BlogHoteis.com

10 Passeios em Aracaju imperdíveis e 1 bônus

Aracaju, capital sergipana

Capital do estado de Sergipe, Aracaju é uma cidade cheia de charme, que encanta pelas belas praias e pelos vários lugares interessantes, que permitem conhecer mais da cultura da região. Certamente, existem passeios em Aracaju para todos os tipos de turistas, para os que querem apenas ficar na praia relaxando, para os que gostam de passear em museus ou para os que escolhem curtir a noite em um barzinho local.

passeios em Aracaju
Capital de Sergipe, Aracaju é uma cidade cheia de charme

A melhor época para visitar a cidade é no verão, entre setembro e março, pois são os meses em que chove menos. A variação de temperatura durante o ano é pequena, a principal diferença é que, de maio a julho, as chances de pegar dias chuvosos é maior. No verão, a temperatura pode chegar facilmente aos 30°C, enquanto no inverno a máxima gira em torno dos 27°C.

Aracaju fica a cerca de 274 km de Maceió e a 325 km de Salvador. Para facilitar, a cidade conta com um aeroporto internacional, que recebe voos diretos de várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Belo Horizonte.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a capital do Sergipe e as maravilhas que ela reserva? Saiba que há muito o que fazer em Aracaju. Confira o nosso guia dos 10 passeios em Aracaju que você não pode deixar de fora do roteiro.

10 Passeios em Aracaju imperdíveis

  1. Orla do Atalaia

A Praia do Atalaia é a principal do litoral de Aracaju e sua orla chama atenção pelas diversas atrações que oferece. Quadras, área verde com lagos, parquinhos para as crianças, kartódromo, pista de skate, vários restaurantes e bares são algumas das opções que você poderá aproveitar em seu passeio.

passeios em Aracaju
A Praia do Atalaia é a principal do litoral de Aracaju

Simplesmente caminhar pela orla já propiciará momentos incríveis, já que a vista é privilegiada e passa por vários pontos turísticos, como o Centro de Cultura e Arte e a Passarela do Artesão. Se preferir, também é possível fazer o passeio de bicicleta, pois a Orla possui uma ciclovia por toda a sua extensão – pelo trajeto, você encontrará estações Caju Bike, onde bicicletas ficam disponíveis para serem alugadas.

  1. Passarela do Caranguejo

Para se deliciar com diversas opções de comidas e bebidas, não deixe de ir até a Passarela do Caranguejo. Com vários bares e restaurantes, é um ótimo lugar para passar o fim da tarde, depois de um dia inteiro de passeio.

Encontrar a Passarela é uma tarefa fácil. Caminhando pela orla da Praia do Atalaia, você verá uma imensa estátua de caranguejo, criada pelo artista sergipano Ary Marques Tavares. Essa é uma das atrações do local e point de fotos para os turistas.

passeios em Aracaju
A Passarela do Caranguejo é passeio obrigatório

Apesar do nome da passarela, lá você poderá experimentar não apenas pratos feitos com caranguejos, mas receitas com peixes, frutos dos mar, carne de sol, entre outros. Além disso, os estabelecimentos também costumam oferecer opções de carne, frango ou massa.

O Cariri é um dos restaurantes mais famosos da Passarela e organiza noites de forró, com músicas típicas, todos os dias.

  1. Praia do Saco

A Praia do Saco é conhecida por ter as águas mais bonitas e tranquilas do litoral sergipano e vale a pena ser incluída no seu roteiro. Ela fica 65 km ao sul de Aracaju, a aproximadamente uma hora de carro. A paisagem de toda a região encanta os visitantes, com coqueiros, dunas de areias finas e manguezais.

passeios em Aracaju
A Praia do Saco é conhecida por ter as águas mais bonitas e tranquilas do estado

A Praia do Saco é ideal para quem quer aproveitar um local menos movimentado, relaxar em uma praia que não esteja rodeada por quiosques e restaurantes, um verdadeiro recanto da natureza.

Da orla da Praia do Saco é possível fazer um passeio de barco até a Ilha da Sogra, uma extensão de areia de apenas 1 km entre o rio e o mar, que fica visível quando a maré está baixa.

passeios em Aracaju
Aproveite para fazer um passeio de barco até a Ilha da Sogra
  1. Museu da Gente Sergipana

Quer conhecer mais da cultura do Sergipe? O Museu da Gente Sergipana  apresentará um pouco da riqueza cultural desse povo de uma maneira interativa, para que o visitante sinta que é parte do que é mostrado no museu e, claro, aproveite o passeio.

A entrada é gratuita e a visita é acompanhada por um guia que explica sobre as instalações e mostra os detalhes de cada uma delas. Em uma delas, por exemplo, o visitante é apresentado a um prato típico regional e deve tentar acertar com quais ingredientes ele é feito.

passeios em Aracaju
Em uma das instalações, o visitante é apresentado a um prato regional

Em outra das instalações, a bordo de um barquinho, você poderá “viajar” pela flora e pela fauna da região. Também é possível ouvir os relatos de personalidades históricas de Sergipe, como Silvio Romero, Lampião e Arthur Bispo do Rosário.

O museu fica no Centro de Aracaju, na Rua Ivo Prado, 398.

  1. Crôa do Goré

A cerca de meia hora de carro da Orla do Atalaia, está a Crôa do Goré, uma pequena ilha que se forma quando a maré do rio Vaza-Barris fica baixa.

Para chegar até a Crôa, é preciso pegar um catamarã na Praia do Mosqueiro, em um povoado de pescadores. Durante o passeio de catamarã, você se deparará com a bela vista dos manguezais e ilhotas pelo caminho.

passeios em Aracaju
Crôa do Goré é uma pequena ilha que se forma com a maré baixa do rio Vaza-Barris

Chegando na Crôa do Goré, é possível relaxar nas cadeiras, debaixo dos guarda-sóis que ficam espalhados pela ilha, além de desfrutar de bebidas e petiscos do bar flutuante e, claro, mergulhar nas águas mornas do local.

A estada na Crôa, entretanto, dura no máximo 5 horas, que é o tempo em que ela fica visível, com a maré baixa.

  1. Parque das Sementeiras

O Parque Augusto Franco, conhecido como Parque das Sementeiras, é ótimo para fazer passeios em família, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada. Ele é uma das áreas de lazer favoritas do aracajuanos e fica lotado nos fins de semana.

passeios em Aracaju
O Parque das Sementeiras é ótimo para fazer passeios em família

Localizado na Avenida Jornalista Santos Santana, o parque possui uma vasta área verde, com mais de 112 espécies de árvores, sendo um refúgio para os dias mais quentes na capital. Ele também conta com parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, pista para caminhada e quiosques para piqueniques.

  1. Mercados municipais Antônio Franco e Thales Ferraz

Interligados pela Passarela das Flores, no centro de Aracaju, é possível conhecer os dois mercados no mesmo dia. Além de fazer compras, aproveite também para experimentar algumas das delícias gastronômicas da região como as castanhas, a rapadura, os queijos e os diferentes tipos de cachaça.

passeios em Aracaju
Rapadura, uma das delícias gastronômicas da região

Se você é aquele tipo de pessoa que não abre mão de levar um souvenir para a casa quando viaja, com certeza irá gostar de conhecer os mercados municipais Antônio Franco e Thales Ferraz. Eles são ótimos para comprar lembrancinhas da cidade e conhecer o rico artesanato local, como as peças em renda, bordados e cerâmicas.

  1. Centro Cultural de Aracaju

Inaugurado em outubro de 2014, o Centro Cultural de Aracaju está instalado em um prédio do século 19, que já foi sede da Receita Federal. O espaço foi restaurado e, hoje, abriga várias atividades, como a Biblioteca da Cultura Sergipana Escritor Mário Cabral, um pequeno teatro e um cinema. O lugar chama a atenção dos visitantes também por sua arquitetura.

Além disso, é possível visitar os espaços dedicados à história do Carnaval e às festas típicas de Sergipe. A visitação e toda a programação são gratuitas e o Centro Cultural fica na Praça General Valadão, 134.

  1. Oceanário de Aracaju

Criado pelo Projeto Tamar em 2002, o Oceanário de Aracaju foi o primeiro do Nordeste e reúne cerca de 70 espécies de animais aquáticos, todas nativas do Sergipe. Ao todo, são 18 aquários, sendo cinco de água doce e 13 de água salgada.

passeios em Aracaju
O Oceanário de Aracaju reúne cerca de 70 espécies de animais aquáticos, todas nativas do Sergipe

Na entrada, você se deparará com o maior aquário, o grande aquário oceânico. Com 150 mil litros de água, ele abriga tubarões, arraias, caranhas, moréias, entre outras espécies.

O Oceanário fica na orla do Atalaia, na Avenida Santos Dumont, 1010, e a entrada é paga.

  1. Palácio Olímpio Campos

O Palácio Olímpio Campos foi inaugurado em 1863 e serviu como sede do governo do estado de Sergipe até 1995. Somente em 2010, ele foi transformado em museu e hoje chama a atenção de visitantes por sua bela arquitetura e por preservar a história da região.

No hall de entrada, é possível contemplar uma suntuosa escada com tapete vermelho, rodeada por colunas. No segundo andar, estão o quarto do governador, a sala de jantar e o gabinete, com objetos preservados, como rádio e telefone antigos.

Localizado na Praça Olímpio Campos, o Palácio conta ainda com exposição de obras de artistas sergipanos e tem uma programação de eventos culturais variada.

Bônus: Teleférico do Parque da Cidade

Um pouco mais afastado do centro de Aracaju, o Parque da Cidade tem mais de 600 mil m² de área verde e conta com um mini zoológico e um teleférico.

Em um passeio de 20 minutos, o teleférico te levará até o ponto mais alto do parque e, durante o percurso, você terá a oportunidade de apreciar a beleza natural da região, de um ponto de vista privilegiado.

passeios em Aracaju
Em um passeio de 20 minutos, o teleférico te levará até o ponto mais alto do parque

O Parque fica na Avenida Corinto Leite e a entrada é gratuita, mas o passeio de teleférico é pago.

Hotéis em Aracaju

Del Mar Hotel

Com 113 quartos, o Del Mar Hotel oferece várias comodidades para seus hóspedes, como academia, dois restaurantes, piscina externa, traslado do aeroporto para o hotel, além de Wi-Fi e café da manhã grátis.

passeios em Aracaju
Quarto Casal Superior, no Del Mar Hotel

Ele também está muito bem localizado, próximo da Praia Coroa do Meio, do Oceanário de Aracaju, do Centro de Arte e Cultura de Sergipe e do Shopping Riomar.

Comfort Hotel Aracaju

Perto da Praia do Atalaia e do Oceanário de Aracaju, o Comfort Hotel Aracaju tem uma localização privilegiada na cidade. Ele também está próximo de outras atrações como o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, a Passarela do Caranguejo e a Praia do Robalo.

passeios em Aracaju
Quarto casal luxo, no Comfort Hotel Aracaju

Além disso, o hotel possui um excelente infraestrutura, com piscina interna, spa, academia, restaurante, bar, Wi-Fi, café da manhã e estacionamento gratuitos.

Simas Praia Hotel

Localizado na orla da Praia do Atalaia, o Simas Praia Hotel oferece uma vista panorâmica para o mar. Além disso, ele fica perto de vários pontos turísticos como os Arcos Plaza, o Oceanário de Aracaju, a Passarela do Caranguejo, a Praça de Atalaia e a Praia do Robalo.

passeios em Aracaju
Quarto triplo Standard, no Simas Praia Hotel

Com 80 quartos, o hotel conta com piscina externa, restaurante, bar, loja de conveniência, Wi-Fi, estacionamento e café da manhã grátis.

Jatobá Praia Hotel

O Jatobá Praia Hotel fica a apenas 20 metros da Praia de Atalaia e também está próximo dos Arcos Plaza, da Passarela do Caranguejo, do Oceanário de Aracaju, da Praia do Robalo e da Praça do Atalaia.

passeios em Aracaju
Quarto Casal, no Jatobá Praia Hotel

Entre algumas das comodidades do hotel, estão assistência para passeios, acesso gratuito à rede Wi-Fi, piscina externa, restaurante e sala de jogos.

Pousada do Mar

Assistência para passeios, Wi-Fi, café da manhã e estacionamento gratuitos são algumas das comodidades oferecidas pela Pousada do Mar. Ela fica perto da Praia do Atalaia, da Passarela do Caranguejo, do Centro de Arte e Cultura de Sergipe e do Oceanário de Aracaju.

passeios em Aracaju
Quarto casal standard, na Pousada do Mar

O que você achou das nossas dicas de passeios em Aracaju? Qual deles chamou mais a atenção? Conta pra gente nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com