BlogHoteis.com

O que fazer em Ubatuba: um guia para sua viagem

Ao pé da Serra do Mar, com mais de 80% de área verde preservada, reunindo dezenas de praias ao longo de seus 100 km de costa marítima, trilhas, cachoeiras, ilhas e com uma vida noturna das mais agitadas, Ubatuba é um dos destinos mais procurados do estado de São Paulo. Descubra então o que fazer em Ubatuba!

Uma das poucas “estâncias balneárias” em todo litoral paulista, a cidade reúne opções para todos, desde os que buscam apenas descanso e tranquilidade aos que procuram por programas mais movimentados e praias para prática de surfe e esportes náuticos.

Neste guia, você vai encontrar tudo para aproveitar melhor sua viagem a esse paraíso, conhecer suas mais encantadoras praias, além de poder contar com uma lista de belos hotéis e pousadas e os melhores restaurantes da região.

Veja outras dicas em nossas postagens:

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!

O que você verá neste guia:

Saiba o que fazer em Ubatuba

Praias para todos os gostos

O que fazer além das praias

Culinária e restaurantes em Ubatuba

Quando ir e quanto tempo ficar em Ubatuba

Como se locomover na cidade

Com o chegar a Ubatuba

Melhores regiões de hospedagem

Dicas de hotéis e pousadas

Saiba o que fazer em Ubatuba, a estância balneária de mil encantos

Quem esteve em Ubatuba uma vez certamente voltará. E por várias razões. A primeira delas é que não é possível conhecer todas as maravilhas do lugar em apenas uma visita, por mais prolongada que seja.

São tantas praias paradisíacas, ilhas inesquecíveis, trilhas pela Serra do Mar e programas para todas as idades que é até mesmo difícil escolher entre uma e outra opção.

o que fazer em Ubatuba
Ubatuba é repleta de belezas naturais e tem atrações para todas as idades

Milhares de pessoas se deslocam de várias regiões próximas para passar pelo menos o fim de semana na cidade e descansar um pouco das atribulações diárias.

Ubatuba é, certamente, um dos melhores locais para esse tipo de escapada rápida, ainda que esse tempo seja muito diminuto para que todas as suas maravilhas sejam devidamente exploradas.

Praias para todos os gostos

Uma das melhores coisas a fazer em Ubatuba é, sem dúvida, conhecer e curtir as praias. Nem pense em visitar todas elas numa única viagem! Mas é possível escolher entre aquelas que mais se aproximam de seu perfil. Entre as opções estão praias desertas, familiares, para a prática do surfe, vela, com agito, com larga faixa de areia, extensas para caminhadas, etc.

Praia Vermelha do Norte

A começar pela turma do surfe, entre tantas possibilidades, duas dicas são valiosas. A Praia Vermelha do Norte fica a 7 km do centro da cidade e, conforme as condições de vento e maré, pode apresentar ondas perfeitas para o esporte.

Além disso, a praia possui areias grossas e avermelhadas, que dão nome ao local. Há também, próximo à orla, o “Red Beach”, parque aquático que pode ser aproveitado pelas crianças.

o que fazer em Ubatuba
Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba

Praia de Itamambuca

Outra praia famosa por suas ondas é a de Itamambuca, certamente a preferida dos surfistas. A aproximadamente 12 km do centro, a praia é cercada por vegetação preservada e oferece bares e restaurantes charmosos.

Aqui nessa praia é onde ocorrem os campeonatos nacionais e internacionais de surfe.

o que fazer em Ubatuba
Praia de Itamambuca, certamente a preferida dos surfistas em Ubatuba

Praia Perequê-Açu e Praia da Enseada

Famílias gostam das praias com faixas de areia maiores e águas calmas, como a Perequê-Açu e a Enseada. Ambas com ótima estrutura de bares e restaurantes – quase todos com duchas para tirar a água salgada do corpo –, além de bons cardápios de petiscos e refeições completas. Da Enseada, partem também os barcos que fazem os passeios pelas ilhas próximas.

Praia Domingas Dias

Outra praia bastante frequentada por famílias é a Domingas Dias, que está localizada um pouco mais distante da área central e, por isso, oferece toda a tranquilidade de quem procura descanso ou está viajando com crianças.

o que fazer em Ubatuba
A Praia Domingas Dias é um pouco mais distante da área central

Outras praias

Aventureiros podem procurar as praias do Bonete, Sete Fontes, Santa Rita ou Praia de Fora, todas com acesso por trilhas, algumas mais fáceis, outras mais desafiadoras.

Todas essas praias são de águas muito límpidas e natureza preservada. Além disso, por conta do difícil acesso, quase sempre são ocupadas só por jovens, surfistas e ou pessoas que curtem uma boa caminhada.

o que fazer em Ubatuba
Praia do Bonete, em Ubatuba

Ilhas próximas

Outro programa inesquecível é tomar um dos barcos que partem das praias mais centrais, como Itaguá e Enseada, e visitar algumas das ilhas próximas. Certamente, a vedete do local é o Parque Estadual da Ilha de Anchieta, completamente preservada e tombada.

Suas águas transparentes permitem ao visitante nadar entre pequenos peixinho coloridos. Mas é preciso pagar uma taxa para visitar a ilha. Essa taxa pode ser providenciada nos próprios barcos que fazem o passeio.

Além disso, a preservação é algo muito importante e é levado a cabo na região. Não deve ser levado nada da ilha nada, nem conchas, apenas lembranças e fotos.

O que fazer em Ubatuba além das praias

Há muito mais o que fazer em Ubatuba além de visitar as praias, e duas das grandes atrações turísticas são o Aquário Municipal e o Projeto Tamar.

Aquário Municipal de Ubatuba

O Aquário foi fundado em 1996 e, hoje, é um dos principais do Brasil. Localizado na área central e com preços bastante acessíveis, o passeio agrada tanto adultos quanto crianças, que podem, entre outras coisas, interagir com algumas espécies em tanques especialmente montados para isso.

De tubarões a cavalos marinhos, de arraias a águas-vivas, de tudo um pouco pode ser observado nos vários tanques do local. Há ainda uma lanchonete interna e uma loja de lembranças.

Projeto Tamar

Os tanques de visualização das tartarugas marinhas do Projeto Tamar é outra grande atração que hipnotiza as crianças em Ubatuba. São vários tanques ao redor dos quais, além de conhecer de perto essas espécies, o visitante pode ouvir monitores contando sobre o trabalho realizado pelo projeto, em prol da preservação desses animais.

O Museu Caiçara está no mesmo local e também é outra atração imperdível.

o que fazer em Ubatuba
O Projeto Tamar atua busca a preservação das tartarugas-marinhas, ameaçadas de extinção

Mercado de Pescados

Ainda na área central, não deixe de visitar o Mercado de Pescados, onde os pescadores comercializam diretamente com os consumidores. Próximo ao local, também há alguns bares e restaurantes muito charmosos, onde os pescados são muito fresquinhos e as porções generosas.

Área Central de Ubatuba

Para quem gosta de um bom agito noturno, a área central de Ubatuba está repleta de bares, restaurantes, casas noturnas e locais com música ao vivo.

Sempre um bom programa, regado a caipirinhas, sucos e batidinhas de frutas, além de uma variedade de petiscos que abusam dos frutos do mar e outras opções.

Para quem tem fôlego, há casas que permanecem abertas até o nascer do sol, principalmente aos fins de semana e feriados prolongados.

Culinária caiçara e internacional em Ubatuba

Como não poderia deixar de ser, os frutos do mar e pescados, de maneira geral, estão presentes na culinária da região. Talvez o prato mais tradicional – muito apreciado pelos caiçaras locais – seja o peixe azul com banana.

Trata-se de uma iguaria feita em panela de ferro, com algum dos melhores peixes, como robalo, abadejo ou garoupa, e banana verde. A oxidação da banana verde na panela dá esse tom azul marinho ao prato, que recebe vários temperos, ao gosto de quem estiver preparando – geralmente cebola, alho, ervas variadas, pimenta do reino e outras pimentas.

No entanto, esse não é um prato muito fácil de encontrar nos restaurantes locais. Mas pelo menos dois deles costumam fazer a receita sob encomenda, o Rei do Peixe e o Peixe com Banana.

No Rei do Camarão, os pescados também ocupam lugar nobre no cardápio. A moqueca, o pirão e os pratos mais tradicionais de abadejo e outros peixes são sempre muito bem servidos e satisfazem muito bem duas e até mais pessoas.

O atendimento agradável sempre conquista os visitantes. Há também uma boa variedade de batidas de frutas que podem acompanhar as iguarias e petiscos. Experimente a deliciosa caldeirada de frutos do mar, sempre elaborada com tudo de melhor e mais fresquinho.

o que fazer em Ubatuba
A moqueca é um dos pratos mais tradicionais no restaurante Rei do Camarão

Agora, se a ideia é fugir um pouco dos pratos tradicionais e saborear uma boa cozinha internacional à beira-mar, o endereço é o Bistrô A Taberna. É claro que os frutos do mar continuam presentes, contudo em receitas  elaboradas sob a influência da cozinha europeia e mediterrânea, o que empresta novos e surpreendentes sabores e aromas aos pratos.

Outra grande pedida no Bistrô é, certamente, o bacalhau. Em pratos especiais ou no menu degustação, as receitas sempre trazem um pouco das boas casas portuguesas para dentro de Ubatuba. Vinhos que harmonizam com os pratos podem ser consultados com os excelentes garçons.

Quando ir e quantos dias ficar em Ubatuba

Quando ir

Toda a região da Ubatuba está aos pés do Parque Estadual da Serra do Mar. Isso significa dizer que a cidade está em uma região de muita umidade, mas também de muito calor. É possível que haja chuvas esparsas em boa parte do tempo, durante o verão. Mas quem conhece a região sabe que isso não é impeditivo para os programas.

De maneira geral, no verão, os dias podem amanhecer nublados, abrir no decorrer das horas e, novamente, mudar no fim da tarde, para uma chuva durante a noite. Já no inverno, as chuvas são bem menos constantes e as temperaturas não costumam ser muito baixas, com exceção de alguns poucos dias, quando há garoa e vento.

Assim, Ubatuba é sempre surpreendente durante o ano todo, apesar de ser muito mais procurada durante o verão. Mas há quem prefira visitar a região nas estações intermediárias, primavera e outono, quando a possibilidade de chuva é menor e as temperaturas estão agradáveis.

Quanto ficar

Quem pretende estar na cidade para um rápido descanso pode optar por um único fim de semana em Ubatuba. Mas certamente não vai conhecer muito das maravilhas locais.

O passeio começa a ficar mais interessante para quem pode ficar na região por pelo menos 4 ou 5 dias em feriados prolongados. Dessa forma, é possível se deslocar para algumas das principais praias e ainda visitar os pontos turísticos da região central, além de aproveitar pelo menos uma ou duas noites do agito dos bares e restaurantes locais.

O ideal, no entanto, é passar pelo menos uma semana na região. Esse tempo permite mais tranquilidade para conhecer os lugares mais secretos, fazer passeio de barco, visitar alguns dos melhores restaurantes e ainda descansar numa praia deserta.

Como se locomover em Ubatuba

Para visitar as praias nos mais de 100 km de orla marítima, o ideal é estar com seu próprio automóvel ou motocicleta. A partir do centro, há praias espalhadas tanto para o lado sul como para o norte. A grande maioria permite a chegada do automóvel – ou motocicleta – até próximo da orla.

Existem várias linhas de ônibus urbanos que também servem as principais praias locais. São sempre mais utilizadas por moradores locais, mas não é tão incomum encontrar visitantes aproveitando essa mobilidade urbana. Já na área central, há uma grande extensão de ciclovias que permitem o acesso às praias mais próximas.

Como chegar a Ubatuba

A cidade faz divisa com Paraty, primeira cidade carioca ao norte. Assim, é transpassada pela Rodovia Rio-Santos, que, de qualquer maneira, precisa ser acessada para quem quer chegar a Ubatuba.

A partir de São Paulo, o melhor é escolher entre duas possibilidade de descer a Serra do Mar. Para quem deseja descer pela Rodovia dos Tamoios, a partir de São José dos Campos, o ideal é viajar de São Paulo pela Ayrton Senna. Os que desejam descer direto pela Serra de Taubaté devem seguir até a cidade pela Presidente Dutra e tomar o acesso para o litoral.

Quem vem do interior, pode acessar a Rodovia Dom Pedro I a partir de Campinas e depois chegar na Ayrton Senna ou Dutra.

Dicas importantes

A Rodovia dos Tamoios está toda duplicada, mas a velocidade máxima permitida é de 80 km/h em alguns trechos; 60 a 70 km/h em outros e chega mesmo a 30 a 40 km/h em locais de travessia de pedestres. Toda ela é monitorada por radar. É preciso máxima atenção para não ser surpreendido por uma multa.

Já a Rodovia da Serra da Taubaté é extremante sinuosa, com declives e aclives muito acentuados. É preciso estar com os freios em dia e fazer uso do “freio motor” para não desgastar demais o equipamento de frenagem.

Ônibus e avião

linhas comerciais de ônibus que saem direto de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (além de outras cidades intermediárias), que levam direto para a Rodoviária de Ubatuba, na área central da cidade. Em Ubatuba, também existe um aeroporto de pequeno porte para os que podem viajar com pequenos aviões até a cidade.

Melhores regiões de hospedagem em Ubatuba

Apesar de possuir hotéis e pousadas praticamente em todos os seus 100 km de extensão na orla, certamente as regiões centrais da cidade são mais interessantes para aqueles que desejam conhecer o que o balneário tem de melhor para oferecer.

Na região central – onde fica a Praia de Itaguá – e em suas adjacências, está concentrada a maior rede de hospedagem de Ubatuba. É preciso considerar que, desde a Enseada até Perequê-Açu, passando por Praia Grande e Itaguá, os pontos de acesso para as demais praias é sempre mais fácil.

A Rodovia Rio-Santos, que corta a cidade de lado a lado, permite essa locomoção com bastante facilidade.

o que fazer em Ubatuba
Praia de Itaguá, em Ubatuba

Portanto, procurar hotéis e pousadas próximas a essas regiões acaba sendo uma comodidade a mais para os visitantes. Mas, certamente, isso não exclui a rede hoteleira que se espalha por outras praias como Toninhas, Lázaro, Lagoinha, Itamambuca, entre tantas.

Melhores hotéis e pousadas em Ubatuba

1. Aquarius Chalés

Muito próximo da Praia da Enseada, o Aquarius Chalés oferece 10 quartos para não fumantes, todos eles com cozinha (completa, com panelas, utensílios gerais, geladeira), sofá-cama e banheiro privativo.

A área externa tem um jardim com piscina e solário. Há lavanderia e equipe bilíngue para atender os hóspedes. O estacionamento é gratuito.

o que fazer em Ubatuba
Piscina do Aquarius Chalés, em Ubatuba

2. Ubatuba Palace Hotel

Com ar condicionado,Wi-Fi e TVs, os 63 quartos do Ubatuba Palace Hotel são arrumados diariamente. Os hóspedes contam ainda com uma lavanderia, café da manhã, 2 restaurantes, piscina externa e estacionamento gratuito.

o que fazer em Ubatuba
Quarto Top Class, no Ubatuba Palace Hotel

O hotel oferece também um centro de conferências e uma academia. Está localizado no centro da cidade.

3. Pousada Berço do Mar

Modesta e aconchegante, a apenas um minuto de caminhada da praia de Perequê-Açu, a Pousada Berço do Mar oferece café da manhã e estacionamento gratuitos. Seus 8 quartos estão equipados com Wi-Fi, geladeira e serviço de TV a cabo.

o que fazer em Ubatuba
Quarto Quádruplo, na Pousada Berço do Mar

O pessoal ainda ajuda os hóspedes com excursões e ingressos para possíveis shows que rolem na região. Muito aconchego e simpatia no atendimento.

4. Hotel Coquille

Próximo à Praia Grande, o Hotel Coquille oferece Wi-Fi e ar condicionado em seus 24 quartos. No saguão também é possível acessar a internet.

o que fazer em Ubatuba
Quarto Luxo, no Hotel Coquille

Há ainda um bar ao lado da piscina externa e uma sauna seca. O hotel oferece guarda-sóis para os hóspedes e café e chá são servidos nas áreas comuns. Há quartos conjugados disponíveis e fornecimento gratuito de berços para os bebês.

5. Chalés San Marino

Bem ao lado da Praia da Enseada, os Chalés San Marino oferecem serviço de internet gratuito em seus quartos e também no saguão de uso comum. Há uma área para piquenique e churrasqueiras disponíveis para os hóspedes, que podem contar também com panelas e utensílios de cozinha. As crianças podem brincar numa piscina especialmente feita para elas, ao lado daquela dos adultos.

o que fazer em Ubatuba
Piscina do hotel Chalés San Marino

Conheça outras dicas de pousadas na cidade!

Gostou nas nossas dicas? Aproveite para conhecer as ofertas especiais de hospedagem na Hotéis.com e aproveite o melhor de Ubatuba!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com