BlogHoteis.com

Porto Seguro: belezas naturais e muita festa no litoral baiano

Axé, muita festa e alegria. Isso é tudo o que vem à cabeça das pessoas, quando o assunto é Porto Seguro. Mas a cidade baiana surpreende muito por oferecer muito mais do que isso. Local onde o Brasil foi descoberto, em 1500, por Pedro Álvares Cabral e sua caravana portuguesa a caminho das Índias, Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, também oferece tranquilidade e praias de extremas beleza e quase que desertas, para quem é avesso à badalação e curtição de que o lugar tem fama. Visitar Porto Seguro é também reencontrar seu passado e viajar na história do Brasil.

porto seguro

Além disso, Porto Seguro fica bem próximo de outros três destinos baianos de destaque: Caraíva, Trancoso e Arraial D´Ajuda, cada um com suas características próprias. Não deixe de aproveitar para conhecer cada um deles. Vale muito a pena.

Agora, se for a Porto Seguro e estiver procurando agito, não deixe de visitar os complexos de lazer Tôa Tôa e Axé Moi, barracas famosas por oferecer muita festa e música o dia inteiro, atraindo um grande público. Mas saiba que os pontos turísticos em Porto Seguro vão muito além disso, ok? As praias ainda são o foco principal de quem viaja para este lugar paradisíaco.

Quais praias você deve incluir no roteiro de viagem?

Praia de Taperapuã

Águas azuladas e com uma temperatura convidativa para um banho de mar são as credenciais daqui. Taperapuã é simplesmente a praia com maior badalação de Porto Seguro. É aqui que estão instaladas as famosas barracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares, que arrastam multidões em busca de muito axé e música baiana na alta temporada e são boas opções para um almoço em frente ao mar.

Praias de Mutá e da Coroa Vermelha

Se você está em busca de uma praia mais tranquila e deserta, visite a Praia de Mutá, que fica ao norte da cidade, na divisa com Santa Cruz de Cabrália. Aproveite a paz e a onda paz e amor de que o lugar oferece aos visitantes. Continuando pela praia de Mutá, você vai chegar até a Coroa Vermelha, praia onde está o ponto turístico de mesmo nome. Aqui, os jesuítas celebraram a primeira missa em solo brasileiro. Logo, além de ser uma praia muito apropriada para banho – com águas límpidas e formação de piscinas naturais – é também um lugar com um grande interesse histórico. Não deixe de visitá-la.

Praia do Espelho, na cidade vizinha de Trancoso

Em Trancoso, vizinha mais trend de Porto Seguro, o viajante pode encontrar uma das praias mais lindas do Brasil: a Praia do Espelho. Como o nome sugere, as águas do mar são tão límpidas que refletem a luz do céu. Com as clássicas falésias de fundo, é um lugar que você deve visitar. Mesmo que você não esteja com um carro, planeje uma visita com alguma agência, uma vez que o local não é tão de fácil acesso.

A praia do Espelho é uma das mais famosas da região, não deixe de conferir!

Principais pontos turísticos de Porto Seguro

O centro histórico da cidade reserva boas surpresas para quem curte história do Brasil. O local, tombado como patrimônio histórico, abriga o Marco Zero do Descobrimento. Lá, você vai encontrar casinhas charmosas, igrejas e o famoso farol que ponto obrigatório para fotos. Além de comprar artesanato e lembrancinhas do lugar por um preço bem convidativo, você poderá observar ruínas e o mar por um outro ângulo. É no centro histórico que está localizado o Museu de Porto Seguro, que traz ao público um pouco da vida indígena local, antes do descobrimento pelos portugueses. O prédio em si já tem um grande valor cultural e histórico pois, ali, já se estabeleceram a câmara e uma antiga cadeia. Pode ser visitado todos os dias, das 9h às 15h. O ingresso é simbólico.

Terceiro maior centro de biodiversidade marinha do país, vale a pena reservar um tempinho para visitar o Parque Marinho de Recife de Fora, passeio que é feito sempre na maré baixa, após um trajeto de 45 minutos em uma escuna. A visita ao parque conta com uma área preservada e outra aberta para a visitação, sendo uma boa oportunidade de avistar peixes e tartarugas marinhas e de praticar snorkel.

Para quem quer ainda mais contato com os animais marinhos, fica a dica para o Mergulho Autônomo, que pode ser feito na cidade vizinha de Arraial D´Ajuda, sempre no período da manhã, mediante agendamento com uma agência de turismo local. Entre meados dos meses de julho e outubro, outro passeio altamente recomendado é o de Observação de Baleias Jubarte na costa da Bahia, que engloba uma palestra educativa sobre a vida destes mamíferos marinhos e o trajeto até o local de observação.

O Arraial D´Ajuda Eco Parque é o tipo de passeio de um dia e que mistura natureza com atividades esportivas como tirolesa, piscina de ondas e correntezas, descida de toboáguas, arborismo, passeio de caiaque na praia e encontrar corais. Imperdível para os mais aventureiros.

Se estiver hospedado em Porto Seguro, uma super dica é pernoitar em Caraíva, antiga vila de Pescadores da região que ainda mantém ares bem rústicos e roots. Para quem quer um pouco de tranquilidade e curtir um contato ainda maior com a natureza, esta é uma excelente pedida. Caraíva proporciona experiências como mergulho no rio de água doce que dá nome ao vilarejo e passeios de barco pelo manguezal. Não espere nada muito luxuoso. Caraíva possui suas raízes na simplicidade e tem muito orgulho disso.

Não deixe também de conhecer Trancoso, distrito de Porto Seguro e destino indicado para quem busca dias de tranquilidade e belas praias. Além da belíssima Praia do Espelho, aproveite uma esticadinha a Trancoso para curtir a Praia dos Nativos, onde o mar e o rio se misturam, causando um efeito visual único. Continue até a Praia dos Coqueiros, que mantém a mesma boa estrutura de bares e restaurantes da Praia dos Nativos. No final da tarde, as lojinhas do Quadrado, no centro de Trancoso e onde as casinhas coloridas do distrito se localizam, abrem suas portas. Visite também a igreja e aproveite todo o visual rústico do lugar. Há duas maneiras de chegar até o distrito: com carro alugado ou com uma van, que sai da balsa de Arraial D´Ajuda, ou ainda de ônibus. Estas últimas opções são, obviamente, bem mais em conta.

Mesmo não tendo as mesmas características de Porto Seguro, é super válido passar um dia em Arraial D´Ajuda, um vilarejo mega aconchegante e também distrito de Porto. Ande pelo Centro Histórico e conheça as belas praias de Arraial: a Praia de Pitinga, com seu mar azulzinho e calmo, e a mais exclusiva e tranquila Praia de Taípe.

Praia de Taípe

Como já adiantamos, a barracas na praia de Taperapuã são atrações que devem ser visitadas em Porto Seguro, mesmo por pessoas que não curtem axé. A Axé Moi, que pode ser tida como a mais famosa delas, tem uma ótima infraestrutura e recebe shows, grupos de dança e DJs que arrastam cerca de 10 mil pessoas por dia, na época mais movimentada do ano. Você, com certeza, também já deve ter ouvido da barraca Tôa Tôa, a mais próxima do centro de Porto Seguro. No verão, ela começa a lotar logo de manhã. Por isso, se programe para chegar cego ao lugar. A barraca Barramares, famosa pelos luaus que são realizados sempre às quartas-feiras, é a última delas.

À noite, o ponto turístico mais frequentado é a famosa Passarela do Álcool, com suas barracas que vendem desde bebidas até artesanato da região. Outra pedida para a noite de Porto Seguro é a Ilha dos Aquários, que acontece toda sexta-feira. A ilha está localizada em uma ilha entre Arraial D´Cabo e Porto Seguro e oferece programação diversificado que inclui a apresentação de DJs e shows. O lugar leva esse nome por ter grandes aquários com tubarões, peixes e arraias.

Melhores épocas para visitar Porto Seguro

Assim como outros destinos turísticos, há visitantes o ano todo. Por ser um dos destinos brasileiros mais baratos, acaba sendo também um dos procurados e cobiçados pelos brasileiros nos meses de julho, nas férias, feriados da semana de saco cheio em Outubro. Entre dezembro e março, nos meses de verão, é a alta temporada. Se você não gosta de muvuca, não indicamos esse período para sua estadia e nem a época que corresponde ao Carnaval.

O clima que impera em Porto Seguro é o tropical, fazendo com que haja dias de sol durante todo o ano. As temperaturas médias por volta de 25 graus Celsius. Mas, no verão, há dias que chegam facilmente aos 40 graus, enquanto, no inverno, a temperatura fica por volta de 21 graus.

Onde se hospedar na cidade

Lembre-se que os valores para hospedagem variam de acordo com a época do ano, fazendo com que, consequentemente, os preços subam na alta temporada. Em Porto Seguro, boa parte dos hotéis está localizada em frente ao mar, no trecho que vai da Praia de Mundaí até a Praia de Mutá, fazendo com que o visitante usufrua de belas paisagens durante sua viagem e aproveite ao máximo as suas belíssimas praias.

Aproveite também para reservar seu hotel em Porto Seguro, pagando em até 12 vezes sem juros.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com