Gramado é uma das cidades mais encantadoras da Serra Gaúcha. Com sua arquitetura de inspiração europeia, o município é um dos principais polos turísticos da região e atrai milhares de visitantes. Mas a cidade também chama a atenção pela gastronomia, por isso é importante saber onde comer em Gramado.
Gastronomia na Serra Gaúcha
Há vários programas para se fazer em Gramado o ano inteiro. Mas além da beleza natural das serras e das charmosas construções ao estilo europeu, a cidade também chama a atenção pela sua gastronomia.
O clima temperado oceânico, com temperaturas em torno de 22ºC no verão e mínimas de 8ºC no inverno, éideal para o consumo de fondue, já tradicional programa culinário no município.
Outra tradição em Gramado é o café colonial. O costume foi trazido pelas primeiras famílias que chegaram da Alemanha à cidade e se reuniam para tomar café, comer bolos e pães e conversar. Atualmente, há diversas casas de café colonial em Gramado que funcionam o dia inteiro e possuem uma variedade enorme de comidas e bebidas.
Fiel às heranças gaúchas, o município também tem muitas churrascarias com cortes de carnes nobres no melhor sistema de rodízio do país. Além disso, fazendo jus aos imigrantes que chegaram da Itália, há muitas cantinas e restaurantes italianos nas principais vias da cidade.
Outro grande destaque é a Rota dos Vinhos. A região de Gramado tem muitas vinícolas de administração familiar, que recebem turistas para o passeio pelas instalações e para a degustação dos principais vinhos por eles produzidos.
Por fim, não podemos esquecer dos chocolates. A região central da cidade concentra muitas lojas de chocolates, sendo a maioria de fabricação própria e artesanal.
Percebeu que o que não falta é opção do que comer? Confira abaixo nossas sugestões de onde comer em Gramado.
Onde comer em Gramado
Fondue
Gramado possui uma variedade enorme de restaurantes que têm como especialidade o fondue.
O St. Gallen fica na bela Avenida das Hortênsias, na região central, e oferece fondue no sistema rodízio. Para começar, é servido um fondue com mistura de dois queijos, acompanhado por batata, pãezinhos, cenouras, goiabada e polenta frita.
Em seguida, eles servem o fondue de carne, com opções de filé mignon, picanha, entrecot, frango, suíno e filé de côngrio. Por fim, vem a sobremesa: um saboroso fondue de chocolate ao leite, acompanhado de oito frutas da estação, biscoitos waffer e marshmallows.
O St. Gallen tem um ótimo atendimento e um ambiente muito agradável.
O Chateau dos Plátanos é uma excelente casa de fondues em Gramado e fica a menos de 2 km da região central, entre o Lago Negro e o Lago Joaquina Rita Bier, importantes atrações naturais da cidade.
O Chateau tem um cardápio com opções de saladas, massas, peixes, carnes, aves, risotos e frutos do mar. Os fondues vão desde os tradicionais, queijos e filé mignon, até os de côngrio (peixe) e camarão, que é um dos preferidos dos turistas.
O Le Chalet de la Fondue também fica na Avenida das Hortênsias e tem um ambiente muito charmoso. Oferece o tradicional fondue suíço de queijo e o fondue de carnes na pedra, além do obrigatório fondue de chocolate. Há também outros pratos, como o lombo de bacalhau à portuguesa e o carré de cordeiro.
Outros restaurantes que têm o fondue como grande destaque são o Belle du Valais, o Chateau de La Fondue e o La Famille de Gazon, que ficam no centro de Gramado, e o Le Petit Clos, no bairro Planalto.
Restaurantes Italianos
O legado dos imigrantes italianos é muito presente em Gramado e há vários restaurantes de culinária italiana espalhados pela cidade. O Per Voi é um deles e fica na famosa Avenida das Hortênsias, em frente à Igreja do Relógio.
Considerado por muitos turistas como uma das melhores opções de onde comer em Gramado, o restaurante tem um ambiente super aconchegante e acolhedor, com elementos que remetem às verdadeiras cantinas da Itália.
O cardápio conta com massas variadas como raviolis, nhoques, espaguetes e rigatonis, entre outros. Também há saladas, galetos e sobremesas. Uma boa dica no menu é a massa com molho de cogumelos e você pode pedir um dos ótimos vinhos da carta da casa para acompanhar seu prato.
A Trattoria Boniatto também fica na Avenida das Hortênsias e se destaca pelo seu ótimo e eficiente atendimento. Tem um clima intimista e oferece massas frescas e saborosas com diferentes opções de molho.
Nossas sugestões são o espaguete al pesto (boa pedida para os vegetarianos) e o talharim com escalope de filé mignon ao molho quatro queijos. A casa também tem carnes e peixes no menu.
Outras sugestões de restaurantes italianos em Gramado são: Nono Mio e Cantina Pastasciutta, que ficam na famosa Avenida Borges de Medeiros, Famiglia Guimarães, no bairro Belvedere, e Casa Di Paolo, na região central.
Café Colonial
O Bela Vista Café Colonial fica na Avenida das Hortênsias e é considerado pelos turistas e moradores como o melhor lugar para saborear as delícias do café colonial na cidade. Serve uma mesa farta com mais de oitenta itens: pães, geleias, bolos, rocamboles, folheado de maçã (o apfelstrudel), polenta frita, pizzas, quiche, empadão de frango e muito mais.
Parte dos ingredientes é feita na fazenda Bela Vista, para garantir a qualidade e o frescor dos alimentos.
O Coelho Café Colonial, também na Avenida das Hortênsias, serve oitenta variedades de doces e salgados. Oferece aos seus clientes dois tipos de vinho (branco e tinto), chás, suco de uva natural, café, leite e chocolate quente e frio. Também tem uma ótima variedade de pães, geleias, e frios, além de salgados quentes como polenta frita, bolinho de queijo e frango à passarinho.
Se você gosta de sobremesa, esse é o lugar certo: há diversos tipos de bolos, como de cenoura, laranja e limão, mais tradicionais, e os bolos de cerveja e requeijão, para quem prefere experimentar sabores novos.
Mais sugestões de lugares que oferecem o café colonial em Gramado: Gramado Café Colonial, Torre Café Colonial, Café Colonial Gramberry e Green House Café Colonial.
Churrascarias
Gramado não poderia deixar a tradição gaúcha de lado e conta com várias churrascarias e steakhouses.
A Chama de Fogo é a mais renomada churrascaria da cidade e serve apenas cortes especiais. Seu rodízio conta com os tradicionais coração, frango e linguiça, e cortes de picanha, costela suína, filé mignon, bombom de alcatra e a costela gaúcha, que é assada em fogo brando.
A casa também oferece sobremesas e um buffet completo com saladas variadas, cogumelos, sushis, frutos do mar, queijos e carpaccio.
O El Cordero também fica na Avenida Borges de Medeiros e destaca-se pelo rodízio de vários cortes de cordeiro. Dentre as ofertas, estão: paleta, pernil, costelinha, carré, picanha e linguicinha, todos vindos da carne de cordeiro.

A churrascaria também trabalha com outrosquatro tipos de cortes bovinos – picanha, bife ancho, costelão e vazio – e com coxa e sobrecoxa de frango e filé suíno, além de oferecer acompanhamentos como salada de maionese, polenta frita, arroz e risoto de cordeiro.
Outras churrascarias que merecem menção: O Irlandês Steakhouse, El Fuego e Churrascaria Zelão.
Chocolates
Gramado tem tradição também quando o assunto é chocolate. Há lojas do doce espalhadas por toda a cidade, principalmente na região central, e o município também tem importantes fábricas de chocolate artesanal.
A Prawer Chocolates nasceu em Gramado em 1975 e hoje conta com mais de 150 criações próprias do melhor chocolate artesanal da Serra Gaúcha, com chocolates em barra variados, bombons, salame de chocolate e o gorgonlat (o queijo de chocolate).
A marca tem diversas lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e três filiais ao longo da Avenida Borges de Medeiros. É possível visitar a fábrica da Prawer, na Avenida das Hortênsias, e conhecer um pouco mais sobre as técnicas de preparação dos produtos.
A Chocolate Lugano também foi fundada na cidade nos anos 1970 e hoje oferece bombons, barras, pastilhas e deliciosas trufas. Tem lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e em São Paulo, Santos, Vinhedo e Curitiba.
O grande destaque da Lugano em Gramado, contudo, é o Mundo de Chocolate Lugano. Localizado na Borges de Medeiros, o Mundo de Chocolate tem mais de 200 esculturas feitas do doce. Há réplicas em chocolate do Cristo Redentor, da Estátua da Liberdade, das pirâmides do Egito e da Torre Eiffel, entre muitos outros.

Ao final do passeio, é possível fazer uma degustação na loja da Lugano.
Outras excelentes dicas de lojas de chocolate em Gramado são a Chocolates Planalto, a Caracol Chocolates e a Chocolates Florybal; todas têm filiais ao longo da Avenida Borges de Medeiros.
Vinícolas
Não há como ir a Gramado e não conhecer alguma dasmuitas vinícolas existentes na região. Por isso, separamos duas vinícolas familiares que oferecem visitação guiada e degustação de vinhos.
A Vinícola Ravanello fica na RS-235, a cerca de 7 km do centro de Gramado. Produz vinhos tintos, brancos e bases para espumantes, e todos são preparados com um rigoroso controle de qualidade seguindo padrões internacionais.
A Ravanello oferece visitas guiadas às suas instalações. O passeio dura cerca de 50 minutos e dá direito a degustação de três vinhos da casa.
A Vinícola Casa Seganfredo fica na Estrada Serra Grande, a 8 km da região central da cidade. Produz sucos, espumantes e vinhos merlot, cabernet sauvignon e montepulciano.
Gostou das nossas dicas? Confira o melhor de Gramado se você está planejando conhecer a cidade.
Veja onde se hospedar em Gramado
O Hotel Alpestre fica a menos de 2 km da região central de Gramado e tem uma ótima estrutura, com restaurante, bar, spa, uma piscina interna e duas piscinas externas, além de quadra de tênis e recreação infantil de cortesia. As suítes são luxuosas e amplas e o café da manhã é excelente.

O Hotel Casa da Montanha está localizado numa das principais vias da cidade, a Borges de Medeiros. Esse hotel em Gramado possui lindas instalações inspiradas no estilo europeu, piscina interna, academia e salas de massagem, além de hidro e sauna. O café da manhã é farto e as acomodações são espaçosas e bem iluminadas.

O Prodigy Hotel Gramado fica na região central da cidade, bem próximo à Rua Coberta. Conta com restaurante, bar, piscina externa, academia aberta 24h, jardim e um centro de reuniões. Os quartos do hotel são modernos e confortáveis e a equipe de atendimento é excelente.

Também situado na Avenida Borges de Medeiros, o Hotel Laghetto Gramado tem charmosas instalações e possui restaurante, bar, piscina interna, duas banheiras de hidromassagem, academia e sala de jogos. O café da manhã variado é um dos destaques e as suítes são acolhedores e decoradas com um toque rústico.

O Hotel Galo Vermelho fica na Avenida das Hortênsias. Possui sala de jogos, restaurante, piscina interna, piscina externa, academia e oferece, de cortesia, recreação para as crianças. As acomodações são aconchegantes e o café da manhã é considerado excelente pelos hóspedes que já passaram pelo hotel.

Agora que você já conhece os principais programas culinários de Gramado, aproveite e reserve sua hospedagem na bela cidade da Serra Gaúcha em até 12 vezes sem juros no site da Hoteis.com!
Adicionar Comentário