e programas para curtir em Cabo Frio. A começar pelo Canal do Itajuru, que marca a divisa da cidade com São Pedro da Aldeia.

São mais de 6 km de águas azuis e escuras, com vegetação exuberante e muitos locais surpreendentes. O passeio pode ser feito contratando-se um barqueiro local, geralmente conhecedor de muitas histórias e lendas que cercam o misterioso canal.

As grandes dunas que se espalham pela região também fazem um convite quase irrecusável, com suas paisagens desérticas e lunares, a inconstância de suas formações, a magia da dança dos ventos – vale uma travessia. Melhor ainda com um guia local, que conhece bem os caminhos por entre as grandes montanhas de areia branca.

o que fazer em Cabo Frio
As grandes dunas se espalham pela região

O tempo não está tão bonito? Não sabe o que fazer em Cabo Frio com nuvens no céu? Aproveite para conhecer o Bairro da Passagem, com sua arquitetura centenária, suas casas caiadas, suas pracinhas e recantos encantadores.

O bairro ganhou esse nome por ser o ponto de travessia para o Canal de Itajuru, por onde passavam os mercadores e suas cargas. O lugar ainda mantém o clima bucólico de mais de um século e tem se tornado ponto de encontro para agitos noturnos – principalmente na Praça de São Benedito, onde se localiza a histórica igreja construída em homenagem ao santo.

Depois de um dia de passeio e aventuras, a noite de Cabo Frio guarda suas surpresas ao viajante. É cada vez mais complexo e diversificado o número de bares e restaurantes que se estabelecem na “Princesinha do Atlântico”. Procure aquele que mais dialoga com seu perfil.

Bares de jovens, casas dançantes, música ao vivo, restaurantes rústicos ou requintados, casas mais populares e outras com perfil familiar. Há espaço para tudo. Os quiosques de alimentação à beira-mar são uma opção bem descolada.

o que fazer em Cabo Frio
Os quiosques de alimentação à beira-mar são uma ótima opção

Mas sempre há aqueles que preferem fazer compras enquanto caminham no calçadão da cidade ou na Rua dos Biquínis, com lojas e mais lojas oferecendo moda praia.

A feira de artesanato na Praça da Cidadania também recebe muitos visitantes noturnos, assim como a Praça das Águas, com suas fontes transparentes.

Mesmo nos dias mais frios, há sempre um bom restaurante com um bom vinho à espera dos habitantes da vida noturna. Há sempre o que fazer em Cabo Frio, em qualquer época do ano, a qualquer hora do dia.

Uma visita à Região dos Lagos

Cabo Frio está entre dois outros paraísos que devem ser conhecidos, pela proximidade e por suas belezas naturais. Um deles é Arraial do Cabo, uma pequena pérola com surpresas inesquecíveis e praias paradisíacas. Em alguns lugares, com um pouco de sorte, é possível nadar entre tartarugas marinhas.

o que fazer em Cabo Frio
Arraial do Cabo traz surpresas inesquecíveis e praias paradisíacas

O segundo paraíso próximo a Cabo Frio é Armação de Búzios, que tem um charme todo especial.

A cidade encanta durante o dia, em uma de suas belíssimas praias, e também durante a noite, numa caminhada pela Orla Bardot ou pela Rua das Pedras, onde restaurantes internacionais, bares e casas noturnas de shows disputam o visitante até o fim da madrugada.

o que fazer em Cabo Frio
Orla Bardot, em Búzios

Restaurantes e culinária local

Aspectos da culinária caiçara e portuguesa se entrelaçam na cultura gastronômica de Cabo Frio, sempre com forte influência dos pescados e dos frutos do mar.

Mesmo assim, também é possível encontrar restaurantes que apostam na contemporaneidade da cozinha internacional, principalmente de origem italiana e japonesa. Os principais restaurantes estão localizados no Canal e no Bairro da Passagem, entre ruas mais estreitas e ambientes bucólicos.

Delírios Restaurante

Requinte e ousadia são as apostas do Delírios Restaurante. Numa arquitetura moderna e bem iluminada, o restaurante aposta suas fichas nos pratos contemporâneos, sempre com algum toque surpreendente, como o camarão ao leite de coco, por exemplo.

o que fazer em Cabo Frio
O Delírios Restaurante aposta suas fichas nos pratos contemporâneos

Uma dica importante é reservar sua mesa com antecedência, principalmente na alta temporada ou nos fins de semana. Há espaço para crianças, então é super recomendado para famílias. O tempo de espera de serviço pode ser um pouco maior que o normal, uma vez que os pratos são personalizados e feitos na hora, mas vale muito a pena.

Restaurante Picolino

O Restaurante Picolino aposta mais diretamente na variedade de receitas de frutos do mar, sempre com um toque especial.

Montado dentro de um casarão histórico, com decoração sofisticada, o restaurante agrada também pelos detalhes e pela elaboração dos pratos. Além dos frutos do mar, o restaurantes serve uma grande variedade carnes, que podem ser harmonizadas pela boa carta de vinhos.

o que fazer em Cabo Frio
O Restaurante Picolino tem uma grande variedade carnes e uma boa carta de vinhos

Kentô Cozinha Oriental

A influência japonesa é bastante forte na culinária local e o Kentô Cozinha Oriental é um dos melhores representantes dessa cultura. Apostando na variedade de frutos do mar oferecida na região, o Kentô consegue harmonizar a sofisticação oriental com os sabores bem brasileiros.

A decoração é minimalista, com objetos japoneses em ambiente bastante despojado.Experimente os saquês – quente no inverno, gelado no verão – e seus modos peculiares de ser saboreado.

o que fazer em Cabo Frio
Os saquês e seus modos peculiares de serem saboreados são um dos destaques do Kentô

Quando ir e quantos dias ficar em Cabo Frio

Cabo Frio é uma cidade que acolhe bem o visitante o ano todo. É evidente que aqueles que desejam dias mais quentes, com maior exposição ao sol, devem escolher os meses que vão do fim da primavera até o início do outono.

Mas esse é também o período com maior incidência de chuvas, o que não chega a ser um grande problema, uma vez que, na maior parte do tempo, as precipitações não são tão prolongadas na região, que está um pouco afastada da umidade das serras.

Entre outono e primavera, passando inclusive pelo inverno, a região apresenta também temperaturas bastante agradáveis, muito raramente caindo abaixo de 17 graus. É também o período em que a água fica ainda mais transparente – ainda que um pouco mais fria também.

Para conhecer melhor toda a região, são necessários alguns dias de hospedagem em Cabo Frio.

Além dos passeios às praias e ilhas – através da contratação dos barcos e escunas – e da acolhedora vida noturna, o visitante de Cabo Frio certamente deverá dar uma escapada para as cidades próximas, como Arraial do Cabo e Búzios. Assim, o ideal é permanecer na cidade por, pelo menos, 5 dias.

Mas nada impede uma escapada rápida, principalmente para os moradores da capital carioca, a menos de 150 km da cidade.

Como se locomover em Cabo Frio e na Região dos Lagos

Na região central da cidade, o melhor é caminhar a pé. Pelo calçadão, durante o dia ou à noite, pelo Bairro da Passagem e nas praças locais, os caminhos são tranquilos e fáceis, sem subidas ou descidas. Por ser uma região plana, Cabo Frio permite esses passeios sem grande dificuldade.

O uso de bicicletas é bastante comum entre os moradores locais. Há pontos de aluguel de bicicletas também para turistas, para quem deseja chegar às praias mais próximas. Alguns hotéis também oferecem bicicleta gratuitamente aos hóspedes.

Contudo, é interessante ter um carro à mão, principalmente para quem deseja alcançar as praias mais distantes ou ainda visitar a Região dos Lagos com suas surpresas. São poucos quilômetros até Arraial do Cabo e mesmo até Armação de Búzios.

Quem pretende economizar, pode chegar a esses destinos com os ônibus interurbanos que partem da rodoviária local.

Como chegar em Cabo Frio

De várias regiões do Brasil, grandes companhias aéreas operam diretamente  para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, localizado na Estrada Velha de Arraial do Cabo, praia do Sudoeste.

Inaugurado no final dos anos 90, o aeroporto foi ampliado em 2007 e passou a ter uma excelente estrutura, sendo considerado o maior do interior do estado e servindo a várias cidades da Região dos Lagos.

Para quem gosta de viajar em seu veículo particular, chegar a Cabo Frio também é bastante simples, pois as rodovias locais costumam estar em boas condições e são seguras.

Os que partem de outras regiões do Brasil têm como alternativa passar pela capital carioca. Saindo do Rio de Janeiro, o trajeto começa na Ponte Rio-Niterói, passando pela rodovia Niterói-Manilha (BR-101), e depois por Rio Bonito, na RJ-124, pegando a rodovia Via Lagos até São Pedro da Aldeia e seguindo para Cabo Frio pela RJ-140.

O ônibus também é uma excelente opção para chegar à cidade. Quem sai de outros estados tem a alternativa de desembarcar em uma das rodoviárias da capital e seguir de carro ou outro ônibus. Contudo, também há empresas de ônibus que fazem rotas diretamente para a cidade, chegando e partindo dos principais destinos do Brasil.

O embarque ou desembarque de ônibus são feitos no Terminal Rodoviário Aléxis Novellino, que fica na Avenida Júlia Kubitschek, no centro da cidade.

Melhores regiões para se hospedar em Cabo Frio

hotéis e pousadas para todos os bolsos e gostos em Cabo Frio. Certamente, a grande maioria deles concentra-se na região central, que dá acesso a praias e outras atrações, como o Canal de Itajuru, e às opções locais de feira de artesanato, calçadão, Bairro da Passagem e demais programas turísticos.

Mas também há um bom número de hospedagens em outras regiões, como nas principais praias locais – Foguete, Dunas, Peró e Praia do Forte -, ou nas estradas que dão acesso a outras localidades da Região dos Lagos, como Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro da Aldeia.

o que fazer em Cabo Frio
Peró é umas das principais praias locais

A escolha fica por conta do visitante: se prefere a comodidade de um hotel na área central para, a pé, poder curtir a noite na cidade, ou se opta por hotéis e pousadas mais próximas às praias, com a tranquilidade de estar praticamente com o “pé na areia”.

Os melhores hotéis em Cabo Frio

 

Hotel Paradiso Del Sol

Próximo ao Canal de Itajuru e à Praia do forte, o Hotel Pradiso Del Sol oferece a comodidade do ar-condicionado em seus 55 quartos equipados com acesso à internet. O serviço de arrumação é diário e o café da manhã continental e o estacionamento são cortesias.

o que fazer em Cabo Frio
Quarto Casal ou Twin Standard, no Hotel Paradiso Del Sol

O hotel conta com duas piscinas externas, bar e lounge, jardim, sala de jogos, computadores, piscina infantil, academia e recepção 24 horas.

Matiz Oásis Cabo Frio Hotel

Ao lado da Praia e do Parque das Dunas, o Matiz Oásis Cabo Frio Hotel coloca à disposição dos hóspedes seus 115 quartos aconchegantes, todos com Wi-Fi e TVs com canais Premium.

o que fazer em Cabo Frio
Standard Room 1 Queen Bed, no Matiz Oásis Cabo Frio Hotel

Os quartos possuem ar-condicionado e cofres. Famílias com bebês recebem berços gratuitos. Há piscina externa, sala de jogos (com fliperama), academia completa e bar. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos.

Pousada Recanto da Passagem

Bem próximo à Igreja de São Benedito, a Pousada Recanto da Passagem tem a sofisticação e o aconchego dos melhores hotéis. O hotel oferece ar-condicionado em seus 37 quartos, buffet de café da manhã e Wi-Fi gratuitos.

o que fazer em Cabo Frio
Suíte executiva, com vista para o Canal, na Pousada Recanto da Passagem

Há bicicletas disponíveis para os hóspedes que desejam acessar as praias mais próximas (Forte, São Bento, Pedra do Arpoador). Além disso, uma equipe multilíngue auxilia os hóspedes na busca de programas e excursões.

Pier Beach Hotel

Na Praia do Foguete, uma das mais belas de Cabo Frio, o Pier Beach Hotel possui seu próprio bar pé na areia, sauna a vapor, barracas de praia (fornecidas gratuitamente) e camas extras dobráveis.

o que fazer em Cabo Frio
Suíte Deluxe com vista para o mar, no Pier Beach Hotel

O café da manhã, Wi-Fi e estacionamento são cortesias do hotel, que ainda oferece piscina externa, canais de TV Premium e arrumação diária, além de serviço de concierge.

Hotel Marlen

Os 57 quartos do Hotel Marlen, na área central de Cabo Frio, são dotados de ar-condicionado e serviço de conexão com a Internet.

o que fazer em Cabo Frio
Quarto Standard, no Hotel Marlen

O hotel oferece recreação infantil para famílias que viajam com crianças, sala de reuniões e um business center. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos. O hotel conta ainda com arrumação diária e a recepção funciona 24 horas por dia.

Gostou nas nossas dicas? Aproveite para conhecer nossas ofertas especiais de hotéis e curta o melhor de Cabo Frio com a Hoteis.com.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com