BlogHoteis.com

Viagem de carro no Nordeste, um roteiro inesquecível

Pegar a estrada é uma divertida e deliciosa forma de viajar. Apesar de um tempo maior envolvido no deslocamento, tem coisas que só uma road trip oferece. Que tal então planejar uma viagem de carro no Nordeste?

Entre as vantagens de pegar a estrada, está o maior contato com as paisagens que estão entre cidades, além da possibilidade de mudar o roteiro a seu gosto, a qualquer momento. Por isso, selecionamos algumas dicas para você viajar de carro pelo Nordeste do Brasil, região que oferece cenários e praias de tirar o fôlego.

viagem de carro no nordeste
O Nordeste tem praias de tirar o fôlego

Viagem de carro no Nordeste

Tenha tudo planejado

Estradas, passeios, hospedagem, tempo de deslocamento, entre outras informações, são importantes e tê-las em mente ajuda a ter toda a viagem organizada. É claro que surgirão motivos e oportunidades para sair da rota, mas, com a base delineada, é possível fazer ajustes com mais tranquilidade.

O Nordeste do país tem temperaturas altas o ano todo, portanto, é essencial levar água, suco e até mesmo petiscos durante o trajeto.

Sobre o tamanho da mala, aqui vai outra dica: desapegue! Não há nada pior do que ficar com enormes bagagens em uma viagem com tantas paradas e hospedagens. Leve apenas o necessário e lembre-se de que qualquer excesso deixa o carro pesado, o que pode interferir no consumo de combustível, tornando a viagem mais cara.

viagem de carro no Nordeste
Uma road trip é sempre uma experiência divertida e diferente

Vai com o próprio carro? Faça, obrigatoriamente, um check-up completo. Isso deixa o transporte mais seguro e preparado para a estrada.

Não é nada mal ter aquele GPS amigo, que conduzirá passageiros e motorista pelos melhores caminhos, ainda que a proposta seja de aventura.

Para quem está no Sul

Lembre-se de que outra opção, para quem está mais ao sul do país, é pegar um avião até a principal capital e alugar um carro na própria cidade. Isso economiza alguns dias da estrada que serão investidos no roteiro.

Distâncias entre capitais

Para entender as possibilidades de viagem entre as capitais, veja a simulação das distâncias, via Google Maps, entre as principais capitais nordestinas:

  • São Luís x Teresina 433 km (6h42)
  • Teresina x Fortaleza 593 km (8h)
  • Fortaleza x Natal 532 km (6h45)
  • Natal x João Pessoa 191 km (2h30)
  • João Pessoa x Recife 121 km (2h)
  • Recife x Maceió 258 km (4h)
  • Maceió x Aracaju 276 km (4h)
  • Aracaju x Salvador 327 km (4h30)

Sugestão de roteiro da Hoteis.com: de Salvador a Maceió

Se é pra fazer um belo caminho, que tal curtir SalvadorAracaju Maceió? A rota entre as cidades é um presente para os olhos e são necessários em torno de 15 dias para conhecer os principais pontos.

Que comece a viagem: vamos para a Bahia!

  • Praia do Forte

Na Bahia, existem paradas obrigatórias. A famosa Praia do Forte, por exemplo, a 80 km da capital, é um excelente local para diversão e experiências gastronômicas.

As areias brancas e fofas e um mar de tirar o fôlego recebem milhares de turistas todos os anos. Nas marés baixas, formam-se piscinas naturais com até 7 metros de profundidade, uma ótima maneira de relaxar e tomar um banho de mar com uma paisagem inesquecível.

viagem de carro no Nordeste
A Praia do Forte é um excelente local para diversão e experiência gastronômica

Vale ressaltar que, nessa praia, existe o Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. Um excelente atrativo para quem viaja com crianças.

Os restaurantes da cidade são muitos e, por lá, você encontra uma mistura de comidas típicas baianas com a experiência italiana. Tem fruto do mar fresco, frutas tropicais, acarajé, abará, beijú e muitas outras delícias.

  • Arembepe

Uma experiência completa passa por uma aldeia hippie, certo? A vila de Arembepe é famosa por esse estilo. Ela fica nas dunas, entre o rio Capivara e o mar, e a 42 km de Salvador.

A vibe paz e amor invade a aura do local que mantém a natureza intocada de suas praias. Não deixe de apreciar o entardecer, quando as dunas ficam douradas e contrastam com o mar. Isso faz lembrar que, de fato, a natureza é imensa e poderosa.

viagem de carro no Nordeste
Arembepe é o destino mais “good vibes” da viagem

Por conta da reduzida infraestrutura, a cidade oferece poucos, mas bons restaurantes e lanchonetes, com comidas regionais. As porções costumam ser generosas e os preços variam de local para local. Uma dica é tomar o suco de maracujá feito com a fruta retirada direto da árvore.

Além disso, em janeiro, acontece o Festival da Primeira Lua Cheia de Janeiro, uma celebração com shows e comidas típicas da região, inspiradas no festival de Woodstock. Os moradores arrecadam a verba com alimentos e música para investir na preservação do local.

  • Massarandupió

Depois da rusticidade de Arembepe, que tal encarar uma praia de nudismo? Isso mesmo! Um local onde as pessoas se despem de preconceitos e de roupas para curtir a natureza – com respeito às regras locais, claro.

Em Massarandupió, a natureza é de tirar o fôlego. A cidade é rodeada de rios, coqueirais e dunas, todo o ambiente natural é protegido e está a 120 km da capital baiana.

O acesso local não é muito fácil, apenas carros 4 x 4 conseguem chegar na praia. Aliás, alugar um carro com tração é uma excelente dica para quem vai fazer uma road trip.

Os locais que oferecem refeição são simples, como as barraquinhas de praia. O serviço e a comida são bons, mas fique de olho nos horários de funcionamento e nas regras sobre o naturalismo.

Confira aqui as melhores hospedagens na Praia do Forte, em Arembepe e em Massarandupió!

Partiu Aracaju!

  • Praia dos Artistas

A Praia dos Artistas tem areias douradas, mar verde, ondas radicais e fica próxima a Aracaju, a cerca de 10 km. Ela é perfeita para quem não abre mão do surfe ou do windsurfe e é frequentada por pessoas de diferentes idades.

Aqui vai uma ressalva: a Praia dos Artistas é um pouco perigosa para banho de mar. Logo, fique de olho nas placas de sinalização.

Sobre a comida, se você está em qualquer lugar de Aracaju, é obrigatório experimentar o caranguejo nordestino, uma iguaria preparada para turistas e locais que merece apreciação. Outros pratos típicos encontrados são as deliciosas moquecas de camarão e peixe, que passam dos restaurantes mais badalados às barracas de praia e lanchonetes.

viagem de carro no Nordeste
Em qualquer lugar de Aracaju, é obrigatório experimentar o caranguejo nordestino
  • Praia de Pirambu

Falando em praias mais calmas, uma ótima opção é a Praia de Pirambu, deserta e simples. O mar varia bastante sobre as condições de banho, portanto fique de olho se ele está agitado ou não para se refrescar na água esverdeada do local.

A boa é frequentar o restaurante que fica próximo da praia. Ele oferece redes, sombra, serviços de banheiro e comida típica bem saborosa.

A dica é fazer um passeio de escuna ou catamarã pelo Rio São Francisco. Partindo de Canindé, a 200 km da capital, você chega aos Cânions do Xingó após apenas meia hora de mar.

viagem de carro no Nordeste
Nos Cânions do Xingó, dá para praticar stand up paddle e rapel

Por lá, é possível mergulhar nas incríveis águas do conhecido “Velho Chico” e aproveitar para fazer stand up paddle ou praticar rapel nos cânions. Não vai faltar beleza, nem aventura. Nos barcos, costumam ser vendidos lanches, salgadinhos, bebidas e sorvetes para matar a fome.

Confira as melhores hospedagens na Praia dos Artistas, na Praia de Pirambu e nos Cânions do Xingó!

Alagoas tem muita história e muita beleza

  • Penedo

Bem na divisa entre Sergipe e Alagoas, está Penedo, a 173 km distante de Maceió. A localidade, fundada pelos portugueses no século 16, é considerada o berço da cultura alagoana.

Sem dúvida, Penedo é uma das cidades histórias mais bonitas do país e oferece aos turistas acesso a um patrimônio cultural rico e conservado. Vale conhecer os casarões e igrejas locais, é como abrir um portal do tempo.

A culinária local é ribeirinha, oferece pratos exóticos, como carne de jacaré, piranha, surubim (uma espécie de peixe) ensopado e pilombeta frita (um pequeno peixe de água doce). Os restaurantes estão distribuídos por toda a cidade.

  • Barra de São Miguel

A 30 km da capital, está a Barra de São Miguel, pequena cidade que aporta um dos balneários preferidos da elite alagoana.

A praia, como em toda Alagoas, é linda. Areias fofas, mar com piscinas naturais e ondas excelentes para praticar surfe. Inclusive, nesse local ocorrem campeonatos regionais do esporte.

viagem de carro no Nordeste
Em Barra de São Miguel, o mar tem piscinas naturais, mas em alguns locais é excelente para surfar

A parada oferece diferentes tipos de restaurantes, entre eles, pizzarias, tapiocarias e sanduicherias, que estão espalhados na Vila Niquin. Fora isso, os visitantes podem frequentar os restaurantes de resorts e hotéis que são abertos ao público.

  • Praia do Francês

Há muito o que fazer em Maceió, cidade que tem passeios imperdíveis e praias maravilhosas.

A 20 km da capital, está a Praia do Francês, um local bastante badalado e procurado pelos turistas brasileiros e estrangeiros. As praias lembram a beleza caribenha, de areias brancas e mar azul, e são excelentes para a prática do surfe.

Por receber tanta gente, há diferentes opções de barracas, lanchonetes e restaurantes. Para o café da manhã, prove a tapioca e, se quiser deixar tudo mais gostoso, peça para colocar leite condensado!

Para quem curte, o açaí está presente em toda a região e é possível degustá-lo com diferentes tipos de acompanhamentos. Agora, um prato delicioso é o “chiclé com camarão”, uma mistura de frutos do mar e muito queijo muçarela.

Confira aqui as melhores hospedagens em Penedo, Barra de São Miguel e Praia do Francês!

Extra: Jeri, no Ceará, pede uma trip exclusiva

Você conhece Jericoacoara, no Ceará? A cidade está a 300 km da capital Fortaleza e foi eleita, pelo The Washington Post, uma das 10 praias mais bonitas do planeta e, pelo Huffington Post, a quarta mais bela da Terra.

Quem sabe uma esticada na passagem de avião, ou até mesmo um roteiro mais intenso de road trip não te levam pra lá?

viagem de carro no Nordeste
Jeri é um destino que precisa estar no seu roteiro de viagem

As praias são paradisíacas e o local é conhecido pela aura mística e de intenso descanso. Entre dunas, mangues, praias e lagoas, é possível parar o tempo em meio à natureza, relembrando que a simplicidade é aliada de uma mente sã.

Uma dica é realizar os passeios de buggy e conhecer a Pedra Furada, principalmente durante a maré baixa. Em Jeri, é possível tomar calmos e deliciosos banhos de mar, principalmente quando a maré está baixa.

Outro ponto é que há vento suficiente para a prática de windsurfe e kitesurfe.

Conheça nossa seleção dos melhores hotéis em Jericoacoara!

Não importa se a road trip é de Salvador até Maceió, ou de Maceió com direção a Salvador. O importante é curtir o visual: as praias são maravilhosas e o sertão, idem.

As estradas estão em boas condições e, com certeza, todos os envolvidos voltarão com muitas histórias para contar. E lembre-se de que toda a hospedagem pode ser reservada em até 12x sem juros pela Hoteis.com.

Já fez uma road trip? Deixe suas dicas aqui!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com