Santos está localizada no litoral sul do estado do São Paulo, a cerca de 80 km da capital paulista. Confira nesse guia de viagem as principais dicas sobre o que fazer em Santos, maior cidade do litoral paulista e uma das mais procuradas pelos turistas.
Não deixe de conhecer nossas outras dicas sobre a cidade:
• Descubra os melhores restaurantes em Santos-SP
• Turismo em Santos: tudo sobre a cidade paulista
• Top 7 hotéis em Santos: os melhores para seu conforto
• As 5 melhores praias de Santos: atrações e hotéis
Aproveite para reservar seu hotel em Santos pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!
O que você verá neste guia:
• Saiba tudo o que fazer em Santos
• Gastronomia: onde comer em Santos
• Quantos dias ficar no destino e quando ir a Santos
• Onde se hospedar em Santos: as melhores regiões da cidade
• Hotéis e pousadas em Santos: onde ficar na cidade
Saiba tudo o que fazer em Santos
Santos possui 7 km de praias, sendo um dos principais destinos para quem busca viajar para o litoral paulista. Sua orla urbanizada possui o maior jardim à beira-mar do mundo, segundo o Guinness Book (Livro dos Recordes).
As praias santistas são rodeadas de prédios, hotéis, comércios e restaurantes. Entre as mais badaladas, estão as praias do Gonzaga, José Menino, Aparecida, Embaré e Ponta da Praia.

Além das praias, o turista encontra muito o que fazer em Santos. Inclusive, o turismo na cidade é muito mais do que você imagina.
Para quem curte mergulhar, a Laje de Santos é um dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro. Possui excelente visibilidade e grande diversidade marinha. É comum o turista avistar golfinhos, aves marinhas e, dependendo da época do ano, até baleias!
Uma das melhores atrações para toda a família é o Aquário Municipal de Santos, segundo parque público em visitação de todo o estado de São Paulo. Localizado na Ponta da Praia, próximo ao Porto de Santos, ele é local de partida para a travessia Santos-Guarujá de ferry boat.

O aquário abriga centenas de espécies raras de águas doce e salgada de diversas partes do mundo. Entre as principais atrações, estão Fraldinha, o primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil, e Abaré Inti, o simpático leão-marinho que encanta os visitantes. Ainda há diferentes espécies de tubarões, arraias, tartarugas e lobos marinhos.
Outro ponto imperdível é o Museu do Café, com exposições sobre a história do café no Brasil, bem como aulas sobre café e curso de barista. Vale ainda visitar o Orquidário Municipal, no bairro José Menino, que possui milhares de orquídeas e animais soltos, como cutias e pavões, além da Trilha do Mel, Jardim Sensorial e Viveiro.

Se você curte passear por parques, outra excelente dica é o Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro. Oferece extensa área verde com lagos, alamedas para práticas esportivas e playground.
Centro Histórico
O Centro Histórico de Santos é fantástico para se conhecer mais sobre o passado e revisitar os monumentos que fizeram época. O Teatro Coliseu, por exemplo, é o maior da cidade, com capacidade para 1 mil espectadores. Possui camarotes e detalhes da Art Noveau, além de uma belíssima arquitetura clássica glamorosa.

Ainda no Centro Histórico, vale a pena conhecer o Panteão dos Andradas, o Monte Serrat e a Estação do Valongo. A Catedral de Santos é uma das mais visitadas, não deixe de conferir esse templo religioso!
Agora que você já sabe o que fazer em Santos, que tal apreciar a culinária paulista e caiçara nos melhores restaurantes da cidade?
Gastronomia: onde comer em Santos
Como você viu, não faltam atrativos turísticos em Santos e a gastronomia local certamente é um deles. Por isso, fizemos um post com as dicas gastronômicas da estância balneária para que você descubra os melhores restaurantes em Santos.
Elo Gastronomia
O Elo Gastronomia é um restaurante casual com ambiente aconchegante, no bairro do Gonzaga. Oferece, no cardápio, desde entradas até um menu de 7 etapas, elaborado pelo chef, além de sobremesas. Possui adega com mais de 120 rótulos de vinhos.

Nesse, que é um dos restaurantes mais bem avaliados pelos visitantes, experimente o pato com purê de batatas e pera, incrivelmente saboroso! O crème brulée mineiro também merece elogios.
O restaurante fica a 2,9 km do Aquário Municipal de Santos.
J. Garcia
O espaço gastronômico J.Garcia, especializado em frutos do mar, é um restaurante acolhedor, tranquilo e diferenciado na Ponta da Praia. Com a fachada voltada para o mar, o visitante poderá contemplar a movimentação de navios e barcos.

O proprietário Jacinto Garcia, português de Coimbra, empresta ao restaurante seu nome e sua experiência no ramo há mais de 20 anos. Os pratos são muito saborosos, segundo as avaliações dos clientes. A sugestão é provar o peixe com crosta de amêndoas, farofa de banana e risoto de alho poró. Muito bom!
República Fish n’Grill
O República Fish n’Grill reúne em um único restaurante as especialidades de uma temakeria e de uma hamburgueria, complementando o cardápio com milk-shakes sofisticados e sobremesas saborosas. Ambiente aconchegante, com equipe atenciosa, oferece excelente custo/benefício para quem visita Santos. As avaliações dos clientes são as melhores possíveis.

Experimente o hambúrguer de cupim e a porção de mini temakis. O local é a prova de que é possível misturar gastronomias distintas e acertar na qualidade! Fica localizado perto da praia do José Menino.
Quantos dias ficar no destino e quando ir a Santos
A estância balneária fica lotada de turistas no verão, nos fins de semana e feriados prolongados. Sua proximidade com a capital faz com que Santos seja o refúgio preferido dos paulistanos nas brechas do calendário.
Agora, se você prefere escapar de tanto agito, a sugestão é ir durante a semana ou durante a baixa temporada, no outono e no inverno.

Mesmo em dias chuvosos, há passeios para fazer em Santos, como visitar o Aquário, museus e templos religiosos.
Um roteiro de 2 dias é o mínimo para ficar em Santos. Caso tenha mais tempo, vale a pena programar um roteiro de 5 dias. Assim, você garante passeios a lugares próximos à estância balneária, como Guarujá, tendo um tempinho extra para aproveitar.
Como se locomover em Santos
É muito fácil se locomover por Santos, uma vez que a cidade conta com linhas de ônibus que atendem toda a cidade. Além disso, a estância balneária é plana e cortada por canais, do 1 ao 7, sendo que o canal 1 é próximo de São Vicente e o canal 7, perto do Porto e da cidade de Guarujá.
Há também grande oferta de táxis e aplicativos para pedir carros com motoristas.

O turista pode ainda se deslocar a pé ou de bicicleta, já que a orla da praia conta com ciclovia. Fica a dica para quem quiser dar uma pedalada, parar num quiosque e se refrescar com água de coco. Passeio obrigatório no verão! Aproveite para alugar uma bicicleta em alguns pontos da cidade, como Gonzaga e Boqueirão.
A linha turística de bondes é uma graça e os visitantes podem passear pela cidade numa verdadeira viagem ao passado. Os bondes elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem 5 km no Centro Histórico em cerca de 40 minutos, em um roteiro monitorado por guias de turismo.
Como chegar em Santos
Quem deseja ir a Santos, poderá usar as rodovias que cortam o estado de São Paulo, sendo essa uma forma bastante rápida. As companhias de turismo também realizam muitas viagens de ônibus para Santos, já que existe muita procura.

Santos não possui aeroporto próprio. Os mais próximos são os de São Paulo: Aeroporto de Congonhas ou Aeroporto de Guarulhos. De lá, o turista deverá seguir de ônibus ou carro para o litoral sul do estado.
Santos também possui o maior porto da América Latina e de lá partem os navios de cruzeiros quando aberta a temporada de verão.
Onde se hospedar em Santos: as melhores regiões da cidade
Com excelentes opções em hospedagens, é fácil encontrar hotéis e pousadas em Santos.
A região do Gonzaga concentra os melhores hotéis, por ser um bairro nobre, próximo de shoppings e da praia do Gonzaga, uma das mais famosas. A Ponta da Praia também possui localização estratégica para se hospedar, por conta da proximidade com o Guarujá.
Mas a oferta de hospedagens não se limita a essas duas regiões. Há diversas opções também no Boqueirão e já próximo a São Vicente.
Ponta da Praia
A Ponta da Praia é uma região na cidade de Santos considerada área nobre. No local, fica o Aquário Municipal de Santos e o Museu de Pesca.

Quanto à praia, sua areia é mais compacta e fofa, além de a região ser mais tranquila. No geral, o mar tende a ser mais calmo, mas é comum ver ressacas na região.
Confira as melhores opções de hotéis próximos à Ponta da Praia.
Gonzaga
A praia do Gonzaga fica lotada no verão. Conta com ciclovia e bem próxima a ela está o Miramar Shopping, um dos principais da cidade.
A alguns minutos da praia, está a Praça da Independência. Coração do bairro, a praça conta com o Monumento aos Andradas, além de ser o local para muitos eventos na cidade. O comércio ao redor é bem desenvolvido, sendo uma boa opção de passeio para antes ou depois da praia.

Há várias opções de barracas e quiosques para se alimentar. À noite, as melhores pedidas são os bares da região.
Com acesso facilitado, a praia do Gonzaga fica em um dos bairros com mais hotéis da cidade, sendo uma ótima opção de destino turístico.
Compare os preços e escolha as melhores opções de hotéis próximos à praia do Gonzaga.
Boqueirão
A praia do Boqueirão fica localizada no bairro com o mesmo nome, na zona leste de Santos. No entorno da praia, os turistas encontram os bares e restaurantes mais badalados da região, que sempre fica movimentada ao anoitecer.
Durante a alta temporada, suas areias finas e brancas ficam lotadas. Possui uma excelente estrutura, assim como as demais praias vizinhas, com quiosques, barracas, banheiros, chuveiros e grupo de salvamento marítimo.

Para quem quiser conhecer melhor a região, na avenida paralela à orla, por exemplo, fica a Pinacoteca de Santos. Mas se você quer aproveitar uma balada, a Moby Dick é uma casa noturna de ambiente diferenciado e refinado.
Escolha as melhores opções de hotéis próximos à praia do Boqueirão.
Hotéis e pousadas em Santos: onde ficar na cidade
Agora que você já sabe quais são as melhores regiões para se hospedar, que tal conferir uma lista com os melhores hotéis da cidade?
Vamos começar com os melhores hotéis em Santos para passar feriados e férias na cidade. Afinal, você e sua família merecem todo o conforto durante a estada na cidade.
Comfort Hotel Santos
O Comfort Hotel Santos é a opção mais próxima do Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia, e tem ótima estrutura. Além de piscina externa, oferece restaurante, bar, business center e academia. Os quartos são limpos, organizados e com boa iluminação.

Ibis Santos Gonzaga
O Ibis Santos Gonzaga tem ótima localização e quartos limpos e organizados. Também conta com restaurante, bar e recepção 24 horas. Fica próximo à Praia do Boqueirão, possui estacionamento, tem café da manhã disponível e aceita animais de estimação.
Carina Flat Hotel
No Carina Flat Hotel, localizado no bairro de Aparecido, você encontra quartos com ótimos espaços, inclusive com cozinhas estilo americano. O local também tem jardim e oferece café da manhã, Wi-Fi e estacionamento grátis.

Casa de Pedro
Próximo ao Museu do Café e à Vila Belmiro, a Casa de Pedro é uma guesthouse com classificação econômica. Disponibiliza armazenamento para bagagem, ar-condicionado, TV a cabo, piscina externa, translado do aeroporto, churrasqueiras e outras facilidades.
Hotel Imperador
O Hotel Imperador, por sua vez, é o mais indicado como alternativa econômica da região e, ainda assim, fica perto da praia. Conta com sala de reunião, terraço e arrumação diária, além de quartos bem decorados e aconchegantes. Fica no bairro de José Menino.

Mais opções
Santos tem hospedagens para todos os gostos e bolsos. Se você vai viajar com seus parentes, consulte os hotéis para família. Se pretende não gastar muito, veja os hotéis econômicos em Santos, com diárias a partir de R$ 75. Se a sua intenção é hotéis com café da manhã, dê uma olhada nessas opções.
Adicionar Comentário