BlogHoteis.com

O que fazer em Capitólio, Minas Gerais

Um destino memorável, onde a natureza rústica e as águas de Furnas se casam perfeitamente. Descubra o que fazer em Capitólio, esse paraíso em Minas Gerais.

Capitólio é um destino perfeito para quem preza pelo contato com a natureza e quer aproveitar alguns dias de descanso. Sua localização é bem privilegiada: entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. Não à toa, o destino é carinhosamente chamado de “Mar de Minas”.

Você tem o espírito aventureiro e quer curtir cânions e belíssimas cachoeiras com águas cristalinas? Capitólio, a 279 km de Belo Horizonte, foi feita para você! Confira abaixo nossas dicas de Capitólio.

O que fazer em Capitólio: as melhores atrações

Imperdível por aqui, o Canyon de Furnas é parada obrigatória para quem visita Capitólio. Trata-se de um cenário digno de cinema, com fendas e paredões com mais de 20 metros de altura.

Não poderíamos deixar de mencionar também o verde turquesa das águas do Lago de Furnas, que dão um tom ainda mais especial para o lugar.

o que fazer em Capitólio
O Canyon de Furnas é parada obrigatória para quem visita Capitólio

Vale muito a pena ver o lugar de cima e admirar a paisagem incrível dos canyons, além de fazer vários cliques. Para chegar ao Mirante, saia de Capitólio com destino a MG-050. Passando o Restaurante Lagoa Azul, a cerca de 1 km, você encontrará a entrada. Dali, basta andar numa pequena trilha.

Não deixe ainda de ver o Canyon de baixo, a bordo de uma chalana ou lancha. Os passeios variam de acordo com a temporada e a demanda, mas é um passeio muito recomendado para quem quer mergulhar e aproveitar as cachoeiras da região.

Por falar em cachoeira, uma muito procurar por aqui é a Cachoeira Lagoa Azul. Além de poder visitá-la com as embarcações, também é possível ir de carro até lá, com acesso também pelo Restaurante Lagoa Azul.

o que fazer em Capitólio
A Cachoeira Lagoa Azul é muito procurada

Como se trata de uma propriedade particular, é preciso pagar para visitar o local. A entrada custa em torno de 30 reais por pessoa. Se for de carro, vá bem cedo para aproveitar a cachoeira praticamente vazia.

Outra atividade para se fazer em Capitólio é a Trilha do Sol, onde piscinas naturais e paredões rochosos vão te acompanhar durante o percurso. Depois de 15 minutos de trilha em nível leve, seguindo a partir da Pousada Trilha do Sol, você já vai se deparar com paredões rochosos e algumas piscinas naturais para seu deleite.

Mais um ponto de interesse e de fácil acesso é a Cachoeira do Grito, que tem um ótimo poço para se refrescar. Leve tênis, filtro solar, água e boné! A trilha praticamente não tem sombras, esteja preparado para encarar o sol.

o que fazer em Capitólio
A Cachoeira do Grito tem um ótimo poço para se refrescar

No fim da trilha, aproveite o Poço Dourado, com água transparente e um cenário natural bem rico. Por ficar um pouco mais afastado, o lugar oferece natureza quase intocada e muita paz. No caminho, há uma grande variedade de flores, como bromélias, samambaias, orquídeas, violetas e musgos.

O Morro do Chapéu é um mirante com 1.293 metros de altura. Daqui, é possível avistar parte do Lago de Furnas e algumas cidades em seu entorno. Este ponto de interesse é bem bacana para quem quer vivenciar a vegetação e a fauna típicas do cerrado.

Além da Capela de Nossa Senhora dos Desamparados, o visitante também vai ver lajeados, chapadões e as muralhas de pedra de autoria do artista Nestor Caetano. Bem legal!

o que fazer em Capitólio
Visite a Capela de Nossa Senhora dos Desamparados

A cerca de 40 km de Capitólio e no meio do caminho para Passos, está o Paraíso Perdido. O lugar dispõe de 8 piscinas naturais e 8 quedas d’água e está situado numa região de cerrado. Por isso, há muitas características semelhantes à Serra da Canastra. Para entrar, é preciso pagar uma taxa de 35 reais.

Pertinho da Usina Hidrelétrica de Furnas, está a Cachoeira do Filó, que tem trilha bem curta e de fácil acesso. Já a Cachoeira do Lobo fica no município de Guapé, ao lado de Capitólio, e tem queda de 15 metros de altura. O ingresso para a visita custa 20 reais.

o que fazer em Capitólio
A Cachoeira do Lobo fica no município de Guapé, ao lado de Capitólio

Embora não seja o ponto turístico mais bonito das redondezas de Capitólio, a Prainha de Capitólio (que tem o nome original de Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado) é um lugar bem interessante para curtir o pôr e nascer do sol.

Com 25 km de extensão, esta praia tem formação artificial, com água doce. Sua criação se deu há cerca de 25 anos, com o início da represa de Furnas.

Na prainha, o turista encontra bons restaurantes para degustar peixes de água doce como a tilápia e a traíra, além de quadras poliesportivas e de um calçadão bem convidativo para caminhadas e corridas ao ar livre.

A 29 km de distância de Capitólio, aproveite ainda a Cachoeira Fecho da Serra. Na MG-050, pegue a entrada que leva à Pousada do Rio Turvo, passando a pousada, você avistará uma escola abandonada. A Cachoeira fica logo à frente. Sua entrada é free.

o que fazer em Capitólio
Aproveite ainda a Cachoeira Fecho da Serra

Cansou do ar de interior de Capitólio? Vá até Escarpas do Lago, a região mais badalada do destino, com casarões e boas opções de lugares para aproveitar a noite.

Com tantas atividades, é fácil entender todo o hype turístico do lugar nos últimos anos. Por isso, recomendamos elaborar um roteiro de 3 a 4 dias por este paraíso em terras mineiras. Afinal, opções do que fazer em Capitólio não faltam para o viajante aproveitar a natureza.

Fique atento! Nos meses de verão, há uma grande incidência de chuvas. Os melhores meses para visitar Capitólio são abril, maio, setembro e outubro. Nesta época, o turista ainda vai pegar dias de calor, mas com menos umidade.

Onde se hospedar em Capitólio

Depois de decidir o que fazer em Capitólio, chegou a hora de escolher a hospedagem, certo?

Confira nossas dicas e sugestões de lugares legais para ficar na cidade. Lembrando que, mais para mais opções de lugares para se hospedar, basta acessar a Hoteis.com.

Hotel Obba Coema

O Hotel Obba Coema fica a 13 km de distância da Cachoeira Lagoa Azul e a 14 km do Canyon de Furnas, principal ponto turístico do destino.

o que fazer em Capitólio
Quarto Casal Standard, no Obba Coema Village Hotel

Um ponto super positivo é que o hotel aceita um animal de estimação (cachorro ou gato) por quarto. Ou seja, você pode viajar acompanhado do seu pet!

Balneário do Lago Hotel

Já o Balneário do Lago Hotel está classificado com 3,5 estrelas e fica na região da Praia Artificial de Capitólio e da Cachoeira Lagoa Azul. Outros pontos próximos são a Cachoeira da Formiga e o Canyon de Furnas.

Além de banheiro privativo, parquinho, piscina infantil e berço grátis, o Balneário oferece recepção 24 horas, café da manhã incluso, estacionamento gratuito e Wi-Fi free nos quartos e áreas públicas.

o que fazer em Capitólio
Quarto casal standard, no Balneário do Lago Hotel

Com quartos são equipados com ar-condicionado, o hotel tem ainda sala de jogos, serviço de lavanderia, arrumação diária, terraço, academia disponível 24 horas, 2 restaurantes, 3 piscinas descobertas, 2 piscinas cobertas e recreação infantil.

Rancho Coração Aberto

Um pouco mais simples e em estilo pousada, o Rancho Coração Aberto é interessante para quem não faz questão de luxo ou ostentação. Ele fica a 5 km da Praia Artificial de Capitólio e conta apenas com 7 quartos para hospedagem.

Dentre as comodidades estão, bicicletas grátis, assistência com excursões e ingressos, concierge, armazenamento de bagagens e serviço de quarto.

o que fazer em Capitólio
Quarto quádruplo, no Rancho Coração Aberto

Ele conta ainda com ar-condicionado, recepção 24 horas, cofre na recepção, café da manhã gratuito, Wi-Fi liberado e estacionamento para os hóspedes. Os quartos têm banheiros privativos, TV, sala de jantar e de estar separadas, além de dispor de arrumação diária.

Hostel Escarpas do Lago

Quem viaja em estilo mochilão ou low cost vai curtir o Hostel Escarpas do Lago, que também fica próximo à Praia Artificial de Capitólio. Apesar da simplicidade, o hostel tem ótimas tarifas e é bem bacana para quem deseja economizar na viagem.

o que fazer em Capitólio
Dormitório compartilhado, no Hostel Escarpas do Lago

Com 7 quartos disponíveis para não fumantes, também oferece armazenamento de bagagem e Wi-Fi grátis nas áreas comuns e quartos. O staff do hostel também dá apoio na reserva de excursões e ingressos. Um pouco mais distante estão a Cachoeira da Formiga (a cerca de 20 km) e o Canyon de Furnas (a 30 km).

Cantinho do Lago

Por último, mas não menos importante, o Cantinho do Lago é uma opção 3 estrelas que dispõe de casas de temporadas equipadas com cozinhas, para que o hóspede se sinta em casa.

São, no total, 4 casas para aluguel voltadas a não fumantes, com micro-ondas, geladeira, ventilador de teto, banheiro privativo, lavanderia, ferro e tábua de passar roupa.

o que fazer em Capitólio
Casa Básica, no Cantinho do Lago

Tem ainda piscina descoberta, churrasqueira, lavanderia, área para piquenique, TV nas áreas comuns, equipe multilíngue, Wi-Fi free, assistência para passeios e excursões e estacionamento gratuito. Os pontos de interesse aqui perto são a Praia Artificial de Capitólio e a Cachoeira da Formiga.

Gostou nas nossas dicas?

Aproveite para conhecer nossas ofertas especiais de Hotéis em Capitólio e aproveite o melhor alguns dos pontos mais bonitos deste paraíso em terras mineiras. Não faltarão lembranças e fotos incríveis da viagem.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com