BlogHoteis.com

Onde comer em Salvador, a capital baiana

Praias, belezas naturais, monumentos históricos, muita música e o maior carnaval do mundo são alguns atrativos de Salvador, uma das cidades mais famosas e visitadas do Brasil. Mas há também as comidas típicas, que proporcionam experiências inesquecíveis. Descubra onde comer em Salvador e comece o seu roteiro de viagem agora mesmo!

Patrimônio Histórico

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do país e guarda a história do Brasil desde os tempos de colônia. Seu centro histórico foi reconhecido Patrimônio Cultural da Humanidade.

Alguns dos principais pontos turísticos da cidade são o Elevador Lacerda, o Farol da Barra, o Mercado Modelo, o Pelourinho e a Igreja do Senhor do Bonfim. Outro atrativo da cidade, claro, são as maravilhosas praias, sendo que as mais conhecidas são a do Flamengo, a Stella Maris, a Itapuã e a Porto da Barra.

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Salvador fica a 30 km do centro da capital baiana e recebe voos diretos de várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Maceió, Recife, Aracaju, entre outras.

As épocas mais indicadas para visitar Salvador são de janeiro a março ou entre agosto e dezembro, pois são os meses mais secos, já que entre abril e julho costuma ser época de chuva.

Clima e temperatura

Caracterizada pelo clima tropical, quente e úmido, não há grande variação de temperatura durante o ano em Salvador. Os termômetros podem chegar a marcar em torno de 30° C, no verão, mas a sensação térmica é aliviada pela brisa do mar.

Onde Comer em Salvador

Ki-Mukeka

Como o próprio nome indica, o prato principal do Ki-Mukeka são as moquecas, o restaurante é um dos mais famosos quando o assunto é essa comida típica da Bahia. Mas se você não gosta de peixes ou crustáceos, fique tranquilo, pois o cardápio oferece alternativas.

A sugestão de entrada são os mini acarajés, marca registrada da Bahia

Mesmo assim, a sugestão de entrada são os mini acarajés, marca registrada da Bahia. Como prato principal, a recomendação é, obviamente, a moqueca, disponível em vários sabores: peixe, camarão, siri, lagosta, arraia, polvo, ostra, entre outros.

O Ki-Mukeka fez tanto sucesso que tem várias unidades em Salvador, localizadas em Armação, Pituba, Itapuã e Boca do Rio.

Rei do Pirão

O Rei do Pirão foi inaugurado recentemente na capital baiana, mas já se tornou um sucesso. A proposta do local é simples, mas deliciosa: oferecer apenas um prato em diversas versões.

A proposta do local é simples, mas deliciosa: oferecer apenas um prato em diversas versões

Obviamente o prato é o pirão, feito com massa de aipim, e que te dá a opção de escolher entre quatro sabores: carne de sol, fumeiro, camarão ao molho e camarão ao alho e óleo. Todos vêm acompanhados de uma porção de vinagrete.

Além da comida saborosa, o local também oferece um espaço aconchegante, e serviço delivery. O restaurante fica na rua Simões Filho, 886, Boca do Rio.

Yemanjá

O restaurante Yemanjá existe desde a década de 1960 e é um dos mais famosos de Salvador, especialmente quando se trata de experimentar os pratos típicos da região. A casa conta com um menu diversificado, de dar água na boca, com muitos pratos com peixes, frutos do mar e dendê, como o peixe ao Pelourinho, o camarão ao molho de maracujá e o bobó de camarão.

Uma sugestão de menu é pedir as casquinhas de siri como entrada e o ensopado de camarão como prato principal, acompanhado de farofa, arroz e pimenta de cheiro. Se bater aquela vontade de comer uma sobremesa, você pode aproveitar para experimentar um dos doces típicos da região.

Uma sugestão de menu é pedir as casquinhas de siri como entrada

Outro grande atrativo do Yemanjá é os ambientes do restaurante, que possui o salão principal, a varanda e dois anexos. O local preferido da maioria é o salão, que se destaca pela decoração inspirada no estilo das antigas cabanas de pescadores baianos.

O restaurante fica na avenida Otávio Mangabeira, 4661, no bairro Armação.

Acarajé da Cira

Não podemos deixar de fora a dica de onde encontrar um bom acarajé. O Acarajé da Cira é um dos mais famosos da cidade e você não pode visitar a capital baiana sem experimentar essa iguaria.

Feito com uma massa à base feijão fradinho e temperos, o acarajé é frito no óleo de dendê. Ele vira uma espécie de bolinho crocante que depois é recheado, tradicionalmente, com vatapá, salada de tomate e camarões.

O Acarajé da Cira é um dos mais famosos da cidade

Na barraca da Cira, você também poderá experimentar o abará, que é o mesmo bolinho só que cozido no vapor e servido envolto em uma folha de bananeira

A barraca da Cira fica em Itapuã, na rua Aristides Milton, região onde ela montou o seu primeiro tabuleiro de acarajés. As suas habilidades culinárias ficaram tão famosas que ela abriu outro pontos de venda na cidade, no Lago da Marquirita e em Rio Vermelho.

Boi Preto

Caso você queira variar o cardápio e comer um churrasco, o Boi Preto é conhecido como uma das churrascarias mais renomadas de Salvador.

Boi Preto funciona no estilo de rodízio e impressiona pela variedade de pratos que oferece, com menu de saladas, carnes, pratos quentes e até um buffet de comida oriental.

O Boi Preto é conhecido como uma das churrascarias mais renomadas de Salvador

Alguns dos pratos que se destacam são o feijão tropeiro, o corte de fraldinha e os pasteizinhos de queijo coalho e camarão. O restaurante fica na Av. Octávio Mangabeira, nº 5095, na Boca do Rio.

A Cubana Sorveteria

Tomar um sorvete em A Cubana, que fica ao lado do Elevador Lacerda, e aproveitar a vista da Baía de Todos os Santos é um passeio tradicional em Salvador. Com mais de 80 anos de existência, a sorveteria A Cubana faz parte da história da capital baiana.

A sorveteria recebeu esse nome, pois foi fundada por um cubano radicado no Brasil, mas foi vendida em 1942, para o espanhol José Bouzas Migue. Desde então, o negócio continua sendo gerido pela família Bouzas.

A Cubana tem várias unidades em Salvador, no Pelourinho, na rua Portas do Carno, em Rio Vermelho, na Vila Caramuru e em Pituba, na rua Pernambuco.

Sorveteria da Ribeira

Outra sorveteria tradicional em Salvador é a Sorveteria da Ribeira, que fica na península de Itapagipe. Sua fundação aconteceu de um jeito inusitado.

Em 1931, o italiano Mario Tosto abriu uma pizzaria no bairro da Ribeira. Como era de costume em seu país de origem, ele presenteava os clientes com sorvetes fabricados por ele. O sorvete artesanal fez tanto sucesso que se tornou o carro-chefe da casa e as pizzas perderam seu lugar.

O sorvete artesanal fez tanto sucesso que se tornou o carro-chefe da casa

A sorveteria da Ribeira também é famosa pela variedade de sabores, com mais de 60 opções no cardápio. O destaque vai para os sorvetes de frutas típicas da região como graviola, cajá e mangaba.

A unidade principal fica na rua da Penha, 87, Ribeira. Atualmente, você também pode encontrar stands da sorveteria em vários shoppings de Salvador.

Onde se hospedar em Salvador

Há várias opções de hospedagem em Salvador, inclusive os melhores hotéis Spa, perfeitos para relaxar e descansar, longe do estresse do dia a dia. Confira!

Catussaba Suites

Localizado na orla da Praia Stella Maris, o hotel Catussaba Suites é muito bem localizado, perto de vários pontos turísticos da cidade, como a Praia do Flamengo, a Praça Vinícius de Moraes e o Farol de Itapuã.

Suíte Luxo (Double), no Catussaba Suites

Com 86 quartos, o hotel conta com piscina externa, piscina infantil, restaurante, bar/lounge, wi-fi e estacionamento gratuitos.

Hotel Catharina Paraguaçu

O Hotel Catharina Paraguaçu tem uma arquitetura em um estilo colonial e encanta pelo charme das suas acomodações. Conta com 32 quartos, terraço e oferece wi-fi gratuito.

Quarto Casal Standard, no Hotel Catharina Paraguaçu

O hotel fica na região de Rio Vermelho, perto das praias da Paciência, do Rio Vermelho, do Buracão e de Amaralina. Também está próximo de outras atrações turísticas como a Casa do Rio Vermelho, Zoológico de Salvador e o Parque da Cidade Joventino Silva.

Aquarena Hotel

O Aquarena Hotel conta com uma excelente infraestrutura para receber seus hóspedes. Tem 48 quartos, piscina externa, terraço, além de wi-fi, café da manhã e estacionamento grátis.

Quarto Casal Superior, no Aquarena Hotel

O hotel fica próximo de vários pontos interessantes da cidade como a Arena Fonte Nova, Dique do Tororó, Fundação Casa Jorge Amado e o Museu Afro-Brasileiro.

Vila Gale Salvador

A apenas sete minutos de caminhada da Praia de Ondina, o hotel Vila Gale Salvador permite fácil acesso a vários locais famosos da cidade, como a Praia do Porto da Barra, o Teatro Castro Alves e a Casa do Rio Vermelho.

Quarto Superior, no Hotel Vila Galé Salvador

Com 224 quartos, o hotel conta com piscina externa, academia, restaurante, bar/lounge, disponibiliza café e chá na área comum, além de wi-fi e café da manhã gratuitos.

Bahiamar Hotel

Localizado na orla de Salvador, o Bahiamar Hotel fica perto de da Praia da Armação, de Pituba e de Jaguaribe. Ele também possui fácil acesso a outras atrações como o Jardim de Alah, Parque Costa Azul e o Salvador Shopping.

Quarto Executivo, no Bahiamar Hotel

O hotel oferece wi-fi e estacionamento grátis, tem uma piscina externa, restaurante, bar e churrasqueiras.

O que você achou das nossas dias sobre onde comer em Salvador?

A capital baiana oferece opções para todos os gostos, certamente, você encontrará um restaurante que é a sua cara. Você já experimentou algum prato típico da região? Qual é o seu favorito? Conta para a gente nos comentários.

Lembre-se de reservar seu hotel em Salvador pelo site da Hoteis.com e aproveite as facilidades oferecidas para pagamento.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com