BlogHoteis.com

O que fazer em Recife: roteiro completo

Recife, capital do estado de Pernambuco, oferece belíssimas praias, uma vida cultural intensa, muita riqueza histórica e uma gastronomia de qualidade. Confira, nesse roteiro completo, as principais dicas de o que fazer em Recife, a terra do frevo.

O que você verá neste guia:

O que fazer em Recife: roteiro completo

Culinária típica nordestina: onde comer em Recife

Quantos dias ficar no destino e quando ir a Recife

Como se locomover em Recife

Como chegar a Recife

Onde se hospedar em Recife: as melhores regiões da cidade

Hotéis e pousadas em Recife: onde ficar na cidade

O que fazer em Recife: roteiro completo

Quem visita a capital pernambucana jamais esquece o Centro Histórico do Recife Antigo, a Praia de Boa Viagem, eternizada na canção “La Belle de Jour” de Alceu Valença, e outros pontos turísticos.

Uma das melhores opções no Recife Antigo é caminhar pela Rua do Bom Jesus, com casas inspiradas na arquitetura holandesa e galerias de arte pelo caminho.

Não deixe de conhecer o Observatório Cultural Torre Malakoffna Praça do Arsenal, e o Teatro Apolo, o mais antigo cinema da cidade.

o que fazer em Recife
A rua do Bom Jesus tem casas inspiradas na arquitetura holandesa e galerias de arte pelo caminho

O Parque de Esculturas Francisco Brennand, construído em um recife, em frente ao Marco Zero da cidade, também é imperdível.

Outra boa opção para quem quer conhecer mais sobre a cultura local é visitar o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. Tombada pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco, sua sede é um antigo casarão do século 19, localizada às margens do rio Capibaribe. O museu possui programação com exposições de artistas brasileiros e internacionais.

Uma das maiores atrações turísticas da região é a Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo. Construída entre os anos de 1665 e 1767, a Basílica possui arquitetura barroca, com uma nave única.

o que fazer em Recife
Uma das maiores atrações turísticas da região é a Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo

Na direção de Olinda, no bairro de Boa Vista, vale a pena visitar o Espaço Pasárgada, antiga casa do avô de Manuel Bandeira, onde o poeta passou a infância. O acervo reúne reproduções, obras originais, fotografias e artigos de jornal do escritor. No local, também funcionam o Cine Pasárgada e o Café em Pasárgada.

No bairro da Imbiribeira, o visitante encontra a única lagoa natural da cidade, a Lagoa do Araça. É uma das principais atrações de Recife.

Além de extensa área verde em torno da lagoa, há, no local, parques infantis, pista de corrida, ciclovia, minicampo de futebol, quadra esportiva e ainda dois mirantes.

o que fazer em Recife
A Lagoa do Araça, é uma das principais atrações em Recife

Para quem não perde uma balada, a capita pernambucana oferece várias opções. Entre as mais famosas, o Clube Metrópole apresenta uma programação diversificada, com shows de artistas locais, nacionais e internacionais, além de festas temáticas com a presença de DJ’s.

Praias

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa de Recife e se localiza no bairro de mesmo nome. Quem gosta de caminhar, pedalar ou apenas sentar na areia e contemplar a bela vista tem no local o ambiente perfeito.

No fim do dia, uma boa opção para comprar lembranças é a Feira de Artesanato e Alimentação, que acontece na Praça Boa Viagem.

o que fazer em Recife
A Praia de Boa Viagem é a mais famosa de Recife

Recife possui apenas duas praias, sendo a Praia do Pina a continuação da Praia de Boa Viagem. Por isso, é comum que os turistas aproveitem também praias de outras localidades próximas, como Porto de Galinhas, Calhetas e Carneiros.

Compras

Como toda grande cidade, Recife oferece diversas opções de centros de compras e lazer. O bairro de Santo Amaro, por exemplo, conta com um comércio forte, como o Shopping Center Tacaruna, que possui mais de 250 lojas e quiosques, praça de alimentação, oito salas de cinema e um estacionamento com mais de 2.600 vagas.

Já no Bairro Boa Vista, o lugar certo para fazer compras é o Shopping Boa Vista. O local conta com mais de 200 lojas, duas praças de alimentação, seis salas de cinema e uma loja de games.

Depois de ficar sabendo dessas dicas do que fazer em Recife, nada melhor do que degustar um bom prato típico da culinária pernambucana, não acha?

Culinária típica nordestina: onde comer em Recife

Recife é bastante famosa por seus pratos típicos, especialmente o bolo de rolo, uma espécie de rocambole com recheio bem fino de goiabada. Mas a capital pernambucana ainda guarda outras surpresas para atender os mais diversos paladares.

o que fazer em Recife
Recife é bastante famosa por seus pratos típicos, especialmente o bolo de rolo

Experimente o bolo de rolo e outros doces locais, além de diversos pratos típicos como a buchada de bode e o escondidinho de macaxeira.

Recife tem diversos locais de alimentação que servem pratos típicos, salgados e doces. Confira:

  1. Entre Amigos O Bode

Entre Amigos O Bode possui duas unidades, uma em Boa Viagem e outra em Espinheiro.

A unidade de Boa Viagem possui no cardápio carnes, massas e pescados, além de petiscos e cervejas, servido em espaço amplo com varanda e playground.

o que fazer em Recife
No restaurante Entre Amigos O Bode, a dica é experimentar o escondidinho de charque gratinada

Certamente, um dos melhores restaurantes de Boa Viagem para quem tem filhos, com novo espaço kids.

Os clientes elogiam o bom atendimento, a música ao vivo e a comida maravilhosa. A dica é experimentar o escondidinho de charque gratinado, o bode assado e o rubacão.

  1. Seu Luna Restaurante e Bar

Seu Luna Restaurante e Bar é um boteco acolhedor que serve cervejas artesanais e menu de especialidades brasileiras de pratos e tábuas mistas.

Localizado próximo ao bairro da Imbiribeira, o restaurante serve à moda antiga, fiel às origens pernambucanas.

o que fazer em Recife
Seu Luna Restaurante e Bar é um boteco acolhedor que serve cervejas artesanais e menu de especialidades brasileira

O ambiente é simples, mas não se engane, pois é uma ótima opção para quem busca comida regional. Até por isso vive lotado! Destaque do cardápio para o Chambaril.

Além disso, o restaurante também serve outras delícias típicas da cozinha nordestina, como rabada, galinha de cabidela e buchada de bode. Vale a pena conferir pela comida e pelo bom atendimento.

  1. Casa dos Frios

Quem quer experimentar o melhor bolo de rolo de Recife precisa conhecer a Casa dos Frios.

Considerada um empório gourmet, a Casa dos Frios possui duas unidades, uma no bairro de Boa Viagem e outra em Graças.

o que fazer em Recife
A dica é provar a cocada cremosa da Casa dos Frios

Aqui, o bolo de rolo é preparado com maestria. Tanto que, além do recheio de goiabada, tem ainda as opções de chocolate e doce de leite.

Os produtos estão sempre frescos e muito gostosos. Além do bolo de rolo, a dica é provar o brioche de queijo do reino e também a cocada cremosa.

Quantos dias ficar no destino e quando ir a Recife

A cidade de Recife é uma das maiores metrópoles do nordeste e, por isso, oferece diversas manifestações culturais para seus visitantes. O carnaval certamente é uma delas.

Esse feriado atrai multidões de turistas em busca de dias de descontração e muita festa. Sabemos que o Brasil tem inúmeros destinos famosos por seus carnavais, mas Recife promete momentos de folia inesquecíveis para os turistas.

o que fazer em Recife
Apesar do Carnaval ser o destaque de Recife, a cidade é um excelente destino turístico em qualquer época do ano

Os galos gigantes, feitos por artistas locais, ficam espalhados em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida Rio Branco e a Praça do Diário. Eles alegram o famoso desfile do Galo da Madrugada.

Vale a pena saber mais dicas para curtir o Carnaval de Recife e Olinda.

Apesar do carnaval ser o destaque de Recife, a cidade é um excelente destino turístico em qualquer época do ano, graças ao clima tropical e ao povo acolhedor.

Um roteiro de 3 dias é o mínimo para ficar em Recife. Caso tenha mais tempo, vale a pena programar um roteiro de 7 dias, assim você garante passeios a lugares próximos à capital pernambucana, como Olinda e Porto Seguro, tendo um tempinho extra para aproveitar tudo em Recife.

Como se locomover em Recife

Recife é uma cidade grande, portanto, o trânsito é intenso. O metrô ainda não atende diversos locais da capital. São apenas duas linhas que contam com um serviço de integração com ônibus.

o que fazer em Recife
Recife é uma cidade grande, portanto, o trânsito é intenso

A capital pernambucana possui muitos ônibus, cada um indo para uma direção diferente da cidade, mas podem ser demorados. De qualquer maneira é um meio mais barato para se locomover em Recife.

A outra opção é alugar um carro ou mesmo contratar os serviços de motoristas por aplicativos ou táxis. Existe ainda a alternativa de alugar bicicletas em diversos pontos espalhados pela cidade, como na região de Boa Vista, por exemplo. Mais de uma empresa oferece o serviço.

Como chegar a Recife

Quem vem de avião para Recife deve desembarcar no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre que fica localizado a cerca de 10 km do centro de Recife. Já o Terminal Rodoviário de Recife fica a uma distância de 18,3 km do aeroporto.

O aeroporto serve como meio de chegada também para quem viaja para cidades vizinhas como Olinda, Porto de Galinhas ou Maragogi, além de ser ponto de escala para Fernando de Noronha.

o que fazer em Recife
Quem visita a capital pernambucana, jamais esquece o Centro Histórico do Recife Antigo

Para sair do aeroporto, você pode optar por metrô ou ônibus. Também ficam à disposição pontos de táxis e motoristas de aplicativos. Vale lembrar que a maioria dos hotéis ficam próximos do Aeroporto.

Para quem chega em Recife de ônibus, a distância é maior. A Rodoviária de Recife fica na Várzea, um bairro mais afastado da região hoteleira. Há ainda a possibilidade de visitar Recife através de cruzeiros marítimos que por vezes desembarcam na capital.

Onde se hospedar em Recife: as melhores regiões da cidade

Com excelentes opções em hospedagens, é fácil encontrar hotéis e pousadas em Recife. As praias de Boa Viagem e Pina são as localizações que concentram as melhores opções.

A Rede Pontes Hotéis, por exemplo, possui dois dos seus empreendimentos localizados nessa área. O Hotel Atlante Plaza, em frente a praia de Boa Viagem e o Mar Hotel Conventions, a 7 minutos do aeroporto.

Boa Vista

Boa Vista é um bairro de Recife localizado na área central da cidade. Possui uma grande importância histórica, porque ainda guarda construções da época em que a cidade foi ocupada pelos holandeses.

Além disso, o bairro também serviu de abrigo para judeus antes da Segunda Guerra Mundial.

o que fazer em Recife
Boa Vista é um bairro de Recife localizado na área central da cidade

Compare os preços e escolha as melhores opções de hotéis no bairro de Boa Vista.

Santo Amaro

O bairro de Santo Amaro fica localizado entre centro e zona norte da cidade de Recife, ao lado da cidade de Olinda.

Ele surgiu em 1681, após a expulsão dos holandeses e com a construção de uma capela para Santo Amaro das Salinas sobre as ruínas do Forte das Salinas.

Compare os preços e escolha as melhores opções de hotéis no bairro de Santo Amaro.

Recife Antigo

O Recife Antigo é um bairro central de Recife, onde fica localizada a parte leste do centro histórico da cidade.

A principal atração turística da região é o Marco Zero de Recife, situado na Praça Rio Branco, às margens do encontro dos rios Capibaribe e Beberibe com o Oceano Atlântico.

o que fazer em Recife
A principal atração turística da região é o Marco Zero de Recife, situado na Praça Rio Branco

Compare os preços e escolha as melhores opções de hotéis próximos ao Recife Antigo.

Imbiribeira

Localizado na zona sul de Recife, o bairro Imbiribeira abriga a única lagoa natural da cidade, a do Araçá. O seu nome significa bosque em tupi e o bairro foi fundado em 1960, nas terras em que ficava o antigo Sítio da Barreta, onde existia um engenho e um depósito de açúcar, fundado em 1630.

Compare os preços e escolha as melhores opções de hotéis no bairro de Imbiribeira.

Hotéis e pousadas em Recife: onde ficar na cidade

Agora que já sabe sobre as melhores regiões para se hospedar, que tal conferir uma lista com os melhores hotéis da cidade?

Vamos começar com as opções de hotéis em Recife para passar feriados e férias na cidade. Afinal. Há muito o que fazer em Recife e você e sua família merecem todo o conforto durante a estadia na cidade.

Com classificação luxo, o Mercure Recife Mar Hotel Conventions oferece loja de conveniência, academia, business center, parquinho e outras comodidades. Fica perto da Praia de Boa Viagem.

o que fazer em Recife
Suíte Especia, no Mar Hotel Conventions Recife

Ainda próximo de Boa Viagem, o Golden Tulip Recife Boa Viagem tem um ótimo custo-benefício. Disponibiliza academia, espaço para conferência, piscina infantil e outros recursos.

o que fazer em Recife
Quarto casal luxo, no Grand Mercure Recife Boa Viagem

Na mesma região, com classificação econômica o Hotel Enseada Aeroporto disponibiliza loja de conveniência, ar condicionado, equipe multilíngue e outras comodidades.

o que fazer em Recife
Quarto Casal, no Hotel Enseada Aeroporto

O Recife Praia Hotel, de classificação intermediária, oferece piscina externa, dez salas de reunião, academia, equipe multilíngue e mais. Fica na Praia de Pina.

Mais opções

Recife tem hospedagens para todos os tipos de viajantes. Se você vai viajar com seus parentes, consulte os hotéis para famílias. Se pretende não gastar muito, veja os hotéis mais baratos em Recife.

Se a sua intenção é uma hospedagem com café da manhã grátis, dê uma olhada na seleção dos hotéis que oferecem essa cortesia.

Gostou nas nossas dicas?

Aproveite para reservar seu hotel em Recife pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com