BlogHoteis.com

O que fazer em Jericoacoara, o paraíso no Ceará

O que fazer em Jericoacoara, uma das 10 mais belas praias do mundo

Está lá, registrado pelo Washington Post. Ela é considerada uma das 10 mais belas praias do mundo. Aqui o viajante vai saber o que fazer em Jericoacoara, esse paraíso cearense a 300 quilômetros da capital, Fortaleza. Um local cercado de belezas naturais exuberantes, histórias e lendas, dunas inacabáveis, lagoas salgadas e algum mistério em locais ainda pouco visitados. Uma região que já foi cenário de muitas novelas e filmes, e que deixa em cada visitante um inegável gostinho de quero mais.

Não deixe também de conferir nossas outras dicas sobre Jerí e região:

O que fazer em Jericoacoara

Sabe aquela sensação de que está tudo bem, exatamente como deveria estar neste momento, e que seria muito bom que o tempo parasse exatamente agora? É mais ou menos isso que o visitante sente logo ao chegar em Jericoacoara. Depois de uma viagem de 300 quilômetros desde Fortaleza – de carro ou ônibus – ou após pousar no aeroporto na vizinha cidade de Cruz, tudo que o visitante deseja é primeiro descansar os olhos no cenário paradisíaco da Vila de Jijoca.

o que fazer em Jericoacoara
Dunas brancas e águas azuis esverdeadas, coqueiros, jangadas, sol num céu anil e gente bonita

Dunas brancas e águas azuis esverdeadas, coqueiros, jangadas, sol num céu anil e gente bonita. Em seguida, aproveitar cada pedaço desse lugar encantador e mágico, um pequeno paraíso que parece estar descolado do resto do mundo, onde o tempo tem outro andamento – muito mais lento – e o espaço é colorido por todas as matizes da natureza.

Procurar o que fazer em Jericoacoara é exercício de prazer completo. Tudo fica ao alcance das mãos. Desde a própria praia de Jericoacoara, na área central da vila, até os pontos mais distantes, como Preá, vizinha, onde o visitante pode descansar na Lagoa de Jijoca ou na Árvore da Preguiça. Sim, porque preguiça é o outro nome da sensação de tranquilidade que as praias e cenários de Jerí emprestam a todos os visitantes.

o que fazer em Jericoacoara
Árvore da Preguiça

Então comece pela praia de Jericoacoara mesmo. Depois de aproveitar o dia banhando-se num mar completamente transparente, e talvez com uma caminhada até a Pedra Furada para umas fotos incríveis, respire fundo e suba nas dunas para apreciar um incrível por do sol sob as águas do Atlântico.  É programa comum para os visitantes, então, na alta temporada, não espere estar sozinho nesse “point”.

o que fazer em Jericoacoara
Caminhe até a Pedra Furada para umas fotos incríveis

Depois, nos próximos dias, aproveite para conhecer as belezas das lagoas salgadas. As mais badaladas são a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul. Você pode escolher relaxar em uma rede sobre as águas e fazer aquela foto que vai deixar a galera com água na boca no momento em que você postar. Ou pode optar por ser atendido em um dos quiosques com cadeiras e mesas dentro da água. Ao longe, mas dentro do alcance dos olhos, as jangadas coloridas vão cortando o horizonte ao sabor da brisa.

o que fazer em Jericoacoara
Aproveite para conhecer as belezas da Lagoa do Paraíso

Curiosos e aventureiros também não podem perder o passeio para o Mangue Seco e a praia de Tatajuba. Primeiro porque no mangue será possível avistar os místicos cavalos marinhos em seu habitat natural. E depois porque o passeio de balsa passa por um vilarejo engolido pelas águas, a antiga Vila de Tatajuba. O passeio chega até uma lagoa onde o visitante para se refrescar e descansar.

Outra atração imperdível é o passeio de buggy pelas dunas. São vários itinerários com tempos também diferentes de percurso. É bom conversar com os locais para escolher a melhor opção e conhecer os lugares mais misteriosos de Jericoacoara, alguns que só mesmo os moradores podem indicar.

o que fazer em Jericoacoara
Outra atração imperdível é o passeio de buggy pelas dunas

Aproveite todo clima místico e misterioso do local. Há muitas pessoas que foram para Jerí para uma visita e por lá ficaram para nunca mais arredar o pé. Existe uma vibração de liberdade, criatividade e paixão que exerce uma forte influência sobre moradores e visitantes. Não é incomum se apaixonar pelo local e finalmente trocar promessas de eterno amor com Jerí. Quem vai uma vez….certamente voltará.

Gastronomia – Onde comer em Jerí

Há todo tipo de gastronomia em Jericoacoara. Certamente você vai encontrar muito pescado do bom e frutos do mar nos cardápios da maioria dos restaurantes e bares do local, bem como as receitas bem típicas da região, como o camarão no Abacaxi. Mas também é possível optar por sabores diferentes e ousados. Entre tantas boas opções sobre o que fazer em Jericoacoara, uma delas certamente é comer bem.

Naturalmente

Uma creperia no Ceará? Por que não? Apesar da origem francesa, o crepe ganhou muitos fãs em solo brasileiro. E a creperia “Naturalmente” na Praia de Jericoacoara encanta e surpreende por várias razões. Primeiro pela localização. Está completamente com o pé na areia de Jericoacoara, proporcionando um cenário encantador.

o que fazer em Jericoacoara
O crepe ganhou muitos fãs em solo brasileiro

Depois porque o cardápio trás sabores inesperados, como o queijo coalho, carne de sol, camarão e até lagosta. A massa é fina crocante, como dificilmente se encontra por aí. E o açaí “raiz” servido com granola caseira é de comer de joelho.

Na Casa Dela

Sabe aquela escapadinha para jantar na casa do seu amigo? Pois é assim que você se sente no restaurante “Na Casa Dela”. As mesas espalhadas pelo quintal, o cardápio escrito em letra cursiva, a iluminação baixa, a churrasqueira tiritando no fundo, os pratos e talheres desiguais e de bom gosto. É como estar na casa de algum amigo próximo. Os peixes assados na churrasqueira sempre são uma boa pedida. Mas a Paçoca da Casa é a vedete do Cardápio, disputando espaço com o canelone de tapioca recheado com carne de sol.

Bistrô Caiçara

Lembra do Camarão no Abacaxi? Pois ele é a vedete do Bistrô Caiçara. Um dos pratos mais famosos de Jericoacoara – na verdade oferecido em vários restaurantes locais, alguns até com placas anunciando o quitute – é também um dos mais pedidos nesta casa que prima pelo requinte e bom gosto.

o que fazer em Jericoacoara
Camarão no Abacaxi é a vedete do Bistrô Caiçara

Outro prato bastante requisitado é o camarão no coco verde. Todos os dois podem ser acompanhados de uma generosa caipirinha com cachaça da região e frutas da época.

Como se locomover em Jericoacoara

Você não vai gastar nada para se locomover em Jericoacoara, a não ser a própria energia. As suas pernas são os melhores veículos de locomoção neste pequeno paraíso. Restaurantes e bares estão todos próximos à praia de Jericoacoara. Mas se quiser ir a algum lugar mais longe, prepare as pernas.

Alguns moradores utilizam-se também das bicicletas, principalmente para transitar entre as praias e lagoas. A outra opção, para quem quer visitar esses locais, são os buggys. Eles são autorizados a fazer os percursos turísticos no local.

Aliás, apenas veículos autorizados podem trafegar em Jericoacoara. Portanto, antes de se hospedar em locais mais distantes de vida – como Jijoca ou Preá – lembre-se que você vai precisar se locomover até o “centrinho” de Jerí.

Quantos dias ficar e quando ir a Jericoacoara

O momento adequado para visitar Jericoacoara depende de seus próprios planos. É certo que os meses chuvosos são de janeiro e junho – com maior intensidade em março e abril. Mas de fevereiro a junho acontece a baixa temporada na região, onde os preços das pousadas, hotéis e mesmo restaurantes são mais convidativos. Contudo, como em todo nordeste, a chuva é um episódio passageiro e não dura mais que algumas horas. É muito rara a possibilidade de chover um dia inteiro.

o que fazer em Jericoacoara
Em agosto as lagoas já estão possivelmente cheias, proporcionando cenários ainda mais deslumbrantes

A alta temporada, onde o sol é praticamente unanimidade o dia todo, a semana toda, o mês inteiro, vai de julho a dezembro. Nesse período é sempre bom reservar seu hotel ou pousada com muita antecedência. É o período do ano em que acontecem também as melhores festas no local, com muito forró e badalação.

Em agosto as lagoas já estão possivelmente cheias, proporcionando cenários ainda mais deslumbrantes. Em dezembro a Vila está lotada, sempre. É o último mês antes das chuvas, final de ano, férias escolares, tudo junto e misturado. Para quem gosta do agito, é o mês certo.

o que fazer em Jericoacoara
O viajante vai precisar de minimamente uma semana para curtir adequadamente o local

Mas, de qualquer forma, o viajante vai precisar de minimamente uma semana para curtir adequadamente o local. As lagoas, as dunas, as praias, as vilas, a vida noturna, os passeios de buggy, de jangada, de balsa… Não dá para cumprir um programa com tantas opções e ainda descansar o corpo em poucos dias. Reserve sempre pelo menos uma boa semana para curtir e descasar. Como vemos, há sempre muito o que fazer em Jericoacoara. A não ser que você queira apenas tirar umas fotos e voltar com a sensação de que gostaria de ter ficado muito mais tempo no local.

Como chegar em Jericoacoara

Antes de pensar em tudo o que fazer em Jericoacoara é preciso chegar até lá . E chegar em Jericoacoara já faz parte da aventura da viagem. O local está a 300 quilômetros da capital cearense, Fortaleza, e em meio a muitas dunas de areia fina. Assim, para quem pretende chegar a Jericoacoara, há duas opções: viajar até o Aeroporto Regional de Jericoacoara, localizado na cidade vizinha de Cruz, a cerca de 30 km de Jeri ou viajar até o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, que está a 300 km de Jerí.

Do aeroporto da cidade Cruz existe traslados direto para Jerí, alguns deles já providenciados pelas pousadas ou hotéis reservados. Já para quem vai até Fortaleza, as opções são outras.

A mais comum são os ônibus fretados que chegam até Jijoca. Não seguem adiante por causa das dunas. Há também transporte 4 x 4 direto até Jericoacoara. De uma forma ou de outra, a viagem leva em torno de 7 horas. A partir de Jijoca só passam os automóveis credenciados e autorizados. Em Jericoacoara é proibido o tráfego de automóveis não autorizados.

Todos os visitantes devem pagar uma taxa de permanência para ficar em Jericoacoara. Essa taxa pode ser paga lá mesmo, ou antecipadamente pela internet, ou providenciada pelo próprio hotel ou pousada. Saiba mais sobre a taxa de permanência em Jerí.

Onde se hospedar em Jericoacoara

A vila é pequena mas a rede de pousadas e hotéis é bastante significativa. O melhor mesmo é sempre ficar hospedado em Jericoacoara, para ter acesso direito à praia e aos bares e restaurantes do local. Há, contudo, a possibilidade de hospedagem em Jijoca e Preá. Nesses casos, é bom averiguar se o hotel ou pousada possui esquema de translado para a praia, uma vez que, como já dissemos anteriormente, apenas veículos credenciados podem transitar no local.

Nossas dicas de hotéis em pousadas em Jericoacoara

Vila Alegria

A cinco minutos de caminhada da praia de Jericoacoara e a 8 minutos do centrinho comercial, o Vila Alegria oferece acomodações com ar condicionado, TV a cabo, Wi-Fi e arrumação diária. Há piscina externa e uma equipe multilíngue para atender aos hóspedes, inclusive com assessoria para compra de ingressos para excursões e passeios. O Vila oferece também translado gratuitos para o aeroporto de Cruz, ao lado de Jericoacoara.

o que fazer em Jericoacoara
Quarto Casal Superior, no Villa Alegria

Star Hotel

Também a poucos minutos da praia de Jericoacoara, os 44 quartos do Star Hotel possuem ar-condicionado. O café da manhã é gratuito, assim como o Wi-Fi disponível na área comum. O hotel oferece ainda piscina e clube infantil, academia e recreação para as crianças. Há um terraço e um jardim e os hóspedes contam com arrumação diária nos quartos.

o que fazer em Jericoacoara
Quarto Casal Deluxe, no Star Hotel

La Villa Jericoacoara

Próximo às dunas da Praia de Jericoacoara, o La Villa Jericoacoara fica a oito minutos a pé da rua principal coberta de areia da vila. Os 10 quartos e bangalôs rústicos e chiques têm camas com dossel, acesso Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e frigobar, bem como varanda ou terraço com rede. Um quarto familiar inclui uma sala de estar separada com sofá-cama. Serviço de quarto disponível. O café da manhã é gratuito, e há um restaurante/bar com terraço. Oferece ainda uma sala de massagem e uma piscina externa com um solário ao ar livre. É possível alugar buggies.

o que fazer em Jericoacoara
Suíte Luxo, no La Villa Jericoacoara

Villa Jomael

Também ao lado da praia de Jericoacoara, o Villa Jomael oferece café da manhã continental gratuito e W-Fi nos quartos, todos com ar-condicionado. Há translado de ida e volta para o aeroporto e serviço diário de arrumação. O Villa Jomael conta com equipe multilíngue, spa, piscina externa, TV a cabo e serviço de babás no quarto – com sobretaxa. Há ainda um terraço e serviço de assistência para excursões.

o que fazer em Jericoacoara
Suíte Luxo, no Villa Jomael

Pousada do Norte

A 1 minuto a pé da praia, a Pousada do Norte tem com fachada de tijolos e corredores externos, também fica a 2,8 km da Pedra Furada. Os quartos simples e confortáveis, com acesso Wi-Fi gratuito, também incluem TV com tela plana e frigobar. Todos contam com redes, que ficam penduradas nas entradas dos corredores externos. O buffet de café da manhã gratuito é servido em uma área de refeições coberta com teto de palha, ao lado da piscina, que conta com um quintal com azulejos e espreguiçadeiras.

o que fazer em Jericoacoara
Quarto Standard, na Pousada do Norte

Gostou de nossas dicas? Veja  aqui outras opções de hotéis e pousadas em Jericoacoara e deixe seus comentários pra gente!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com