BlogHoteis.com

7 passeios em Ilhabela que você precisa fazer!

Localizada no litoral paulista, diferente do que muitos pensam, Ilhabela não é apenas uma ilha, ela é um município-arquipélago formado por 14 ilhas e ilhotes. Onde, além das praias maravilhosas, você encontrará uma paisagens diversa, com montanhas e muitas cachoeiras. Conheça os 7 passeios em Ilhabela que são imperdíveis.

Ilhabela definitivamente não se resume a somente praias e oferece passeios para todos os tipos de turistas. Você pode fazer trilhas, passeio de barco, de jipe e ainda aproveitar a badalada noite do centro histórico da cidade, repleto de bares e restaurantes, que contam com música ao vivo e DJ’s.

A região também oferece a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura das comunidades caiçaras, que moram nas regiões do arquipélago voltadas para o alto mar. Os caiçaras vivem da pesca e do artesanato, em constante contato com a natureza, em comunidades onde não há eletricidade. Eles mantém vivo o estilo de vida de seus ancestrais.

Ilhabela fica a 210 km da capital Paulista e a 440 km da cidade do Rio de Janeiro. É possível fazer o trajeto de carro ou de ônibus até a cidade de São Sebastião, onde você pegará uma balsa, atravessando o canal até Ilhabela. O aeroporto de São José dos Campos é o que fica mais próximo à ilha, da rodoviária da cidade é possível pegar um ônibus até São Sebastião, a viagem dura cerca de 3 horas.

Aproveite e confira também um guia completo sobre o que fazer em Ilhabela!

Quer saber mais sobre o que fazer em Ilhabela? Confira as dicas que separamos para você.

  1. Centro histórico de Ilhabela

A Vila Bela da Princesa, fundada em 1805, se tornou o centro histórico de Ilhabela e ficou conhecida como Vila. Lá você poderá descobrir mais sobre a história do arquipélago, mas não imagine que é um lugar cheio de construções antigas, na verdade a região se tornou um centro comercial e gastronômico.

passeios em Ilhabela

A visita vale a pena para experimentar os pratos típicos de Ilhabela, em restaurantes, cafés e bares, além de se refrescar com um ótimo sorvete. Se você gosta de compras, aproveite para visitar as lojas de artesanato. A região ganha vida mesmo é à noite, melhor horário para passar por lá, curtir um boa música e conhecer mais dos agitos da Vila. Não deixe de conhecer a charmosa Rua do Meio e o píer que fica no final dela.

  1. Litoral Norte

Comece o seu roteiro pelas praias de Ilhabela visitando as que estão no litoral norte. As praias Pedra do Sino, da Armação e do Jabaquara são algumas das mais famosas da região.

A praia de Garapocaia ficou conhecida pelo nome de praia da Pedra do Sino, pois quando se bate nas pedras da região, elas emitem um som metálico, como de um sino. Rodeada por palmeiras e coqueiros, com mar tranquilo e raso, a praia é ideal para um passeio com a família. Ela tem uma ótima infraestrutura, contando com quiosques, restaurantes, bares e estacionamento na orla.

passeios em Ilhabela

A praia da Armação é o local perfeito para os amantes dos esportes de vela, como windsurfe e kitesurfe. Você também pode aproveitar para conhecer a Capela Imaculada Conceição e ainda fazer uma trilha que leva até a praia do Pinto, onde há um pequeno píer que separa as duas praias. Essa é a última praia onde se chega por estrada de asfalto.

No extremo norte, fica a praia do Jabaquara, considerada uma das mais bonitas de Ilhabela, conhecida por suas águas transparentes, areia clara e por ser rodeada por muitas árvores. Outra atração do local é um lago de água doce, separado do mar por uma faixa de areia e várias pedras. Você pode chegar até ela de carro, por uma estrada de terra, ou de barco. Não vá embora sem visitar o mirante, além de perfeito para fotos, ele oferece uma vista linda de toda a praia.

  1. Litoral Sul

Na região sul de Ilhabela, que não fica para trás quando o assunto são cenários paradisíacos, a praia do Curral e a praia da Feiticeira são ótimas opções para conhecer mais dessa região do litoral.

A praia do Curral é, certamente, a mais badalada de toda Ilhabela. Se destaca por oferecer uma excelente infraestrutura para os turistas, com várias pousadas, restaurantes e bares. Se você gosta de um pouco mais de agito, esse é o lugar ideal.

passeios em Ilhabela

Se você prefere curtir a viagem com em um lugar mais tranquilo, gostará de conhecer a praia da Feiticeira. Com um mar calmo e águas claras, ela é ótima para os praticantes de mergulho de flutuação. Você também poderá visitar a antiga sede da Fazenda São Mathias, um casarão em estilo colonial. Além disso, é possível aproveitar duas cachoeiras que ficam próximas à praia.

  1. Cachoeiras

Além das praias, outra opção do que fazer em Ilhabela é visitar suas cachoeiras, com centenas espalhadas pela região. A cachoeira do Gato, cachoeira dos Três Tombos e a cachoeira da Toca são alguns lindos recantos da natureza, que merecem a sua atenção.

Localizada no Parque Estadual de Ilhabela, para chegar até a cachoeira do Gato é preciso percorrer uma trilha de 4 km, que leva cerca de uma hora e 30 minutos de caminhada. Entretanto, a paisagem durante o caminho e a beleza da cachoeira, com 40 metros de altura, faz a caminhada valer a pena.

passeios em Ilhabela

A cachoeira de Três Tombos é a de mais fácil acesso da ilha, pois é possível ir de carro até um ponto próximo da primeira queda. Ela fica perto da praia da Feiticeira e tem esse nome devido as 3 quedas de água que a formam.

Com uma ducha natural de 3 metros de altura e um tobogã com aproximadamente 50 metros de extensão, a Cachoeira da Toca é uma das mais famosas da ilha. Ela fica dentro de uma fazenda, onde funciona um antigo engenho de açúcar. A entrada é paga.

  1. Clubes de praias

Se você que curtir uma festa à beira-mar, os clubes de praia, ou beach clubs, não podem ficar de fora do seu roteiro. Inspirados nas baladas realizadas nas praias europeias do Mediterrâneo, a ideia dos clubes é oferecer uma pista de dança, com drinks e música eletrônica, na praia. Assim as pessoas podem se divertir e aproveitar a beleza das paisagens.

passeios em Ilhabela
A praia Saco da Capela tem um dos melhores beach club da região

Os beach clubs de Ilhabela contam com uma excelente infraestrutura, com faixas de areia, decks, espreguiçadeiras, piscinas, várias opções de comida e bebida. Os mais famosos são o Sea Club, que fica em frente a praia do Saco da Capela, e o DPNY, um hotel localizado na praia do Curral.

  1. Mergulho na Ilha de Cabras

Um dos pontos mais visitados de Ilhabela, a Ilha das Cabras é um dos ilhotes que formam o arquipélago. Parte do Santuário Ecológico Submarino, o local é o favorito de mergulhadores profissionais e amadores pela diversidade de espécies que é possível encontrar em suas águas. Se você quiser se aventurar, encontrará várias escolas de mergulho no local, o passeio é imperdível.

passeios em Ilhabela

  1. Passeio de barco

Outra ótima alternativa do que fazer em Ilhabela é aproveitar esse vasto litoral para fazer um passeio de barco. Eles valem a pena, especialmente para aproveitar e conhecer as praias de mais difícil acesso. Os 3 principais passeios oferecidos pelas agências são: de escuna pela praia do Jabaquara e praia da Fome, de flexboat pela praia do Bonete ou pela a praia de Castelhanos. Muitos destes roteiros incluem paradas em várias outras praias e duram o dia inteiro.

passeios em Ilhabela

O que comer em Ilhabela

As praias são lindas e as ilhas são incríveis, mas não podemos deixar de fora os melhores restaurantes de Ilhabela, afinal, toda viagem precisa de gastronomia, certo?!

Vamos começar pela Borrachudo Sanduicheria, a hambuergeria mais tradicional, e uma das melhores, da cidade! No centro de Ilhabela, é uma ótima parada para quem está explorando as ruas antigas da cidade e precisa abastecer. Com mesinhas na calçada e ótimo atendimento, além dos lanches de hambúrguer bem generosos, servem também deliciosas porções tradicionais e regionais, como a querida batata frita e o camarão rosa.

passeios em Ilhabela

Também no centro da cidade, a Creperia N’areia é uma opção de refeição mais leve e não menos deliciosa. Entre crepes salgados e doces as opções são enormes e alguns até saem do tradicional, sempre com ingredientes frescos e selecionados, são um prato cheio. E, além da unidade no centro, o restaurante tem o Quiosque N’areia, na praia do Perequê, que além dos crepes oferece as tradicionais porções de praia, além de casquinha de siri e saladas.

passeios em Ilhabela
Os crepes podem ter recheios diversos e ainda são uma opção leve

Agora, se você quer um lugar para realmente jantar, procure o Bem Dito Bistrô. Com cardápio que atende a todos os gostos, aqui você encontra pratos com carne vermelha, peixes, massas, escondidinhos e uma das opções mais famosas da casa: os risotos. Em ambiente bem simples, decoração descolada e iluminação baixa, a refeição fica ainda mais especial.

passeios em Ilhabela
O risoto é um dos pratos mais pedidos na casa

Clima e quando ir

Os melhores meses para conhecer Ilhabela são outubro e novembro, quando a cidade ainda não está em alta temporada de turistas e o sol é frequente no céu, com poucas chuvas.

No verão, meses de férias escolares e feriados, é preciso estar mais bem preparado, pois os visitantes triplicam a população da ilha e como consequencia temos mais de trânsito, espera maior pela balsa e aumento das tarifas. Mas nada que vá deixar seu programa menos incrível.

Os meses de baixa temporada são o inverno, entre julho e setembro a movimentação cai muito e, apesar do tempo não estar nas condições perfeitas para aproveitar as praias, a cidade é rica em festivais e atrações.

Como chegar e como se locomover

Se você vier de avião, pode desembarcar nos seguintes aeroportos: no Aeroporto de São José dos Campos, o mais próximo de Ilhabela, ou no Aeroporto de Guarulhos, localizado em São Paulo, que tem muitos mais opções de companhias aéreas e destinos. No terminal de ônibus desse aeroporto, há um ônibus que vai diretamente à Ilhabela.

De ônibus, você pode embarcar em um dos interurbanos que saem de diversas rodoviárias do Brasil. Caso esteja seguindo viagem de carro a partir de São Paulo, siga na Via Dutra rumo a São Sebastião pela BR-101. Ao chegar em São Sebastião, embarque numa balsa até a cidade de Ilhabela.

Independente de como chegar, o destino final será São Sebastião e será preciso pegar a balsa. A balsa carrega carros de passeio, com taxa, e pedestres sem custo e o trajeto dura em média 20 minutos.

Melhores hotéis em Ilhabela

Classificado como “Incrível” pelos usuários da Hoteis.com, o Hotel Praia do Portinho, de 3 estrelas, oferece restaurante, bar, piscina, traslado para o terminal de balsas, café da manhã (buffet), Wi-Fi grátis e estacionamento grátis. Os destaque aqui vão para a comida deliciosa, café da manhã saboroso, piscina incrível e para a ótima localização: fica a apenas 18 minutos de caminhada da Praia Grande e da Ilha das Cabras.

Em uma praia particular e exclusiva, o Fazenda Sao Mathias Boutique Hotel se destaca pelo atendimento fantástico. A apenas 1 minuto da praia da Feiticeira e da Praia do Portinho, esse hotel 3,5 estrelas oferece restaurante, bar, piscina, terraço no cobertura, arrumação diária, jardim, lareira no saguão, cabeleireiro, cerviços de concierge, café da manhã continental, Wi-Fi grátis no saguão e estacionamento.

Já o “Incrível” Barra Do Piuva Porto Hotel oferece café da manhã saboroso e atendimento fantástico. Em uma praia particular, oferece restaurante, bar, piscina externa, centro de bem-estar, salão de jogos, café da manhã (buffet), Wi-Fi grátis e estacionamento grátis. Está a apenas 5 minutos de caminhada da Praia das Pedras Miúdas, a 8 minutos do Colonial Diver e a 10 minutos da Ilha das Cabras.

Hotel Mercedes é pé na areia da Praia Mercedes, fica a apenas 1 minuto de caminhada da Praia do Viana e a 4 minutos da Praia da Siriúba. O hotel oferece restaurante, bar, piscina, salão de jogos, lavanderia, sala de reunião e Wi-Fi grátis.

Um hotel “Fantástico”, essa é a avaliação dos hospedes do DPNY Beach Hotel & SPA, que tem como itens mais bem avaliados as ótimas comodidades, a comida deliciosa e os quartos espaçosos e completos. Além das atividades oferecidas pelo hotel, como spa completo, piscina externa e interna, nas proximidades é possível alugar bicicletas, fazer passeios de caiaque, praticar vela, megulho autônomo e livre, surfe, esqui aquático e windsurfe.

Conheça também as 10 melhores pousadas de Ilhabela e descubra qual o local ideal para você se hospedar.

O que você achou das nossas dicas sobre os passeios em Ilhabela?

Já está preparando seu roteiro de viagem para visitar esse maravilhoso refúgio da natureza? Conta para a gente!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com