BlogHoteis.com
pontos turísticos de Arraial do Cabo

Pontos turísticos de Arraial do Cabo: melhores atrações

Conhecida carinhosamente como o “Caribe Brasileiro”, Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é um pedacinho do paraíso aqui na Terra, mais especificamente no Rio de Janeiro. Com águas cristalinas, areia branquinha e muita beleza natural, são inúmeros os pontos turísticos de Arraial do Cabo.

Há programas para todos os tipos de turistas. Por isso, fique tranquilo! Se você não sabe quais são os melhores pontos turísticos de Arraial do Cabo e nem como planejar a sua próxima viagem, confira o roteiro que montamos com dicas importantes para transformar o seu passeio.

Arraial do Cabo: principais informações

Com quase 30 mil habitantes, Arraial do Cabo ainda guarda o jeitinho de cidade pequena, propícia para quem quer descansar e relaxar durante as férias.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
Conhecida carinhosamente como o “Caribe Brasileiro”, Arraial do Cabo é um pedacinho do paraíso

Jovem, o município se emancipou da vizinha Cabo Frio apenas em 1985. Apesar disso, a história da região remonta ao início do século 16, quando o navegador Américo Vespúcio desembarcou no mar de Arraial para percorrer o litoral brasileiro.

Dessa época, a cidade guarda apenas um pequeno obelisco que marca a chegada dos conquistadores, e onde também viviam os índios Tamoios, antigamente.

Além de ser vizinha de Cabo Frio, Arraial do Cabo está a apenas uma hora de Búzios. Ao contrário das demais, essa última não dispõe de uma super infraestrutura turística.

Para melhor aproveitar tudo o que a região oferece, a nossa dica é passar, no mínimo, 3 noites em Arraial do Cabo.Quem puder passar mais tempo, poderá combinar uma esticadinha para conhecer Búzios e Cabo Frio.

Fique atento também às datas! Nas férias escolares, carnaval e feriados durante o verão, a cidade fica bem lotada e recebe turistas de todo o país. Como a infraestrutura não é tão grande, você poderá acabar passando por algumas situações de estresse.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
Se for possível, programe a sua viagem para épocas mais tranquilas

Se for possível, programe sua viagem para épocas mais tranquilas, durante a semana ou fora da alta temporada. Quem quer viajar em julho pode apostar no destino sem medo, porque as temperaturas ficam na casa dos 24°C.

No entanto, caso você tenha que visitar a cidade na alta temporada mesmo, pode ser mais interessante se hospedar na vizinha Cabo Frio e fazer passeios em Arraial. De qualquer forma, deixar de conhecer a cidade não é uma opção!

Partindo do Rio de Janeiro, será preciso percorrer 165 km até Arraial. O aeroporto mais próximo é o de Cabo Frio, a 12 km, que só recebe voos diretos partindo de Confins, em Belo Horizonte.

10 Melhores pontos turísticos de Arraial do Cabo

  1. Pontal do Atalaia

Definitivamente, as principais atrações de Arraial são as praias lindíssimas. Quem quer se deliciar com praias mais desertas e sem tanta interferência da ação do homem pode planejar um passeio até as prainhas do Pontal do Atalaia.

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
As principais atrações de Arraial são as praias lindíssimas

No Pontal do Atalaia, outra atração interessante é a vista do pôr do sol. No topo do morro, a vista é super privilegiada e você poderá desfrutar de toda a beleza do mar de Arraial.

Não se preocupe se o morro principal estiver lotado. É só seguir caminhando pelas trilhas demarcadas para encontrar outras rochas que permitem um cantinho mais “exclusivo”.

Você pode chegar até as prainhas de barco ou indo de carro até o Pontal do Atalaia e descendo as escadarias. Aliás, se for fazer esse trajeto a pé, lembre-se de levar a câmera, já que a escadaria é uma atração a parte.

  1. Praia do Farol

É a estrela principal de Arraial do Cabo, por isso precisa estar no seu roteiro. A Praia do Farol sempre figura na lista das mais bonitas do país – e isso não é exagero.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
A praia do Farol é a estrela principal de Arraial do Cabo

Porém, chegar a essa praia exige um pouco mais de cuidado. Primeiro, é preciso fazer um passeio de barco, já que só é possível chegar à praia dessa forma. Depois, é necessário respeitar o tempo máximo de permanência de 45 minutos.

Tudo isso é exigido para manter a preservação e a beleza do local.

  1. Praia do Forno

A Praia do Forno é outra que sempre figura entre os cartões-postais de Arraial do Cabo. Ela pode seracessada de barco ou por meio de uma trilha.

Além das belezas naturais, como o mar de água transparente e o reduto verde, a Praia do Forno conta com uma boa estrutura para turistas, com quiosques e barraquinhas.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
A Praia do Forno sempre figura entre os cartões-postais de Arraial do Cabo

Contudo, se você prefere um ambiente mais tranquilo, basta caminhar até o fim da faixa de areia e encontrar um local com poucos turistas e com uma beleza impressionante.

Quem tem o espírito mais aventureiro, poderá acessar a Praia do Forno por meio de uma trilha que parte da praia dos Anjos, de onde também saem os barcos para os passeios. A trilha leva até o topo de uma encosta, de onde o visitante consegue ter uma vista fantástica da praia.

  1. Praia Grande e Prainha

Ambas são indicadas para os turistas que preferem praias com mais estrutura, já que contam com inúmeros quiosques e restaurantes.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
A praia Grande é uma das preferidas dos surfistas, pois o mar é mais agitado

Se você é daqueles que curte unir o conforto com belas paisagens, basta caminhar um pouco mais para encontrar áreas desertas em ambas as praias.

A Prainha é a primeira que recepciona os turistas que chegam à cidade, já a praia Grande é uma das preferidas dos surfistas, pois o mar é mais agitado, com várias ondas. Para chegar em ambas, é possível ir de carro ou a pé.

  1. Mergulho

Arraial do Cabo é o destino perfeito para quem adora mergulhar, afinal, possui cerca de 200 pontos destinados à prática, com uma rica vida marinha, navios naufragados e uma excelente visibilidade.

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
Arraial do Cabo é o destino perfeito para quem adora mergulhar

Se você nunca mergulhou na vida, não tem problema. Existem empresas que realizam o chamado “mergulho de batismo”, voltados a quem não tem curso, mas deseja se aventurar na experiência.

Durante a atividade, o turista poderá avistar peixes, corais, arraias e tartarugas. Uma experiência que não pode ficar de fora da sua viagem.

  1. Gruta Azul

A Gruta Azul faz parte do passeio de barco que leva até a praia do pontos turísticos de Arraial do Cabo e vale a pena a sua visita. Todo o trajeto até a gruta é feito em mar aberto e, em alguns casos, os turistas conseguem avistar golfinhos e baleias orcas durante a travessia.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
O trajeto até a Gruta Azul é todo feito em mar aberto

Apesar do nome, infelizmente a gruta só se torna azul em épocas bem específicas do ano, principalmente no nascer do sol, quando o reflexo da água transforma as cores do paredão de pedra.

Durante o percurso, os turistas também conseguem visualizar a fenda na rocha onde está a imagem de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com a população local, a fenda foi formada pela queda de um meteorito.

  1. Praia dos Anjos

Invariavelmente, durante algum momento da sua viagem a Arraial, você terá que passar pela Praia dos Anjos, já que é de lá que partem os principais passeios de barcos.

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
É a Praia dos Anjos que partem os principais passeios de barco

Embora ela seja imprópria para o banho, possui um caráter histórico muito forte. Afinal, foi nela que Américo Vespúcio aportou em 1503 e é lá que se localiza a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 e responsável por receber a primeira missa em ambiente fechado do Brasil.

Outra atração bem bacana é o Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que está na Praia dos Anjos e ajuda a conhecer melhor os mistérios do mar de Arraial.

  1. Esportes aquáticos

Além do mergulho, existem outras atividades aquáticas muito legais para se fazer em Arraial do Cabo. Na Praia Grande, por exemplo, o mar mais agitado e os ventos fortes impulsionam a prática de surfe e kitesurfe (que também é praticado na Praia Brava).

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
Além do mergulho, existem outras atividades aquáticas muito legais para se fazer em Arraial do Cabo

Outra ideia é dar uma volta no mar com uma prancha de SUP. Para isso, recomendamos a Praia do Forno, a Prainha e as Prainhas do Pontal do Atalaia.

  1. Comida

A vida marinha em Arraial do Cabo é farta e abundante. E é claro que isso se traduz em muita qualidade para a pesca local. Por isso, ao visitar a cidade, não deixe de experimentar os quitutes feitos com peixes e frutos do mar.

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
Não deixe de experimentar os quitutes feitos com peixes e frutos do mar.

Embora a cidade ofereça opções de restaurantes menos sofisticados, a qualidade da comida é excelente. Os quiosques à beira-mar da Praia Grande e os restaurantes tradicionais da praia dos Anjos e da Prainha são imperdíveis.

  1. Cabo Frio e Búzios

Por último, se você tiver um tempo sobrando na sua agenda, faça uma esticadinha até as outras cidades da Região dos Lagos.

Cabo Frio é a mais próxima, a cerca de 20 minutinhos, e oferece uma infraestrutura de comércio e serviços muito maior que Arraial, além de ótimas praias e uma excelente rede de hotéis e pousadas.

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
Búzios está um pouquinho mais longe, porém conta com ótimas praias

Búzios está um pouquinho mais longe, porém guarda o charme e o glamour da época em que era frequentada por Brigitte Bardot e também conta com ótimas praias, restaurantes deliciosos e uma agitada vida noturna.

Hotéis em Arraial do Cabo

Além de descobrir os principais pontos turísticos de Arraial do Cabo, para deixar a sua experiência ainda mais bacana, é imprescindível encontrar uma ótima opção de hospedagem, não é? Nós separamos os melhores hotéis e pousadas da cidade, confira.

Pousada Recanto das Tartarugas

Pousada Recanto das Tartarugas fica na Praia dos Anjos, conta com piscina, sauna, ar condicionado nos quartos, área de churrasqueiras, serviços de lavanderia, assistência com passeios e café-da-manhã e Wi-Fi grátis.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
Quarto Superior, na Pousada Recanto das Tartarugas

Além disso, possui uma localização privilegiada de onde partem todos os passeios e bem pertinho de outras praias importantes como a Praia Grande e a Praia do Forno.

Estalagem do Porto

Também localizada na Praia dos Anjos, a Estalagem do Porto é 3 estrelas e possui apenas 15 quartos. Perto da Praia Grande e da Praia do Forno, ela conta com ar-condicionado nos quartos, jardim, terraço e café da manhã e Wi-Fi grátis.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
Quarto Standard, no Estalagem do Porto

Pousada Caminho do Sol

A Pousada Caminho do Sol fica na Praia Grande e a apenas 1 km da Praia dos Anjos. Ela conta com área com piscina externa, sauna seca, jardim, restaurante e bar, guarda-sóis para os hóspedes e café da manhã, Wi-Fi e estacionamento grátis.

pontos turísticos de Arraial do Cabo
Suíte Superior, na Pousada Caminho do Sol

Pousada Farol Velho

Está em busca de uma opção de hospedagem mais barata e diferenciada? A Pousada Farol Velho funciona como um hostel e fica pertinho da Praia dos Anjos. Ela conta com piscina externa, restaurante, bicicletas grátis, micro-ondas e refrigerador em área comum, churrasqueiras e Wi-Fi grátis.

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
Quarto quádruplo, no Pousada Farol Velho

Mediterranée Hotel

Já se a sua ideia é se hospedar com um pouco mais de conforto, o Meditarranée é uma boa opção. 3 estrelas, esse hotel localizado na Praia dos Anjos, oferece piscina externa, bar, academia, spa, translado local, fliperama e sala de jogos, ar-condicionado e café da manhã e Wi-Fi grátis.

 pontos turísticos de Arraial do Cabo
Quarto Triplo, no Méditerranée Hotel

Depois de conhecer os principais pontos turísticos de Arraial do Cabo, ficou mais fácil organizar a sua próxima viagem? Compartilhe as nossas dicas com os seus amigos!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com