BlogHoteis.com

Passeios em Paraty: o melhor da cultura, gastronomia e hospedagem

Paraty: a charmosa cidade fluminense revela seus encantos

A mistura do colorido das casas com o verde das montanhas, da vegetação típica da Mata Atlântica e da água do mar. Assim é Paraty, cidade localizada na costa verde do Rio de Janeiro, que serve como um refúgio para quem quer fugir do agito das grandes cidades, mas sem se desconectar totalmente do mundo.

Charmosa, Paraty desperta o interesse de quem busca história e um bom lugar para descansar em meio à natureza vibrante e viva. Além de todas as credenciais que já mencionamos, a cidade oferece ótimos passeios para quem curte fazer ecoturismo ou quer um ponto de chegada ou partida para percorrer o antigo caminho da Estrada Real.

A imponência de Paraty remonta dos séculos 18 e 19, quando se tornou um importante centro comercial brasileiro da Rota do Ouro, por onde nossas riquezas cruzavam, vindas de Minas Gerais. De seu passado como grande produtora de cana-de-açúcar, o destino ainda mantém pontos turísticos como alambiques que produzem algumas das melhores cachaças brasileiras.

Indo além de seu papel histórico e da beleza natural ímpar que apresenta, Paraty também é um ótimo local para quem gosta de cultura e de alta gastronomia. Não é à toa que a cidade abriga anualmente eventos de grande porte e peso como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que reúne autores e intelectuais do mundo todo em busca de novidades e atrações literárias; a Paraty em Foco, voltada para o universo fotográfico; o Bourbon Festival Paraty, para os amantes de jazz; e o Viva o Verão, que oferece shows e atrações culturais gratuitas.

passeios em paraty

Este lugar de grande valor cultural fica ainda mais especial quando observamos a quantidade de restaurantes renomados comandados por chefs experientes, com cardápios sofisticados e pratos capazes de agradar até os clientes mais exigentes. E é por este motivo que podemos afirmar categoricamente que Paraty é um bom destino para se curtir a boa gastronomia.

Vale mencionar que, no mês de agosto, a cidade recebe o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, onde o foco central é a água ardente. Aliás, quer combinação melhor do que ótimas opções culturais e excelentes experiências gastronômicas? Parafraseando o cantor Gilberto Gil, “Paraty, o mundo é grande e cabe aqui”.

Depois desta breve apresentação, acho que você já está convencido de que visitar Paraty, ao menos uma vez na vida, é preciso, certo?! Por isso, fizemos um guia com algumas informações relevantes e necessárias que você pode conferir mais abaixo.

Aproveite e reserve seu hotel ou pousada em Paraty em até 12 vezes sem juros.

Atrações turísticas em Paraty: o que fazer

Como já é de se imaginar, Paraty oferece uma infinidade de opções aos turistas. Tédio é uma palavra quase que inexistente por aqui. Você pode curtir a calmaria das praias, cachoeiras e ilhas, mergulhar nas histórias, praticar esportes radicais ou embarcar no ecoturismo.

Ao chegar em Paraty, não deixe de visitar o Centro Histórico, com seus casarões antigos e coloniais e as ruas com calçamento em pé-de-moleque. O Centro de Paraty é um lugar alegre e acolhedor onde a música e as cores imperam e onde você vai se deparar com ótimos restaurantes e lojinhas vendendo artesanato e iguarias locais.

Uma dica é não deixar de tirar inúmeras fotos em frentes aos casarões. Não deixe também de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, conhecer as exposições da Casa da Cultura, passear no Cais do Porto – com vista para a Capela de Nossa das Dores e de seguir até a Praça da Matriz.

passeios em paraty

Dando continuidade aos passeios, conheça pelo menos uma das 120 ilhas com praias de temperatura super agradável e águas com tons diversos de verde que se mesclam com o azul, em determinados pontos. Não é raro se deparar com tartarugas e golfinhos pelo caminho. E, se você tiver sorte, poderá encontrar até baleias orcas pelo trajeto.

Algumas das principais praias de Paraty são a Praia Vermelha, Praia da Conceição, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Lagoa Azul, Praia da Lula, Ilha do Algodão, Saco da Velha e Saco do Mamanguá. Como praticamente todas elas são acessíveis somente por água, a maneira mais simples de visita-las é contratando o passeio de escuna ou saveiros, que levam os turistas para até quatro praias e ilhas, por passeio.

O interessante é que, desta maneira, é possível ainda aproveitar um pouco de tudo: locais para relaxar e para praticar snorkel – como Ilha Comprida, por exemplo – e pontos com belíssimas vistas.

passeios em paraty

Quem quer visitar praias menos exploradas vai curtir o passeio de lancha que vai até pontos mais remotos e praias mais escondidas como a Praia do Engenho, Praia de Jurumirim, Paraty Mirim, Ilha dos Cocos, Ilha da Pescaria e Praia Grande da Cajaíba.

Não deixe de visitar a cidade de Trindade, que fica a 25 km do Centro Histórico de Paraty. As suas praias são uma atração à parte. Uma delas, a do Meio, foi incluída como parte integrante do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Trindade também abriga a Piscina Natural do Cachadaço e a praia de mesmo nome, a Praia de Fora e Praia do Cepilho. Na sequência de Trindade, a Praia do Sono é de difícil acesso e muita requisitada por sua exclusividade.

Se você tem espírito aventureiro e desbravador, Paraty também é para você. Como um dos braços do ecoturismo, é possível percorrer trilhas, praticar canoismo, rappel, tirolesa e arborismo. Para quem busca outros passeios mais roots, Paraty oferece a oportunidade de recarregar as baterias com a água gelada de cachoeiras, que se encontram abrigadas na Serra do Mar. Um dos destaques é para a Cachoeira do Tobogã, onde é possível descer enquanto escorrega pela pedra em uma espécie de toboágua natural, como o próprio nome nos leva a crer.

O Caminho do Ouro é o lugar para encontrar um grande número de cachoeiras. Como já dissemos mais acima, em Paraty os caminhos entre história e natureza se cruzam, muitas vezes. Não poderíamos esquecer de mencionar a grande vocação da cidade para a produção de cachaças artesanais. Os alambiques que as produzem e onde é possível conhecer o processo de fabricação delas ficam à beira da Estrada Real.

Hotéis e pousadas em Paraty

A cidade oferece hospedagens intimistas e charmosas, que cabem em todos os orçamentos e que sabem explorar bem sua faceta rústica.

No Centro Histórico há boas tarifas de hospedagem na Pousada Arte Colonial e na Pousada Arte Urquijo, que oferecem um ótimo custo/benefício e a comodidade de estarem próximas de onde tudo acontece em Paraty.

Agora se você busca um pouco mais de luxo no Centro Histórico, a Casa Turquesa Boutique Hotel é uma excelente opção.

A poucos passos do Centro Histórico de Paraty há ainda muitas ótimas alternativas de hospedagens, como as oferecidas pela Casa Colonial Paraty e pela Casa Literária.

Outra possibilidade é escolher por hotéis e pousadas na cidade vizinha de Trindade, que fica próximo de ótimas praias e que ainda oferecem mais tranquilidade e a proximidade da natureza.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com