BlogHoteis.com

O que fazer em Fernando de Noronha, nosso pedaço do paraíso

Fernando de Noronha: o destino paradisíaco que é um sonho real

Nadar entre golfinhos e pequenos tubarões. Admirar a imensidão azul do mar, com suas nuances esverdeadas. Curtir a vasta vida marinha, a diversidade da fauna do lugar e uma vibe indescritível. Estas são algumas sobre o que fazer em Fernando de Noronha, um dos lugares mais belos do país e, sem exageros, de todo o mundo.

A ilha é um verdadeiro paraíso na Terra e um sonho para muitos viajantes e amantes de belas praias e de natureza. A beleza é tanta que vai fazer até os mais céticos ficarem maravilhados e de queixo caído.

O que fazer em Fernando de Noronha

É lá que se encontram algumas das praias mais belas do Brasil. Aproveite para ver golfinhos e tubarões em alto mar, praticar snorkel, fazer trilhas e caminhadas, encontrar praias desertas e desbravar cada cantinho dos 17 km² que o destino reserva. Opções do que fazer não faltam em Fernando de Noronha.

O arquipélago, pertencente ao estado de Pernambuco, é formado por 21 ilhas e ilhotas e dá um show à parte quando o assunto é biodiversidade, belezas naturais e preservação ao meio ambiente. Atualmente, o lugar é dividido em duas áreas:  a Área de Proteção Ambiental (APA) e o Parque Nacional Marinho. Acredite: Fernando de Noronha já foi uma base militar e uma prisão e, por isso, há muitas fortificações e edificações que permitem uma vista espetacular desse paraíso, tornando a ilha ainda mais especial e autêntica.

 

O acesso a Fernando de Noronha se dá de maneira controlada. É possível chegar até a ilha somente de avião, com voos a partir de Recife ou Natal. As únicas companhias que têm voos para Noronha são a Azul e a Gol. Vale ressaltar ainda que é necessário pagar uma taxa ambiental referente ao tempo de permanência na ilha, que deve ser paga diretamente no aeroporto de Noronha, logo após o desembarque. O valor varia conforme a quantidade de dias de sua estada.

Nossa dica é que você planeje bem o período da sua viagem, não deixando de explorar e curtir cada pedacinho desse lugar maravilhoso. Confira abaixo algumas dicas que selecionamos especialmente para você. Tudo para facilitar a sua viagem ao paraíso.

As melhores dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha

A Vila dos Remédios é o centro de Noronha, sendo nela que ficam a Igreja Nossa Senhora da Penha e o forte da ilha, dois passeios bem legais para incluir no roteiro. A igreja é super charmosa, pequena e com estilo rústico. Já o Forte Nossa Senhora dos Remédios é um dos melhores lugares para se curtir o pôr-do-sol na vila.

O que fazer em Fernando de Noronha
O forte Nossa Senhora dos Remédios tem uma vista incrível da praia

O Ilhatour é um passeio super completo e também um pouco cansativo, com duração de um dia inteiro. O tour é guiado e inclui as principais praias de Noronha, incluindo as praias do Leão, do Sueste, Baía do Sancho e Baía dos Porcos, com uma parada para o mergulho e a prática do snorkel no Sueste, possibilitando ao turista ficar bem próximo de tartarugas e – quem sabe – dos tubarões. Se é a sua primeira vez na ilha, não deixe de incluir esse passeio no seu roteiro.

Outro passeio imperdível e com uma vibe incrível é curtir o pôr do sol no Mirante do Boldro. Se o pôr do sol já é um dos espetáculos mais belos da natureza, imagine em meio a toda atmosfera de Noronha, com suas águas esverdeadas e azuladas.

O Barco Navi possui no chão da embarcação um espaço circular com lente de aumento de até 500%. O passeio é uma ótima alternativa para que não curte ou não pode mergulhar, pois é possível desvendar e admirar muito da vida marinha presente em Fernando de Noronha. Vale frisar que o arquipélago é um dos melhores lugares do mundo para prática de mergulho e que, por isso, a atividade também é imperdível. Se você tiver a oportunidade de mergulhar com cilindro, não pense duas vezes: vá. Você vai ficar boquiaberto com o quanto a natureza foi generosa com Noronha.

O que fazer em Fernando de Noronha
A vida marinha de Fernando de Noronha é um espetáculo a parte.

As melhores praias

A Baía do Sancho é para muitos a praia mais bonita do Brasil. O seu acesso é um pouco complicado, mas vale cada passinho dado, seja na descida entre fendas ou na subida puxada da volta. A vista é surreal e de tirar o fôlego e você não vai se arrepender de ter chegado lá! Se você gosta de praticar snorkel e observar a vida marinha, a Baía do Sancho dispõe de uma grande vida marinha, com peixes de todos tamanhos, formatos e cores. Uma super dica é fazer a trilha que fica do lado direito da escadaria que dá acesso à baía. Ela permite admirar a Baía dos Porcos e o Dois Irmãos – as duas ilhas gêmeas que são símbolo de Noronha – e tirar a foto mais aguardada da sua viagem.

O que fazer em Fernando de Noronha
Praia do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco, Brazil

Vale lembrar que a Baía dos Porcos, com suas águas em 50 tons de verde, também é considerada uma das praias mais belas do território brasileiro. Lá, é possível praticar snorkel e observar tartarugas marinhas, além de poder curtir piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa. Ao lado direito da praia localiza-se uma piscina natural em que é proibida a entrada, como forma de preservar a vida dos corais que ali se encontram. Também como a “irmã” Baía do Sancho, o seu acesso não é simples, mas também é super válido. O acesso é pela Cacimba do Padre, uma das melhores praias do Continente para o surf.

O que fazer em Fernando de Noronha
A Baía dos Porcos é um dos cartões-postais de Fernando de Noronha.

Se você é fã de tartarugas marinhas e quer ficar mais perto delas, a Praia do Sueste é conhecida por ser o “lar” delas. A praia também é ótima para mergulho, com ondas fracas e uma biodiversidade ímpar, sendo possível observar também muitos pássaros, lagartos e outras espécies de animais. Há um mangue ali, o que quase nunca se observa tão próximo ao mar.

O que fazer em Fernando de Noronha
Praia Sueste

A Praia do Leão é onde as tartarugas fazem a desova. Por isso, há um rigoroso controle, sendo necessário tomar alguns cuidados ao visitá-la. Não é permitido ficar na praia após às 18 horas, uma vez que é após o pôr do sol que as tartarugas voltam para a areia e botam seus ovos. Por toda essa característica, o Projeto Tamar se instalou no local para monitorar e acompanhar todo o processo da desova. Com a formação de piscinas naturais de águas cristalinas, há grande presença de peixes e você pode encontrar alguns tubarões, inclusive. Ali, é possível ainda ter uma visão privilegiada da Ilha do Leão e da Viuvinha.

Praia bem próxima da Vila dos Remédios, centro da ilha, a praia do Cachorro pode não ter tantos atrativos quanto as outras que mencionamos anteriormente, mas tem como pontos fortes o fato de estar perto de onde a maioria dos turistas está hospedado, ter fácil acesso e possuir águas com uma tonalidade incrível de verde.

O que fazer em Fernando de Noronha
A praia do Cachorro é menor, mas é igualmente paradisíaca

Onde se hospedar?

Tenha em mente que Fernando de Noronha não é o destino mais barato do Brasil em termos de hospedagem. O lado bom é que o arquipélago, embora pequeno, oferece uma infinidade de opções para os visitantes. É possível dar uma economizada na hora de escolher o lugar ideal para sua hospedagem, com opções que vão desde pousadas luxuosas até pousadas instaladas em casas que eram dos nativos. Esta última opção é a nossa sugestão para quem busca preços mais atrativos e não está disposto a gastar tanto com a hospedagem.

É importante lembrar que, como qualquer outro destino, os preços sofrem variações de acordo com a época do ano. O período que corresponde às férias – como os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho – é considerado alta temporada e, por este motivo, os preços de hospedagem e serviços sofrem aumento e ficam ligeiramente mais salgados. Quando for escolher sua pousada ou hotel, leve em consideração também a distância entre o local de hospedagem e os principais pontos turísticos em Noronha. Esse detalhe fará diferença durante a sua permanência no arquipélago.

Confira abaixo alguns locais em que você pode se hospedar em Fernando de Noronha. Selecionamos pousadas que vão desde o nível intermediário de luxo e conforto até as opções relativamente mais simples.

A Teju-Açu Eco Pousada é a mais reservada no Hoteis.com. Na categoria 3 estrelas, esta pousada fica próxima ao Forte São Pedro do Boldro e tem como algumas dos serviços oferecidos aos hóspedes o translado ida e volta para o aeroporto, fliperama, equipe multilíngue e máquina de café expresso, Wi-Fi grátis e ar-condicionado nos quartos.

O que fazer em Fernando de Noronha
Quarto standard Teju-Açu Eco Pousada

Outra opção que fica próxima do centro da Vila de Nossa Senhora dos Remédios é o Doplhin Hotel, também com 3 estrelas. Conta com translado de ida/volta para o aeroporto, produtos de toalete, serviço de lavanderia e mais.

A Pousada Topázio, distante do centro da vila por 1.5 km, é uma boa opção para quem quer mais simplicidade e preços melhores. O local oferece aos hóspedes café da manhã e Wi-Fi gratuitos, ar-condicionado, minibar e secador de cabelo.

O que fazer em Fernando de Noronha
Quarto Casal

Agora, se você procura um lugar mais roots e com um preço mais acessível, pode optar pela hospedagem na Pousada Ecocharme Pedra do Mar, que, apesar de mais simples, oferece ar-condicionado, cortinas blackout e produtos de toalete grátis.

Aproveite e reserve seu hotel ou pousada em Fernando de Noronha em até 12 vezes sem juros.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com