BlogHoteis.com

Passeios em Paraty: cultura, gastronomia e hospedagem

Paraty: a charmosa cidade fluminense revela seus encantos

A mistura do colorido das casas com o verde das montanhas, a vegetação típica da Mata Atlântica e a água do mar. Assim são a cidade e os passeios em Paraty, localizada na costa verde do Rio de Janeiro, um refúgio para quem quer fugir do agito das grandes cidades, mas sem se desconectar totalmente.

Conhecida como a Veneza brasileira, Paraty desperta o interesse de quem busca história e um bom lugar para descansar em meio à natureza vibrante e viva. Além de todas as credenciais que já mencionamos, a cidade oferece ótimos passeios para quem curte fazer ecoturismo ou quer um ponto de chegada ou partida para percorrer o antigo caminho da Estrada Real.

A imponência de Paraty remonta dos séculos 18 e 19, quando se tornou um importante centro comercial brasileiro da Rota do Ouro, por onde nossas riquezas cruzavam, vindas de Minas Gerais. De seu passado como grande produtora de cana-de-açúcar, o destino ainda mantém pontos turísticos como alambiques que produzem algumas das melhores cachaças brasileiras.

Passeios em Paraty

Indo além de seu papel histórico e da beleza natural ímpar que apresenta, Paraty também é um ótimo local para quem gosta de cultura e de alta gastronomia.

Não é à toa que a cidade abriga anualmente eventos de grande porte e peso como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que reúne autores e intelectuais do mundo todo em busca de novidades e atrações literárias; a Paraty em Foco, voltada para o universo fotográfico; o Bourbon Festival Paraty, para os amantes de jazz; e o Viva o Verão, que oferece shows e atrações culturais gratuitas.

passeios em paraty
As ruas de pedra em Paraty

Este lugar de grande valor cultural fica ainda mais especial quando observamos a quantidade de restaurantes renomados comandados por chefs experientes, com cardápios sofisticados e pratos capazes de agradar até os clientes mais exigentes. Paraty é um bom destino para curtir a gastronomia.

Vale mencionar que, no mês de agosto, a cidade recebe o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, cujo foco central é a água ardente. Aliás, quer combinação melhor do que ótimas opções culturais e excelentes experiências gastronômicas? Parafraseando o cantor Gilberto Gil, “Paraty, o mundo é grande e cabe aqui”.

Depois desta breve apresentação, acho que você já está convencido de que visitar Paraty, ao menos uma vez na vida, é preciso, certo?! Por isso, fizemos um guia com algumas informações relevantes e necessárias que você pode conferir mais abaixo.

Aproveite e reserve seu hotel ou pousada em Paraty em até 12 vezes sem juros.

O que fazer em Paraty

Como é de se imaginar, Paraty oferece uma infinidade de opções aos turistas. Tédio é uma palavra quase que inexistente por aqui. Você pode curtir a calmaria das praias, cachoeiras e ilhas, mergulhar nas histórias, praticar esportes radicais ou embarcar no ecoturismo.

Ao chegar em Paraty, não deixe de visitar o Centro Histórico, com seus casarões antigos e coloniais e as ruas com calçamento em pé-de-moleque. O centro da cidade é um lugar alegre e acolhedor, onde a música e as cores imperam e você vai se deparar com ótimos restaurantes e lojinhas, vendendo artesanato e iguarias locais.

Uma dica é não deixar de tirar fotos em frentes aos casarões. Não deixe também de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de conhecer as exposições da Casa da Cultura, de passear no Cais do Porto – com vista para a Capela de Nossa das Dores – e de seguir até a Praça da Matriz.

passeios em paraty
Há muito o que visitar em Paraty

Dando continuidade aos passeios, conheça pelo menos uma das 120 ilhas com praias de temperatura agradável e águas com tons de verde mesclados com azul. Não é raro se deparar com tartarugas e golfinhos pelo caminho. Se você tiver sorte, poderá ainda encontrar baleias orcas.

Algumas das principais praias de Paraty são a Praia Vermelha, Praia da Conceição, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Lagoa Azul, Praia da Lula, Ilha do Algodão, Saco da Velha e Saco do Mamanguá. Como praticamente todas são acessíveis apenas pela água, a maneira mais fácil de visita-las é num passeio de escuna ou saveiros, que levam os turistas para até quatro praias e ilhas por passeio.

O interessante é que, desta maneira, é possível ainda aproveitar um pouco de tudo: locais para relaxar, praticar snorkel – como Ilha Comprida, por exemplo -, e pontos com belíssimas vistas.

passeios em paraty
As águas em Paraty mesclam tons de verde e azul

Quem quer visitar praias menos exploradas vai curtir o passeio de lancha que vai até pontos mais remotos e praias mais escondidas como a Praia do Engenho, Praia de Jurumirim, Paraty Mirim, Ilha dos Cocos, Ilha da Pescaria e Praia Grande da Cajaíba.

Não deixe de visitar acidade de Trindade, que fica a 25 km do Centro Histórico de Paraty. Suas praias são uma atração à parte. Uma delas, a do Meio, foi incluída como parte integrante do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Trindade também abriga a Piscina Natural do Cachadaço, a praia de mesmo nome, a Praia de Fora e a Praia do Cepilho. Na sequência de Trindade, há também a Praia do Sono, que é de difícil acesso e, por isso, muito requisitada.

Se você tem espírito aventureiro e desbravador, saiba que Paraty é um dos braços do ecoturismo. É possível percorrer trilhas, praticar canoismo, rappel, tirolesa e arvorismo.

Para quem busca outros passeios mais roots, Paraty oferece a oportunidade de recarregar as baterias com a água gelada de cachoeiras que se encontram abrigadas na Serra do Mar. Um dos destaques é para a Cachoeira do Tobogã, onde é possível descer enquanto escorrega pela pedra em uma espécie de toboágua natural.

O Caminho do Ouro é o lugar para encontrar um grande número de cachoeiras. Como já dissemos mais acima, em Paraty os caminhos entre história e natureza se cruzam, muitas vezes.

Não poderíamos esquecer de mencionar a grande vocação da cidade para a produção de cachaças artesanais. Os alambiques que as produzem, e onde é possível conhecer o processo de fabricação delas, ficam à beira da Estrada Real.

Hotéis e pousadas em Paraty

A cidade oferece hospedagens intimistas e charmosas, que cabem em todos os orçamentos e que sabem explorar bem sua faceta rústica.

No Centro Histórico, há boas tarifas de hospedagem na Pousada Arte Colonial e na Pousada Arte Urquijo, que oferecem um ótimo custo/benefício, além da comodidade de estarem próximas de onde tudo acontece em Paraty.

Agora se você busca um pouco mais de luxo no Centro Histórico, a Casa Turquesa Boutique Hotel é uma excelente opção.

A poucos passos do Centro Histórico de Paraty, há ainda ótimas alternativas de hospedagem, como as oferecidas pela Casa Colonial Paraty e pela Casa Literária.

Outra possibilidade é optar por hotéis e pousadas na cidade vizinha, Trindade, que fica próxima a ótimas praias e que ainda oferece mais tranquilidade e a proximidade da natureza.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com