BlogHoteis.com

As melhores praias do litoral norte de SP

O litoral norte de SP faz sucesso não apenas entre os paulistanos. O verde da Mata Atlântica somado à areia branca e às praias paradisíacas fazem com que a região seja procurada por turistas de todo o país.

Diante de tantas possibilidades, pode ser difícil escolher o destino da sua próxima viagem, não é mesmo? Por isso, separamos as melhores praias do litoral norte de SP para você conhecer (e se apaixonar).

Cidades do litoral norte de SP

O litoral paulista é dividido em litoral norte e litoral sul, ambos banhados pelo oceano Atlântico.

litoral norte de SP
O litoral paulista é inacreditavelmente lindo

O litoral norte é composto por 4 municípios que ficam na região administrativa de São José dos Campos. Veja um pouco mais sobre cada um deles.

Caraguatatuba

Caraguá, como é carinhosamente conhecida, está a 186 km de São Paulo e é a porta de entrada do litoral norte. Com cerca de 70 mil habitantes, é uma das cidades mais desenvolvidas da região litorânea, com inúmeras opções de comércio, eventos e muito agito.

A cidade abriga 17 praias, além de trilhas e uma diversidade incrível da fauna e da flora.

Ubatuba

Ubatuba é uma das cidades mais visitadas do litoral norte. Ela faz divisa com Caraguá e Paraty (no estado do Rio de Janeiro). A principal atração, claro, são as quase 100 praias paradisíacas espalhadas pelos 100 km de extensão de sua costa.

Além das praias, a cidade ainda possui ilhas paradisíacas e uma ampla área de Mata Atlântica, com muitas trilhas, praias desertas e cachoeiras. É ideal para famílias em busca de sossego e para os amantes dos esportes de aventura e da natureza.

São Sebastião

São Sebastião tem 30 praias e um rico patrimônio histórico e cultural. Fundada em 1636, a Vila de São Sebastião guarda atrativos tanto para os amantes das praias, como também para os que apreciam a história e a cultura.

Esse é o trecho mais badalado do litoral norte e todas as praias de São Sebastião são interligadas pela Rio-Santos, ao longo dos quase 100 km de costa.

Ilhabela

Ilhabela é um reduto da natureza, já que possui 83% de área preservada por um parque estadual repleto de cachoeiras e belezas típicas da Mata Atlântica. O arquipélago é marcado por histórias de piratas e, por isso, existem muitos navios naufragados que podem ser avistados enquanto os turistas mergulham.

A cidade tem 42 belas praias, além de mais de 150 cachoeiras. Além de uma beleza natural estonteante, Ilhabela ainda conta com badalação nos famosos clubes de praia. Vale a pena conhecer a Ilhabela “fora do comum”.

As melhores praias do litoral norte de SP?

Agora que você já conheceu um pouquinho mais sobre as cidades do litoral norte, que tal descobrir as praias mais fantásticas que você precisa conhecer? Confira!

Praia do Bonete (Ilhabela)

A praia do Bonete fica em uma região que antigamente era habitada por uma tribo indígena. Por isso, além de uma beleza natural impressionante, a comunidade local também possui uma herança cultural riquíssima e que é mantida até hoje.

A tranquilidade e a forma rústica de se viver são as principais marcas dessa praia. Quem quiser fazer um passeio diferente, além de curtir os dias à beira-mar, pode aproveitar para conhecer os sambaquis, imensos montes construídos de rochas, conchas e objetos.

litoral norte de SP
A praia do Bonete fica em uma região que antigamente era habitada por uma tribo indígena

Na praia, você encontra uma pequena estrutura para receber os turistas mais desbravadores, com pousadas e restaurantes. Além da areia branquinha e do mar azul, outros atrativos são o rio Nema, as cachoeiras e as trilhas (com caminhadas de 3 a 6 horas, de nível fácil a médio).

Os mais de 800 metros de orla da Praia do Bonete disputam com a Praia dos Castelhanos (da qual falaremos abaixo) como uma das mais bonitas de Ilhabela.

Quer conhecer a região? Consulte os melhores hotéis próximos à Praia do Bonete!

Praia de Castelhanos (Ilhabela)

Como dissemos, a praia dos Castelhanos “briga” com a praia do Bonete para disputar o título da mais bonita de Ilhabela. Ela não fica muito longe da “rival” e está sempre nas listas das praias mais lindas do país.

Mas, atenção, porque chegar até a Castelhanos pode exigir um pouco de preparação. O local é acessível apenas com veículos off road, moto ou bicicleta.

O acesso é feito por uma estrada de 22 km, que para os mais aventureiros pode se tornar uma trilha com vários atrativos.

litoral norte de SP
A praia dos Castelhanos disputa o título da mais bonita de Ilhabela

Outro detalhe é que a Castelhanos tem apenas 1,5 km de extensão e o mar é mais agitado, por isso costuma atrair muitos surfistas.

Embora haja uma estrutura para receber os turistas, ela é mais rústica, com as características culturais mantidas pelos caiçaras. Além do mar azul e da areia branca, outros atrativos são a Cachoeira do Gato e o Parque Estadual.

Ficou interessado? Então veja os melhores hotéis próximos à Praia dos Castelhanos!

Praia de Itamambuca (Ubatuba)

Point dos surfistas, cercada por Mata Atlântica e com um visual deslumbrante, esta é a praia de Itamambuca, em Ubatuba, palco de campeonatos de surfe nacionais e internacionais.

A região é muito preservada e possui algumas áreas restritas para a visitação. Quem quer acessar a praia precisa percorrer mais ou menos 12 km, partindo do centro de Ubatuba.

litoral norte de SP
A Praia de Itamambuca é point dos surfistas

A areia branca e fofinha e a água cristalina são ótimos atrativos, não é mesmo? Mas, além deles, os visitantes também podem apreciar o encontro do rio Itamambuca com o mar e se banhar nas piscinas naturais formadas.

Que tal conferir os melhores hotéis próximos à Praia de Itamambuca e organizar a sua viagem?

Praia de Puruba (Ubatuba)

Um pouco mais distante do centro da cidade (a quase 24 km), está a praia do Puruba. Para chegar até o local, será necessário um pouco de coragem, porque o turista precisará atravessar os rios Puruba e Quirim em um barquinho disponibilizado pela prefeitura.

Quem quiser sentir mais adrenalina, pode fazer a travessia andando ou nadando pelos rios, pois a distância não é tão grande. Porém, fique sempre de olho no nível da água para garantir a segurança durante a travessia.

litoral norte de SP
A praia de Puruba é tranquila, com um mar calmo e rodeada por natureza

Depois dessa pequena aventura, você encontrará uma praia tranquila, com um mar calmo e rodeada por natureza. Vale dizer, contudo, que a estrutura para os turistas não é muito elaborada, sendo necessário que o visitante leve a sua própria bebida e comida para passar o dia.

Outra atração imperdível da praia do Puruba são os golfinhos que sempre aparecem para entreter os visitantes, além das trilhas e de toda a beleza da Mata Atlântica.

Ficou interessado? Descubra os melhores hotéis próximos à Praia de Puruba!

Maresias (São Sebastião)

Maresias é uma das praias mais badaladas e visitadas do litoral norte de SP e isso não é por acaso. Afinal, seus quase 4 km de extensão são cercados por um mar verde impressionante, com ondas altas, e uma faixa de areia branca e fininha.

A praia de Maresias é point dos surfistas e atrai muitos jovens, com várias opções de festas e baladas. Na pequena vila, é possível encontrar bares e muitos locais para curtir a noite.

litoral norte de SP
Maresias é uma das praias mais badaladas e visitadas do litoral norte de SP

Outro destaque da região é a Rua Sebastião Romão César, uma das principais da área e a que concentra as atrações mais badaladas da noite de Maresias.

Se você está planejando conhecer Maresias, precisa conferir os melhores hotéis em Maresias!

Praia de Camburi (São Sebastião)

Divididas por uma península, as praias de Camburi e Camburizinho atraem muitos turistas em busca de uma paisagem deslumbrante. O acesso é feito pela Rodovia Rio-Santos e a praia faz divisa com Boiçucanga e praia da Baleia.

Tanto Camburi como Camburizinho são conhecidas pelas suas areias brancas e soltas e pelo mar com águas claras e ondas perfeitas, justamente por isso atrai muitos surfistas e amantes dos esportes radicais.

litoral norte de SP
A Praia de Camburi atrai turistas em busca de uma paisagem deslumbrante

Além de curtir os dias na praia, aproveite para fazer alguns passeios pelas trilhas que passam por trechos de Mata Atlântica, rios e antigas fazendas. Outro destaque é a gastronomia, já que Camburi possui os melhores restaurantes do litoral norte.

Não é à toa que a praia de Camburi é uma das mais badaladas e está sempre na rota de artistas de TV, políticos e outras personalidades.

Quer aproveitar os dias de folga na região? Confira os melhores hotéis próximos à Praia de Camburi.

Praia de Juquehy (São Sebastião)

Conhecida como “a joia do litoral norte“, Juquehy se situa entra a Praia Preta e a Barra do Uno, na costa sul de São Sebastião.

Com quase 3 km de extensão, essa praia conta com areia fina e branca e um mar calmo no canto esquerdo e mais agitado e ideal para o surf no lado direito.

Aqui também está a melhor infraestrutura turística de São Sebastião, sendo um dos pontos mais indicados para os passeios em família.

litoral norte de SP
A Praia de Juquehy é conhecida como “a joia do litoral norte”

Quem quer desbravar mais a região pode programar um passeio de barco até às Ilhas Montão do Trigo e Cambaquara. Reserve um dia todo para isso e se planeje porque os passeios são bem disputados.

Gostou dessa opção? Então veja os melhores hotéis próximos à Praia de Juquehy!

Praia do Félix (Ubatuba)

Se você está em busca de uma praia para surfar ou mergulhar, a praia do Félix é uma excelente escolha. Por lá, o mar é agitado em um canto e mais calmo no outro, o que permite a prática das duas atividades.

Outro diferencial que vale a sua visita é a natureza deslumbrante que cerca a praia, em especial os abricós que, enfileirados, proporcionam uma sombra relaxante aos banhistas.

litoral norte de SP
A praia do Félix é uma ótima opção para surfar ou mergulhar

Na praia do Félix, você encontrará uma estrutura completa, apesar de o caráter rústico não ter sido perdido. O acesso é feito por uma estradinha ao lado de um condomínio, que se situa à beira da rodovia.

Quer conhecer essa região? Confira os melhores hotéis na Praia do Félix!

Brava da Almada (Ubatuba)

Os amantes da natureza precisam conhecer essa praia que fica dentro do Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar. Deserta e com uma paisagem deslumbrante, esse é o cenário ideal para relaxar e aproveitar o que há de melhor na natureza.

Para chegar, é preciso passar por uma trilha de mais ou menos 500 metros dentro da Mata Atlântica que parte da praia do Engenho.

Outra opção é uma trilha que parte da praia da Fazenda e dura cerca de 45 minutos (mas precisa ser acompanhada pelos funcionários do parque) ou por uma estradinha secundária, que sai da praia do Engenho e que, às vezes, só pode ser acessada com veículos 4×4.

litoral norte de SP
Os amantes da natureza precisam conhecer a praia Brava da Almada

Vale salientar que a região não oferece estrutura aos turistas, já que é uma praia deserta. O mar também é bem bravo e ela costuma ser mais procurada por surfistas.

Veja as opções de hotéis próximos à praia Brava da Almada.

Como você viu, o litoral norte de SP possui opções incríveis de praias para todos os tipos de turistas, com belezas naturais impressionantes, trilhas, cachoeiras e também bastante agito.

Gostou da nossa seleção? Aproveite e compartilhe estas dicas de viagem com os seus amigos!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com