BlogHoteis.com

O que fazer em Pirenópolis: dicas da cidade goiana

Sabe aqueles destinos com cara e jeito de cidade do interior? Pirenópolis, a cerca de 130 km de Goiânia, é exatamente assim. O destino, que fica no Centro-Oeste brasileiro, é perfeito para quem quer curtir dias de descanso e aproveitar o que a natureza e o clima de cidade pequena têm de melhor. Pirenópolis é aquele lugar para se desconectar e ver a vida passar em ritmo bem desacelerado.

o que fazer em Pirenópolis
Pirenópolis é aquele lugar para se desconectar e ver a vida passar em ritmo bem desacelerado

Abaixo, separamos dicas de o que fazer em Pirenópolis, cidade goiana que vem conquistado cada vez mais espaço no turismo. Vai visitar a cidade? Já adiantamos que cachoeiras e paisagens bucólicas vão fazer parte do seu roteiro, além, claro, de um Centro Histórico compacto e bem convidativo para o turismo.

Principais pontos turísticos e o que fazer em Pirenópolis

Chegando ao destino, dê uma volta pelo Centro Histórico. A área é apaixonante, com casas em estilo colonial e ruas de pedra. Repare nas janelas e portas de madeira, que dão um charme a mais para o Centrinho. Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e, depois, desbrave as ruelas no entorno. Os mascarados típicos das cavalhadas também são uma “atração” à parte no destino.

o que fazer em Pirenópolis
Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Dentre os prédios históricos se destacam também o Cine Pireneu, o Theatro de Pirenópolis e a antiga Casa da Câmara e Cadeia, que, atualmente, abriga o Museu do Divino. Continuando o tour pelas catedrais, conheça também a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo. Não deixe de percorrer a ponte do Rio das Almas, que tem uma vista incrível para a Igreja Matriz. Dica para quem curte fotografia: a ponte pênsil Dona Benta rende fotos bem interessantes.

o que fazer em Pirenópolis
Dentre os prédios históricos se destaca o Cine Pireneu

Claro que não poderíamos deixar de mencionar as cachoeiras de Pirenópolis, considerada, por muitos, os principais pontos de interesse do lugar, elas são um atrativo e tanto. Opções para tomar um banho de água doce gelada em meio à natureza não faltam. No total, Pirenópolis abriga mais de 80 cachoeiras. A boa notícia, para quem não quer encarar longas trilhas ou fazer muito esforço pra chegar até a água, é que a maioria delas é de fácil acesso, contando ainda com infraestrutura para receber os turistas. Vale lembrar ainda que as principais cachoeiras daqui estão em área particular e, por isso, é necessário adquirir ingresso para visita-las.

o que fazer em Pirenópolis
A cachoeira do Rosário é uma das mais visitadas

Dentre as cachoeiras, as mais procuradas e que valem a visita são: a cachoeira das Araras, cachoeira do Coqueiro e da Garganta, a cachoeira do Lázaro, a cachoeira do Rosário, a cachoeira do Salto Corumbá, a cachoeira do Abade, a cachoeira Meia Lua, cachoeira Paraíso e do Lobo, a cachoeira Santa Maria, a cachoeira da Usina Velha, a cachoeira Bonsucesso e as cachoeiras dos Dragões.

Seguindo com o tema natureza, vale conferir os finais de tarde no cerrado do Centro-Oeste brasileiro. Se o turismo em Pirenópolis for na época da seca, melhor ainda. Neste período, com o menor incidência de chuvas, o céu adquire tonalidades diferentes, indo do azul mais forte para o vermelho mais gritante. Um verdadeiro espetáculo! Recomendamos fortemente que você curta cada pôr do sol possível na região. Vale a pena fotografá-los também.

o que fazer em Pirenópolis
Os melhores lugares para conferir de camarote este espetáculo da natureza são a Igreja Matriz e o Pico dos Pireneus

Os melhores lugares para conferir de camarote este espetáculo da natureza são a Igreja Matriz e o Pico dos Pireneus. Deste último ponto, você verá toda a região do alto. Depois de ver tudo isso de perto, não restarão dúvidas de que as árvores secas do cerrado compõem muito bem a paisagem no pôr do sol.

Outro destaque é a culinária local, que é muito marcada pela presença do pequi. Outros pratos deliciosos e que valem a pena provar são as galinhadas, o empadão goiano, pamonhas (que podem ser doces ou salgadas), os biscoitos e doces caseiros. A Carne de Lata e Chapas Quentes têm diversas combinações e são ótimas para acompanhar aquela cervejinha gelada. Para degustar a gastronomia goiana, recomendamos a Venda do Bento, o Tempero do Rosário e a Fazenda Babilônia.

o que fazer em Pirenópolis
Outro prato delicioso e que vale a pena provar são as pamonhas

Pirenópolis é um destino que reserva espaço também para aqueles que querem conhecer a culinária de outros lugares do mundo. Com uma grande gama de opções, a cidade agrada a todos os tipos de amantes da boa gastronomia, até mesmo aqueles mais requintados. Claro que tudo vai depender do quanto o turista está disposto a gastar com alimentação.

Com uma vida noturna intensa, Pirenópolis é um destino bastante procurado para turismo de final de semana. Logo, as noites de sexta e sábado costumam ferver. São nestes dias que as ruas da cidade ficam tomadas, os bares ficam bem agitados e há grande procura pelos restaurantes. A chamada Rua do Lazer é repleta de mesas ao ar livre, onde há sempre cerveja gelada (incluindo até mesmo rótulos artesanais) e vinhos produzidos na região. Aproveite para curtir uma música ao vivo, colocar o papo em dia e fazer novos amigos.

o que fazer em Pirenópolis
Com uma vida noturna intensa, Pirenópolis é um destino bastante procurado para turismo de final de semana

Como toda boa cidade de Goiás, Pirenópolis tem muita personalidade, o que facilita a vida do turista que quer levar produtos locais e artesanatos típicos para a casa. É no Centro Histórico que você vai encontrar boas opções de lojas para adquirir peças e lembrancinhas únicas.

Alguns itens interessantes para investir são os mascarados das Cavalhadas, as pombas da Festa do Divino Espírito Santo, os tecidos com as cores de Piri, os vinhos produzidos na cidade, além, claro, de doces e biscoitos locais e produtos à base da castanha-de-baru.

Onde se hospedar em Pirenópolis

Depois das dicas de turismo em Pirenópolis, é a hora de escolher onde se hospedar no destino. Aproveite a vibe mais roots do destino e se jogue em hospedagens mais simples, porém aconchegantes. Destaque ainda para a hospitalidade local que compõe muito bem com a atmosfera acolhedora de Goiás. Aqui, facilmente, você vai se sentir em casa!

Veja, abaixo, 5 sugestões de lugares para ficar em Pirenópolis.

Pousada Gold

Na categoria 3 estrelas, a Pousada Gold tem 49 quartos disponíveis e oferece ao hóspede banheiro privativo, produtos de toalete grátis e cortinas blackout. Mesmo tendo uma estrutura mais compacta, o hotel é confortável e aconchegante, oferecendo ainda café da manhã, Wi-Fi e estacionamentos gratuitos. A staff do hotel não mede esforços para receber bem seus hóspedes.

o que fazer em Pirenópolis
Suíte Deluxe, na Pousada Gold

Dispõe também de restaurante, piscina descoberta, sauna a vapor, ar-condicionado, arrumação diária, jardim e assistência com excursões e ingressos. A cerca de 30 minutos de caminhada estão o Museu de Cavalhadas, o Museu da Família Pompeu, o Cine Pireneus, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e o Teatro de Pirenópolis.

Pousada das Cavalhadas

Situado no Centro Histórico e em um casarão de época, a Pousada das Cavalhadas é uma boa pedida para quem quer ficar muito bem localizado, próximo aos pontos importantes da cidade.

Além do Wi-Fi e do café da manhã free, os quartos da pousada contam com produtos de toalete grátis, minibar, TV de tela plana e serviço de TV via satélite.

o que fazer em Pirenópolis
Quarto casal básico, na Pousada das Cavalhadas

Daqui, é possível ir a pé, em menos de 10 minutos para lugares como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Theatro de Pirenópolis, o Cine Pireneus, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Museu de Cavalhadas, o Museu da Família Pompeu, o Estádio Municipal e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Pousada Recanto dos Manacás

Pousada Recanto dos Manacás é perfeita para quem quer ficar longe da muvuca e do agito da região central ou não liga de ficar um pouco mais afastado dos principais pontos turísticos. Com 6 quartos apenas, a Pousada tem estilo bem rústico inconfundível.

o que fazer em Pirenópolis
Chalé Panorâmico, no Pousada Recanto dos Manacas

Oferece Sauna a vapor, traslado local, arrumação diária, jardim, churrasqueiras, salão de banquetes e estacionamento grátis. Já os quartos contam com serviço diário de arrumação, banheiros privativos e minibar.

Chalés Terraviva

Com ares de sítio, os Chalés Terraviva também é uma opção da quem deseja descansar e quer curtir um clima mais rústico. Aqui, o hóspede se encontra a menos de 30 minutos de pontos de interesse como o Museu de Cavalhadas, o Museu da Família Pompeu, o Cine Pireneus, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Teatro de Pirenópolis e o Estádio Municipal.

o que fazer em Pirenópolis
Quarto Superior, no Chalés Terraviva

Com 19 quartos com banheiros privativos à disposição dos visitantes, o hotel conta com café da manhã, estacionamento e Wi-Fi gratuitos. Sua estrutura agrega ainda um restaurante e um bar, piscina descoberta, sauna a vapor, ar-condicionado, arrumação diária, jardim e área para piquenique.

Pousada Arvoredo

2,5 estrelas, a Pousada Arvoredo é um lugar bacana para quem deseja tranquilidade. O Museu de Cavalhadas, o Museu da Família Pompeu, o Cine Pireneus, o Estádio Municipal, o Theatro de Pirenópolis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Santuário da Vida Silvestre Vagafogo, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e o Morro Santa Bárbara são alguns dos lugares interessantes que ficam nas imediações.

o que fazer em Pirenópolis
Quarto casal standard, na Pousada Arvoredo

Os 14 quartos do estabelecimento contam com banheiro privativo, produtos de toalete grátis, serviço diário de arrumação e TV LCD. A pousada tem ainda piscina descoberta, área para piquenique, armazenamento para bagagem e guarda-volumes, além de oferecer café da manhã, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Gostou da nossa seleção das melhores atrações em Pirenópolis ?

Já conhecia algumas dessa lista? Comente aqui abaixo e compartilhe as nossas dicas com os seus amigos.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com