BlogHoteis.com
o que fazer em São Sebastião

O que fazer em São Sebastião, no litoral de São Paulo

Muito próxima da cidade de São Paulo, mas longe do agito e da turbulência da capital paulista, há muito o que fazer em São Sebastião, uma das poucas estâncias balneárias do estado de São Paulo – título conferido graças à infraestrutura que ela oferece aos turistas e a suas belíssimas e inesquecíveis praias.

Neste post, organizamos um guia completo sobre o que fazer em São Sebastião para você aproveitar da melhor forma a sua estada nesse pedaço de paraíso, localizado entre Caraguatatuba e Bertioga, em frente à maravilhosa Ilhabela.

Conheça ainda outras ótimas dicas:

As 7 melhores praias em São Sebastião, SP

As melhores dicas de restaurante em São Sebastião

As 14 melhores pousadas em São Sebastião

As melhores praias do litoral norte de São Paulo

Aproveite para fazer sua reserva e uma das pousadas e hotéis indicados por Hoteis.com.

Neste guia, você vai encontrar:

• O que fazer em São Sebastião, joia do litoral norte de São Paulo

• Tudo de mais delicioso: uma culinária especial

• Como se locomover em São Sebastião

• Quantos dias ficar e quando ir para São Sebastião

• Como chegar em São Sebastião

• Onde se hospedar em São Sebastião

O que fazer em São Sebastião, joia do litoral norte de São Paulo

Sejamos claros: seja para um descanso rápido de fim de semana, feriado prolongado ou ainda para uma boa temporada de férias, São Sebastião é uma ótima pedida!

Para aqueles que têm predileção pelo litoral, geralmente a intenção é intercalar momentos de descanso com alguma agitação e descontração, num local que não seja muito distante de seu ponto de partida, com opções que possam ir ao encontro de suas possibilidades financeiras. E, claro, o melhor é que o passeio seja inesquecível.

o que fazer em São Sebastião
São Sebastião é uma das poucas estâncias balneárias do estado de São Paulo

Então, sejamos práticos, São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, é o destino perfeito.

A cidade está há aproximadamente 200 km da capital paulista, com duas ótimas opções para descer a serra: uma por Mogi das Cruzes, acessando a cidade pelo lado sul, e outra descendo a renovada rodovia Tamoios até Caraguatatuba, com acesso pelo lado norte do balneário.

Aliás, é bom que se reforce a informação de que São Sebastião é um balneário, porque esse é um título concedido apenas às cidades que reúnem criteriosas condições de atendimento ao público, limpeza das atrações e qualidade de suas praias.

Nos quase 100 km de extensão da orla, São Sebastião oferece lugares muito tranquilos, com clima familiar, como as praias de Barequeçaba, Guaecá e Juquehy, e um dos mais agitados points de todo o litoral norte, Maresias.

o que fazer em São Sebastião
Um dos mais agitados points de todo o litoral norte é Maresias

Há ainda praias com acesso por condomínio, como a Calheta, e outras que mesclam muita tranquilidade na orla com o agito de um shopping center, como é o caso de Boiçucanga.

Ao visitante, não vai faltar opções de descanso ou agito, de praias tranquilas ou ondas mais fortes para a prática do surfe, longa faixa de areia para as crianças ou areias fofas para prática de beach tênis. Tudo isso com muitos dos melhores bares, restaurantes e quiosques à beira-mar, sempre com alguma novidade no cardápio de batidas e caipirinhas e os pratos tradicionais de frutos do mar.

Se, depois de alguns dias, o visitante desejar outros passeios, outras paisagens, outros encantos, há sempre a balsa que leva até Ilhabela, onde outras praias paradisíacas aguardam, oferecendo, entre tantas coisas, cachoeiras na orla.

 o que fazer em São Sebastião
Há sempre a balsa que leva até a Ilhabela, onde outras praias paradisíacas aguardam

Há algumas opções para o visitante. Com a família, hospedar-se próximo a uma dessas praias – são muitas as opções de pousadas e hotéis para várias faixas de preço – e curtir o local com total tranquilidade, sem a necessidade de ficar pegando estrada de um lado para o outro.

Se estiver mais no clima de percorrer as melhores praias, seguir um roteiro pela orla e visitar cada uma das principais joias que vão se oferecendo na grande extensão do litoral de São Sebastião.

Para ser econômico nas dicas, as principais praias a serem visitadas são: Barequeçaba, Guaecá, Calheta, Praia da Baleia, Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Camburi, Barra do Sahy, Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno.

 o que fazer em São Sebastião
Uma das principais praias para se visitar é a Toque-Toque Grande

É possível dizer que esse é o roteiro imperdível para quem deseja afirmar que conhece minimamente as melhores praias do balneário.

Para quem gosta de colocar a mão na massa e cozinhar, na área central da cidade há uma cooperativa de pescadores, vendendo frutos do mar sempre frescos e com preços bem abaixo do que pode ser encontrado nos mercados comuns.

Tudo de mais delicioso: uma culinária especial

Se tratando de litoral, é evidente que os frutos do mar serão sempre os ingredientes mais recorrentes nos cardápios. Principalmente em São Sebastião, onde a já falada cooperativa de pescadores oferece diariamente produtos frescos para os melhores restaurantes, bares e quiosques.

Por essa razão, é quase certo que o visitante possa encontrar, na maioria dos cardápios, bons pescados, camarões, lulas, ostras, siris, polvos e outros quitutes marinhos. Com um pouco de paciência, também pode-se encontrar valores bastante adequados nos restaurantes que se estendem desde o centro da cidade (muitos no Centro histórico) até as praias que já fazem limite com Bertioga.

 o que fazer em São Sebastião
Se tratando de litoral, é evidente que os frutos do mar serão sempre os ingredientes mais recorrentes

Essa é uma das vantagens de São Sebastião. Praticamente todas as localidades oferecem uma boa infraestrutura de bares e restaurantes diversos, mas há algumas exceções. Em Barequeçaba, por exemplo, por se tratar de uma praia extremamente familiar e pouco comercial, é mais difícil encontrar bares e restaurantes próximos à orla (onde, inclusive, é proibido o comércio em quiosques).

Já em Maresias, por outro, lado, o visitante vai poder escolher entre a culinária regional, cantinas italianas, restaurantes orientais, pizzarias e tudo mais que um região mais urbana oferece.

Restaurante Canoa

Na região central, na chamada Rua da Praia, com vista para a Ilhabela, o Restaurante Canoa é uma dessas casas tradicionais onde o visitante encontra frutos do mar em variedade e com muita qualidade. São várias as alternativas, mas a moqueca é uma das especialidades que devem ser conferidas.

o que fazer em São Sebastião
A moqueca é uma das especialidades do Restaurante Canoa

Sempre com pescados muito frescos, e um tempero especial à base dos tomates, cheiro verde e pimentões, a moqueca é um prato para ser saboreado principalmente nas noites mais frias, com uma boa pimentinha para dar um toque final.

Restaurante Manacá

Na praia de Camburí, com decoração rústica e de muito bom gosto, o Restaurante Manacá é um dos mais  disputados, tanto por turistas quanto pelos próprios moradores locais. Com um ambiente bem praiano, a casa aposta nos frutos do mar como vedetes do cardápio.

 o que fazer em São Sebastião
O Restaurante Manacá aposta nos frutos do mar como vedetes do cardápio

Uma das melhores dicas é experimentar as entradas, especialmente a casquinha de siri, acompanhada de uma boa caipirinha e cerveja bem gelada.

Moshi Moshi Sushi

Esse restaurante oriental está localizado no Juquehy Shopping e serve delícias japonesas em ambiente climatizado e muito bem caracterizado. O cardápio é bastante variado, apresentando desde os tradicionais sushis e sashimis, até temakis e outras receitas surpreendentes.

o que fazer em São Sebastião
Moshi Moshi Sushi é um restaurante oriental localizado no Juquehy Shopping

O restaurante possui uma boa variedade de saquês e drinques confeccionados com essa bebida produzida a partir do arroz. Uma outra boa vantagem é que o restaurante fica aberto até mais tarde no jantar.

Como se locomover em São Sebastião

Há sempre a possibilidade de percorrer todo litoral de São Sebastião em ônibus urbano, já que as linhas atendem a cidade de norte a sul. A questão é que, por vezes, o tempo de espera pode ser prolongado.

Entre uma praia e outra, há sempre a chance de algum congestionamento, uma vez que a rodovia tem duas mãos de direção em pista única. A frequência de caminhões é grande durante a semana e, nos fins de semana e feriados, são os carros de passeio que redobram de volume pelas vias.

Também não é muito aconselhável o uso de bicicletas, uma vez que, entre algumas praias, há sempre uma pequena serrinha a ser vencida. A bike é condução apenas para os que estão acostumados com esforços físicos. Entre as praias de planície, essa pode ser uma boa saída.

o que fazer em São Sebastião
Há sempre a possibilidade de se percorrer todo litoral de São Sebastião de ônibus urbanos

O melhor mesmo é usar seu próprio veículo, seja um automóvel ou motocicleta. Próximos às praias há sempre pontos de estacionamento, ruas onde a parada é permitida. Atenção contudo, ao visitar a praia da Calheta, já que a entrada se faz por um condomínio que proíbe veículos.

O jeito é deixar a condução do lado de fora e fazer uma caminhada de uns 10 minutos. É preciso muita atenção aos locais onde é permitido estacionar, porque os policiais estão sempre multando os motoristas infratores.

Quantos dias ficar e quando ir para São Sebastião

O balneário de São Sebastião é um desses lugares que você pode descansar tranquilamente num fim de semana ou ficar uma temporada toda de férias sem enjoar. Pelas características diversas de suas praias, tranquilas ou agitadas, e pela excelente infraestrutura comercial, com muitas opções de restaurantes e hotéis, a cidade oferece muitas opções de lazer e entretenimento.

A dica principal é escolher seu tipo de viagem. Para um fim de semana de descanso, o ideal é se hospedar perto de uma das praias e sair o mínimo possível de seu ponto de referência, evitando o trânsito durante o dia, que pode se transformar em tempo perdido. Mesmo assim, vale uma visita ao Centro histórico à noite, para um bate-papo em um dos bares na Rua da Praia.

 o que fazer em São Sebastião
A dica principal é escolher seu tipo de viagem e aproveitar São Sebastião

Mas quem vai ficar uma boa temporada na cidade, o roteiro é outro. Aproveite os dias de semana para sair bem cedo e conhecer as outras praias e se encantar com tudo que cada uma delas tem a oferecer. Sem pressa, é sempre melhor visitar cada um desses lugares encantadores, aproveitando também para diversificar seus bares e restaurantes durante a estada.

Além disso, sempre vai sobrar um tempinho para visitar as praias limites em Bertioga e Caraguatatuba. E programar um imperdível passeio em Ilhabela.

Seja para um passeio rápido ou uma temporada mais prolongada, São Sebastião é boa opção o ano todo. No verão, as temperaturas são mais convidativas para os banhos de mar – em algumas praias, a água chega a ficar até “morna”.

Contudo, também há mais possibilidade de chuvas, principalmente nos meses de fevereiro e março, como, de resto, acontece em todo litoral paulista.

o que fazer em São Sebastião
Seja para um passeio rápido ou uma temporada mais prolongada, São Sebastião é boa opção o ano todo

No inverno, se a temperatura da água pode ser mais fria, por outro lado a cidade não sofre com baixas temperaturas. Para quem gosta de caminhar na areia e sentir uma brisa mais fresca pelas manhãs e final de tarde, os meses de agosto a outubro, em pleno outono, são a melhor opção. Além de proporcionar fins de tarde cinematográficos.

Como chegar em São Sebastião

Há duas opções para chegar a São Sebastião a partir da cidade de São Paulo. Se o destino for o Centro de São Sebastião ou as praias que ficam ao norte, o ideal é acessar a Rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) até o trevo de São José dos Campos. Depois, pegue a Rodovia dos Tamoios (SP-099) e o fim da Rio-Santos (SP-055) no sentido sul (para Santos). São mais 25 km até a cidade.

Se o destino são as praias ao sul, a melhor opção é descer ao litoral pela Mogi-Bertioga (SP-098) e pegar a Rio-Santos (no sentido norte), evitando assim os trechos mais sinuosos dessa estrada.

o que fazer em São Sebastião
Há duas opções para se chegar a São Sebastião a partir da cidade de São Paulo

Há também as empresas de ônibus que fazem o percurso entre a capital paulista e o balneário de São Sebastião. As empresas Litorânea, Breda e Útil servem a esse destino.

Já para aqueles que vêm desde o Rio de Janeiro, o único caminho é mesmo pela rodovia Rio-Santos, passando por Ubatuba, Caraguatatuba até acessar a cidade de São Sebastião pelo seu limite ao norte. Apesar de bem sinalizada, a Rio-Santos ainda exige muito cautela pelo seu excesso de curvas e por passar dentro das cidades. Mas tem lá suas vantagens: as paisagens são de tirar o fôlego!

Onde se hospedar em São Sebastião

A região de hospedagem ao longo dos 100 quilômetros de extensão de São Sebastião depende diretamente da preferência do visitante. Há os que gostem de ficar em regiões mais centrais, para aproveitar melhor as noites no centro histórico com seus bares e restaurantes.

Outros certamente vão preferir a badalação da praia de Maresias, com suas casas noturnas sua rapaziada mais jovem esbanjando saúde pelas areias. Os que possuem crianças e não gostam de ficar se locomovendo encontrarão boas opções em Barequeçaba, Juquehy, Camburí e outras praias de mais tranquilidade.

A boa notícia é que ao longo de toda a cidade existem bons hotéis e pousadas a preços que vão atender a necessidade do viajante. Desde pousadas mais modestas até hotéis com piscinas à beira-mar, de tudo um pouco existe para quem está determinada a curtir os encantos de São Sebastião.

1. Pousada Vila Barequeçaba

A 7 minutos a pé da praia local, a Pousada Vila Barequeçaba oferece quartos compactos e funcionais, acessados por corredores externos, com detalhes em madeira. Dispõe ainda de Wi-Fi, TV com tela plana e frigobar.

 o que fazer em São Sebastião
Apartamento básico, na Pousada Vila Barequeçaba

Alguns quartos têm beliche. O buffet de café da manhã continental de cortesia é servido em um salão rústico, e há uma piscina externa com cascata. Animais de estimação são bem-vindos!

2. Porto Mare

A Pousada Porto Mare é um B&B chique e fica a 220 metro da praia. Possui quartos descontraídos com detalhes decorativos em estilo praiano, Wi-Fi gratuito, TV tela plana, DVD player, frigobar e varanda. Os quartos de categoria mais alta têm banheira de hidromassagem.

 o que fazer em São Sebastião
Quarto Casal, na Pousada Porto Mare

Oferece ainda café da manhã gratuito, um restaurante casual, uma piscina externa com cascata e sauna integrada e um playground. Há também uma sala com home theater, videogames e computadores

3. Villa Camboa

A Pousada Villa Camboa fica a 4 minutos de caminhada da Praia de Camburí e a 1 km da rodovia federal BR-101. Os quartos simples dispõem de ar-condicionado, acesso Wi-Fi, TV tela plana e frigobar, alguns têm sofá e/ou detalhes coloridos.

 o que fazer em São Sebastião
Suite, no Pousada Villa Camboa

Os quartos de categoria mais alta têm vista para o mar ou varanda. Crianças menores de 6 anos (uma por quarto) acompanhadas por um dos pais não pagam. O empréstimo de artigos de praia é cortesia, assim como o buffet de café da manhã servido em um restaurante simples ou em um terraço à sombra.

4. Hotel Pousada dos Condes

O Hotel Pousada dos Condes é inspirada em design indonésio, fica em uma área rural com cenário de fundo montanhoso, a 5 minutos de caminhada da Praia de Maresias e a 15 minutos do centro de Maresias.

o que fazer em São Sebastião
Quarto Casal Deluxe, no Hotel Pousada dos Condes

Os quartos apresentam decoração simples e dispõem de TV tela plana de 43 polegadas com serviço por satélite, Wi-Fi gratuito e frigobar. Alguns têm cama com colunas e/ou beliche. Há um restaurante casual, um bar ao lado da piscina e uma academia, além da sala de cinema, salas de jogos e sala de recreação infantil.

5. Pousada Ipê

Localizada no Centro de São Sebastião, a Pousada Ipê coloca à disposição dos hóspedes seus 15 quartos com ar-condicionado e Wi-Fi. O café da manhã é cortesia.

Quarto Solteiro Standard, na Pousada Ipê

Há um belo jardim na frente dos quartos, serviço de arrumação e um minibar à disposição. O pessoal da recepção está sempre disponível para auxiliar os hóspedes com ingressos para os passeios locais.

Gostou das nossas dicas de São Sebastião?

Deixe aqui suas impressões. Conheça também outras dicas de hotéis e pousadas na cidade.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com