BlogHoteis.com

Proclamação da República 2018 : Como aproveitar o feriado de novembro no interior de SP, RJ e RS

O feriado de 15 de novembro de 2018, Proclamação da República, cai numa quinta-feira e a sugestão é fazer uma ponte para curtir deliciosas cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Vamos?

Que tal subir para a Serra da Mantiqueira, em SP?

Clima das montanhas em Santo Antônio do Pinhal

Pertinho de Campos de Jordão e a 179 km da capital de São Paulo está a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal. O clima rústico e a paisagem das montanhas são convidativos para quem quer descansar, admirar as paisagens e respirar ar fresco.

A temperatura local, assim como em Campos do Jordão, costuma ser inferior a da cidade paulista e friozinho sempre combina com romance e comida, concorda?

Proclamação da República
Santo Antonio só não tem o agito de Campos do Jordão

Aproveite a estadia para conhecer o  Restaurante Arco-Íris. Especializado em trutas, um delicioso peixe que é típico dessa região. O local é construído com tijolo aparente, madeiras de demolição e arandelas de ferro. A dica é almoçar perto de uma cachoeira ou na beira do lago, onde estão instalados quiosques confortáveis. A experiência de comer tão bem e perto da natureza, é memorável.

Outra recomendação de passeio é conhecer a Fazenda Água da Capoeira. O local reúne atividades turísticas nas montanhas. Produtora de frutas há mais de 20 anos, pioneira em educação ambiental e práticas preservacionistas no manejo dos pomares, a FAC abre suas porteiras para receber visitantes aos sábados, domingos e feriados das 11 às 17 horas.

No restaurante é possível degustar delícias feitas no fogão a lenha como: carne de lata, fubá suado e torresmo. Os doces são uma perdição, vale a pena experimentar.

Conheça os melhores hotéis da cidade!

A privacidade de São Francisco Xavier

Outro lugar delicioso com clima de montanha, localizado na Serra da Mantiqueira, mas bem pouco conhecido por turistas é a cidade de São Francisco Xavier, que está resgatando os visitantes que gostam de esportes radicais e ecoturismo.

Para quem gosta de trilha vale visitar a Pedra da Onça. Conhecida como mirante, a trilha é feita por um único caminho, portanto, é fácil segui-la, mas é preciso ter preparo físico porque o terreno é cheio de subidas, além de pedras e árvores. São 11 km de percurso e a duração do passeio é de 4 a 5 horas. A trilha do Pouso do Rochedo e o Mirante da Pedra do Porquinho também são atividades imperdíveis.

A Cachoeira Pedro Davi, com 15 metros de queda, tem infraestrutura completa para os visitantes. As trilhas são asfaltadas e perfeitas para toda a família. A natureza do local é completamente preservada e o visual da cachoeira rende fotos, momentos incríveis e até piqueniques.

Proclamação da República
A cachoeira Pedro Davi é a queridinha dos visitantes de São Francisco

Na rua principal da cidade, que por coincidência (ou não) é a XV de novembro, estão concentradas todas as lojinhas, bares e restaurantes, assim como a clássica igreja e praça de toda cidade pequena.

A cidade oferece hospedagem de primeira linha, veja aqui as opções.

A junção de natureza e história em Guararema

Visitar Guararema é uma excelente opção para o feriado. A pequenina cidade conta com construções do século 17 que foram tombadas pelo Patrimônio Histórico. Ou seja, você vai encontrar a típica igrejinha na praça, tão característica do interior.

Do final do século 19, a estação ferroviária também é destino de passeio, para quem quer curtir a o trem, há passeios de aproximadamente 2 horas entre a cidade e Luis Carlos, com paradas para compras. A aproximadamente 81 km da capital, Guararema possui uma rua principal, a XV de Novembro, a mesma data do feriado, que oferece bares, restaurantes e lojas com artesanato local.

Proclamação da República
A estação ferroviária é um passeio imperdível para quem vai a Guararema

A cidade também oferece diversos tipos de atividades ao ar livre, com seus vários parques e praças. No Parque Municipal Recanto do Américo a natureza é o destaque principal, com duas lindas pontes e vegetação da Mata Atlântica, é um dos lugares mais procurados para sessão de fotos, vale muito a pena gastar um tempinho para fazer aquele book de viagem.

Já no Parque da Ilha Grande o contato é principalmente com os animais, micos, esquilos, capivaras e vários tipos de aves, que andam livres por lá.

Outro charme da cidade são os restaurantes, com suas decoração rústica, comida caseira maravilhosa e espaço para descanso. É comum que os estabelecimentos tenham um espaço para o descanso, com grandes jardim, redes e banquinhos para aproveitar a preguiça depois da refeição.

Precisa se hospedar, veja aqui as opções.

Dá para curtir o clima das montanhas na Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro

Um pedacinho de Londres em Petrópolis

Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial, abriga diferentes centros culturais e casarões datados do século 19.

Localizada na região serrana do RJ, ela conta com o histórico de primeira cidade planejada do país. A 70 km da capital fluminense oferece passeios diversos para quem a visita.

Os europeus que colonizaram o Brasil tinham por hábito importar modas do primeiro mundo. O Palácio de Cristal, por exemplo, é uma réplica do Crystal Palace de Londres. Atualmente o local é utilizado como Centro Cultural e recebe vistas às terças e domingos das 9 às 18 horas. E quartas aos sábados das 9 às 21 horas.

Proclamação da República
Quem disse que não temos um pedacinho da Europa no Brasil? O Palácio de Cristal é um ótimo exemplo

Apreciadores de cerveja, podem (e devem) visitar a Cervejaria Bohemia. Fundada pelo Alemão Henrique Kremer em 1853, foi a primeira cerveja pilsen produzida no Brasil. O prédio é tombado pelo IPHAN e abriga um museu sobre a história da bebida. Para quem quer comer por lá, o local conta com um restaurante anexo.

Conheça os 10 melhores hotéis da cidade.

Vistas surreais das montanhas em Teresópolis

Outra cidade de clima serrano pela qual pode optar é Teresópolis. A 97 km do Rio de Janeiro, a cidade está 900 metros acima do nível do mar e por isso, a temperatura anual gira em torno de 19°C.

O forte da cidade é a natureza e a enorme quantidade de montanhas, que rendeu para o local a nomenclatura de Capital Nacional de Montanhismo. É possível fazer trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou curtir uma cachoeira. A natureza é exuberante.

Proclamação da República
As trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos rendem esse tipo de vista

Para quem gosta de uma cerveja, a dica é conhecer a Vila St. Gallen. Lá está o complexo da Cervejaria Therezópolis. Diferente das fábricas, a cervejaria possui um pequeno espaço para a produção de “pão líquido” que é vendido para os bares e restaurantes que estão no entorno. Desta forma a experiência da degustação se torna única.

Veja as melhores opções de hospedagem em Teresópolis.

A gastronomia é o foco em Nova Friburgo

Também na Serra, Nova Friburgo oferece natureza, temperaturas amenas e muita cerveja, principalmente porque a cidade tem leis de incentivo para a instalação das fábricas. Logo, os turistas encontrarão uma carta bastante diversificada do produto.

A gastronomia local deve fazer parte do roteiro, principalmente porque a culinária é uma mistura incrível do que há de melhor da Alemanha e da Suiça. O distrito de Mury, porta de entrada da cidade, é possível encontrar de peixes a carnes, reforçando aqui a carta de cervejas que envolve sabores locais e internacionais.

Proclamação da República
A Pedra do Cão Sentado é uma das atrações de Nova Friburgo

A 138 km da cidade do Rio de Janeiro, Nova Friburgo oferece ares interioranos. Outra sugestão de passeio é a Praça dos Suspiros. Lá os visitantes encontram a Capela de Santo Antonio e o teleférico que sobe até o alto do morro. São 1.380 m de altitude e a subida completa tem duração aproximada de 25 minutos.

Veja aqui onde ficar em Nova Friburgo.

Por que não a rota do Vale do Vinhedo no Rio Grande do Sul?

Um vinhozinho com temperatura amena combina, certo? A 130 km de Porto Alegre está o Vale do Vinhedo e dentro dele estão 3 famosas cidades produtoras da iguaria.

Primeira parada: Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves há enorme influência italiana, o que reflete direto na gastronomia local. A experimentação de vinho é obrigatória, mas não é a única opção da cidade que conta com muita história.

Proclamação da República
O Vale do Vinhedo em Bento Gonçalves é um passeio diferente e incrível

Para quem gosta de misturar conhecimento e aventura, recomendamos o Caminho de Pedras que conta com 40 pontos de observação de história, cultura e arquitetura da região. É preciso agendar os passeios antes de realizá-los e isso pode ser feito nos hotéis.

Não deixe também de fazer o passeio de trem Maria Fumaça, provavelmente o passeio mais famoso da região. A locomotiva percorre o caminho de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa regado a queijo, vinho e apresentações culturais de dança, música e teatro.

Charmosas hospedarias lhe esperam na cidade.

Seguindo para Monte Belo do Sul

Monte Belo do Sul é um desses lugares acolhedores e charmosos que abraça o turista.

Um dos mais famosos passeios locais é o Caminho de São Miguel de Monte Belo, além de conhecer muitas casas centenárias, os visitantes passam por vinícolas e tem como paisagem os parreirais tão característicos da região. Vale fazer experimentação e compra das bebidas que têm qualidade internacional.

Proclamação da República
O Caminho de São Miguel de Monte Belo é imperdível

A religiosidade sempre esteve muito presente na história do município. A Paróquia São Francisco de Assis, por exemplo, é do século 19. Suas torres de 65 metros de altura são vistas de longe e podem receber visitas. A cidade conta com muitas outras igrejas que abrigam obras históricas de artistas anônimos moradores do local.

Veja aqui onde ficar em Monte Belo.

Fechando com Garibaldi

A Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi, espera sua visita no feriado de 15 de novembro.

Quer aproveitar para conhecer a arquitetura local? Faça o roteiro Passadas. As casas são muito bem conservadas, bem como as capelas e prédios do local. O percurso pode ser feito a pé, mas precisa ser agendado, e aproveite para fazer comprinhas na Rua Buarque de Macedo, recentemente reformada e que vale como uma viagem no tempo.

A Estrada dos Sabores também é uma ótima pedida para quem quer aproveitar a gastronomia da cidade. E é claro, não poderia faltar o passeio de trem Maria Fumaça, que tem uma parada na cidade com direito a vinho, música e muita da cultura gaúcha.

Proclamação da República
Garibaldi é a estação mais esperada do Vale dos Vinhedos

O que acha de fazer a “ROTA DOS ESPUMANTES”? São diferentes vinícolas para degustação e compras. Dê preferência para a vinícola Peterlongo que fica no centro da cidade. Além das delícias borbulhantes, há um museu com visita guiada. O local oferece atendimento de segunda a domingo.

Outra sugestão é a vinícula Cooperativa Garibaldi, localizada também no centro da cidade. O local funciona há mais de 80 anos e está aberto todos os dias da semana para receber turistas.

Gostou das nossas dicas para o feriado da Proclamação da República? Conta para a gente nos comentários seus planos para a folga prolongada!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com