BlogHoteis.com

Restaurantes em Recife, conheça o melhor da comida típica pernambucana

Surpreenda-se com a culinária típica de Pernambuco

Uma das partes mais deliciosas de uma viagem, literalmente, é provar pratos típicos e mergulhar de cabeça na culinária local. O nordeste brasileiro é um dos grandes celeiros de comidas interessantes e inusitadas. Dentre os estados nordestinos com culinária farta e muita comida boa, um dos destaques é Pernambuco. Pensando nos turistas que amam se aventurar na gastronomia de cada destino, separamos algumas dicas do que vale a pena provar e dos melhores restaurantes em Recife, a capital do estado.

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Comidinhas típicas de Pernambuco que você precisa experimentar

Quando pensamos na culinária pernambucana, uma das primeiras iguarias que nos vem à cabeça é o saboroso bolo de rolo. Inclusive, a sobremesa, que é uma espécie de rocambole com massa mais fininha e com recheio de goiabada ou doce de leite, é uma boa lembrancinha de viagem para quem está de passagem por Recife. Alguns lugares onde você vai encontrar os melhores bolos de rolo de Recife: na Casa dos Frios, no Grandão do Queijo e no Sabor da Casa. Mas o doce não é o único prato de destaque por aqui.

restaurantes em recife
O bolo de rolo é uma das iguarias mais tradicionais de Pernambuco

E por falar em doces locais: o queijo coalho com mel é tão tradicional por aqui, quanto o queijo branco com goiabada é para os mineiros. Reserve boas calorias para o Cartola, doce que é feito com manteiga, banana frita e canela. Aproveite também para experimentar o Bolo Souza Leão, preparado com mandioca, manteiga e leite de coco. Delicioso!

Caso não seja possível provar todos os pratos que mencionamos acima, vale tentar, pelo menos, alguns BEM tradicionais. A buchada de bode, por exemplo, é um prato bastante controverso, já que é feito com as vísceras de bode. O prato é o mais exótico da culinária pernambucana. Outro prato bem diferente – e pesado – é o cozido. Ele é feito com a perna de boi, carne de seca, bacon e linguiça calabresa.

Os peixes e frutos do mar são parte importante da culinária nordestina. E, no cardápio recifense, não poderia ser diferente, mas não é só isso, aqui o turista vai encontrar pratos deliciosos, como camarão na moranga, casquinha de siri, escondido, arrumadinho, carne de sol, carne seca, caldeirada, dobradinha, galinha à cabidela, macaxeira (também conhecida como mandioca ou aipim), cozido, buchada de bode e peixada pernambucana.

restaurantes em recife
Os peixes são outro queridinho do cardápio de Recife

Caso você busque uma comida mais dentro da zona de conforto ou tenha medo de experimentar pratos mais pesados, recomendamos o escondidinho de macaxeira, preparado com purê de mandioca e carne de sol. A macaxeira cozida apenas com água e sal também é um clássico muito fácil de agradar. Ela é, normalmente, servida como acompanhamento.

Sim, a culinária pernambucana é uma grande mistura de elementos que deu certo. Sua gastronomia é única, já que tem influências claras da cultura portuguesa, africana e indígena. Além disso, há outros 2 fatores relevantes e que a tornam mais exótica: a proximidade com o sertão nordestino e com o mar.

Veja ainda dicas de como aproveitar as opções turísticas de Recife.

Restaurantes que vale a pena conhecer na cidade

A capital de Pernambuco tem excelente opções de restaurantes típicos. E isso é uma boa desculpa para programar um tour gastronômico enquanto visita o destino, certo? Abaixo, separamos algumas dicas de lugares que valem a pena.

Tio Pepe

Num casarão vermelho do Bairro de Boa Viagem, fica o Tio Pepe, considerado um dos melhores restaurantes para experimentar comida pernambucana. O lugar oferece uma gama de especialidades locais, entre elas: porção de bolinho de macaxeira recheado de charque, casquinha de caranguejo, camarão na moranga e bolo de rolo com sorvete de creme e calda de goiabada. Com um jardim super verde e decoração bem colorida e alegre, seu ambiente é totalmente acolhedor.

restaurantes em recife
A casquinha de caranguejo é uma opção de entrada deliciosa

Parraxaxá

Seu nome pode ser inusitado, mas o lugar é um dos mais indicados para uma experiência bem recifense. O estabelecimento tem mais de 130 pratos no cardápio, mas os destaques vão para o pernil de porco assado, a buchada, a macaxeira cozida e a dobradinha. Na sessão açucarada, vale experimentar o pudim de rapadura, o brigadeiro de cachaça e o bolo de tapioca. Tudo exótico e marcante. O Parraxaxá tem duas casas na cidade, uma na Casa Forte e outra em Boa Viagem.

Bode do Nô

Comandadas pelo chefe Evangelista Severino de Lima e seus familiares, o Bode do Nô é especializado em pratos que levam Bode. Entre os petiscos da casa, os mais cobiçados são a coxinha de massa de batata-doce recheada de bode desfiado (no cardápio do restaurante de Boa Viagem) e a carne de sol na nata. Perfeitos para dividir, os pratos daqui são grandes e servem até 3 pessoas. Vale provar bode na chapa com cebola refogada, queijo de coalho, arroz, feijão e macaxeira frita, além da peixada pernambucana, que tem postas de arabianas banhadas em caldo de frutos do mar e servidas com arroz e pirão.  Claro que não poderíamos deixar de mencionar a tradicionalíssima a buchada de bode com legumes e arroz branco.

Carne de Sol do Cunha

Situado na zona norte, o Carne de Sol do Cunha já é um point da cidade. Os pratos daqui são ótimos para serem divididos. Prove o arrumadinho de carne de sol em cubos mais feijão, farofa e vinagrete. Se fome é grande, vá de mistão completo. O prato tem, no total, 1,2 kg de carne de sol, de porco, galeto, linguiças toscas. Como se não fosse o suficiente, vem ainda com feijão-verde, pirão de queijo coalho, macaxeira frita e vinagrete. Para a sobremesa, peça o clássico Cartola.

restaurantes em recife
Cartola é a pedida ideal para finalizar uma refeição

Ponte Nova

Considerado por muitos o melhor restaurante de Recife, o Ponta Nova se destaca por utilizar ingredientes de pequenos produtores regionais. O lugar é uma boa opção para quem quer fugir um pouco das comidas típicas e busca pratos saborosos e mais requintados. Fugindo do convencional, petisque enroladinho de berinjela com recheio de ricota ao forno, acompanhado de pães quentinhos ou o caipira sobre pirão de queijo com açafrão-da-terra, aspargos, bacon e farofa. De prato principal, um dos destaques é o bife de chorizo grelhado na manteiga de alho, com musseline de batata-doce, legumes na chapa, vinagrete de cenoura, chips de alho e farofa. De sobremesa, prove a goiabada chique, servida com uma fatia de bolo de rolo, compota de goiaba e gengibre, queijo de coalho queimado, castanha assada e sorvete de creme.

5 melhores hotéis para se hospedar em Recife

Hotel Atlante Plaza

Classificado com 4 estrelas, o Hotel Atlante Plaza está em uma das áreas mais nobres para se hospedar na cidade: a Avenida Boa Viagem. Oferece gratuidade no café da manhã (estilo buffet) grátis e no Wi-Fi, arrumação diária, cofre na recepção, aluguel de carros, estacionamento com manobrista, spa, business center, lavanderia, academia, restaurante, piscina externa e 2 bares.

restaurantes em recife

Dentre os pontos altos do lugar, de acordo com usuários da Hoteis.com, estão a localização, o café da manhã e as instalações de lazer. Se você é daqueles que preza por ficar em frente ao mar, o Atlante está localizado em frente à Praia de Boa Viagem, o que garante uma vista de tirar o fôlego.

Grand Mercure Recife Boa Viagem

Também em frente a esta praia e classificado com 4 estrelas, o Grand Mercure Recife Boa Viagem tem acomodações novas e com decoração clean. Além da boa localização, oferece aos hóspedes: piscina descoberta, academia, café da manhã e Wi-Fi gratuitos, serviço de lavanderia, recepção 24 horas, estacionamento com manobristas, terraço e spa.

restaurantes em recife

Fica próximo ainda à Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem e ao Shopping Recife. Até o Aeroporto Internacional de Recife são cerca de 10 minutos de carro. Os usuários da Hoteis.com destacam a localização e o café da manhã como diferenciais.

Transamérica Prestige Beach Class International

Classificado com 4 estrelas, o Transamérica Prestige Beach Class International tem ambiente bem acolhedor e estrutura novinha em folha. Em frente à Praia do Pina, este hotel também fica próximo à Praia de Boa Viagem, ao Teatro Barreto Júnior e ao RioMar Shopping.

restaurantes em recife

Conta com quartos e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, além de dispor de um centro de bem-estar, piscina, ar-condicionado, arrumação diária, piscina externa, business center 24 horas, cofre na recepção, café da manhã incluso e Wi-Fi free.

Bugan Recife Hotel by Atlantica

Também com estrutura novinha, o Bugan Recife Hotel by Atlantica tem uma atmosfera que remete aos resorts. Pertinho da praia, conta com Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas, business center, estacionamento, academia 24 horas, terraço na cobertura, um restaurante e um bar.

restaurantes em recife

Considerado um hotel 4 estrelas, tem como pontos de destaque as instalações de lazer e bem-estar, a atmosfera, o acesso à internet e a ótima localização.

Ramada Recife Boa Viagem

Acho que já deu para perceber que a região de Boa Viagem concentra boa parte dos melhores hotéis da cidade, certo? O Ramada Recife Boa Viagem é um deles. 3,5 estrelas, fica a 3 minutos de caminhada da Praia de Boa Viagem e da Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem.

restaurantes em recife

Super equipado para receber famílias, oferece cooktop, micro-ondas, cozinha, sofá-cama, geladeira e uma área para jantar. Os destaques daqui são: a atmosfera, o café da manhã grátis, a internet free e, claro, a localização.

Uma boa pedida ainda ao visitar Recife, é dar uma esticada à vizinha Olinda, principalmente durante os dias de fervo do Carnaval, quando a cidade vive dias bem intensos e coloridos. Confira, neste post, dicas para curtir os dias de folia, ao som de muito frevo.

Pensando em um rolê gastronômico para conhecer os melhores comidas e restaurantes em Recife? Conta para a gente nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com