BlogHoteis.com

Patagônia: O destino certo seja na Argentina ou no Chile

Para quem quer entender o poder da natureza, a Patagônia é destino certo.

A região que ocupa 1/3 da Argentina e do Chile, costuma envolver, em sua imensidão gelada, os viajantes com perfil explorador. É impossível ver tantas paisagens gigantescas e não refletir sobre o papel do homem no mundo.

O território conta com quase 800.000 quilômetros quadrados de paisagem intocada e com um número de habitantes reduzido. É impossível conhecer a Patagônia e não ser envolvido por tamanha magia.

A região fica mais ao sul da cordilheira dos Andes, rumo a sudoeste até o oceano Pacífico, e, a leste, até os vales em torno do rio Colorado até Carmen de Patagones, no oceano Atlântico. A oeste, inclui o território de Valdívia (Chile), através do arquipélago da Terra do Fogo, também conhecido como “fim do mundo”.

Sobre a temperatura

Por ser uma área de geleiras, que está fora das zonas polares, é possível imaginar que faz frio. A média é de -10°C. Variando entre 10°C no verão até -20°C no inverno.

É isso mesmo, – 20°C ! Sua extensão oferece diferentes paisagens, como os desertos frios e secos florestas e bosques de pinheiros, vales e rios, montanhas e principalmente: os glaciares.

Patagônia
Montanha Fitz Roy

Durante seu extenso percurso é possível encontrar 4 tipos de clima: árido, frio, temperado e subártico e vá preparado para os ventos!

O verão – dezembro e janeiro –  é recomendado para visitas, Há dias, a depender da região, que a temperatura chega a 30° C, mas vale lembrar que o tipo de clima varia bastante e pode esfriar muito e de repente.

Já os períodos menos ventosos se concentram em outubro e meados de novembro. Vale pensar nessas opções na hora de programar a viagem.

O que fazer na Patagônia Argentina

El Calafate

A quase 3 mil quilômetros de Buenos Aires está a cidade de El Calafate. Localizada às margens do Lago Argentino, o lugar é uma excelente opção turística, uma vez que, por receber inúmeros turistas de todos os lugares do mundo, tem uma infraestrutura para aproveitar uma das paisagens que já esteve na 8° colocação das mais belas.

O destaque do local, reconhecido pela natureza impecável, é o Glaciar do Perito Moreno. O local está a 78 km da cidade de El Calafate.

A gigante geleira com 60 metros pode ser vista de perto, graças a uma passarela ou aos passeios de barco que se aproximam bastante do espetáculo.

Patagônia
Glaciar do Perito Moreno

Para os mais entusiasmados, há passeios no gelo que são realizados de agosto a maio. A dica é verificar a idade indicada para cada um deles, que possuem graus diferentes de dificuldade.

Outro charmoso passeio, que fica a 6 km da cidade, é o bar de gelo Glaciarium. Você pode tomar drinks envolvido por paredes e pisos de gelo, copos do mesmo material e um museu que pode ser visitado. Sim, faz frio, -10° C pra sermos exatos. Separe as roupas adequadas e aproveite!

Confira aqui um guia super legal de como aproveitar os dias nesse lugar maravilhoso!

Passeios na Patagônia Chilena

Os ecoaventureiros recomendam o Parque Nacional Torres del Paine. São 3 mil metros de desafio puro, que também pode ser feito em vans que acessam o local. Para quem quer fazer o trajeto inteiro, pode demorar de 8 a 10 dias caminhando, mas é pra isso mesmo que os aventureiros vão.

Agora, se você quer conhecer o local e registrar paisagens de tirar o fôlego, existem opções de turismo mais curtos que vão direto para os principais points.

A região não conta com aeroporto, portanto, é preciso viajar até o extremo sul do país, Punta Arenas, e pegar mais 350 km de estrada para chegar ao mágico local.

Vale lembrar que as Torres de Paine foram declaradas, em 1978, reserva da biosfera pela Unesco, ou seja, pode contar com uma visão encantadora.

Patagônia

A melhor época do ano para estar nas geleiras é entre outubro a março, mas vale lembrar que na Patagônia o clima muda muito rapidamente. As rajadas de ventos fortes, que são características da região, podem chegar a qualquer momento, portanto, é importante estar preparado para toda variação climática em um único dia.

Gostaria de esquiar no país, dê uma olhada aqui.

Onde se hospedar

Na Argentina

O 5 estrelas Los Cauquenes Resort & Spa & Experiences localizado em Ushuaia, à beira do Canal de Beagle, oferece diversas atividades para viver uma experiência única: turismo ativo e de aventura, experiências gastronômicas, tratamentos de spa, piscina in-out e um entorno inigualável.

Patagônia
Suíte Sênior com vista para o canal

Alto Calafate Hotel Patagonico, beleza e paisagem se unem ao conforto e elegância do hotel com vistas para o Lago Argentino e para o Cerro Calafate.

O hotel encontra-se estrategicamente localizado na entrada da cidade. Situado sobre a ladeira de uma montanha, permitirá o prazer de admirar a maravilhosa vista panorâmica para as exuberantes paisagens patagônicas.

Patagônia

Design Suites Calafate tem uma vista lindíssima e sua arquitetura foi feita para ter harmonia com o visual patagônico. As madeiras rústicas e pedras fazem com que o espaço se destaque na região e se funda ao ambiente gelado e charmoso.

Patagônia
Suíte com vista para o lago

No Chile

O EcoCamp Patagônia é um hotel sustentável e premiado. Localizado no coração do Parque Nacional Torres de Paine e inaugurado em 2001, o hotel oferece cúpulas completamente sustentáveis. Além de amigo da natureza, os visitantes se conectam ainda mais com a paisagem estonteante da região.

Patagônia

Cercado de beleza majestosa, o Hotel Lago Grey é perfeito para quem quer se aventurar e descobrir o Parque Nacional Torres del Paine. Os serviços e instalações são de alta qualidade e a estadia costuma ser uma  experiência memorável. O ar limpo, flora e fauna abundantes somam parte da beleza local, que merece ser visitada.

Patagônia

Reviver a experiência de liberdade é a proposta do hotel que leva o nome do aventureiro Robinson Crusoe. Situado na Patagônia, a proposta é mostrar a região com ares de descoberta. Tudo isso inspirado na história do comerciante aventureiro e sua sobrevivência por 23 anos no local em contato profundo com a natureza. O hotel Robinson Crusoe preserva a experiência para seus hóspedes.

Patagônia

Todos os hotéis disponibilizam Wi-Fi e estão prontos para receber aventureiros loucos para conhecer ou revisitar a paradisíaca Patagônia.

Já conheceu as famosas geleiras? Que tal deixar a sua opinião em nossos comentários?

A Patagônia pode ser desbravada em até 12 x sem juros na Hoteis.com.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com