BlogHoteis.com

Os 5 melhores restaurantes em Olinda

Conhecida por sua riqueza histórica e cultural, Olinda, em Pernambuco, é um destino para quem quer conhecer a fundo algumas das tradições mais impactantes do nordeste brasileiro e principalmente sua gastronomia. Por isso, selecionamos os melhores restaurantes em Olinda.

Frevo, maracatu e os famosos bonecões de Olinda são parte da identidade local. Isso, sem falar do Galo da Madrugada, uma das manifestações mais intensas do Carnaval do Brasil.

restaurantes em Olinda
Olinda é um destino para quem quer conhecer a fundo algumas das tradições mais impactantes do nordeste brasileiro

Vale ainda, além de revisitar os ícones que mencionamos acima, se aprofundar na culinária local, que é igualmente rica. Aqui, a tapioca, o vatapá, o bolo de rolo, os frutos do mar e o sarapatel têm um lugar bem especial como manifestação cultural.

Confira, abaixo, os melhores restaurantes em Olinda.

Restaurantes em Olinda: onde comer

Restaurante Patuá Delícias do Mar

Com foco na comida regional e na tradição pernambucana da culinária, o Patuá Delícias do Mar fica em um prédio histórico. A decoração também é uma homenagem à cultura local, com obras de artistas pernambucanos.

O Patuá é o lugar se quiser comer camarões, lagostas, peixes e frutos do mar. Os pratos são preparados com todo carinho e cuidado pelo chef Alcindo Queiroz, que usa e abusa dos temperos de Pernambuco, do leite de coco, do queijo de coalho e da carne de sol.

restaurantes em Olinda
Não deixe de experimentar a lagosta do Restaurante Patuá Delícias do Mar

Vale a pena conhecer a Moqueca, a Caldeirada de frutos do mar e a peixada pernambucana da casa. De sobremesa, experimente a Cocada mole em leite condensado, com sorvete de tapioca e banana caramelizada ou a clássica cartola, que leva banana, queijo (coalho ou manteiga), açúcar e canela. Irresistível!

O restaurante fica no bairro da Ribeira, na Rua Bernardo Viera de Mello, perto do Mercado da Ribeira e da Ladeira da Misericórdia. Funciona todos os dias, exceto às segundas.

Casa de Noca

A Casa de Noca tem o título de oferecer a melhor macaxeira do mundo. Só por isso já vale a visita, certo? A macaxeira é o nome dado pelos pernambucanos para a nossa tradicional mandioca. E, aqui, é o prato único do restaurante, que é servido em tamanhos diferentes. A Macaxeira da Noca é servida com carne de sol e queijo coalho. Uma delícia!

Enquanto a macaxeira é cozida até ficar bem molinha, a carne de sol vem bem temperada. E, para dar um toque ainda mais especial: o queijo é assado e servido com uma casquinha crocante. O prato para 2 pessoas serve até 3, se a fome não for muito grande.

restaurantes em Olinda
Queijo de coalho com mel de engenho, sobremesa do restaurante Casa do Noca

A casa conta também com uma única sobremesa: queijo de coalho com mel de engenho.

A Casa de Noca é uma boa para quem deseja bom atendimento, bom preço e um prato com macaxeira bem saboroso. O restaurante fica nos fundos de uma casa bem rústica, na Cidade Alta de Olinda.

Beijupirá

Também na Cidade Alta, próximo do Alto da Sé, o Beijupirá tem decoração clean e neutra e abusa da vista privilegiada para os casarios e coqueirais de Olinda. A experiência por aqui começa logo na chegada: os visitantes são levados de bondinhos, a partir da Pousada do Amparo.

O ambiente é bem bacana também para jantares românticos. Enfim, vale muito a pena aproveitar toda essa atmosfera e o visual único do terraço.

restaurantes em Olinda
Vale degustar a moqueca mista do restaurante Beijupirá

A característica mais marcante do lugar são as misturas, ou Mixira, na língua tupi. A atuação da casa começou com a mixira a base de frutas, onde os sabores doces e amargos serviram como base de inspiração.

O “Filé de pescada com canela, lagosta, vôngoles e polvo” é um dos destaques do restaurante, mas também vale degustar o camarão com molho de gorgonzola, o peixe com castanhas e a moqueca mista. De sobremesa, vá de “Deus, o diabo e uma freira no meio”.

O Restaurante também tem filiais em Porto de Galinhas, Muro Alto, Carneiros, Paiva e Praia do Laje.

Olinda Art & Grill

Em um ambiente descolado, a cozinha da casa é variada com braseiro de carnes e pescados. Há piso panorâmico e música ao vivo. Localizado no bairro do Carmo, na Bispo Coutinho, o restaurante fica bem em frente ao elevador que conecta ao Mirante de Olinda, com a belíssima vista para o Centro Antigo da cidade de fundo.

restaurantes em Olinda
Peça o peixe ao molho de camarão do restaurante Olinda Art & Grill

Trata-se de uma opção mais econômica, mas sem perder a qualidade do sabor. Aqui, é outra boa opção para quem deseja se aprofundar na culinária de Pernambuco.

Peça mandioca (ou macaxeira) e carne de sol com queijo coalho ou espetinho de bode ou, ainda, peixe ao molho de camarão. Para sobremesa, a pedida é a cocada ao forno com mel de engenho e sorvete.

Maison do Bonfim

Outras boas alternativas de pratos regionais, você encontrará no Maison do Bonfim. Com foco no menu nordestino, os destaques da casa são o camarão grelhado ao coco e aspargos e os doces típicos, claro. Tudo isso num ambiente informal e elegante.

Também tem como ponto positivo a excelente localização, na Rua do Bonfim, no Carmo, em uma das ladeiras mais charmosas de Olinda.

restaurantes em Olinda
Camarão grelhado ao coco e aspargos um dos destaques do Maison do Bonfim

Aproveite ainda para admirar a decoração do local, que é sazonal e, por isso, está em constante mudança. A casa amarela, além de abrigar um bom restaurante, é uma galeria de arte, o que reflete na sua decoração diferenciada. Comanda pelo chef Jeff Colas, no início, o restaurante recebeu o nome de França no Quintal.

Aqui, a cozinha francesa de seus proprietários encontra a parceria perfeita com a nordestina, com pratos elaborados com caças, frutos do mar e frutas tipicamente brasileiras.

Hotéis em Olinda

Depois de degustar as iguarias típicas e aproveitar os melhores restaurantes de Olinda, é hora de escolher um bom hotel para curtir o que a cidade tem de melhor para oferecer ao visitante.

Veja, a seguir, uma seleção com bons hotéis em Olinda.

Hotel Costeiro

O Hotel Costeiro, 3 estrelas, fica a 6 minutos de caminhada da Praia de Bairro Novo e perto ainda da Igreja de Nossa Senhora das Neves e do Convento de São Francisco.

Além da excelente localização, tem ainda, como pontos positivos, o atendimento fantástico, café da manhã saboroso e comida deliciosa.

restaurantes em Olinda
Quarto Superior, no Hotel Costeiro

Com staff bem atencioso, dispõe de 79 quartos para não fumantes, ar-condicionado, arrumação diária, café da manhã gratuito, free Wi-Fi, restaurante, duas piscinas descobertas, bar na piscina e estacionamento grátis.

Hotel 7 Colinas

Também 3 estrelas, o Hotel 7 Colinas fica em um lugar extremamente privilegiado do ponto de vista cultural: no Centro Histórico de Olinda. Daqui, é super fácil visitar, com poucos minutos de caminhada, alguns dos principais pontos turísticos locais.

restaurantes em Olinda
Apartamento superior, no Hotel 7 Colinas

Pertinho do hotel estão a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Igreja do Carmo, o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, o Parque do Alto da Sé, a Casa de Maurício de Nassau, a Praça do Carmo, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Observatório Astronômico de Nassau.

O hotel conta com café da manhã grátis, Wi-Fi free, ar-condicionado, piscina e estacionamento gratuito.

Eco Olinda B&B

O Eco Olinda B&B é outra boa opção, na categoria 3 estrelas, no Centro Histórico de Olinda. Com apenas 3 quartos, o hotel é bem pequeno, porém aconchegante. Dentre as comodidades estão ar-condicionado, café da manhã grátis, Wi-Fi free, banheiro privativo, estacionamento gratuito, arrumação diária, jardim e terraço.

restaurantes em Olinda
Suíte superior, no Eco Olinda B&B

Fica próximo ao Museu Regional de Olinda, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ao Museu de Arte Contemporâneo, ao Observatório Astronômico de Nassau e ao Museu do Mamulengo.

Nas redondezas, vale a pena visitar também a Praça do Carmo, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, o Parque do Alto da Sé e a Casa de Maurício de Nassau.

Hotel Pousada São Francisco

Classificado com 2,5 estrelas, o Hotel Pousada São Francisco tem, dentre suas características mais marcantes, a comida deliciosa, o café da manhã saboroso, a ótima piscina e o atendimento primoroso.

Em clima rústico e com ares bem roots, é outra alternativa para quem quer ficar no burburinho de Olinda e no centro histórico. Conta com café da manhã e Wi-Fi gratuitos.

restaurantes em Olinda
Quarto Casal Standard, no Hotel Pousada São Francisco

A menos de 10 minutos de caminhada estão: a Catedral da Sé, a Casa de Alceu Valença Centro Histórico, o Museu do Mamulengo, o Parque do Alto da Sé e a Praia dos Milagres. Outras opções de entretenimento na região são a Igreja do Carmo, o Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Neves e a Casa de Maurício de Nassau.

Pousada Baboá

Já a Pousada Baboá se destaca por sua estrutura novinha e pelos ambientes bem fofos. Também no centrinho, tem ótima localização, café da manhã fantástico e um ótimo atendimento.

Os quartos contam com minibar, secador de cabelo e serviço diário de arrumação. O hotel tem poucos quartos, dispondo de apenas 11 apartamentos, e oferece armazenamento de bagagem, lavanderia, Wi-Fi grátis, ar-condicionado, bar, casa noturna e piscina descoberta.

restaurantes em Olinda
Quarto Casal Luxo, no Pousada Baobá

Aqui perto, a poucos minutos de caminhada, estão: a Praia dos Milagres, Igreja do Carmo, Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Casa de Maurício de Nassau, o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé, o Parque do Alto da Sé e a Casa de Alceu Valença.

Venha para Olinda e aproveite essa experiência inesquecível!

Os melhores hotéis você encontra aqui! Reserve já, em até 12x sem juros na Hoteis.com. A cada 10 noites acumuladas, você ganha 1 noite grátis.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com