BlogHoteis.com
o que fazer em Morro de São Paulo

O que fazer em Morro de São Paulo, na Bahia

Bahia, a “boa terra”, berço de Jorge Amado e Dorival Caymmi, ou, como dizem muitos artistas, “onde o Brasil é mais Brasil”. Muito mais que um estado do país, a Bahia é um “estado de espírito”, uma explosão de cultura, cores, gastronomia e belezas naturais, tais como o Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, na chamada Costa do Dendê. Descubra o que fazer em Morro de São Paulo.

Saiba mais sobre o Morro de São Paulo e a Bahia em outras publicações:

Morro de São Paulo, atração imperdível na Costa da Bahia

Top Cinco destinos para viajar

10 melhores praias do litoral da Bahia

O que fazer em Morro de São Paulo

Mar verdejante, faixas de areia com coqueiros, sol, água de coco, monumentos históricos, gastronomia única, biodiversidade e localizada ao redor da Ilha de Tinharé, na Bahia. Esse seria um bom resumo da vila do Morro de São Paulo, mas não faz jus aos encantos e programas do lugar.

O que fazer em Morro de São Paulo
Ilha de Tinharé, onde se localiza Morro de São Paulo

É preciso estar lá, ter a experiência de se hospedar na vila, conhecer de perto cada palmo de areia, cada pedra, cada degrau na subida do morro para entender um pouco a mágica sensação de deleite e prazer – com uma boa pitada de orgulho patriótico – de desbravar um dos lugares mais paradisíacos do Brasil.

A história de guerras e defesa territorial do local – desde a época em que toda região era povoada por índios tupinambás, passando pelos ataques franceses e holandeses, as investidas dos corsários e piratas – pode ser revisitada nos monumentos da região, seja a Fortaleza de Tapirandú ou o Farol de Morro de São Paulo.

Tudo isso é parte da história visceral do Brasil, de um povo que se forjou da disputa de cada palmo de território.

O que fazer em Morro de São Paulo
Famosa trilha que dá acesso ao Farol de Morro de São Paulo e à Tirolesa do Farol

A visita a esses e outros monumentos, como a Fonte Grande (maior sistema de abastecimento de água da Bahia Colonial) e a Igreja de Nossa Senhora da Luz (que guarda relíquias dos séculos XVII e XVIII e é a padroeira da vila), faz parte do roteiro histórico imperdível, entre os programas sobre o que fazer no Morro de São Paulo.

Praias enumeradas: não vá perder a conta

Nem só de história e cultura vive esse lugar paradisíaco. Suas praias atraem turistas como o mel atrai abelhas! Curiosamente, algumas não receberam nomes, são conhecidas ainda hoje como “Primeira”, “Segunda”, “Terceira” e “Quarta”, cada uma mais bela que a outra.

Ou, para ser mais exato, tão bela quanto a anterior, mas com características completamente diferentes, o que faz a alegria de todo tipo de visitante.

Primeira Praia

A começar pela Primeira Praia, que é a praia de chegada para quem se aventura pela Tirolesa do Farol. Foi também a praia que recebeu as primeiras casas de veranistas, hoje quase todas transformadas em pousadas, bares e restaurantes.

O que fazer em Morro de São Paulo
A Primeira é a praia de chegada para quem se aventura pela Tirolesa do Farol

Essa é também a praia dos esportes náuticos – apesar do mar tranquilo, há alguns pontos onde as ondas fortes favorecem o surfe.

Consulte aqui hotéis próximos à Primeira Praia.

Segunda Praia

A Segunda Praia pode ser considerada o “point” mais agitado da vila.

Muitos jovens caminhando, jogando vôlei, futevôlei ou apenas divertindo-se entre os muitos bares e restaurantes locais. É aqui onde rolam as festas noturnas que varam a madrugada.

O que fazer em Morro de São Paulo
A Segunda Praia é o “point” mais agitado da vila

Dizem que quem frequenta a Segunda Praia procura duas coisas: ver e ser visto.

Veja algumas opções de hotéis próximos à Segunda Praia.

Terceira Praia

A chamada Ilha de Caitá fica localizada em frente à Terceira Praia, também muito bem servida de bares e restaurantes.

O que fazer em Morro de São Paulo
A Terceira Praia é a mais procurada pela galera que curte mergulho livre

Essa é a praia mais procurada pela galera que curte um mergulho livre. Ao redor da ilhota existe uma biodiversidade incrível, que favorece essa prática. Equipamentos para o mergulho podem ser alugados na própria vila.

Confira os melhores hotéis próximos à Terceira Praia.

Quarta Praia

Muito longa e bem mais tranquila, a Quarta Praia convida ao descanso e à caminhada. O desejo é continuar andando pela areia que parece não ter fim. Mas tem. Se você caminhar até o fim da Quarta praia, chegará ao pequeno e bucólico vilarejo de Zimbo.

O que fazer em Morro de São Paulo
A Quarta Praia é muito longa e bem mais tranquila

A praia também é excelente para mergulho, uma vez que a barreira de corais forma piscinas naturais ao longo da orla. Ótima também para um descanso, uma soneca sob as árvores ou a leitura de um bom livro.

Consulte hotéis perto da Quarta Praia.

Praia da Gamboa

Quem procura ainda sinais da tranquilidade e simplicidade, pode se deslocar até a Praia da Gamboa, em uma caminhada que não leva mais do que 20 minutos.

O que fazer em Morro de São Paulo
Praia da Gamboa, ainda um reduto de pescadores, mas já com algumas pousadas e restaurantes

Ainda um reduto de pescadores, mas já com algumas pousadas e restaurantes, o lugar é quase uma viagem no tempo. Você vai se sentir como se voltasse algumas décadas e conhecesse a região antes de se tornar tão famosa.

Consulte as melhores opções de hospedagem perto da Praia da Gamboa

Restaurantes em Morro de São Paulo: sabores baianos

Meu amigo, minha amiga… Você está no baixo Sul da Bahia, na afamada “Costa do Dendê”. Então, entre as opções sobre o que fazer em Morro de São Paulo, certamente comer muito bem é um programa sem erro!

Muita culinária típica nos restaurantes, com frutos do mar, moquecas, bobós, acarajés, sarapatel, caldos (de sururu ou mocotó, para dar aquela fortalecida), caranguejos, ostras e muito mais. Contudo, é possível também encontrar cozinha internacional entre os restaurantes em Morro de São Paulo.

Acarajé do Braz

Ninguém sai do Morro de São Paulo sem antes passar pelo menos uma vez pelo famoso tabuleiro do Acarajé do Braz. Esqueça tudo que você já provou e que remeta aos sabores baianos.

O que fazer em Morro de São Paulo
Os acarajés do famoso tabuleiro do Acarajé do Braz

É na simplicidade dessa especialidade que o visitante vai finalmente saborear o verdadeiro e lendário acarajé. A partir das 16 horas, na rua da praia, o Acarajé do Braz começa a vender seus quitutes.

Ah! Lembre sempre: o acarajé “quente” é aquele muito mais apimentado do que o “frio”.

Cantina Barolo

Italianíssimo, assim como o proprietário Federico, o restaurante Cantina Barolo é um pedacinho da Europa em plena Bahia. Suas receitas, que podem ou não incluir frutos do mar, estão entre as mais concorridas na Terceira Praia.

Entre os pratos prediletos, é possível destacar a Polenta com Gorgonzola e Atum, o Nhoque 3 molhos e o Carpaccio. O menu degustação também é imperdível. Harmonize tudo com bons vinhos da carta do restaurante.

O que fazer em Morro de São Paulo
A Polenta com Gorgonzola é um dos pratos mais pedidos

Restaurante Passárgada

Pescados, frutos do mar e uma variedade de carnes, além de uma excelente carta de vinhos. Esse é o Restaurante Passárgada, no Caminho do Farol, que une cozinha mediterrânea e italiana aos inconfundíveis sabores dos temperos brasileiros.

O restaurante consegue, dessa forma, uma sutil e requintada variação em seus pratos com frutos do mar. Mas, para quem estiver com saudade de uma suculenta carne bovina, a picanha da casa é vedete no cardápio.

O que fazer em Morro de São Paulo
A picanha da casa é uma adas mais pedidas

Como se locomover em Morro de São Paulo

O único veículo que você vai usar na vila são suas pernas. Aliás, caminhar é um dos melhores programas entre tudo o que fazer no Morro de São Paulo.

De uma praia a outra até Gamboa, tudo é muito perto. Se quiser um pouco mais de exercício, pode ainda usar uma bicicleta para percorrer as distâncias na areia da praia.

Algumas caminhadas podem ser um pouco mais desafiantes, já que há muitos degraus para chegar a alguns lugares. Mesmo assim, cada esforço vai valer a pena para os que desejam levar as melhores lembranças desse local incomparável.

Prepare seu equipamento fotográfico para poder guardar imagens inesquecíveis, que certamente ficarão também na sua memória.

Quantos dias ficar e quando ir a Morro de São Paulo

Quantos dias ficar

Se quer mesmo conhecer os encantos de Morro de São Paulo, separe pelo menos uma semana de estada no local. Só assim você poderá desfrutar de dias de muito agito no fim de semana e da maior tranquilidade durante a semana. São dois momentos muito distintos na ilha, que recebe sempre um maior número de visitantes regionais a partir de sexta-feira.

Há também eventos culturais que acontecem durante a semana, principalmente às quartas-feiras, com música e apresentações de capoeira.

Quando ir

A Bahia é uma terra abençoada com o sol o ano todo e, em Morro de São Paulo, não é diferente. Os meses mais chuvosos são abril, maio e junho, que é o período considerado baixa temporada no local. Mas atenção: mesmo nesse período, é possível aproveitar as atrações naturais do local e (o melhor) com preços mais acessíveis.

O que fazer em Morro de São Paulo
Para conhecer Morro de São Paulo, o ideal é pelo menos uma semana

O ponto alto em Morro de São Paulo é o verão. A partir de novembro, a vila já começa a receber grande número de turistas do mundo todo, se preparando para as festas de fim de ano.

Acompanhada de muito sol, mas com temperaturas que dificilmente ultrapassam os 30 graus, a agitação vai até depois do carnaval. Isso porque, após as tradicionais festas de carnaval em Salvador, é muito comum grupos se deslocarem para Morro de São Paulo, a fim de curtir a “ressaca”, que vai de terça-feira até domingo. Ou seja, a festa não acaba na quarta-feira de cinzas…

Outro ponto alto do lugar é a Festa da Primavera, que acontece no feriado de 7 de setembro, com a apresentação de grandes nomes da música brasileira. Nesse período, a vila também costuma ficar bastante cheia.

Em resumo, seja na alta temporada, que começa em novembro e vai até março, ou na baixa temporada, é sempre bom reservar antecipadamente a sua hospedagem.

Como chegar a Morro de São Paulo

Morro de São Paulo fica a aproximadamente 300 km da capital Salvador. Por estar em uma ilha, não há como escapar de uma travessia marítima, mesmo que você decida ir por terra. As duas formas mais tradicionais de se chegar ao local é via aérea ou marítima.

O que fazer em Morro de São Paulo
O Terminal Marítimo fica em frente ao Mercado Modelo de Salvador

A primeira opção é feita por pequenos aviões que partem de salvador e aterrissam na ilha, depois de uma rápida viagem de aproximadamente 25 minutos. É também a opção mais cara e com a desvantagem de ser feita apenas por pequenos bimotores. Para quem não gosta de voar, pode ser bastante desconfortável.

Já para quem decide ir pelo mar, o Terminal Marítimo fica em frente ao Mercado Modelo de Salvador. Há sempre catamarãs e lanchas que podem fazer o trajeto até Morro de São Paulo. A viagem dura pouco mais de duas horas. Mas esse período pode sofrer alterações de acordo com o clima, os ventos e as condições do mar.

Quem decide ir de carro alugado deve seguir de Salvador até Itaparica e de lá até Valença, onde deverá deixar o veículo em um estacionamento pago por dia. De lá, toma-se uma embarcação para chegar até a Ilha de Tinharé e desembarcar em Morro de São Paulo.

Onde se hospedar em Morro de São Paulo

A vila não é tão grande, mas as opções de hospedagem são muitas. Desde o centrinho da vila, com acesso direto à Primeira Praia, até Gamboa, há boas hospedagens. A única escolha a fazer é se você prefere ficar mais perto do agito do local, na Primeira e na Segunda Praia, ou se prefere acomodações em locais mais tranquilos.

A segunda opção é recomendada às famílias, que podem escolher uma pousada mais para os lados da Terceira e da Quarta Praia, uma região geralmente mais tranquila.

Village do Dendê Chalés

Com 9 quartos e pé na areia da Praia da Gamboa, o Village do Dendê oferece traslado para o aeroporto, café da manhã e Wi-Fi gratuitos. Há serviço diário de arrumação e os quartos contam com ar-condicionado e canais de TV Premium.

O que fazer em Morro de São Paulo
Suíte standard, no Village do Dendê Chalés

Uma equipe multilíngue está sempre à disposição do hóspede, que também pode contar com uma biblioteca, um jardim e um belo terraço. Também há cofre na recepção.

Patachocas

O Patachocas é um resort que possui 72 quartos, com ar-condicionado, Wi-Fi, TV e serviço diário de arrumação, localizado na Quarta Praia.

O que fazer em Morro de São Paulo
Bangalô Master, no Patachocas Resort

O resort possui seu próprio restaurante e um bar à disposição dos hóspedes. Há ainda uma quadra de tênis, sala de jogos com fliperama, barracas para uso na praia, piscina infantil e parquinho para as crianças. O café da manhã é cortesia.

Pousada Mareia

Localizada próxima à Primeira Praia e com uma bela piscina externa, a Pousada Mareia oferece 25 quartos com ar-condicionado e Wi-Fi, arrumação diária e buffet gratuito de café da manhã.

O que fazer em Morro de São Paulo
Quarto Casal Standard, na Pousada Mareia

Há também serviço de lavanderia, armazenamento para bagagem e jornais diários no saguão. A pousada está próxima à praia e oferece um serviço de mensageiro aos hóspedes.

Hotel Portaló

Próximo à Igreja Nossa Senhora da Luz, o Hotel Portaló possui 23 quartos com Wi-Fi, TV e ar-condicionado. Oferece um restaurante e um bar/lounge, além de piscina externa, arrumação diária e serviço de lavanderia.

O que fazer em Morro de São Paulo
Chalé Luxo, no Hotel Portaló

Há equipe multilíngue e assistência com excursões e ingressos. Para as crianças, uma piscina infantil. Há ainda cofre na recepção e café da manhã grátis, bem como produtos de toalete.

Catavento Praia Hotel

Os 20 quartos do Catavento Praia Hotel são equipados com Wi-Fi e são arrumados diariamente. O hotel está ao lado da praia, bem próximo à Igreja Nossa Senhora da Luz, e possui restaurante próprio e piscina externa.

O que fazer em Morro de São Paulo
Apartamento standard, no Catavento Praia Hotel

O hotel oferece também quadra de tênis coberta e piscina infantil, além de serviço de traslado, guarda-sóis, berços, serviço de creche ou babá (sobretaxa) e café da manhã gratuito.

Gostou das dicas ou tem outras dicas para os viajantes? Deixe aqui os seus comentários!

Veja também outras opções de hotéis em Morro de São Paulo. Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com