BlogHoteis.com

O que fazer em Fortaleza: guia completo da capital cearense

Sol, praia, mar, alegria e muita diversão. Fortaleza, capital do Ceará, é um dos melhores destinos do nordeste brasileiro. E não é à toa. Com vários pontos turísticos de peso e gastronomia marcante, o destino desponta como um dos melhores para férias inesquecíveis. No post de hoje, trazemos dicas relevantes sobre o que fazer em Fortaleza, tudo para para quem quer curtir a viagem.

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!

E não deixe também de conhecer nossas outras dicas sobre a cidade:

• 10 melhores praias de Fortaleza e região

• 5 boas dicas de restaurantes em Fortaleza

• Onde se hospedar em Fortaleza : 10 hotéis para a sua viagem dos sonhos

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

O que você verá neste guia:

• O que fazer em Fortaleza: melhores atrações na terra do sol e da alegria

• Culinária de primeira: onde comer em Fortaleza

• Como se locomover em Fortaleza

 Quantos dias ficar no destino e quando ir a Fortaleza

• Como chegar a Fortaleza

 Onde se hospedar em Fortaleza

O que fazer em Fortaleza: melhores atrações na terra do sol e da alegria

Muito além das praias, a capital do Ceará tem excelentes opções para quem busca cultura. É recomendável fazer um tour pelo centro da cidade. Um bom lugar para o entretenimento é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com salas de cinema, barzinhos e teatro. Aqui, também está o Museu de Arte Contemporânea e o Planetário.

o que fazer em fortaleza
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é a dica para quem busca cultura

No centro ainda, estão Museu do Ceará (para conhecer a fundo sua história), o Theatro José de Alencar (que oferece tours guiados e gratuitos), o Passeio Público, o Mercado Central e a Feira de Artesanato da Av. Beira Mar (ótimas opções para comprar lembrancinhas e artesanatos locais). Além da Avenida Beira Mar, faça o trajeto que vai de Mucuripe a Iracema, visite também o Espigão de Iracema, a estátua de Iracema e a Pontes dos Ingleses.

o que fazer em fortaleza
A av. Beira Mar merece uma longa caminhada para aproveitar a vista

Aproveite para curtir um dia de altas emoções no maior parque aquático do Brasil: o Beach Park, que fica na Praia de Porto das Dunas, em Aquiraz. O lugar dispõe de piscina de ondas, vários toboáguas e atrações para toda a família. Fica a apenas 45 minutos da capital e, por isso, é um excelente passeio de um dia.

o que fazer em fortaleza
O Beach Park é uma ótima dica de atividade

E, quanto as praias, a mais famosa é, sem dúvidas, a Praia do Futuro. Aqui, as barracas de praia são de altíssimo nível, com Wi-Fi, shows e ótima infraestrutura para receber os turistas. Também vale visitar as praias de Iracema, Mucuripe e Meireles, bem conhecidas por aqui pelo movimento. Com mar esverdeados e zonas arborizadas, não é a toa que as belas praias nos vem à cabeça quando pensamos em Fortaleza.

o que fazer em fortaleza
A praia de Iracema e sua estátua são símbolos da cidade e vale a pena conhecer

Temos um post só com dicas incríveis das melhores Praias de Fortaleza e região, não perde!

Culinária de primeira: onde comer em Fortaleza

A cultura rica do Ceará se reflete no grande número de bons restaurantes em Fortaleza. Impossível ficar alheio aos temperos e sabores encontrados nos restaurantes da cidade. Abaixo, separamos alguns lugares que são referência na arte da gastronomia.

O Mar Menino é reconhecido como um dos melhores restaurantes contemporâneos e regionais de Fortaleza. Seu chef, Leonardo Gonçalves, é altamente cultuado e um grande defensor do uso dos ingredientes locais. Aqui, os clássicos regionais estão num patamar superior. Entre os pratos mais indicados estão: rosbife de carne de sol, entrada guarnecida de tomate assado na churrasqueira, pesto de rúcula e sementes de girassol; cupim cozido servido com purê de batata-doce, farofa de pão mais vinagrete de maxixe com amendoim; e cheesecake de queijo de coalho com goiabada.

o que fazer em fortaleza
Os clássicos regionais estão num patamar superior no Mar Menino

Em um ambiente super elegante, o L´ô restaurante se destaca pela sobriedade. Não deixe de provar o carpaccio de polvo confitado e folhas verdes regadas de azeite de ervas. Fazem sucesso também a lagosta grelhada com creme de três cogumelos e arroz negro e o bombom de filé-mignon ladeado por ravioloni preenchido com abóbora e batata mais molho de vinho tinto e queijo gruyère. De sobremesa, vá de casquinha de tuile de amêndoa preenchida por creme de banana, que servida com lasca de caramelo e sorvete de pipoca caramelada.

o que fazer em fortaleza
A lagosta grelhada faz muito sucesso no restaurante

Casais e pessoas que curtem um ambiente tranquilo vão aprovar o Moleskine Gastrobar. De entrada, a pedida é o bolinho crocante de cordeiro, batata e queijo ou ótimo steak tartare, acompanhado de torradas. Já, de prato principal, o lombo de cordeiro ao molho de laranja com talharim de damasco, hortelã e crocante de parmesão e o camarão ao azeite de tamarindo com arroz de castanha, purê de maçã verde e especiarias. Para fechar com chave de ouro, peça petit gateau de limão-siciliano com sorvete de creme.

O que fazer em Fortaleza
Petit gateau de limão-siciliano com sorvete de creme

Nesse post, fizemos sugestões das comidas típicas e os melhores restaurantes de Fortaleza!

Como se locomover em Fortaleza

Fortaleza é uma cidade grande e, como outros destinos brasileiros, sofre com o trânsito. Recomendamos para, de noite, evitar caminhar pelas ruas, mas, durante o dia, muitos trajetos podem ser percorridos a pé, tranquilamente. Em especial, se você estiver hospedado nas proximidades da Avenida Beira Mar. Para pontos turísticos mais distantes, você pode optar por táxi, ônibus do transporte público ou carro alugado.

Uma boa opção para quem busca comodidade é contratar passeios oferecidos pelas agências de turismo de Fortaleza. Alguns dos mais famosos são a ida à Canoa Quebrada, Jericoacoara em 1 dia, bate e volta à Lagoinha, Morro Branco e Praia das Fontes e um dia na Praia do Cumbuco. É possível contratar estes passeios diretamente nas agências ou pela Internet, mas o recomendado é a compra com antecedência para evitar que estejam esgotados nas datas desejadas.

O que fazer em Fortaleza
A Praia do Cumbuco é o point para praticar atividades radicais

É possível ainda ir por conta própria para outros destinos hypados do Ceará. Para isso, recomendamos que você vá de ônibus. A praia de Canoa Quebrada, a 175 km de Fortaleza, é uma das mais procuradas pelos turistas. A viagem de Fortaleza a Canoa, de ônibus, leva cerca de 4 horas. Outra praia paradisíaca, Lagoinha, que está a 125 km da capital, também é acessível por ônibus.

Embora um pouco distante, Jericoacoara é outro destino que vale visitar no Ceará. O trajeto entre as duas cidades pode ser feito de avião, em carro 4X4 ou de ônibus. Na última opção, a viagem tem duração de cerca de 7 horas.

Quantos dias ficar no destino e quando ir a Fortaleza

Seguindo as características de outros destinos do Nordeste, Fortaleza é ótima para ser visitada durante em qualquer estação. Sua média temperatura anual é 27 graus. Ou seja, faz sol e calor praticamente o ano todo.

Porém, se você não está a fim de pegar chuvas: fique atento ao primeiro semestre, que é quando costuma chover mais por aqui. Principalmente entre os meses de fevereiro e maio, a precipitação é maior. Mas, a boa notícia é que, mesmo quando o dia amanhece mais feio, o sol pode sair a qualquer momento, fazendo a festa dos visitantes.

O que fazer em Fortaleza
A Ponte dos Ingleses é ótima para curtir o por-do-sol

São consideradas alta temporadas períodos como Carnaval e Réveillon. Por isso, é preciso reservar com antecedência sua estada na cidade, se quiser curtir estes feriados prolongados em Fortaleza. Com uma vasta manifestação cultural, o mês de julho tem muita festa por aqui: a cidade realiza o Fortal, um dos maiores carnavais fora de época do país. Mas, se seu foco for o descanso, melhor programar sua viagem em outro período.

Quanto a quantidade de dias para “se perder” na cidade, não recomendamos menos do que 4 dias, com foco nas principais atrações turísticas de Fortaleza. Mas, caso tenha tempo a mais, vale a pena programar um roteiro de 7 dias para o destino. Assim, você garante também passeios a lugares próximos a Fortaleza, além de poder fazer tudo com mais calma e ter um tempinho extra para relaxar.

Como chegar a Fortaleza

A capital do Ceará conta com o ponto positivo de ter um aeroporto bem moderno, que recebe voos de várias partes do Brasil e do Mundo. O aeroporto opera voos nacionais de companhias como Azul, Tam, Gol e Avianca. Quanto às companhias internacionais, recebe voos da KLM, Delta e TAP.

O Aeroporto de Fortaleza fica a cerca de 10 km da área mais central da cidade e, por isso, o deslocamento pode ser feito por ônibus, táxi ou uber, por exemplo.

De Fortaleza, super dá para esticar para Canoa Quebrada!

Considerando a distância entre Fortaleza e outras capitais nordestinas, é possível ainda encarar uma viagem de ônibus ou carro. Os ônibus são uma alternativa interessante para quem vai visitar outras cidades da região e também para aqueles que desejam economizar na viagem.

Onde se hospedar em Fortaleza: as melhores regiões da cidade

Com bom custo/benefício em hospedagens, não é muito difícil encontrar excelentes opções de hotéis em Fortaleza.

O principal hub de hotéis está concentrado ao longo da Avenida Beira Mar. A região é ótima para quem gosta de fazer tudo caminhando. Ou seja, é uma boa pedida pela localização estratégica e facilidade de locomoção pela cidade. Aqui, você compara as melhores opções de hospedagem ao longo da Beira Mar.

O que fazer em Fortaleza

Quem busca calmaria e tranquilidade deve se hospedar próximo à Praia do Futuro, famosa por suas barracas na areia. Além de estar pertinho de uma das praias mais famosas da cidade, o turista ainda vai encontrar boa infraestrutura e um ar mais pacato do que em outras áreas do destino. Confira os melhores hotéis para ficar na Praia do Futuro.

O que fazer em Fortaleza
O destaque gastronômico da Praia do Futuro é o Caranguejo

Mas, se busca movimento, deve conferir as alternativas de hospedagem na região da Praia do Meireles, que é conhecida por sua Feirinha de Artesanato. Ficar por aqui é legal também para quem quer se aventurar na gastronomia: Varjota, pertinho de Meireles, é um bairro que conta com uma gama bem interessante de bons restaurantes. Saiba onde se hospedar próximo à Praia do Meireles.

O que fazer em Fortaleza
O Jardim Japonês é pertinho da Praia do Meireles

Agora, quem quer ficar próximo do Centro e da Praia, é recomendado se hospedar nas redondezas da Praia de Iracema. Outra área interessante para hospedagem é próxima à Praia de Mucuripe. Entre o início da Praia de Iracema até o fim do trecho de Mucuripe são uns 5 km, trajeto que pode ser feito de carro, transporte público ou, até mesmo, à pé.

A Praia de Iracema é uma ótima região para se hospedar

Hotéis em Fortaleza: nossas dicas de onde ficar na cidade

Agora que já sabe sobre as melhores regiões para se hospedar, que tal conferir uma lista com os melhores hotéis da cidade?!

Vamos começar com a oferta das pousadas em Fortaleza, que são uma opção mais econômica, mas não menos excelente para passar uns dias na cidade. A Pousada Casa do Mar, por exemplo, tem um clima super caseiro e oferece piscina, café da manhã, Wi-Fi grátis e assistência com excursões/ingressos.

Já para quem procura hotéis na cidade, as opções são muito variadas e ótimas para todo tipo de turista! O Ara Mar Praia Hotel tem 3 estrelas e o café da manhã como destaque. Na praia de Iracema, o hospede vai encontrar piscina, 3 opções de quartos, ar condicionado, arrumação diária, Wi-Fi grátis e assistência para excursões.

No Iate Plaza Hotel o hospede pode escolher entre os 7 tipos de acomodações, que contam com banheira, Wi-Fi e arrumação diária. O hotel oferece ainda piscina, academia, café da manhã e assistência com excursões/ingressos.

A beira-mar, o Landscape Beira Mar tem como destaques a ótima localização, o atendimento fantástico e os ótimos quartos. O hotel, composto por 5 apartamentos, oferece piscina interna e externa, academia, equipe multilíngue, Wi-Fi grátis e estacionamento grátis.

Na categoria resorts em Fortaleza, temos alguns destaques muito especiais e procurados! Super queridinho pelos turistas o VG Fun Beach Front Apartamentos oferece 3 piscinas externas, piscina infantil, academia, fliperama/sala de jogos, playground, cabeleireiro, Wi-Fi grátis, estacionamento grátis e assistência com excursões/ingressos.

VG Fun Beach Front Apartamentos

Agora, o Vila Galé Fortaleza é a escolha para quem quer um pouco mais de luxo. São 300 quartos, a beira mar, 2 restaurantes, spa de serviço completo, 2 piscinas externas, uma piscina infantil, recreação e clube infantil, centro de bem-estar, business center 24 horas e Wi-Fi grátis. Os destaques daqui ficam por conta do maravilhoso café-da-manhã, da praia lindíssima e para o serviço fantástico.

Vai para a viagem e não sabe o que fazer com seus bichinhos? Não se preocupe que eles também podem curtir uma praia, a cidade tem uma grande oferta de hotéis que aceitam animais

Não abre mão de cozinhar, mesmo na viagem? Então precisa conhecer as opções de hotéis com cozinha, assim você fica mais confortável, consegue economizar um pouco nas refeições e ainda mantém sua alimentação do dia-a-dia.

Gostou nas nossas dicas? Aproveite para conhecer nossas ofertas especiais de Hotéis em Fortaleza e aproveite o melhor da capital cearense.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com