BlogHoteis.com

O que fazer em João Pessoa, um roteiro completo

Vai viajar e quer saber mais sobre o que fazer em João Pessoa? Veja nosso guia completo da segunda capital mais verde do mundo, conhecida também como “Porta do Sol, um dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro.

Aproveite a capital paraibana da melhor maneira possível, desde suas praias até o centro histórico tombado como patrimônio nacional. E lembre-se de reservar seu hotel em João Pessoa pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!

Veja os itens que fazem parte deste post:

O que fazer em João Pessoa
Culinária e restaurantes
Quando ir à João Pessoa
Como chegar em João Pessoa
Como se locomover na cidade
Melhores hotéis em João Pessoa

O que fazer em João Pessoa, sua viagem inesquecível

João Pessoa é conhecida como a Porta do Sol, exatamente por estar localizada no extremo oriente do continente. De maneira que fica na região onde o sol realmente nasce mais cedo. Logo, a primeira dica é não perder os horários matinais para aproveitar as belas praias características do Nordeste que se estendem por mais de 120 quilômetros de litoral.

A praia mais oriental de João Pessoa fica na Ponta do Seixas. É o local de onde se pode ver o nascer do sol antes de qualquer outra pessoa no continente. Mas, assim como em quase todos as demais praias da cidade, já por volta do meio da tarde a sombra chega à orla.

o que fazer em João Pessoa
Ponta do Seixas, em João Pessoa

A Praia do Cabo Branco é uma praia urbana em João Pessoa. A mais central da cidade, e também considerada um dos melhores destinos, a praia é muito bem servida de transporte público e tem uma estrutura de bares e restaurantes bem organizada.

De areia fina e dourada e mar levemente agitado, de águas cristalinas, a Praia do Cabo Branco é ótima para banho e para esportes náuticos. A natureza é bem preservada, com coqueiros e árvores, além de falésias. Na alta temporada, é muito procurada pelos turistas, sobretudo por jovens, que aproveitam para praticar esportes na areia.  

o que fazer em João Pessoa
Praia do Cabo Branco, em João Pessoa

Para quem quer praias longe do agito da região urbana, João Pessoa oferece ainda lindas opções, um pouco mais distantes.

Entre elas, estão a Praia do Bessa, a Praia do Coqueirinho, Praia de Tambaba, Tambaú e as próprias piscinas naturais de Picãozinho.

Os barcos e catamarãs partem de Tambaú e levam às piscinas formadas pela maré baixa, onde os visitantes podem nadar em meio aos peixes.

o que fazer em João Pessoa
Praia do Tambaú, em João Pessoa

História, artesanato e muito verde

Há muitas razões para visitar João Pessoa, além da estonteante beleza natural. A cidade é uma das mais antigas do Brasil e, em 2007, seu Centro Histórico foi reconhecido omo patrimônio nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

o que fazer em João Pessoa
João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil

São muitos os prédios de arquitetura preservada que devem ser visitados. Entre eles, destacam-se a Igreja da Misericórdia, com seu estilo mineirista, a Praça Anthenor Navarro, que apresenta o art-nouveau e art déco, e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em estilo barroco.

Passe ainda pela Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Basílica de Nossa Senhora das Neves e o Mosteiro de São Bento.

o que fazer em João Pessoa
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em João Pessoa

A cidade tem ainda o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, que preserva mais de 515 hectares de Mata Atlântica bem na área central.

Para completar, João Pessoa é considerada a capital nacional do artesanato. As feirinhas se espalham por vários bairros, entre eles o bairro de Tambaú, de onde partem os passeios para as piscinas naturais do Picãozinho. Mas o melhor mesmo é visitar o Mercado de Artesanato Paraibano.

Saiba onde comer em João Pessoa

Mercado Municipal

João Pessoa reúne o que há de melhor na tradicional comida nordestina. Por isso, nada melhor do que uma passada no Mercado Municipal para iniciar esse tour gastronômico pela cidade.

Várias barraquinhas de comida tradicional se espalham pelo mercado. Não deixe de experimentar o cuscuz com bode, uma especiaria muito apreciada pelos moradores locais. É possível também encontrar a forte buchada de bode nas mesmas barracas.

o que fazer em João Pessoa
O cuscuz de bode é um clássico da cidade de João Pessoa

Restaurantes

Se a preferência é pelo conforto dos restaurantes, o que não vão faltar são boas opções, para todos os tipos de paladares e bolsos.

Uma maneira de iniciar essa experiência gastronômica é pelo Boteco da Villa, um local não muito frequentado por turistas, mas que apresenta a verdadeira culinária nordestina, num local bem amplo e decorado como tradicional sítio do semiárido. Talvez seja um dos únicos locais em que você encontra pratos como o bode guisado e a galinha capoeira.

O que fazer em João Pessoa
A galinha capoeira é uma das especialidades do Boteco da Villa

Outra boa opção é apreciar a “panelinha” do Cozinha Roccia. Geralmente. o prato do dia é servido dessa maneira mesmo, dentro de uma panela pequena e sempre com uma opção típica da cidade.

Aproveite para conhecer o Roccia Bar no andar de baixo, onde são servidas porções e lanches, também com receitas tradicionais.

O que fazer em João Pessoa
Os guisados na panela são uma atração a parte no Cozinha Roccia

Se depois de tanto prato típico você sentir saudade da cozinha contemporânea, uma das melhores opções é tomar um bom vinho e ouvir boa música no Tramonto Wine Bar.

O famoso polpetone local pode ser acompanhado de um dos muitos vinhos da excelente carta da casa. Na dúvida, peça auxílio ao maitre para harmonizar seu prato. Há também bom espumantes.

A panacota de frutas vermelhas é uma grata surpresa.

o que fazer em João Pessoa
A panacota de frutas vermelhas é uma boa pedida no Tramonto Wine Bar

Quando ir, como chegar e como se locomover em João Pessoa

Quando ir à João Pessoa: melhor época para visitar

Quase sempre é um bom momento para visitar João Pessoa. A exemplo de todo Nordeste, as altas temperaturas predominam na região, até hoje nunca se aferiu menos de 15 graus. A média fica entre 26 e 29 graus, sempre com muita umidade no ar. Fuja do frio, vá para o Nordeste!

Se você pretende fugir da possibilidade de chuvas, saiba que é entre abril e julho que se registram os maiores índices pluviométricos – evite esses meses!

Como chegar em João Pessoa

A melhor maneira de chegar na capital da Paraíba é por meio dos voos que vão até o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na cidade limítrofe de Bayeux, dentro da região metropolitana e distante 13 km do centro.

O porto localizado em Cabedelo, na grande João Pessoa, também recebe barcos de médio porte e os cruzeiros que têm por destino a “Porta do Sol”.

Como se locomover na cidade

Dentro da cidade, o visitante encontra uma das melhoras estruturas de transporte urbano do Brasil. A frota de ônibus é nova e é possível percorrer toda a cidade com um único bilhete devido à integração das linhas (Sistema de Integração Temporal), assim como o trem, que percorre 30 estações, e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Hospede-se com elegância e charme na belíssima João Pessoa

Algumas das opções de hospedagem em João Pessoa:

Hardman Praia Hotel

Em frente à Praia de Manaira, o Hardman Praia Hotel dispõe de quartos modernos e casuais, equipados com Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e frigobar, além de cofre e escrivaninha. Os quartos de categoria mais alta têm varanda e sala de estar.

O que fazer em João Pessoa
Hardman Praia Hotel, em João Pessoa

O café da manhã e o estacionamento são gratuitos e há também um restaurante e um bar ao lado da piscina, com vista para a praia, além de uma sala de jogos e uma sala de ginástica.

Hotel Manaira

A apenas 13 minutos da praia, o Hotel Manaira está localizado em uma área animada, repleta de lojas e bares. Os quartos simples dispõem de TV tela plana, cofre e frigobar. As suítes têm sala de estar e os quartos de categoria mais alta fornecem cafeteira e geladeira de vinho.

o que fazer em João Pessoa
Hotel Manaira, em João Pessoa

O Wi-Fi está disponível, o café da manhã e o estacionamento são gratuitos. O Manaira oferece ainda 3 bares, além de academia, sauna e piscina externa na cobertura, com vista para a praia.

Hotel Village Premium

Ainda na praia de Manaira, o Hotel Village Premium oferece quartos casuais que contam com TV a cabo, Wi-Fi gratuito, frigobar e escrivaninha. Há um restaurante norte-americano com um terraço, além de um restaurante self-service.

O que fazer em João Pessoa
Hotel Village Premium, em João Pessoa

O hotel oferece ainda piscina externa com uma Jacuzzi, sala de massagens, academia e uma sala de brinquedos.

Nord Luxxor Tambaú

Situado em frente a uma das praias mais belas de João Pessoa, de onde partem os barcos e catamarãs para as piscinas naturais de Picãozinho, o Nord Luxxor Tambaú possui quartos contemporâneos, com decoração minimalista, Wi-Fi gratuito e TV tela plana.

o que fazer em João Pessoa
Nord Luxxor Tambaú, em João Pessoa

Os quartos de categoria mais alta têm área de estar e/ou banheira de hidromassagem. O estacionamento e o café da manhã são cortesia. O hotel oferece ainda um moderno restaurante-bar e um lobby sofisticado. Há também uma academia e uma piscina na cobertura.

Nord Class Cabo Branco

Na região central, o Nord Class Cabo Branco fica a poucos minutos do farol. O hotel dispõe de quartos simples e aconchegantes, com Wi-Fi gratuito, TV tela plana e frigobar.

o que fazer em João Pessoa
Nord Class Cabo Branco, em João Pessoa

Os quartos de categoria mais alta têm varanda mobiliada com vista para o mar. O buffet de café da manhã gratuito é servido em um bar/restaurante descontraído. Os hóspedes contam ainda com piscina no terraço, academia e playground. O estacionamento está disponível e animais de estimação são bem-vindos.

Gostou nas nossas dicas? Aproveite para conhecer nossas ofertas especiais de Hotéis em João Pessoa e curta o melhor da capital paraibana! Reserve já o seu hotel em até 12x sem juros!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com