BlogHoteis.com

Futebol e culinária: 10 Pratos típicos das Seleções do Mundo

Conheça as comidas típicas das principais seleções

A gastronomia também é um jeito de viajar e conhecer novas culturas. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre algumas comidas típicas que você deve provar ao visitar alguns países que disputam o campeonato em 2018. Strogonoff, Bacalhoada, Feijoada, Paella e Empanadas são alguns dos pratos deliciosos que merecem atenção. Veja abaixo 9 países que têm uma seleção campeã na culinária.

Aproveite para reservar seu hotel em algum destes destinos pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Rússia

Começando pela anfitriã da Copa, a Rússia é um país que tem uma culinária bem diferente da nossa. O prato russo mais famoso é, sem dúvidas, o Strogonoff, com origem em São Petersburgo. Mas, na verdade, seu nome original é Stroganov, uma homenagem ao conde que o teria inventado. Há várias versões para a criação do Strogonoff, prato que leva carne ou frango e molho à base de creme de leite.

Alguns dizem que ele foi criado porque o conde estava com dor de dente, por isso a carne em pedaços. Mas há quem diga que ele foi criado especialmente para um jantar, com o intuito de impressionar os convidados. Embora seu surgimento seja incerto, o prato remete à russa da época dos czares.

Outra iguaria muito famosa na Rússia é o borsch, sopa russa que leva beterraba. O prato é tão queridinho no país que os turistas podem encontrá-lo facilmente em qualquer restaurante local. Além de beterraba, a sopa leva carne de porco, batatas, cenouras, salsinha e cebolinha. Dica: experimente a versão com cream cheese, que é mais leve, mas igualmente saborosa!

Pratos típicos das Seleções do Mundo
Conheça a deliciosa Borsch

Quer experimentar o melhor da culinária russa? Planeje sua viagem com antecedência. Reserve os melhores hotéis aqui!

Brasil

Um dos favoritos ao título da Copa, nosso país é também um verdadeiro campeão gastronômico. Impossível não lembrar de pratos como a feijoada, que tem uma legião de fãs e admiradores. Dizem que foi criado pelos escravos, a partir das sobras de carnes da Casa Grande ou atribuem a uma adaptação de uma receita lusitana. Ele tem feijão preto e carne de porco, perfeito para os dias mais frios, acompanhado de couve refogada, farofa e vinagrete.

Outra comida típica é o acarajé. Muito procurado por turistas que visitam a Bahia, o bolinho é um dos pratos mais deliciosos da culinária afro-brasileira. Sua receita leva feijão fradinho, óleo de dendê, sal e cebola. Esta iguaria já faz parte da cultura baiana, sendo um dos produtos mais vendidos do “tabuleiro da baiana”. O prato foi trazido ao Brasil pelos escravos e, em países africanos, ganha o nome de acará. Por ser uma comida frita, é um pouco calórica, mas seu sabor compensa as calorias extras.

Pratos típicos das Seleções do Mundo
O acarajé é um dos pratos mais deliciosos da culinária afro-brasileira

Argentina

Nossos hermanos são especialistas quando o assunto é um bom churrasco. As carnes argentinas são mundialmente conhecidas por sua qualidade e seus cortes espetaculares. Aqui, o churrasco ganha o nome de assado. Outra pedida é parrillada, um churrasco com carnes mais miúdas. Os argentinos têm o hábito de assar quase tudo, desde frango até o bife de chorizo e o bife de lomo. E, realmente, as carnes são maravilhosas.

Uma boa pedida é a empanada argentina. Irresistíveis, tenha em mente que, cada região do país, tem sua forma própria de preparar as empanadas. As que levam recheio de carne são praticamente uma unanimidade entre os locais. Esta variação é chamada de criolla ou salteña. As empanadas podem ser assadas (versão mais comum) ou fritas, mas não deixe de pedir uma cerveja Quilmes para acompanhar. Refeição mais argentina do que isso? Impossível!

Leia também, neste post, alternativas de passeios poucos conhecidos para se aventurar no país do Maradona e do Messi.

Pratos típicos das Seleções do Mundo
As empanadas argentinas são irresistíveis

Quer experimentar o melhor da culinária argentina? Reserve os melhores hotéis aqui!

Inglaterra

Fish and chips. Eis o prato típico da Inglaterra que nos vem à cabeça quando pensamos no país. O prato conta com peixe empanado temperado com sal e vinagre de malte, acompanhado de batata frita. Sua receita é super antiga e, por isso, não é possível cravar com exatidão qual a sua origem. Vale a pena experimentar a comida em um típico pub do Reino Unido.

Bangers and mash é também um clássico inglês. Ele é feito de purê de batatas e salsicha. Sua história é um pouco curiosa: a expressão bangers surgiu em plena Segunda Guerra Mundial, com o racionamento de comida. Na época, as salsichas eram preparadas com recheio de água e, por isso, explodiam quando eram fritas.

Pratos típicos das Seleções do Mundo
O bangers and mash é também um clássico inglês

Um fato curioso é que a culinária da Inglaterra tem a fama de ser uma das piores do mundo, sendo depreciada por italianos e franceses. Mas, ironicamente, alguns dos melhores chefs de cozinha da atualidade tem origem inglesa. Jamie Oliver é um dos exemplos de sucesso.

Quer experimentar o melhor da culinária inglesa? Reserve os melhores hotéis aqui!

Alemanha

Nossos carrascos do 7 a 1 também não poderiam ficar de fora da nossa lista. Assim como a atuação da seleção deste país na última Copa, sua culinária é igualmente marcante. Chucrute, salsichas e cervejas estão por todo o território alemão, mas saiba que a gastronomia local muda de acordo com a região, conforme sua cultura.

O wiener schnitzel leva um nome austríaco, mas é muito apreciado pelo paladar alemão. Ele é quase que nosso amado bife à milanesa, só que preparado com carne de porco ou vitela. A tradição mandar servir com uma fatia de limão e batatas fritas.

Pratos típicos das Seleções do Mundo
O wiener schnitzel é um clássico alemão

Currywurst é uma das comidas que você deve provar em uma viagem à Alemanha. O prato é, simplesmente, a junção de dois ingredientes irresistíveis: o curry e as salsichas. É uma comida típica de rua, sendo facilmente encontrada em barraquinhas pelas ruas.

Quer experimentar o melhor da culinária alemã? Reserve os melhores hotéis aqui!

Espanha

Uma das melhores gastronomias do mundo, apenas. A culinária espanhola é um mix de cultura e de influência de outros povos, assim como sua cultura. Mas pensa em uma mistura riquíssima! Além dos guisados e dos frutos do mar, os espanhóis também utilizam o feijão, o pão e a batata em seus pratos.

Um dos pratos espanhóis mais amados, tanto pelos locais, quanto pelos turistas, é a paella. Originário de Valência, os ingredientes variam, de acordo com cada região do país. Os ingredientes mais comuns são arroz, frango, frutos do mar, tomate e azeite. Imperdível e de dar água na boca!

Pratos típicos das Seleções do Mundo
A paella é o prato mais amado da Espanha

Uma vez na Espanha, você não pode deixar de degustar as maravilhosas tapas espanholas. Muito mais do que simples entradas ou aperitivos, há uma grande infinidade de combinações deste prato que já é parte da cultura da Espanha. Vale experimentar as tapas que levam: o jamón (presunto típico espanhol), pan com tomate (pãozinho torrado e temperado com alho, sob molho de tomate), patatas bravas (substitutos para a batata frita) e gazpacho (a sopa fria de tomate que é a CARA de um verão em Barcelona).

Quer experimentar o melhor da culinária espanhola? Reserve os melhores hotéis aqui!

Portugal

O país dos nossos colonizadores é aquele lugar para se esbaldar de comer, com tanta fartura e pratos interessantes no cardápio típico do país. Sua gastronomia é hiper diversificada, rica e farta e, por isso, tem uma legião de fãs ao redor do mundo. Isso sem falar de ingredientes como o azeite, o vinho do Porto e as azeitonas maravilhosas.

Portugal é um bom lugar para degustar um bom peixe, acompanhado de um vinho. A sardinha é o principal pescado local e está sempre presente em festas como a de São João e de São Antonio. Normalmente, as sardinhas são assadas em grelhas e servidas com pimentas verdes e batatas cozidas.

Também não deixe de provar o bacalhau português. Peixe mais consumido localmente, ele pode ser preparado de diversas formas. Os principais pratos que levam bacalhau são: bolinhos de bacalhau, o Bacalhau à Gomes de Sá, o Bacalhau à Brás, o Bacalhau com Natas e o Bacalhau assado com batatas. Com tantas opções, fica até difícil escolher qual versão é a melhor!

Pratos típicos das Seleções do Mundo
Os bolhinhos de bacalhau são uma forma tradicional de consumir o peixe

Quer experimentar o melhor da culinária portuguesa? Reserve os melhores hotéis aqui!

México

Seleção revelação da Copa do Mundo de 2018, o México tem uma das culinárias mais amadas do mundo. Os mexicanos têm muito orgulho de suas raízes astecas e maias e as conservam por meio da gastronomia.

Muito saborosos e um pouco apimentados, os pratos locais vão se modificando de acordo com cada região do país. Isso sem mencionar que, com a proximidade com a fronteira dos Estados Unidos, as comidas TEX-MEX vão ganhando ainda mais força.

Mas o foco está sempre nos produtos cultivados localmente, nas especiarias e na carne. O milho também está muito presente entre os ingredientes da culinária mexicana, assim como o feijão, o abacate (ou avocado), a pimenta, o alho, o frango e o cacau. Alguns pratos típicos do México são: a guacamole, os burritos, as enchiladas, os tacos e os nachos.

Pratos típicos das Seleções do Mundo
Os clássicos burritos são a cara do México

Quer experimentar o melhor da culinária mexicana? Reserve os melhores hotéis aqui!

França

Aclamadíssima mundo afora, a França manda bem muito bem quando o assunto é culinária. Inclusive, a gastronomia francesa é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Incrível, né?

Mas, o mais legal de tudo é que boa parte do que conhecemos hoje como a culinária francesa, remonta à época medieval. Para os franceses, a gastronomia vai além de bons pratos e boas bebidas, mas é também uma prática social.

Não deixe de experimentar o crepe francês. De dar água na boca, essa massa de panqueca bem fininha pode ser doce ou salgada, preparadas a base de arroz, trigo ou milho.

Pratos típicos das Seleções do Mundo
Os crêpes podem ser salgados, mas os doces são um total sucesso

Também vale conhecer a sopa de cebola, que leva ainda vinho branco, farinha de trigo, fatias de pão torrado e queijo Gruyère gratinado. O croissant não é bem um prato, mas também é maravilhoso e foco principal em um café da manhã típico da França.

Quer experimentar o melhor da culinária francesa? Reserve os melhores hotéis aqui!

Gostou das nossas dicas ou tem outros pratos locais que valem a pena experimentar? Deixe nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com