BlogHoteis.com

Conheça os pontos turísticos da América do Sul

Paisagens deslumbrantes, gastronomia variada, cidades históricas e uma vida cultural agitada. Tudo isso é possível encontrar, viajando pelos principais pontos turísticos da América do Sul.

Quem quer ter uma experiência diferenciada e ainda conhecer melhor as nações vizinhas, com certeza precisa explorar a América do Sul, que guarda distintos encantos, como castelos, passeio na neve, praias paradisíacas e muito mais. Lugares capazes de agradar a todos os tipos de turistas.

Para lhe ajudar, separamos os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vem ver!

Principais pontos turísticos da América do Sul

Cartagena, Colômbia

A cidade de Cartagena das Índias foi fundada em 1533 e é, sem dúvida, uma das mais encantadoras da Colômbia. Aqui é possível criar um roteiro extremamente romântico (ideal para recém-casados em lua de mel), ou então planejar uma viagem para jovens que querem curtir a vida noturna.

Localizada no litoral norte do país, Cartagena é a quinta maior cidade colombiana e foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984. Há muitos anos, o município era o principal porto na América para os espanhóis e, por isso, é repleto de histórias.

pontos turísticos da América do Sul
A cidade de Cartagena das Índias é, sem dúvida, uma das mais encantadoras da Colômbia

Dentro da “Cidade Velha”, rodeada por 13 km de muralha, está a parte histórica, com uma arquitetura colonial impressionante. Por lá, o turista poderá visitar museus, prédios militares, paróquias e igrejas.

À noite, é possível curtir várias opções de barzinhos e baladas. Outro ponto bastante procurado da cidade é o centro moderno, onde estão os hotéis mais luxuosos, os restaurantes e as lojas.

Perto de Cartagena, é possível desfrutar de toda a beleza do mar do Caribe. As Ilhas do Rosário estão a 50 minutos de barco da cidade e são formadas por 27 ilhas, pertencentes ao Parque Nacional Corales del Rosario.

O mar é de um azul deslumbrante. Se você quiser, aproveite para conhecer a famosa Playa Blanca, na Isla Barú.

pontos turísticos da América do Sul
As Ilhas do Rosário estão situadas a 50 minutos de barco da cidade e são formadas por 27 ilhas

Para chegar a Cartagena, não existe voo direto. É preciso fazer escala em Bogotá e, então, chegar ao aeroporto local. Saindo do Brasil, você pode voar com a LATAM, a Copa e a Avianca, com um tempo médio de 7 a 8 horas de viagem. Outra opção é por meio de cruzeiros.

Gostou da cidade? Veja as opções incríveis de hospedagem em Cartagena que separamos para a sua viagem!

Los Roques, Venezuela

Considerado um dos destinos mais impressionantes e extraordinários da Venezuela, Los Roques precisa estar no roteiro daqueles que são apaixonados por praias.

O arquipélago está bem no meio do mar do Caribe, a cerca de 170 km da costa venezuelana, e conta com 50 ilhas, além de uma infinidade de atrações para os turistas.

Apesar de ser possível chegar a Los Roques com barcos particulares, o mais comum é acessar às ilhas por meio de voos comerciais, que partem todos os dias de Maracaibo, Porlamar ou Caracas.

pontos turísticos da América do Sul
Los Roques está localizado bem no meio do mar do Caribe

A Ilha Gran Roque é a mais populosa da região, onde se situa o aeroporto local e também os principais hotéis e pousadas. Porém, não espere muito luxo, já que Los Roques é marcada por um tom mais rústico.

Outra informação importante é que, em Gran Roque, os turistas deverão pagar uma taxa obrigatória para terem acesso ao arquipélago. Isso porque o lugar está em um Parque Nacional e a taxa visa preservar toda essa natureza deslumbrante.

As opções de passeio são inúmeras. É possível mergulhar em Boca de Cote, Las Salinas e La Guasa, com uma excelente visibilidade e vida marinha invejável. Ou simplesmente relaxar e tomar sol, apreciando as areias brancas e as águas calmas e transparentes das principais ilhas do arquipélago.

pontos turísticos da América do Sul
A Ilha Gran Roque é a mais populosa da região, onde estão o aeroporto local e os principais hotéis e pousadas

Vale salientar, contudo, que não existem voos diretos do Brasil para Los Roques. O turista precisará voar até Caracas (voos direto pela Gol e pela LATAM e com escala pela Copa, pela Taca e pela Avianca) e, de lá, pegar um pequeno avião rumo a Los Roques, em uma viagem de mais ou menos 40 minutos.

E, então, vai incluir Los Roques nos principais pontos turísticos da América do Sul para conhecer? Aproveite e consulte os melhores hotéis no arquipélago!

Salar de Uyuni, Bolívia

A Bolívia é a sede do maior deserto de sal do planeta, que fica entre as cidades de Uyuni e Potosí.

pontos turísticos da América do Sul
A Bolívia é a sede do maior deserto de sal do planeta, entre as cidades de Uyuni e Potosí

Com quase 12 mil km² de extensão, a atração está localizada a 3600 metros de altitude e impressiona pela paisagem deslumbrante.

A planície de sal surgiu devido a um processo lento de evaporação de uma lagoa enorme. O resultado foi essa paisagem única, exótica e impressionante. Durante quase todo o ano, o Salar fica seco.

Mas, se você viajar no verão, que é o período chuvoso, poderá encontrá-lo alagado e, assim, desfrutará de uma vista inesquecível: o deserto de sal se transforma em um espelho e reflete toda a paisagem do entorno.

pontos turísticos da América do Sul
A planície de sal surgiu devido a um processo lento de evaporação de uma lagoa enorme

O passeio para Salar de Uyuni é muito conhecido e feito por diversas agências. Você poderá acessá-lo tanto partindo do Chile como da Bolívia. Em geral, é possível fazer o trajeto em carros tracionados com capacidade para até 6 pessoas.

Quer conhecer essa maravilha da natureza? Confira os melhores hotéis em Uyuni!

Deserto do Atacama, Chile

Um dos lugares mais incríveis e cinematográficos do nosso continente não poderia ficar de fora dessa seleção dos melhores pontos turísticos da América do Sul, não é mesmo?

O Deserto do Atacama é o mais seco e alto do mundo e surpreende os visitantes com paisagens impressionantes. A região se estende do norte do Chile até a divisa do Peru, com cerca de 105 mil km².

pontos turísticos da América do Sul
O Deserto do Atacama é o mais seco e alto do mundo, com paisagens impressionantes

A altitude elevada é a principal responsável pela falta de chuvas na região, já que os ventos do Pacífico não conseguem ultrapassar as montanhas. As áreas mais famosas e visitadas são as que ficam nas regiões de fronteira do Chile com a Argentina e a Bolívia.

É possível visitar o Deserto do Atacama durante todo o ano, mas a principal dica é ir durante a primavera e o outono, quando as temperaturas estão mais amenas e os preços mais acessíveis.

São muitos os lugares para visitar, como o Valle de La Luna e o Valle de La Muerte, um passeio clássico e bem perto de San Pedro, as Lagunas do Atacama, onde é possível admirar os flamingos, as Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, o Salar de Tara, os Geyseres del Tatio, as Termas de Puritama e muitos outros.

pontos turísticos da América do Sul
Vale a pena visitar Valle de La Luna

Para chegar, é preciso pegar um voo até o Chile, fazendo escala em Santiago. Como não existe aeroporto na região, o mais indicado é ir até Calama, que fica a 105 km de San Pedro de Atacama, ou partir da capital chilena de carro ou de ônibus até a região.

Gostou dessa sugestão? Veja os melhores hotéis em San Pedro de Atacama!

Arquipélago de Galápagos, Equador

O Arquipélago de Galápagos é um dos pontos mais visitados do Equador e composto por 12 ilhas principais e várias ilhotas, sendo que apenas 4 delas são habitadas.

A natureza é impressionante, com paisagens para todos os gostos: mar, deserto, bosque e muito mais. Não é à toa que este foi o “laboratório” de Charles Darwin.

A maior cidade do arquipélago é Puerto Ayora, com muitas lojas, hospedagens e restaurantes. Ele fica localizado na Ilha de Santa Cruz e, para se locomover entre as ilhas, é preciso ir de barco ou de avião.

pontos turísticos da América do Sul
O Arquipélago de Galápagos é um dos pontos mais visitados do Equador

Entre as principais atrações, estão, sem dúvida, a fauna e a flora local, com destaque para as famosas tartarugas gigantes, as iguanas, os lobos marinhos, os pássaros de diversas espécies e a fauna marinha.

Conheça as praias, mergulhe nas águas de Galápagos e aproveite a paisagem impressionante repleta de vulcões e muita natureza.

É possível visitar a região durante todo o ano. No verão (de dezembro a junho), as temperaturas ficam em torno dos 30° C e, no inverno (de junho a novembro), entre 24 a 25° C, mas à noite faz frio.

pontos turísticos da América do Sul
Entre as principais atrações, destaque para as famosas tartarugas gigantes

Para chegar, só existem duas companhias aéreas que fazem o trajeto, a TAME e a AeroGal, ambas partindo de Quito.

Gostou dessa ideia de viagem? Veja as opções de hospedagem em Ilhas Galápagos que separamos!

Machu Picchu, Peru

Sem dúvida, Machu Picchu é um dos pontos turísticos da América do Sul mais conhecidos e, por isso, praticamente dispensa apresentações.

Machu Picchu é a atração número 1 do Peru. Desde a sua descoberta pelo historiador americano Hiram Birgham, em 1911, o cenário montanhoso e de misteriosa arquitetura tem atraído turistas de todo o mundo.

Devido a toda essa popularidade, Machu Picchu foi tombado como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco. Ele está situado a 74 km de Cusco e a 2.350 metros acima do nível do mar.

pontos turísticos da América do Sul
Machu Picchu é um dos pontos turísticos da América do Sul mais conhecidos

O jeito clássico de chegar até Machu Picchu é pela Trilha Inca e a rota mais comum é uma caminhada de 4 dias, mas existem outras opções que são bem exploradas pelas agências de turismo locais.

Para visitar o local, contudo, é preciso seguir algumas regras, principalmente respeitando os horários de visitação e o tempo máximo de estada de 4 horas.

No momento da compra do ingresso, o turista pode decidir entre visitar a cidadela ou apenas uma das montanhas (Machu Picchu ou Huayana Picchu), acessíveis por trilha.

pontos turísticos da América do Sul
Para visitar o local, é preciso seguir algumas regras, respeitando horários de visitação e tempo de permanência

A melhor época para visitar é de abril a novembro, porque julho e agosto costumam ser de alta temporada, com muitos visitantes e, entre novembro e março, corre-se o risco de pegar muitas chuvas e de sofrer com deslizamentos de encostas.

Para chegar, é possível pegar um voo direto até Lima pela Avianca ou pela Latam e, depois, fazer o trecho entre Lima e Cusco pelas companhias Viva Air, Taca, Peruvian ou LCPeru. A terceira etapa da viagem é feita de trem entre Cusco e Águas Calientes.

Gostou desta ideia? Conheça as melhores opções de hotéis em Machu Picchu.

Ushuaia, Argentina

A cidade mais austral do planeta não pode ficar de fora do seu roteiro pela América do Sul. Ushuaia é muito recomendada para quem adora aventura e quem deseja ter uma experiência inesquecível.

Localizada no arquipélago da Terra do Fogo, entre o Chile e a Argentina, a cidade abriga pinguins, lobos-marinhos, além de muitas espécies de pássaros. Lá o visitante também vai encontrar neve e uma paisagem surreal.

pontos turísticos da América do Sul
Ushuaia está localizada no arquipélago da Terra do Fogo, que fica entre o Chile e a Argentina

A melhor época para visitar a região é no verão, porque nesse período os dias têm mais horas de sol e são menos gelados, tornando os passeios mais agradáveis.

Você poderá visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego e se admirar com os pinguins da Ilha Martillo (a temporada dos pinguins é de outubro a março) ou navegar pelo Canal de Beagle e encontrar os lobos-marinhos e cormorões.

pontos turísticos da América do Sul
Você poderá visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego e se admirar com os pinguins da Ilha Martillo

Agora, se a sua ideia é esquiar e fazer atividades de neve, então o ideal é visitar a região no inverno, especialmente entre o fim de junho e o fim de setembro. Mas é importante lembrar que, nessa época, você não conseguirá ver os pinguins.

Para chegar, não existem voos diretos, você terá que fazer uma conexão em Buenos Aires. De lá, pegue um voo até Ushuaia pela Aerolíneas Argentinas ou pela Latam.

Consulte aqui os melhores hotéis em Ushuaia.

Gostou das dicas?

É claro que ainda há vários pontos turísticos da América do Sul além destes, já que existem inúmeras maravilhas nos nossos países vizinhos, que também merecem a sua visita. Mas, com certeza, se você conhecer essas atrações, não se arrependerá!

Aproveite e baixe o app da Hotéis.com e encontre a melhor hospedagem de onde estiver!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com