BlogHoteis.com
o que fazer em Canela

Descubra o que fazer em Canela, cidade turística da Serra Gaúcha

Conhecer os encantos da Serra Gaúcha é, sem dúvida, o sonho de 10 entre 10 amantes de viagens e natureza. Por isso, nada melhor do que saber o que fazer em Canela, essa cidade turística que está no coração da serra.

A mundialmente afamada Região das Hortênsias, no interior do estado do Rio Grande do Sul, atrai anualmente a atenção de turistas de todo o Brasil e também do exterior. Canela é capaz de encantar o visitante não somente pelas estonteante beleza natural, mas também por suas opções de cultura e gastronomia.

Saiba mais nessas outras publicações:

• O que fazer em Gramado e Canela

• Destino de Inverno – os melhores hotéis em Canela

• Top 7 cidades para conhecer no Rio Grande do Sul

Aproveite para fazer sua melhor reserva em Canela em Hoteis.com, com condições imperdíveis.

Veja o que você vai curtir neste artigo sobre Canela:

• O que fazer em Canela, cidade turística

• Culinária gaúcha: restaurantes em Canela

• Como se locomover em Canela

• Quantos dias ficar e quando ir a Canela

• Como chegar em Canela

• Onde se hospedar em Canela

• Melhores hotéis em Canela

O que fazer em Canela, cidade turística

Há quem diga que as 3 principais atrações turísticas de Canela são a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra. Sem dúvida, são lugares lindíssimos e dignos de uma visitação com calma, para muitas fotos e lembranças. Voltaremos a falar deles um pouco mais adiante.

Mas o viajante atento vai entender que há muito mais o que fazer em Canela do que visitar seus pontos turísticos simplesmente…

Há muito o que fazer em Canela, na Serra Gaúcha
Há muito mais o que fazer em Canela do que visitar seus pontos turísticos simplesmente

A Serra Gaúcha inclui, além de Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Três Coroas. É uma região perfeita para quem gosta de lugares mágicos, como aqueles saídos de bons livros de gnomos e magos.

A Região das Hortênsias ganhou esse nome exatamente em razão das flores, que se espalham para além de onde os olhos podem enxergar. Margeando as estradas ou em meio às matas, as hortênsias vão colorindo a paisagem, surpreendendo pela variação de matizes.

Mas isso é apenas o começo.

Fortemente influenciada por alemães e italianos, povos que migraram para essa região mais fria do território brasileiro, a cultura local é um caso à parte. As celebrações, as roupas, os costumes, a culinária e certamente a arquitetura espelham essa influência de maneira absoluta, fazendo com que o visitante se sinta numa região da Europa, entre os pequenos vilarejos escondidos nas montanhas.

Há muito o que fazer em Canela, na Serra Gaúcha
A Catedral da Pedra é um dos cartões-postais de Canela

A experiência desses locais podem misturar visões medievais de algumas construções, como a própria Catedral de Pedra, com o que há de mais moderno. Isso no sentido de fazer com que o turista se sinta plenamente acolhido, incluindo a cordialidade da população, que cada vez mais entende que a região é especial.

A cidade de Canela está a mais de 800 metros de altitude, na região Sul do Brasil. Essas condições geográficas lhe concedem características muito especiais e dificilmente encontradas em outros locais no Brasil.

O frio é quase sempre constante, mesmo nos dias mais quentes de verão, quando os termômetros podem variar de pouco mais de 25°C durante o dia para pouco menos de 10°C à noite. Em 2013, a cidade passou por uma nevasca, para a completa alegria dos visitantes que estavam na cidade no fim de agosto.

Há muito o que fazer em Canela, na Serra Gaúcha
A Cascata do Caracol tem mais de 130 metros de queda de água e matas fechadas nas proximidades

Além disso, a cidade possui um relevo muito acidentado e uma formação hidrográfica bastante grande, combinação que resulta em diversos vales e cascatas.

Entre as mais belas, está a Cascata do Caracol, com seus mais de 130 metros de queda de água e matas fechadas nas proximidades. É possível chegar até a base da cascata através de uma escadaria de 730 degraus, dentro do Parque Estadual do Caracol.

Há muito o que fazer em Canela, na Serra Gaúcha
O melhor do Parque da Ferradura é apreciar a vista dos mirantes, que são acessados por trilhas

Essa mesma formação acidentada do relevo dá vida ao Parque da Ferradura, outro imperdível passeio em Canela. O melhor é apreciar a vista dos mirantes, que devem ser acessados por trilhas.

Alguns deles são o Mirante do Vale do Arroio Caçador (pequena trilha de 3 minutos), o Mirante da Cascata do Arroio (acesso em trilha descendente de 50 metros) e o Mirante Vale da Ferradura (principal do parque, com acesso por uma escada lateral).

É preciso fechar os olhos e sentir o aroma dos vinhos produzidos na região e da culinária com forte influência alemã e italiana. Outras vezes, o melhor é abrir todos os sentidos para captar tudo que de melhor essa pequena cidade da Serra Gaúcha tem a oferecer, se desdobrando em cores e texturas, paisagens e memórias inesquecíveis para seus visitantes mais sensíveis.

Há muito o que fazer em Canela, na Serra Gaúcha
Experimente os vinhos produzidos na região de Canela, na Serra Gaúcha

Culinária gaúcha: restaurantes em Canela

Há uma variedade de sabores na culinária gaúcha que certamente o visitante também encontra em Canela. Com requintes de elegância, você encontrará qualidade impecável nos restaurantes de comida internacional e tradicional.

A forte influência europeia é sentida nos menus italianos, alemães e mesmo franceses. Mas a criatividade dos chefs brasileiros também está presente em todos os lugares, não somente no tradicional churrasco gaúcho, que pode também ser encontrado facilmente pela cidade.

Veja abaixo dicas de uma verdadeira experiência gastronômica em Canela:

Empório Canela

Você vai reconhecer a arquitetura rústica do Empório Canela, bem no centro da cidade. Dentro do estabelecimento, muitas surpresas esperam o visitante.

Com pratos baseados nas culinárias italiana e europeia de maneira geral, o restaurante também oferece boas opções para vegetarianos, veganos e para os que não consomem glúten.

Há ainda uma livraria charmosa no espaço.

Entre o que fazer em Canela, experimentar a culinária local é uma boa opção
Um dos destaques do Empório Canela é o Salmão Fresch

Um dos destaques do cardápio é o Salmão Fresch, grelhado com especiarias e molhos da casa. Mas o Penne com Filé Mignon e molho de vinho com nata também é imperdível. Aproveite ainda a excelente carta de vinhos do empório.

Chez Lys Blanc

Esse restaurante de cozinha internacional tem seu menu baseado na criatividade dos pratos suíços e franceses. É um espaço de requinte e sofisticação, excelente para casais que pretendem ter uma daquelas noites inesquecíveis e românticas.

Os “empratados” são serviços com estilo e o ambiente é cercado de detalhes com uma iluminação baixa, para acentuar o clima de privacidade e aconchego.

Entre o que fazer em Canela, experimentar a culinária local é uma boa opção
No Lys Blanc, os fondues são certamente os carros-chefes

Há muito o que experimentar no Lys Blanc, mas os fondues são certamente os carros-chefes, principalmente na noites frias. Tanto o fondue de queijo quanto o de carne são praticamente imbatíveis.

Há ainda uma variedade de chocolates que não pode ser ignorada pelo visitante. A carta de vinhos é de ótima qualidade.

Abbiamo Fatto – Pizza Napoletana

Se a pedida é menos requinte e mais descontração, além de preços mais acessíveis, mas sem perder a qualidade, Abbiamo Fatto é o lugar certo. A pizzaria se orgulha de produzir a verdadeira pizza napolitana, com receitas que certamente você não vai encontrar em qualquer lugar por aí.

Tudo feito com muito carinho, desde a massa especial, que derrete crocante na boca, até os molhos e os ingredientes que completam os sabores.

Entre o que fazer em Canela, experimentar a culinária local é uma boa opção
A pizzaria Abbiamo Fatto se orgulha de produzir a verdadeira pizza napolitana

A “Margherita” do Abbamo leva tomatinhos cereja, além das folhas frescas de manjericão. Para sobremesa, que tal uma pizza de ricota com laranja? Tudo em ambiente tranquilo, confortável e aconchegante e um atendimento sempre carinhoso.

Como se locomover em Canela

No pequeno centro da cidade, o melhor mesmo é caminhar. Passear nas lojinhas para se encantar com o artesanato, as roupas e conhecer os pequenos cafés e bistrôs que surgem de cada canto da bela Canela. Além disso, a caminhada ajudará a gastar algumas calorias, uma vez que certamente o visitante vai somar algumas nas experiências gastronômicas da cidade.

Muitos hotéis alugam bicicletas para os hóspedes e também para quem não está registrado no hotel, mas deseja fazer os passeios e conhecer os pontos turísticos mais próximos das áreas urbanas.

Há muito o que fazer em Canela
Há muito o que conhecer e ver em Canela

O carro será necessário para chegar aos parques e pontos turísticos mais distantes, bem como para ir à cidade de Gramado, tão próxima e que não pode ser esquecida quando se visita Canela.

Estar de carro oferece certa independência, uma vez que o visitante pode parar nas lojas da estrada e nos restaurantes que se situam fora da rota do centro comercial, tanto de Canela quanto de Gramado.

Há ainda o “Bustour“, que faz paradas nos principais pontos turísticos de Canela e Gramado. Esses ônibus turísticos circulam entre 8h15 e 18h30, e você pode começar o roteiro em qualquer ponto, a qualquer hora.

Com o Bustour, é possível ir em atrações fora do Centro das cidades, como Snowland, Cristais de Gramado, Le Jardin, Alpen Park, Terra Mágica Florybal, Parque Vale dos Dinossauros, Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos e Castelinho Caracol.

O Bustour te ajuda a saber o que fazer em Canela
O “Bustour” tem paradas nos principais pontos turísticos de Canela e Gramado

Além disso, o Bustour oferece descontos nos atrativos que fazem parte do roteiro, beneficiando ainda mais o passageiro que opta pelo passeio.

O visitante pode optar ainda por tomar táxis, transporte por aplicativo e até ônibus das linhas normais, que circulam pelas principais vias de Canela e Gramado.

Quantos dias ficar e quando ir a Canela

O fato é: quem vai a Canela invariavelmente não vai apenas para conhecer essa cidade da Serra Gaúcha. É certo que, em poucos dias, o visitante pode percorrer os principais pontos de Canela e ter uma boa experiência gastronômica nos excelentes restaurantes e bistrôs locais.

Um dia para os parques e cascatas, as fotos das estradas rodeadas de hortênsias, as casas de fabricação de vinhos. Outro dia para o centro, suas lojas de roupas, vinhos, artesanato, chocolates.

Mas, para conhecer todos os prazeres da Serra Gaúcha, o visitante precisa de mais tempo para roteiros extras. É inevitável a esticada até Gramado e suas atrações, a tão somente 7 km de Canela, e isso merece também mais do que um dia. Há ainda outras cidadezinhas e roteiros encantadores para aproveitar.

Sobre o que fazer em Canela, aproveite para conhecer Gramado
Para quem está em Canela, é inevitável uma esticada até Gramado e suas atrações

O ideal é tirar pelo menos uns 5 dias para curtir de verdade esse roteiro pela Serra Gaúcha. Nada impede, evidentemente, um plano de um fim de semana romântico. Mas o local exige mais, porque a experiência completa requer calma e tempo para apurar todos os sentidos e aproveitar tudo que é oferecido ao viajante.

Já a escolha do período para visitar a cidade, é uma questão muito pessoal. Se o desejo é curtir o frio intenso e sonhar com a possibilidade de neve na região (nunca se sabe), evidentemente o inverno é a melhor hora.

O frio costuma ser ainda mais intenso a partir do meio do mês de julho, mas essa também é considerada a alta temporada para o turismo local, o que significa hotéis e restaurantes mais cheios e preços mais altos.

Há muito o que fazer em Canela, na Serra Gaúcha
A escolha do período para visitar a Serra Gaúcha é uma questão muito pessoal

Mas Canela e toda a Serra Gaúcha não perdem seus encantos nas demais estações. Especialmente no outono, quando a paisagem pode ganhar os dourados do fim de tarde e o céu certamente oferecerá uma profusão de estrelas nas noites sem nuvens ou neblina. Seja como for, leve sempre roupas de frio, mesmo no verão!

Como chegar em Canela

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está a pouco mais de 100 km de Canela. De maneira que, das demais capitais e cidades de outros estados, o ideal é seguir de avião até o Aeroporto Internacional Salgado Filho, que recebe voos de todas as operadoras nacionais e internacionais e possui uma boa estrutura para acolher turistas.

Algumas pessoas contratam serviços de transfer para completar o trajeto até Gramado ou Canela, ou alugam carros nas locadoras do aeroporto. Mas, se você quiser um meio mais barato, basta utilizar o ônibus da Citral. Essa linha passa pela Rodoviária e, em seguida, pelo Aeroporto (tanto na ida quanto na volta); por isso, não se preocupe em ir à rodoviária para conseguir chegar ao seu destino.

O Aeroporto Regional de Caxias do Sul é outra opção para quem chega de avião. Ele recebe voos das principais cidades brasileiras. Normalmente, as passagens são mais caras do que passagens para o Aeroporto Salgado Filho, mas a distância é menor até Gramado, são aproximadamente 70 km.

Aproveite o que fazer em Canela e visite Porto Alegre
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está a pouco mais de 100 km de Canela

Para os que preferem viajar de ônibus, a Rodoviária Municipal de Gramado fica num ponto central da cidade e recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul, em vários horários do dia. Também chegam ônibus de outras cidades, como São Paulo, Curitiba e Santa Catarina.

De carro, saindo de Caxias do Sul, use a RS-235. Há 2 pedágios no trecho até a cidade serrana. Para quem começa a viagem em Porto Alegre, há duas opções: Via Gravataí e Taquara, passa-se pela BR-101, depois pela RS-020 até Taquara e segue-se pela RS-115 até Gramado.

Via Novo Hamburgo, principal rota entre Porto Alegre e Gramado: sair da capital pela BR-290 e tomar a BR-116, que segue até Novo Hamburgo. Em frente, pegar a RS-239 e daí, para Gramado, pegar a RS-115. Essa opção é mais utilizada entre os turistas que chegam ao aeroporto e vão para Gramado.

Onde se hospedar em Canela

Há basicamente duas opções para hospedagem em Canela. A primeira é escolher algo dentro da parte urbana da cidade e ficar perto do centro de compras, de alguns dos melhores restaurantes e bares. A outra opção é escolher um hotel ao redor, nas áreas da serra ou na estrada para Gramado. Esse tipo de hospedagem costuma ser mais tranquila e, de maneira geral, a paisagem é mais atraente.

Há muito o que fazer em Canela
Muitos turistas preferem se hospedar entre Canela e Gramado

Muitos turistas preferem se hospedar entre Canela e Gramado, exatamente por facilitar o acesso às duas cidades com mais rapidez. Além disso, os hotéis que ficam localizados fora do centro urbano oferecem, em alguns casos, alternativas de passeio dentro das próprias dependências, com pequenas trilhas até pontos bastante interessantes.

Em meio a essas duas opções, é possível ainda escolher um bairro tranquilo, não tão longe da área central, mas também não exatamente na zona rural da cidade. É o caso das charmosas pousadas da Vila Suzana, um bairro dentro da cidade, o que facilita os passeios noturnos.

Para finalizar, há sempre a opção de uma hospedagem em Gramado, muito próxima, com outras atrações que também encantam o visitante.

Melhores hotéis em Canela

Garden Hotel Canela

Localizado no centro de Canela, a poucos minutos de caminhada do Museu do Automóvel e do Teatro Casa de Pedra, o Garden Hotel Canela costuma agradar pelo aconchego de seus amplos quartos. Ao todo, são 35 disponíveis, todos com ar-condicionado e banheiro privativo.

Entre o que fazer em Canela, aproveite as opções de hospedagem
Quarto luxo, no Garden Hotel Canela

O serviço de arrumação é diário e a recepção funciona 24 horas por dia. Existe uma equipe para auxiliar o hóspede com excursões e ingressos de eventos na região. O estacionamento é gratuito, bem como o buffet de café da manhã. O hotel possui ainda Wi-Fi, jardim e um micro-ondas na área comum para uso dos hóspedes.

Hospedaria Gaúcha

Na Hospedaria Gaúcha, há 9 quartos com ar-condicionado e arrumação diária, nessa pousada localizada na Vila Suzana, em Canela. Há o conforto de uma lareira no saguão e Wi-Fi gratuito, assim como o café da manhã e o estacionamento. Possui pátio, jardim e computadores para uso comum.

Entre o que fazer em Canela, aproveite as opções de hospedagem
Suíte, na Hospedaria Gaúcha

O local também coloca à disposição dos hóspedes o serviço de assistência para excursões e ingressos. A Hospedaria fica a 15 minutos de caminhada do Teatro Municipal de Canela e a 20 minutos do Museu da Moda.

Hotel Laghetto Vivace

No centro de Canela, ao lado da Praça João Corrêa, o Laghetto Vivace oferece 125 quartos com ar-condicionado e arrumação diária. Para conforto dos hóspedes, há uma academia e sala de jogos com fliperama. O estacionamento possui manobrista e o café da manhã é uma cortesia. Além disso, o Wi-Fi também é gratuito em todo o hotel.

Entre o que fazer em Canela, aproveite as opções de hospedagem
Quarto luxo, no Hotel Laghetto Vivace Canela

A recepção do Laghetto funciona 24 horas por dia e há serviço de quarto disponível. Os quartos possuem ainda cortinas blackout e o hotel oferece assistência para excursões e ingressos.

Pier 704

Para quem gosta de privacidade e conforto, o Pier 704 oferece seus 5 quartos com minibar, cortinas blackout e ar-condicionado, ao lado do Parque do Pinheiro Grosso. O estilo despojado com requinte empresta um clima intimista à pousada, que oferece serviço de arrumação diária e assistência aos hóspedes com excursões e ingressos.

Entre o que fazer em Canela, aproveite as opções de hospedagem
Suíte, no Pier 704

O café da manhã é gratuito, bem como o estacionamento. Há espaço para armazenamento de bagagem, serviço de lavanderia, jornais no saguão e TV na área comum.

Laje de Pedra Hotel & Resort

O 4 estrelas Laje de Pedra Hotel & Resort, instalado em um parque regional, possui 192 quartos, 2 restaurantes à disposição dos hóspedes, piscina interna e externa, 4 quadras de tênis descobertas, traslado para o Aeroporto de Porto Alegre e espaço para conferências.

Entre o que fazer em Canela, aproveite as opções de hospedagem
Quarto superluxo, no Laje de Pedra Mountain

A arrumação é diária e há um lindo jardim, além de parquinho para as crianças, que também podem se divertir na sala de jogos com fliperama. O hóspede ainda conta com uma equipe multilíngue, cofre na recepção (que funciona 24 horas)  e café da manhã como cortesia, assim como o estacionamento.

Gostou de nossas dicas?

Reserve há o seu hotel em Canela com vantagens incríveis com Hoteis.com e depois conte pra gente o que mais gostou em sua experiência.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com