BlogHoteis.com

Top 10 passeios na Praia do Forte, na Bahia

Na Bahia, estão algumas das praias mais procuradas do Brasil. Uma delas, a Praia do Forte, fica no município de Mata de São João, distante aproximadamente 80 km da capital Salvador, e é um dos pontos mais exuberantes do litoral brasileiro. Se você está planejando uma viagem para lá, conheça os 10 melhores passeios na Praia do Forte.

A Praia do Forte

O estado da Bahia é privilegiado, o litoral baiano é o maior entre todos dos estados do Brasil. São mais de mil km de costa, onde o sol é visitante habitual, os coqueiros fazem parte do ambiente e o Atlântico gentilmente se veste de verde e azul para criar os cenários mais paradisíacos que se possa imaginar. Entre os lugares mais belos desse extenso litoral, está a Praia do Forte.

passeios na Praia do Forte
O estado da Bahia tem o maior litoral do Brasil

São apenas 14 km de extensão de praia, mas não se deixe enganar pelo tamanho reduzido. Na verdade, a pequena distância entre os limites da Praia do Forte é uma vantagem para o visitante, que não precisa se deslocar muito para encontrar cada um dos pontos mais belos da praia.

A extensão também não é um problema para a rede de hotéis e pousadas, bares e restaurantes que se instalaram na região,recebendo com qualidade todos os turistas que, durante o ano todo, se dirigem ao destino.

passeios na praia do Forte para todos os gostos. A própria praia é um passeio, sempre convidativa, com águas verdejantes e transparentes, piscinas naturais cercadas por paredes de corais, areias claras rodeadas de coqueiros. Outro passeio é o clima aconchegante da vila, que não perdeu seus traços históricos e bucólicos.

passeios na Praia do Forte
Há passeios na Praia do Forte para todos os gostos

Os visitantes também vão poder experimentar o melhor da culinária baiana nos restaurantes e bares espalhados pela orla, seja à beira-mar ou mais para dentro, no centrinho da vila. Tudo possui um charme especial, as cores vivas, a vibração e alegria do acolhedor povo baiano, que sabe receber o turista como poucos.

Os passeios na praia do Forte sempre resultam numa experiência de prazer. Todos os sentidos são aguçados pelas belezas naturais, aromas e sabores de uma terra que rende muita poesia até hoje. E não é para menos.

passeios na Praia do Forte
Todos os sentidos são aguçados na Praia do Forte

Por estar próxima a Salvador, a Praia do Forte também é um dos destinos mais procurados pelo soteropolitanos que querem escapar da efervescência da Salvador. As estradas que ligam Mata de São João até a capital baiana costumam estar em boas condições.

Mas a praia também recebe muito turistas de Aracaju, que fica a 200 km de distância, e de todas as partes do Brasil. A pequena praia tornou-se um lugar cosmopolita, com muitos sotaques e desejos, todos realizados.

Os 10 melhores passeios na Praia do Forte

1. Praia do Forte

Claro que o primeiro passeio deve ser a própria praia que dá nome ao lugar. São 14 km de areias claras e coqueiros, o que torna essa praia uma das mais badaladas do Norte da Bahia.

passeios na Praia do Forte
A praia do forte tem 14 km de areias claras e muitos coqueiros

A Praia do Forte tem como marca registrada as tartarugas marinhas, protegidas pelo Projeto Tamar. Além disso, tem um cenário perfeito para caminhadas e oferece bons trechos para a prática de surfe e mergulho – os recifes formam piscinas naturais na área conhecida como Papa-Gente, ao norte, e também na Praia do Lord, no caminho para Papa-Gente.

2. Projeto Tamar

Criado na década de 80, o Projeto Tamar tem por objetivo estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro. São 21 bases espalhadas pelo país, sendo a da Praia do Forte uma das mais interessantes e bem equipadas, com centro para visitantes, tanques e aquários com tartarugas e peixes, sala de vídeo, loja e restaurante.

Entre dezembro e fevereiro, é possível acompanhar os biólogos soltando as tartarugas recém-nascidas na areia.

passeios na Praia do Forte
O Projeto Tamar é um dos passeios mais procurados na Praia do Forte

3. Vila do Forte

Antigo local de encontro de pescadores, a Vila do Forte agora é um centro de comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes que fica ativo o dia todo.

A Alameda do Sol é a mais movimentada das ruas. Mas todo o centrinho, como é carinhosamente chamado, está coberto com calçamento de pedras e tem trânsito de carros proibido. Essa característica permite o passeio tranquilo entre as ruas.

Durante a noite, as cores dos bares e restaurantes tomam contam do local, numa festa que, por vezes, segue até o amanhecer, com o pessoal indo tomar o primeiro banho de mar.

4. Castelo Garcia D’Ávila

Erguida em 1549, essa é a primeira edificação militar portuguesa construída no Brasil. O Castelo Garcia d’Ávila teve suas ruínas transformadas em museu e parque. O castelo fica a 3 km da Vila e o acesso é pela estrada para a Linha Verde.

passeios na Praia do Forte
O Castelo Garcia d’Ávila teve suas ruínas transformadas em museu e parque

A construção tem como atrativos a Capela de Nossa Senhora da Conceição e as passarelas, que oferecem uma graciosa vista da Praia do Forte e seus coqueirais.

5. Lagoa do Timeantube

Ao amanhecer ou no fim do dia, quando o sol vai se retirando no horizonte, são os melhores momentos para um bom passeio de canoa na Lagoa do Timeantube.

Os pássaros agitados, sobrevoando a região com seus cantares e suas acrobacias, vão desenhando no ar outro espetáculo do lugar. Os canoeiros podem ser encontrados à beira da lagoa, principalmente nesses dois momentos do dia. É possível – e aconselhável – combinar o passeio com antecedência.

6. Reserva de Sapiranga

A aproximadamente 6 km da Vila do Forte, Sapiranga é uma das mais importantes reservas de fauna e flora atlântica da Região Nordeste. São mais de 500 hectares com diversas trilhas que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo ou até de quadriciclo.

passeios na Praia do Forte
Na Reserva de Sapiranga, há diversas trilhas

Para as menores trilhas, há guias mirins autorizados a auxiliar os visitantes. Para conhecer as mais extensas, é preciso agendar com antecedência. Mas também é possível um bom mergulho no Rio Pojuca, ou passeio de canoa pelo manguezal.

7. Curtir a noite

Na alta temporada, são comuns as festa na Praia do Forte. Desde o bom e tradicional luau, com fogueira, música ao vivo e muito bate-papo sob o luar, até as “Raves”, que cada vez mais vão tomando conta de alguns pontos da praia.

Mas o centrinho também ferve, com bares e restaurantes oferecendo o que há de melhor da culinária baiana e internacional. Bons passeios na Praia do Forte nunca faltam, nem quando o sol se esconde.

8. Baleias Jubarte

Quem estiver visitando a Praia do Forte entre os meses de julho e outubro poderá avistar as baleias jubartes, que neste período voltam para as águas quentes da região para procriar.

passeios na Praia do Forte
Entre os meses de julho e outubro, é possível avistar as baleias jubartes

Para tanto, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail do Instituto Jubarte. Os passeios duram, aproximadamente, 5 horas e são acompanhados por biólogos do Instituto, que explicam todos os detalhes sobre a vida desses maravilhosos habitantes marinhos.

9. Papa-Gente

Quando a maré está baixa, as paredes de recifes de corais formam piscinas transparentes, onde o mergulho livre leva a experiências inesquecíveis entre peixes coloridos e outros habitantes marinhos.

passeios na Praia do Forte
As piscinas naturais do Papa-gente é um dos passeios na praia da Forte que mais encanta os visitantes

Visitar as piscinas naturais do Papa-Gente é um dos passeios na praia da Forte que mais encanta os visitantes. É necessário apenas uma boa máscara e snorkel para aproveitar a experiência – mas o equipamento pode ser alugado no local, inclusive no próprio Projeto Tamar.

10. Viver o clima

Preste atenção: você está na Bahia! A terra boa de todos os santos. Então aproveite!

Caia nos braços desse povo acolhedor. Converse, escute histórias dos pescadores e dos canoeiros. Ouse descobrir lugares diferentes para comer, pequenos restaurantes e bares administrados pelas próprias cozinheiras, por exemplo.

Aproveite também para experimentar coisas diferentes, como as batidas de frutas regionais, sem culpa (e, claro, sem exageros!). Como disse Caetano, “tudo, tudo na Bahia faz a gente querer bem… A Bahia tem um jeito…”.

Hotéis e pousadas na Praia do Forte

Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Pé na areia, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte oferece 287 quartos, 3 restaurantes e 3 bares/lounge, além de serviço completo de spa, 8 piscinas externas, parque aquático e recreação infantil de cortesia.

passeios na Praia do Forte
Quarto Superior, no Tivoli Ecoresort Praia Do Forte

São também 4 quadras de tênis, um business center e serviço de traslado para o Aeroporto de Salvador. A recepção funciona 24 horas por dia e o estacionamento e café da manhã são gratuitos.

Pousada Casa de Praia

Aconchegante, a Pousada Casa de Praia oferece 21 quartos com ar-condicionado e arrumação diária. Bem ao lado da praia, a pousada tem seu próprio restaurante e disponibiliza serviço de recreação infantil, bem como recepção por tempo ilimitado, TV na área comum e Wi-Fi gratuito.

passeios na Praia do Forte
Quarto Duplo ou Twin, na Pousada Casa de Praia

A pousada também fornece berços gratuitamente e possui um clube infantil. Além disso, o café da manhã é uma cortesia aos hóspedes.

Apartamentos do Castelo

Com uma belíssimas piscina externa  e terraço na cobertura, o hóspede dos Apartamentos do Castelo contam com recreação infantil, sala de jogos com fliperama, serviço de lavanderia, área para piquenique, churrasqueiras, armazenamento de bagagem e assistência para excursões e ingressos.

passeios na Praia do Forte
Casa Standard, no Apartamentos do Castelo

Há ainda clube infantil, piscina infantil, parquinho e guarda volumes. O estacionamento e o Wi-Fi são gratuitos.

Porto Zarpa Hotel

Próximo à Capela de São Francisco, o Porto Zarpa Hotel possui 32 quartos com ar-condicionado, restaurante e bar próximo à piscina externa.

passeios na Praia do Forte
Quarto Duplo Standard , no Porto Zarpa Hotel

O hotel oferece traslado para o Aeroporto de Salvador, recreação infantil, piscina infantil, clube e parquinho para as crianças. Há serviço de armazenamento de bagagem e Wi-Fi gratuito, bem como TV, nas áreas comuns.

Pousada Casa do Forte

A 6 minutos de caminhada das piscinas naturais do Papa-gente, a Pousada Casa do Forte oferece 31 quartos com ar-condicionado e arrumação diária. A recepção funciona 24 horas por dia.

passeios na Praia do Forte
Pousada Casa Do Forte, na Pousada Casa do Forte

A pousada possui piscina externa, sala de reunião, armazenamento para bagagem e assistência para excursões e ingressos. Há ainda uma piscina infantil e minibar. O café da manhã gratuito serve pratos da culinária local.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para conhecer nossas ofertas especiais de hotéis e curta o melhor da praia do Forte, na Bahia.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com