BlogHoteis.com

Onde comer em Gramado, na Serra Gaúcha

Gramado é uma das cidades mais encantadoras da Serra Gaúcha. Com sua arquitetura de inspiração europeia, o município é um dos principais polos turísticos da região e atrai milhares de visitantes. Mas a cidade também chama a atenção pela gastronomia, por isso é importante saber onde comer em Gramado.

Gastronomia na Serra Gaúcha

Há vários programas para se fazer em Gramado o ano inteiro. Mas além da beleza natural das serras e das charmosas construções ao estilo europeu, a cidade também chama a atenção pela sua gastronomia.

O clima temperado oceânico, com temperaturas em torno de 22ºC no verão e mínimas de 8ºC no inverno, éideal para o consumo de fondue, já tradicional programa culinário no município.

Outra tradição em Gramado é o café colonial. O costume foi trazido pelas primeiras famílias que chegaram da Alemanha à cidade e se reuniam para tomar café, comer bolos e pães e conversar. Atualmente, há diversas casas de café colonial em Gramado que funcionam o dia inteiro e possuem uma variedade enorme de comidas e bebidas.

onde comer em Gramado

Fiel às heranças gaúchas, o município também tem muitas churrascarias com cortes de carnes nobres no melhor sistema de rodízio do país. Além disso, fazendo jus aos imigrantes que chegaram da Itália, há muitas cantinas e restaurantes italianos nas principais vias da cidade.

Outro grande destaque é a Rota dos Vinhos. A região de Gramado tem muitas vinícolas de administração familiar, que recebem turistas para o passeio pelas instalações e para a degustação dos principais vinhos por eles produzidos.

Por fim, não podemos esquecer dos chocolates. A região central da cidade concentra muitas lojas de chocolates, sendo a maioria de fabricação própria e artesanal.

onde comer em Gramado

Percebeu que o que não falta é opção do que comer? Confira abaixo nossas sugestões de onde comer em Gramado.

Onde comer em Gramado

Fondue

Gramado possui uma variedade enorme de restaurantes que têm como especialidade o fondue.

O St. Gallen fica na bela Avenida das Hortênsias, na região central, e oferece fondue no sistema rodízio. Para começar, é servido um fondue com mistura de dois queijos, acompanhado por batata, pãezinhos, cenouras, goiabada e polenta frita.

Em seguida, eles servem o fondue de carne, com opções de filé mignon, picanha, entrecot, frango, suíno e filé de côngrio. Por fim, vem a sobremesa: um saboroso fondue de chocolate ao leite, acompanhado de oito frutas da estação, biscoitos waffer e marshmallows.

O St. Gallen tem um ótimo atendimento e um ambiente muito agradável.

onde comer em Gramado

O Chateau dos Plátanos é uma excelente casa de fondues em Gramado e fica a menos de 2 km da região central, entre o Lago Negro e o Lago Joaquina Rita Bier, importantes atrações naturais da cidade.

O Chateau tem um cardápio com opções de saladas, massas, peixes, carnes, aves, risotos e frutos do mar. Os fondues vão desde os tradicionais, queijos e filé mignon, até os de côngrio (peixe) e camarão, que é um dos preferidos dos turistas.

O Le Chalet de la Fondue também fica na Avenida das Hortênsias e tem um ambiente muito charmoso. Oferece o tradicional fondue suíço de queijo e o fondue de carnes na pedra, além do obrigatório fondue de chocolate. Há também outros pratos, como o lombo de bacalhau à portuguesa e o carré de cordeiro.

onde comer em Gramado

Outros restaurantes que têm o fondue como grande destaque são o Belle du Valais, o Chateau de La Fondue e o La Famille de Gazon, que ficam no centro de Gramado, e o Le Petit Clos, no bairro Planalto.

Restaurantes Italianos

O legado dos imigrantes italianos é muito presente em Gramado e há vários restaurantes de culinária italiana espalhados pela cidade. O Per Voi é um deles e fica na famosa Avenida das Hortênsias, em frente à Igreja do Relógio.

Considerado por muitos turistas como uma das melhores opções de onde comer em Gramado, o restaurante tem um ambiente super aconchegante e acolhedor, com elementos que remetem às verdadeiras cantinas da Itália.

onde comer em Gramado

O cardápio conta com massas variadas como raviolis, nhoques, espaguetes e rigatonis, entre outros. Também há saladas, galetos e sobremesas. Uma boa dica no menu é a massa com molho de cogumelos e você pode pedir um dos ótimos vinhos da carta da casa para acompanhar seu prato.

A Trattoria Boniatto também fica na Avenida das Hortênsias e se destaca pelo seu ótimo e eficiente atendimento. Tem um clima intimista e oferece massas frescas e saborosas com diferentes opções de molho.

onde comer em Gramado

Nossas sugestões são o espaguete al pesto (boa pedida para os vegetarianos) e o talharim com escalope de filé mignon ao molho quatro queijos. A casa também tem carnes e peixes no menu.

Outras sugestões de restaurantes italianos em Gramado são: Nono Mio e Cantina Pastasciutta, que ficam na famosa Avenida Borges de Medeiros, Famiglia Guimarães, no bairro Belvedere, e Casa Di Paolo, na região central.

Café Colonial

O Bela Vista Café Colonial fica na Avenida das Hortênsias e é considerado pelos turistas e moradores como o melhor lugar para saborear as delícias do café colonial na cidade. Serve uma mesa farta com mais de oitenta itens: pães, geleias, bolos, rocamboles, folheado de maçã (o apfelstrudel), polenta frita, pizzas, quiche, empadão de frango e muito mais.

Parte dos ingredientes é feita na fazenda Bela Vista, para garantir a qualidade e o frescor dos alimentos.

O Coelho Café Colonial, também na Avenida das Hortênsias, serve oitenta variedades de doces e salgados. Oferece aos seus clientes dois tipos de vinho (branco e tinto), chás, suco de uva natural, café, leite e chocolate quente e frio. Também tem uma ótima variedade de pães, geleias, e frios, além de salgados quentes como polenta frita, bolinho de queijo e frango à passarinho.

onde comer em Gramado

Se você gosta de sobremesa, esse é o lugar certo: há diversos tipos de bolos, como de cenoura, laranja e limão, mais tradicionais, e os bolos de cerveja e requeijão, para quem prefere experimentar sabores novos.

onde comer em Gramado

Mais sugestões de lugares que oferecem o café colonial em Gramado: Gramado Café Colonial, Torre Café Colonial, Café Colonial Gramberry e Green House Café Colonial.

Churrascarias

Gramado não poderia deixar a tradição gaúcha de lado e conta com várias churrascarias e steakhouses.

A Chama de Fogo é a mais renomada churrascaria da cidade e serve apenas cortes especiais. Seu rodízio conta com os tradicionais coração, frango e linguiça, e cortes de picanha, costela suína, filé mignon, bombom de alcatra e a costela gaúcha, que é assada em fogo brando.

onde comer em Gramado

A casa também oferece sobremesas e um buffet completo com saladas variadas, cogumelos, sushis, frutos do mar, queijos e carpaccio.

O El Cordero também fica na Avenida Borges de Medeiros e destaca-se pelo rodízio de vários cortes de cordeiro. Dentre as ofertas, estão: paleta, pernil, costelinha, carré, picanha e linguicinha, todos vindos da carne de cordeiro.

onde comer em Gramado
As costelas são as preferidas do churrasco gaucho

A churrascaria também trabalha com outrosquatro tipos de cortes bovinos – picanha, bife ancho, costelão e vazio – e com coxa e sobrecoxa de frango e filé suíno, além de oferecer acompanhamentos como salada de maionese, polenta frita, arroz e risoto de cordeiro.

Outras churrascarias que merecem menção: O Irlandês Steakhouse, El Fuego e Churrascaria Zelão.

Chocolates

Gramado tem tradição também quando o assunto é chocolate. Há lojas do doce espalhadas por toda a cidade, principalmente na região central, e o município também tem importantes fábricas de chocolate artesanal.

A Prawer Chocolates nasceu em Gramado em 1975 e hoje conta com mais de 150 criações próprias do melhor chocolate artesanal da Serra Gaúcha, com chocolates em barra variados, bombons, salame de chocolate e o gorgonlat (o queijo de chocolate).

onde comer em Gramado

A marca tem diversas lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e três filiais ao longo da Avenida Borges de Medeiros. É possível visitar a fábrica da Prawer, na Avenida das Hortênsias, e conhecer um pouco mais sobre as técnicas de preparação dos produtos.

A Chocolate Lugano também foi fundada na cidade nos anos 1970 e hoje oferece bombons, barras, pastilhas e deliciosas trufas. Tem lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e em São Paulo, Santos, Vinhedo e Curitiba.

O grande destaque da Lugano em Gramado, contudo, é o Mundo de Chocolate Lugano. Localizado na Borges de Medeiros, o Mundo de Chocolate tem mais de 200 esculturas feitas do doce. Há réplicas em chocolate do Cristo Redentor, da Estátua da Liberdade, das pirâmides do Egito e da Torre Eiffel, entre muitos outros.

onde comer em Gramado
A av. a Borges de Medeiros é a principal da cidade

Ao final do passeio, é possível fazer uma degustação na loja da Lugano.

Outras excelentes dicas de lojas de chocolate em Gramado são a Chocolates Planalto, a Caracol Chocolates e a Chocolates Florybal; todas têm filiais ao longo da Avenida Borges de Medeiros.

Vinícolas

Não há como ir a Gramado e não conhecer alguma dasmuitas vinícolas existentes na região. Por isso, separamos duas vinícolas familiares que oferecem visitação guiada e degustação de vinhos.

A Vinícola Ravanello fica na RS-235, a cerca de 7 km do centro de Gramado. Produz vinhos tintos, brancos e bases para espumantes, e todos são preparados com um rigoroso controle de qualidade seguindo padrões internacionais.

onde comer em Gramado

A Ravanello oferece visitas guiadas às suas instalações. O passeio dura cerca de 50 minutos e dá direito a degustação de três vinhos da casa.

A Vinícola Casa Seganfredo fica na Estrada Serra Grande, a 8 km da região central da cidade. Produz sucos, espumantes e vinhos merlot, cabernet sauvignon e montepulciano.

Gostou das nossas dicas? Confira o melhor de Gramado se você está planejando conhecer a cidade.

Veja onde se hospedar em Gramado

O Hotel Alpestre fica a menos de 2 km da região central de Gramado e tem uma ótima estrutura, com restaurante, bar, spa, uma piscina interna e duas piscinas externas, além de quadra de tênis e recreação infantil de cortesia. As suítes são luxuosas e amplas e o café da manhã é excelente.

onde comer em Gramado
Hotel Alpestre

O Hotel Casa da Montanha está localizado numa das principais vias da cidade, a Borges de Medeiros. Esse hotel em Gramado possui lindas instalações inspiradas no estilo europeu, piscina interna, academia e salas de massagem, além de hidro e sauna. O café da manhã é farto e as acomodações são espaçosas e bem iluminadas.

onde comer em Gramado
Hotel Casa da Montanha

O Prodigy Hotel Gramado fica na região central da cidade, bem próximo à Rua Coberta. Conta com restaurante, bar, piscina externa, academia aberta 24h, jardim e um centro de reuniões. Os quartos do hotel são modernos e confortáveis e a equipe de atendimento é excelente.

onde comer em Gramado
Prodigy Hotel Gramado

Também situado na Avenida Borges de Medeiros, o Hotel Laghetto Gramado tem charmosas instalações e possui restaurante, bar, piscina interna, duas banheiras de hidromassagem, academia e sala de jogos. O café da manhã variado é um dos destaques e as suítes são acolhedores e decoradas com um toque rústico.

onde comer em Gramado
Hotel Laghetto Gramado

O Hotel Galo Vermelho fica na Avenida das Hortênsias. Possui sala de jogos, restaurante, piscina interna, piscina externa, academia e oferece, de cortesia, recreação para as crianças. As acomodações são aconchegantes e o café da manhã é considerado excelente pelos hóspedes que já passaram pelo hotel.

onde comer em Gramado
Hotel Galo Vermelho

Agora que você já conhece os principais programas culinários de Gramado, aproveite e reserve sua hospedagem na bela cidade da Serra Gaúcha em até 12 vezes sem juros no site da Hoteis.com!

Sabe de algum restaurante, vinícola ou loja de chocolate que não mencionamos aqui e que vale a pena conhecer? Deixe sua sugestão nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com