BlogHoteis.com

O que fazer em Florença: guia para o melhor da cidade

Descubra os segredos escondidos entre pontes e arcos, palácios e igrejas. Vamos te mostrar o que fazer em Florença, um lugar encantador na Itália. As ruas e atrações centenárias da cidade são garantia de muitas histórias cativantes e o cenário é perfeito para desfrutar dos sabores da Itália sob o céu azul da Toscana.

Neste guia de o que fazer em Florença você vai encontrar:

• O que fazer em Florença

• Onde comer em Florença

• Quando ir a Florença

• Como se locomover em Florença

• Como chegar em Florença

• Melhores regiões onde se hospedar em Florença

• Melhores hotéis em Florença

O que fazer em Florença

Florença, ou Firenze, como também é conhecida, é uma cidade pequena, de apenas 102 km² (se compararmos com São Paulo que possui 1500 km²). Mas como tamanho não é documento, a cidade tem atrações incríveis e muita história. A Hoteis.com vai mostrar tudo o que fazer em Florença, dos principais pontos turísticos até aqueles passeios diferentes, mas imperdíveis.

O que fazer em Florença
Florença é uma cidade pequena, de apenas 102 km²

Por ser uma cidade pequena, mas que recebe uma grande leva de turistas, é frequente encontrar filas por lá. Mas não se preocupe: há a possibilidade de você fazer um cartão que vai permitir seu acesso à maioria das atrações sem ter que esperar tanto.

No centro histórico da cidade, está a maioria dos pontos de interesse de Florença. Você pode conhecer tudo a pé e ainda desfrutar das ruazinhas da cidade, que guardam histórias em cada esquina.

Catedral de Santa Maria del Fiore

O Duomo de Florença com toda certeza é um dos pontos mais visitados da cidade. A construção levou séculos até ser finalizada e, hoje, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com uma fachada gótica imponente e riquíssima em detalhes, a Catedral de Santa Maria del Fiore possui um interior maravilhoso, com vitrais multicoloridos, pinturas e esculturas em seu interior. Além disso, a subida até a cúpula leva a uma das vistas mais belas da cidade.

O que fazer em Florença
Catedral de Santa Maria del Fiore

Piazza del Duomo

A Praça Central de Florença abriga, além da catedral, o Campanário de Giotto (torre da catedral, de onde também se tem uma vista panorâmica da cidade), o Batistério de San Giovanni (cuja data de construção é incerta, mas pode ser entre os séculos 5 ou 6; vale a vista pelas belíssimas esculturas nas portas) e o Museu Dell’Opera (que possui obras originais de Michelangelo e Donatello).

Basílica de San Lorenzo

Com um visual nem tão atrativo do lado de fora, esta igreja guarda seus segredos do lado de dentro. Uma das construções mais antigas da cidade, sua sacristia e seu interior foram desenhados por Michelangelo e as cenas do Novo Testamento do púlpito foram feitas por Donatello. Um passeio rápido, mas que vale muito a pena.

O que fazer em Florença
Basílica de San Lorenzo

Basílica de Santa Croce

Se você acha que é mais uma igreja da Toscana, saiba que este é um passeio bem interessante. Com 16 capelas, belíssimos vitrais, esculturas em mármore e afrescos harmoniosos, é nesta basílica que estão as tumbas de Michelângelo, Maquiavel, Galileu Galilei e Dante Alighieri.

O que fazer em Florença
Basílica de Santa Croce

Ponte Vecchio

Um dos principais símbolos de Florença, a ponte construída sobre o rio Arno merece ser cruzada a pé para que você aproveite a experiência de percorrer o caminho que nossos ancestrais faziam há centenas de anos.

Hoje, o ar romântico do local percorre as lojinhas e os artistas de rua que ali se apresentam, enquanto casais fecham cadeados e jogam a chave pelo rio, para que nunca mais se separem.

Se a simpatia dá certo, a gente não sabe, mas a vista noturna da Ponte Vecchio é absolutamente apaixonante, com a água do rio refletindo as construções coloridas. O local é um dos destinos preferidos dos casais em lua de mel.

O que fazer em Florença
Ponte Vecchio

Piazza della Republica

Talvez o cartão-postal mais marcante de Firenze seja este arco, construído na Idade Média e que, hoje, faz um belíssimo cenário com um icônico carrossel vintage, atraindo milhares de turistas em busca dos melhores ângulos da Piazza della Republica.

O que fazer em Florença
Piazza della Republica

Piazza dela Signoria

Uma das visitas obrigatórias em Florença é a Piazza de la Signoria, onde estão o Palazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzi, a Fontana del Nettuno e a cópia de David, de Michelangelo. É um dos pontos de interesse de Florença que encantam não só pela beleza, mas pela atmosfera de fascínio pela história.

Pizzale Michelangelo

O passeio a uma grande área aberta pode parecer estranho, mas faz todo sentido quando o fim da tarde se aproxima e o sol começa a se por. O local tem umas das vistas mais exuberantes da cidade, e ali uma massa de turistas se junta com seus vinhos para brindar a noite que chega. Essa região de Florença é um dos melhores lugares do mundo para curtir o pôr do sol.

Basílica de San Miniato al Monte

Se você prefere assistir ao pôr do sol com um pouco mais de tranquilidade, vale a pena encarar mais uns minutinhos de subida e chegar a San Miniato. De quebra, você conhece uma construção fiorentina do século 12 e garante uma vista belíssima, sem grandes aglomerações.

O que fazer em Florença
Basílica de San Miniato al Monte

Teatro Verdi

O teatro centenário é o palco de apresentação da orquestra de Toscana. Seu interior é exuberante e vai te levar a uma viagem no tempo com muito requinte.

Oltrarno

Pouco explorado por turistas, o lado de lá do rio Arno é um recanto de muito charme. Aproveite a vida em Florença como um autêntico florentino, apreciando o trabalho dos inúmeros artesãos que vivem por lá, os cafés espalhados pelas calçadas e as atrações deste lado da cidade, como o Giardino de Boboli e o Palazzo Pitti.

O que fazer em Florença
O lado de lá do rio Arno é um recanto de muito charme

Palazzo Pitti

Um palácio monumental, que começou a ser construído no século 15, hoje abriga museus e galerias de arte.

O que fazer em Florença
Palazzo Pitti

Giardino de Boboli

Para quem aprecia passar um tempo ao ar livre, o parque do Palazzo Pitti é um lugar imperdível. Além da imensa fonte e das flores que colorem os Jardins de Boboli, o espaço amplo e totalmente arborizado é um convite a uma tarde de descanso sob o sol e o céu azul de Florença.

Onde comer em Florença

Agora que você já sabe o que fazer em Florença, chegou a hora de recarregar as energias e saborear o melhor da gastronomia fiorentina.

Mercado Central de Florença

Localizado perto da Basílica de San Lorenzo, o mercado é uma graça e traz uma riqueza de cores e sabores. No primeiro piso, fica uma espécie de feira, com produtos frescos e muitas especiarias. No piso superior do Mercado Central de Florença, é possível apreciar restaurantes que oferecem comida fresquinha, experiências gastronômicas, vinhos e cursos.

Trattorias

Nada como uma autêntica massa italiana para saborear as possibilidades de cada região, como a Toscana, que oferece presunto, salames, tomates e azeites da melhor qualidade. Cada trattoria tem sua especialidade, mas a hospitalidade é sempre o cartão de visitas em comum.

O que fazer em Florença
Cada trattoria tem sua especialidade

Piazza de la Signoria

Aproveite sua passagem pela praça para degustar um Negroni ou um Spritz italiano enquanto observa a arquitetura ímpar dessa região de Florença.

Sanduíche de presunto ou salame

Próximo ao Palazzo Vecchio está uma sanduicheria icônica da cidade. Geralmente com uma fila que sai para fora do estabelecimento, os clientes da All’ Antico estão sempre prontos para degustar um sanduíche ou se deliciar com um self-service de vinhos.

Quando ir a Florença

Florença tem o clima temperado, com as estações bem definidas. A época da viagem vai depender bastante do seu gosto. Os amantes do frio, podem aproveitar os invernos que não passam de 7 graus. Se você prefere o calor, o verão bate facilmente a casa dos 35ºC.

Se você quiser saber o que fazer em Florença na primavera, saiba que a temperatura agradável e os dias mais longos da primavera atraem muitos turistas, já que a incidência de chuva é baixa nos meses de março a junho. De setembro a dezembro, também há uma grande leva de turistas que se arriscam a passear e garantem belíssimas imagens com a cidade num alaranjado extremamente charmoso.

Como se locomover em Florença

Como a maioria das cidades europeias, o melhor para se fazer em Florença é se deslocar a pé. Além de economizar, você pode observar cada cantinho dessa cidade que exala história. Pelo centro histórico, não se gasta mais do que 10 minutos caminhando de uma atração a outra.

Como não há metrô, bonde ou trem na cidade, outra opção de transporte são os ônibus. A passagem pode ser avulsa, para um dia todo, ou o bilhete de 3 dias. As linhas abastecem bem a cidade e são bastante pontuais.

Há também a opção do ônibus de passeio, que leva os turistas aos pontos  mais famosos, com um guia a bordo e a liberdade de subir e descer no ponto que desejar.

Bicicletas também são uma opção para quem quer passear por Florença como um italiano. Há pontos para o aluguel de “magrelas” e tours que te levam pelas ruas charmosas da cidade.

Como chegar em Florença

Não há voos diretos ao aeroporto Amerigo Vespucci saindo do Brasil. É preciso fazer escala em Roma ou em outro país europeu. Há voos saindo da Europa com preços bem em conta, mas fique atento ao peso da bagagem nos voos low cost.

Quem aproveita a excelente malha ferroviária da Itália, pode chegar a Florença de trem. A estação Santa Maria de Novella se conecta a diversas outras estações da região da Toscana e é uma ótima opção de desembarque.

Os ônibus intermunicipais não são um dos transportes favoritos, mas é uma opção viável, principalmente para quem vem de outras regiões da Toscana e deseja apreciar as paisagens da estrada.

Onde se hospedar em Florença

Se hospedar no Centro Histórico, próximo ao Duomo de Florença, é a melhor opção. Perto de vários pontos turísticos da cidade, os passeios a pé são muito convenientes, sem contar que a estrutura local é bastante completa.

Ficar próximo à Estação Santa Maria Novella é também uma escolha muito acertada, que permite o acesso a outras regiões de Florença e da Toscana. A pouco mais de 1 km do centro da cidade, o bairro tem inúmeras opções de hospedagem.

Se hospedar do outro lado do rio Arno também tem as suas vantagens. Estando a apenas poucos minutos do centro, a experiência de se hospedar em Outrarno é muito autêntica, já que é um bairro mais residencial.

Se você prefere requinte, então o endereço de seu hotel em Florença está em Pizzale Michelangelo. A vista deslumbrante dos hotéis da região já dão um sinal de que tudo por aqui é repleto de bom gosto e sofisticação.

Porta al Prato é outra região residencial que fica depois do portal construído na Idade Média. A cerca de 15 minutos a pé do centro da cidade, esse bairro é uma opção interessante para quem quer vivenciar uma Florença mais intimista e legítima.

Se você não abre mão da tranquilidade, estão seu hotel em Florença está no Campo di Marte. Próximo à estação Firenze – Campo di Marte, que liga ao centro, esta é uma opção mais econômica, mas não menos genuína de hospedagem.

Melhores hotéis em Florença

Grand Hotel Baglioni

O Grand Hotel Baglioni é uma estrutura 4 estrelas e fica a 7 minutos de caminhada da Catedral de Santa Maria del Fiore.

O que fazer em Florença
Grand Hotel Baglioni

O hotel é composto por 193 quartos, um restaurante e um bar/lounge, terraço na cobertura, café da manhã disponível, estacionamento com manobrista, um business center, serviço de limusine/transfer executivo, babá ou creche e Wi-Fi grátis.

Ótima Localização, Café da manhã, Vista Incrível, Quarto Grande, espaçoso, cama confortável. Voltarei em janeiro para Firenze e vou repetir o Hotel.

Um viajante – 22 jun 2018

Palazzo Lorenzo Hotel Boutique

Em uma estrutura 4 estrelas, o Palazzo Lorenzo Hotel Boutique está a 20 minutos de caminhada da Catedral de Santa Maria del Fiore. São 25 quartos em um hotel que dispõe de café da manhã, um bar/lounge, estacionamento, business center 24 horas, serviço de creche ou babá e Wi-Fi grátis.

O que fazer em Florença
Palazzo Lorenzo Hotel Boutique

Quartos limpos e espaçosos. Hotel elegante. Café da manhã delicioso e aperitivo (de 6 h às 9 h). Apenas a uma curta caminhada do centro da cidade. Recomendo este lugar para todos que visitarem Florença.

Um viajante – 27 mar 2017

Art Hotel Villa Agape

O 3 estrelas Art Hotel Villa Agape está localizado a cerca de 15 minutos de caminhada da Piazzale Michelangelo e a 30 minutos da Ponte Vecchio.

O que fazer em Florença
Art Hotel Villa Agape

O hotel é composto por 28 quartos e um terraço na cobertura, dispõe de café da manhã, serviço de traslado, um bar/lounge, lareira no saguão e Wi-Fi e estacionamento grátis.

Perfeita experiência na toscana. Staff extremamente educado e prestativo. Café da manhã completo. Localização e paisagem privilegiadas. Ótimo custo beneficio.

Rafael – 25 mar 2018

Hotel Lungarno

Em uma estrutura de luxo, o Hotel Lungarno fica a apenas 2 minutos de caminhada da Ponte Vecchio e a 12 minutos da Catedral de Santa Maria del Fiore. Ao todo, são 73 quartos, um restaurante e um bar/lounge.

O que fazer em Florença
Hotel Lungarno

O hotel dispõe de café da manhã, estacionamento, serviço de translado da estação de trem, babá, lareira no saguão, além de bicicletas e Wi-Fi grátis.

Hotel perfeito. Próximo de tudo. Todos muito atenciosos e simpáticos. A vista do quarto para o rio Arno valeria por si só. Mas o hotel é impecável em todos os sentidos.

Um viajante – 16 mar 2016

Hotel Pitti Palace al Ponte Vecchio

O 4 estrelas Hotel Pitti Palace al Ponte Vecchio está localizado a apenas 1 minuto de caminhada da Ponte Vecchio, a 5 minutos do Palácio Pitti e a 11 minutos da Catedral de Santa Maria del Fiore.

O que fazer em Florença
Hotel Pitti Palace al Ponte Vecchio

A estrutura conta com 86 quartos, um restaurante, um bar/lounge, terraço na cobertura, serviço de babá ou creche, aluguel de carros, sala de reunião e café da manhã (buffet) e Wi-Fi grátis.

Excelente hotel com localização fantástica. O café da manhã é excelente. O atendimento do hotel foi impecável.

Vanessa – 4 nov 2017

Gostou de nossas dicas sobre o que fazer em Florença? Aproveite e já reserve seu hotel em Florença em até 12 vezes sem juros pela Hoteis.com.

E se você tiver mais uma indicação de o que fazer em Florença, coloque aqui nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com