BlogHoteis.com
restaurantes em Trancoso

Restaurantes em Trancoso, os 7 melhores

Trancoso, distrito de Porto Seguro, é um dos locais mais conhecidos e buscados do litoral do Nordeste. Além de belezas naturais que atraem turistas nacionais e internacionais, o local está rodeado de cultura e história. Mas, para os amantes da boa mesa, a notícia também é ótima: existem excelentes restaurantes em Trancoso.

Na hora de programar a viagem, nada melhor do que saber onde vamos comer, não é mesmo? Por isso, nós montamos este conteúdo com dicas imperdíveis de restaurantes e pratos de dar água na boca em Trancoso. Confira!

Trancoso: um pouco mais sobre o paraíso

Localizado no litoral sul da Bahia e pertinho de Porto Seguro, Trancoso é um daqueles locais que pedem mais dias da sua agenda. Um dos pontos mais conhecidos da área é o Quadrado, de onde é possível partir facilmente para o vilarejo de Caraíva ou para a Ponta do Corumbau.

É claro que, entre o que fazer em Trancoso, uma das maiores atrações são as praias. As mais concorridas e lindas são: Coqueiro, Nativos, Rio da Barra, Taípe, Rio Verde, Itapororoca, Patimirim, Itaquena, Rio dos Frades, Outeiros, dos Amores e do Espelho.

Além de ótimos restaurantes em Trancoso, há muito o que fazer no destino
A praia do Espelho é uma das mais belas de Trancoso

Mas, além de curtir os dias à beira-mar, vale a pena também passear pelas lojinhas de artesanato, conhecer as praias desertas, se divertir nas baladinhas da região e nos beach clubes. Há também passeios incríveis em Trancoso, como os de lancha ou de quadriciclo, o mergulho para observar as baleias Jubarte, ou então a esticadinha até Arraial d’Ajuda e aos vilarejos de Corumbau e Caraíva.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. De lá, é possível pegar um ônibus, táxi ou van para Trancoso. Outra opção é pegar uma balsa de Porto Seguro, fazer a travessia até Arraial d’Ajuda e, então, pegar um ônibus ou van direto para Trancoso.

7 Melhores restaurantes em Trancoso

Como dissemos, o que não faltam são excelentes opções de restaurantes em Trancoso, que certamente vão deixar a sua viagem muito mais gostosa. Veja os que não podem ficar de fora do seu roteiro:

  1. Silvana & Cia

Diz a história que o Silvana & Cia foi o primeiro restaurante do vilarejo de Trancoso. Se isso é verdade, não sabemos, mas, com certeza, é um dos mais tradicionais, além de ser uma delícia!

Se a sua intenção é só dar uma “beliscada”, aproveite para saborear as porções de camarão com crosta de tapioca, bolinho de carne com queijo coalho, isca de peixe, casquinha de siri e polvo.

Há excelentes opções de restaurantes em Trancoso
Prove os espaguete com frutos do mar do Silvana & Cia

Outra opção bacana é aproveitar os pratos individuais, como o filé de badejo com cogumelos, o espaguete com frutos do mar ou o espaguete ao pesto. Apesar dessas dicas, o principal destaque do Silvana & Cia é a moqueca, que acompanha pirão, arroz e farofa de dendê.

O restaurante possui unidades na praia do Coqueiro, mas a mais tradicional fica no Quadrado.

  1. El Gordo

Outro restaurante tradicional e super requisitado em Trancoso é o El Gordo. A base é a cozinha internacional, com forte personalidade portuguesa. Comandado pelo chef Wladimir Umezu, o cardápio do El Gordo mescla cozinha portuguesa, asiática e brasileira.

Há excelentes opções de restaurantes em Trancoso
Outro restaurante tradicional e super requisitado em Trancoso é o El Gordo

Uma dica é experimentar os pratos autorais, como o “Badejo ao molho de cupuaçu”. Além das delícias do cardápio, o El Gordo também vale a sua visita pela arquitetura, um espaço contemporâneo mesclado com a brisa do mar.

O local também funciona como pousada e, por isso, oferece café da manhã e outras refeições ao longo do dia. O El Gordo fica na Praça São João 7, no Quadrado.

  1. Uxua

O Uxua é bastante conhecido em Trancoso, já que é um dos hotéis mais luxuosos da região. Além da hospedagem, ele conta com uma badalada barraca de praia e um restaurante no Quadrado.

Entre as porções, não deixe de provar o camarão empanado com quinoa, os bolinhos de carne seca e os mini acarajés.

Há excelentes opções de restaurantes em Trancoso
Entre as porções, não deixe de provar os bolinhos de carne do restaurante Uxua

Para os pratos principais, as grandes estrelas são os itens com peixes e frutos do mar, como o “Spaghetti do Pescador” (com alcaparras, azeitonas pretas, pimentões coloridos e mexilhões), o arroz negro com frutos do mar e a moqueca baiana (servida com arroz, pirão e farofa de banana).

  1. Estrela d’Água

O Estrela d’Água é uma pousada que conta com dois excelentes restaurantes em Trancoso e mais um barzinho. O Aldeia São João fica na sede e possui um cardápio mais elaborado, com um mix de culinária baiana e internacional. Ele serve quase os mesmos pratos que o Bar da Costa, que fica próximo às piscinas e de frente para o mar.

Outra opção é o Sushi Estrela, o único sushi de frente para o mar em Trancoso e que conta com o melhor da tradicional culinária japonesa.

Há excelentes opções de restaurantes em Trancoso
O Sushi Estrela, é o único sushi de frente para o mar em Trancoso

Um dos pratos mais famosos do local é o Coquinho. O nome foi dado porque a comida vem dentro de um coco e o prato é composto de farofa, feijão, arroz e o cliente pode escolher entre peixe ou carne seca. Também tem a fama de ter a melhor casquinha de siri de Trancoso.

O Estrela d’Água fica na Estrada Arraial d’Ajuda.

  1. O Cacau

Outra opção que faz bastante sucesso entre os restaurantes em Trancoso é O Cacau, que também fica no Quadrado e oferece uma boa variedade de comidas e bebidas.

Há excelentes opções de restaurantes em Trancoso
No restaurante O Cacau a culinária baiana é o destaque

No local, a culinária baiana é o destaque. Um dos pratos mais solicitados é o strogonoff de camarão. Além dele, são bem elogiados o acarajé e a moqueca de camarão. O ambiente é familiar e super aconchegante.

  1. Cantinho Doce

Com mais de 3 décadas de tradição, o Cantinho Doce é uma das paradas obrigatórias para se comer bem em Trancoso.

No seu cardápio, existe uma mistura interessante de cozinha baiana e internacional, com pratos que vão desde massas, passando por carnes, frutos do mar e opções mais exóticas, como o strogonoff de lagosta no abacaxi e o camarão VG no coco verde.

Há excelentes opções de restaurantes em Trancoso
O Cantinho Doce é uma das paradas obrigatórias para se comer bem em Trancoso

A cartela de drinques também é outro destaque. Além disso, o lugar é um dos mais badalados de Trancoso e dizem ser comum encontrar a Elba Ramalho dando uma canja no espaço.

  1. Sagrado Bar e Restaurante

Outra opção bem bacana é o Sagrado Bar e Restaurante. Com um cardápio sofisticado, drinques clássicos, muito charme e conforto, ele conquista cada vez mais fãs.

Algumas das delícias servidas por lá são: ceviches, saladas, hambúrgueres e os famosos grelhados na chapa que acompanham salada verde e vinagrete. Também vale a pena se esbaldar com os combos de 1 long neck e 1 pastel de feira (com inúmeros sabores).

Há excelentes opções de restaurantes em Trancoso
O Sagrado Bar e Restaurante tem um cardápio sofisticado, drinques clássicos, muito charme e conforto

O Sagrado fica na Rua Jovelino Vieira, 412 e é aberto para não hóspedes apenas mediante reserva.

Bônus

Além desses restaurantes, não deixe de conferir as famosas tapiocas de Trancoso, com destaque para a Tapioca da Sandra e a Tapioca da Elma, ambas na pracinha da feira de artesanato, na ponta do Quadrado.

Para um bom tempero baiano, visite o quiosque Acarajé da Chica, na Estrada de Trancoso, principal avenida comercial da cidade.

Dicas de hospedagem em Trancoso

Já deu para notar que não faltam excelentes restaurantes em Trancoso, não é mesmo? Mas, para aproveitar todas essas delícias, é importante escolher uma boa hospedagem. No site da Hoteis.com, tem várias! Veja as dicas que separamos:

Pousada Mar à Vista

Pousada Mar à Vista é uma hospedagem 3 estrelas que fica bem pertinho da Praça do Quadrado. Apesar de pequena, com apenas 6 quartos, ela é muito aconchegante e oferece vários mimos aos hóspedes.

Há excelentes opções de hotéis e restaurantes em Trancoso
Quarto casal superior, na Pousada Mar à Vista

Algumas das comodidades oferecidas são: piscina externa, proximidade com a praia, bar interno, translado ida e volta do aeroporto, café da manhã e Wi-Fi grátis. Além disso, a pousada está pertinho da praia dos Coqueiros e da praia dos Nativos.

Pousada Bahia Bonita

Se a sua ideia é ficar hospedado com os pés na areia, que tal conhecer a Pousada Bahia Bonita? Ela é uma opção 3,5 estrelas, com 16 quartos, um pouco maior do que a anterior.

Entre os atrativos, podemos citar: restaurante e dois bares internos, guarda-sóis, translado de ida e volta do aeroporto, jardim, área de piquenique e café da manhã, estacionamento e Wi-Fi grátis.

Há excelentes opções de hotéis e restaurantes em Trancoso
Quarto Luxo, na Pousada Bahia Bonita

Ela está localizada na praia do Rio Verde e fica pertinho da praia dos Coqueiros, praia dos Nativos, praia de Itapororoca e muitas outras.

Pousada do Bosque

Perto da Praça do Quadrado, onde estão todas as atrações de Trancoso, está a Pousada do Bosque, também 3 estrelas, mas com 20 apartamentos, um pouco maior do que as demais.

Há excelentes opções de hotéis e restaurantes em Trancoso
Chalé Bromelia, na Pousada do Bosque

Algumas das comodidades oferecidas são: piscina externa, translado de ida e volta do aeroporto, serviço de creche ou babá, jardim, lavanderia e café da manhã, estacionamento e Wi-Fi grátis no saguão.

A pousada também fica perto da praia dos Coqueiros e da praia dos Nativos.

Villas de Trancoso

Villas de Trancoso é um hotel excelente, com 5 estrelas, que fica na Estrada Velha do Arraial d’Ajuda. É uma ótima opção para quem deseja se hospedar à beira-mar.

Há excelentes opções de hotéis e restaurantes em Trancoso
Suíte, no Villas de Trancoso

Com apenas 10 quartos, esta é uma hospedagem exclusiva e conta com: restaurante interno, 2 piscinas externas, spa, business center, jardim, biblioteca, lavanderia e café da manhã, estacionamento e Wi-Fi grátis. Fica perto da praia dos Coqueiros e da praia Rio da Barra.

Jardim de Trancoso

Mais uma pousada pequena e super charmosa é a Jardim de Trancoso. Com apenas 10 quartos, essa é uma hospedagem muito aconchegante com piscina externa, bar ao lado da piscina, translado de ida e volta do aeroporto, babá no quarto, jardim, lavanderia, cabeleireiro e Wi-Fi e estacionamento grátis.

Há excelentes opções de hotéis e restaurantes em Trancoso
Quarto Casal, na Pousada Jardim de Trancoso

A pousada fica pertinho da praça do Quadrado, da praia dos Coqueiros, da praia dos Nativos e da praia do Rio Verde.

Gostou das nossas dicas?

Depois de ler sobre os melhores restaurantes em Trancoso, ficou com vontade de conhecer esse paraíso baiano? Cadastre-se na Hotéis.com Rewards e ganhe descontos e diárias grátis!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com