BlogHoteis.com

10 melhores praias de Fortaleza e região

Dicas para aproveitar as praias de Fortaleza, um dos melhores destinos do nordeste brasileiro

Não à toa, Fortaleza, no Ceará, é um dos destinos mais cobiçados no país. Com praias de águas esverdeadas com muitos coqueiros, culinária deliciosa, artesanatos de cair o queixo e um povo alegre e acolhedor, visitar a capital cearense é certeza de uma viagem divertidíssima. E, no post de hoje, vamos dar algumas dicas de boas praias de Fortaleza e região, além de sugestões de bons lugares para se hospedar durante suas férias.

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas!

Melhores praias de Fortaleza e região

1. Praia do Futuro

A mais hypada de todas é a Praia do Futuro. Parada obrigatória no destino, tem uma grande faixa de areia clara, o mar em tons de azul tem ótimas ondas, sendo ideal para praticar windsurf e surf. Na maré baixa, são formadas piscinas naturais ideais para brincar com as crianças e aproveitar um pouco mais do mar.

Aqui, o visitante encontra mega barracas instaladas ao longo de toda extensão da orla. E não pense que são simples, elas são super equipadas com uma mega estrutura que conta com Wi-Fi, playground, segurança e muita comida típica. O destaque gastronômico por aqui é o Caranguejo, que é degustado, religiosamente, às quintas-feiras.

praias de fortaleza
Destaque gastronômico por aqui é o Caranguejo

A praia fica a 10 km do centro de Fortaleza e está repleta de opções de hospedagem, confira aqui os melhores hotéis na Praia do Futuro!

2. Praia de Mucuripe

Longe da agitação está a Praia de Mucuripe, com areias claras e fofas e muitos coqueiros. Por ficar próxima ao cais do porto, aqui é comum o visitante se deparar com barcos de pescadores. Praticamente sem ondas, ao contrário da Praia do Futuro, é uma praia bem bonita e tem um calçadão repleto de muito verde.

praias de fortaleza
Uma volta pelo calçadão da praia é uma ótima pedida

Um dica aqui é ir até as barracas do Mercado de Peixe e fazer um lanchinho com os pescados mais frescos, e possivelmente baratos, da cidade. Além disso, do porto saem vários veleiros que oferecem passeios pela orla, uma ótima pedida para começar o dia ou para aproveitar a tarde.

A praia tem boa infraestrutura de restaurantes e bares, além de playground para os pequenos e quadras esportivas para aproveitar o dia.

A 6 km do centro da cidade, a praia oferece ótimas opções de hospedagem, confira aqui os melhores hotéis na Praia de Mucuripe!

3. Praia do Meireles

Com clima familiar e uma das mais movimentadas da cidade, a Praia do Meireles fica no bairro de mesmo nome. Nesse trecho da Av. Beira Mar, o mar é calmo e há uma boa infraestrutura para receber os turistas, com barracas, quadras esportivas e até mesmo uma feirinha de artesanato. Não deixe de dar um pulinho até o Jardim Japonês, que fica bem próximo.

praias de fortaleza
Não deixe de dar um pulinho até o Jardim Japonês

A área também tem ótimas opções de restaurantes, bares, shoppings, lojas e serviços turísticos, como compra de passeios. O calçadão é largo ideal para caminhadas a qualquer hora do dia.

Em uma distância de 3,5 km do centro de fortaleza, a praia conta com várias opções de hospedagem, confira aqui os melhores hotéis na Praia do Meireles!

4. Praia de Iracema

Bem procurada por surfistas, a Praia de Iracema tem ondas um pouco mais agitadas. Muito procurada para curtir o pôr do sol, esta praia é muito indicada para aproveitar o finalzinho de tarde, além de ser o point para eventos na cidade.

Que tal curtir o pôr-do-sol de um jeitinho diferente? A Ponte dos Ingleses é uma plataforma metálica que avança mar adentro, o que deixa o final do dia ainda mais espetacular. Já de noite, os vários restaurantes e bares agitam a região da praia.

A 2 km do centro de Fortaleza, a praia oferece várias opções de hospedagem, confira aqui nossas dicas dos melhores hotéis na Praia de Iracema!

praias de fortaleza
A praia de Iracema e sua estátua são símbolos da cidade e vale a pena conhecer

5. Praia do Porto das Dunas

Indo um pouco além de Fortaleza, apenas 30 km,  encontramos a Praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, mais conhecida por abrir o famoso complexo de parque aquático Beach Park.

Aqui, as águas são calmas e cristalinas e na maré baixa são formadas incríveis piscinas naturais, que dão um visual ainda melhor e aumentam as opções de diversão para toda a família.

A praia não tem estrutura de barracas ou mesmo vendedores ambulantes, então a dica aqui é procurar os hotéis, que geralmente tem restaurantes abertos ao público, para quem está só de passagem.

Pelas condições do vento, aqui a diversão é garantida para quem adora se aventurar nos esportes, como sandboard, offroad, windsurf, kitesurf e até asa-delta, não atoa que a praia sedia uma das etapas do Campeonato Mundial de Windsurf. Nessa região também é possível contratar os famosos passeios de buggy, ideal para quem quer conhecer um pouco mais do destino e se aventurar pelas dunas.

praias de fortaleza
O windsurf é uma das principais atividades da praia

E aqui também tem o lugar ideal para apreciar o final do dia, procure pelo parque eólico ao final da estrada que leva para o município, que virou um dos lugares oficiais para esperar pelo pôr-do-sol.

Agora, se você quer esticar e ficar um pouco mais no destino, aqui está nossas sugestões dos melhores hotéis em Porto de Dunas.

6. Praia do Cumbuco

Já a Praia do Cumbuco fica em um vilarejo mais calmo e pacato, mas também é muito procurada pelos visitantes. A 35 km de Fortaleza, a praia é famosa por estar repleta de resorts de luxo, como Carmel Cumbuco, e ter infraestrutura de lazer completa.

Uma das principais atividades da praia é o famoso passeio de buggy, que pode ser com ou sem emoção. Depois do trajeto nas dunas, o turista é levado para as incríveis piscinas de água doce, como a Lagoa do Parnamirim, uma das mais conhecidas e equipadas para receber visitantes.

Enquanto aproveita o dia ainda para brincar de esquibunda, descer as dunas em uma prancha e terminar dentro das águas da lagoa, é divertido e a família toda pode curtir junto.

praias de fortaleza
O esquibunda, ou sandbording, é uma atividade para toda a familia

Para os mais radicais, o vento é um super aliado nesse praia, dá para praticar kitesurfe e windsurfe, principalmente nos meses de agosto e novembro.

Gostou do destino? Confira nossas dicas dos melhores hotéis na Praia do Cumbuco!

7. Praia da Caponga

A praia da Caponga é uma das mais queridas pelos moradores da capital, e também um ótimo point para os turistas, fica apenas a 1 hora de Fortaleza e promete muita diversão e paisagens incríveis.

As dunas da praia são o maior atrativo, é possível fazer o passeio com os famosos buggys, mas em alguns pontos dá até para contratar passeios com jegues e dromedários.

praias de fortaleza
Os passeios de buggy são os mais procurados

O mar é bem tranquilo e ideal para aproveitar com a família ou sozinho, na maré baixa, são formadas piscinas naturais, que aumentam ainda mais a experiência na praia. O cenário é finalizado com as várias jangadas coloridas dos moradores da região.

Tem ótima infraestrutura, repleta de restaurantes, bares, comércios e barracas na praia. Dá para visitar a praia em bate-volta com a capital tranquilamente.

Pretende ficar nesse destino incrível? Veja nossas sugestões dos melhores hotéis na Praia da Caponga!

8. Praia Morro Branco

A Praia de Morro Branco fica em Beberibe, e já serviu de cenário para filmes, novela tanto nacionais quanto internacionais, e conquista os turistas com suas várias atividades diferentes. Dá até para visitar os cenários pela cidade e conhecer um pouco mais das produções.

A mais famosa atividade é se aventurar pelo Labirinto do Morro Branco, formato pela erosão de falésias, que além de caminhos escondidos deixou um visual incrível no destino. Para quem quiser fazer o passeio é importante estar com um guia, assim a segurança e diversão é garantida.

praias de fortaleza
A mais famosa atividade é se aventurar pelo Labirinto do Morro Branco

Para os amantes do pôr-do-sol o lugar ideal é o Farol do Morro Branco, que tem um vista surreal de toda a praia e até de Fortaleza. Aqui também tem um incrível centrinho de artesanato, com quadros, vidros e outras peças desenhadas com areia colorida.

Para chegar até a praia, além dos ônibus da rodoviária, várias empresas de Fortaleza oferecem o passeio que dura o dia inteiro.

Vai esticar o dia no destino? Separamos aqui os melhores hotéis na Praia do Morro Branco!

9. Canoa Quebrada

A apenas 2 horas de Fortaleza está uma das mais famosas e badaladas praias do Ceára. Canoa Quebrada começou inicialmente como uma aldeia de hippies mas se desenvolveu e hoje é um gigante centro turístico.

Ainda dá para se conectar com a cultura hippie em passeios ecológicos, como trilhas e conhecer eco-aldeias que ainda sobrevivem na região, o centro da cidade também é uma boa pedida, com decoração rústica e bem iluminada dá todo um clima especial para o lugar.

Por aqui também tem passeios de buggy, que levam até algumas lagoas escondidas entre os manguezais e dunas. O passeio também  pode ser feito no circuito de praias da região, partindo do centro de Aracati e passando por todas elas, o passeio dura um dia inteiro.

Outro passeio muito tradicional é o de jangada, além de apreciar a incrível vista para da costa da praia, ainda tem algumas paradas para um mergulho e renovar as energias.

praias de fortaleza
Outro passeio muito tradicional é o de jangada

Empresas na Av. BeiraMar em Fortaleza oferecem o passeio para Canoa Quebrada, então fica super fácil de conhecer mais esse destino incrível do Ceará.

Vai ficar? Confira aqui nossas dicas dos melhores hotéis em Canoa Quebrada!

10. Jericoacoara

Não poderíamos deixar de fora Jericoacoara, não é mesmo? A praia está no coração de todo amante de sol, areia e águas geladas.

Com tantos atrativos turísticos, o indicado é ficar pelo menos dois dias para poder aproveitar tudo. Outra dica é contratar um guia, ainda mais se for um buggeiro (quem faz passeios de buggy), assim vai ser possível explorar todos os cantos do destino sem o menor problema de locomoção.

Além de aproveitar as dunas nos passeios de buggy, Jeri é ideal para a prática de windsurf e kitesurf, por causa das condições do vento. Vale a visita também para a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul, que tem redes e cadeiras dentro da água, e o principal cartão postal doo destino.

praias de fortaleza
As Lagoas tem redes e cadeiras dentro da água

Em Jeri, ainda é possível fazer os passeio pelo Mangue Seco, para encontrar um viveiro natural de cavalos marinhos, caranguejos e vários animais que habitam a região. Seguindo viagem, você vai conhecer um vilarejo escondido pela areia, a Vila de Tatajuba e como última parada Lagoa de Tatajuba, para descansar e se refrescar um pouco.

Partindo de Fortaleza, é possível chega a Jeri através de ônibus rodoviário, alugando um carro com tração 4×4 ou até mesmo pelo recém inaugurado aeroporto.

Vai passar uns dias na cidade? Veja aqui nossas dicas  dos melhores hotéis em Jericoacoara!

Gostou de nossas dicas sobre as praias da capital cearense e região?! Aproveite e reserve já o seu hotel em fortaleza e pague em até 12x sem juros!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com