BlogHoteis.com
roteiro de Chapada das Mesas

Roteiro de Chapada das Mesas: tudo o que você precisa saber

Os turistas mais aventureiros e que adoram um contato direto com a natureza precisam desbravar o roteiro de Chapada das Mesas. Esse santuário ecológico está localizado no Maranhão, quase na divisa com o Tocantins, e conta com cânions, cachoeiras, grutas e fauna e flora riquíssimas.

Se você é fã de ecoturismo ou turismo de aventura, que tal desbravar esse berço ecológico brasileiro? Nós montamos um conteúdo completo para lhe ajudar a organizar a sua viagem e desfrutar do melhor da Chapada das Mesas. Confira!

Sobre a Chapada das Mesas

Como dissemos, Chapada das Mesas fica ao sul do Maranhão, mas para quem pretende incluir no mesmo roteiro uma visita aos Lençóis Maranhenses, é bom saber antecipadamente que a chapada é distante do principal atrativo do estado. Na verdade, ela está mais próxima do Jalapão (a cerca de 8 horas de carro) do que dos Lençóis.

 roteiro de Chapada das Mesas
Os turistas mais aventureiros precisam desbravar o roteiro de Chapada das Mesas

A melhor época para conhecer a região é a partir de agosto, quando termina a temporada de chuvas. Lembre-se de que, no Maranhão, o inverno é bastante chuvoso, por isso é legal evitar essa época, para poder fazer as trilhas e passeios sem problemas. Normalmente, o período de chuvas se estende de outubro a abril.

Outra dica é passar, no mínimo, 4 dias na região, assim você conseguirá visitar os principais pontos turísticos. Embora não seja obrigatória a contratação de uma agência para entrar no Parque e nos principais complexos, é importante estar com um guia que conheça a região.

roteiro de Chapada das Mesas
A melhor época para conhecer a região é a partir de agosto, quando termina a temporada de chuvas

Isso porque costuma ser difícil chegar nos lugares, principalmente devido à distância das principais cidades com opções de hospedagem e também pelo fato de que, em muitos locais, o acesso apenas é feito apenas por carros 4×4.

Além disso, as principais cachoeiras costumam ficar em “complexos” que, embora contem com uma boa estrutura aos turistas, são relativamente afastadas – por isso estar de carro é essencial para aproveitar o local.

Como chegar

A cidade mais próxima é Carolina, que fica na divisa do Maranhão com Tocantins (a capital, Palmas, está a 500 km). Quem parte de São Luís demora 12 horas para chegar até a Chapada. Nesse caso, a melhor opção é voar até Imperatriz e, de lá, alugar um carro até Carolina (cerca de 3 horas de viagem).

Quem viaja de avião tem a opção de descer no aeroporto de Araguaína, no Tocantins, que fica a 150 km de Carolina. Ou você pode voar até Imperatriz e, de lá, seguir de carro. As companhias Azul, Latam e Gol operam no aeroporto de Imperatriz.

Roteiro de Chapada das Mesas

O que não faltam são atrações, por isso cada roteiro de Chapada das Mesas pode ser um pouquinho diferente. Aqui, vamos listar os principais pontos da região – ou seja, aqueles que você não pode deixar de fora da sua viagem.

  1. Parque Nacional da Chapada das Mesas

Esse é um dos parques nacionais mais novos do Brasil, inaugurado em 2005 e decretado para proteger as cachoeiras de São Romão e da Prata, além da área de cerrado que está dentro do território.

No total, o parque conta com 160 mil hectares e fica às margens do rio Farinha (um afluente do rio Tocantins), sendo ele o responsável por dar origem as cachoeiras tão visitadas pelos turistas.

Dentro do parque, é claro, visite as duas cachoeiras principais, que são:

Cachoeira da Prata

Costuma ser a primeira parada dos turistas dentro do Parque e é um complexo de quedas d’água que tem início já bem próximo do estacionamento e segue até o fim de uma trilha.

roteiro de Chapada das Mesas
A Cachoeira da Prata costuma ser a primeira parada dos turistas dentro do Parque

Nesse local, podem existir dois cenários, dependendo da época em que você visita. Na seca, há uma divisão em duas quedas de 26 metros cada. Quando o volume de água está maior, tudo vira uma cachoeira só e os turistas não podem se aproximar muito por questão de segurança.

Cachoeira São Romão

É a maior do Maranhão, com 33 metros de largura e 22 metros de altura. O volume de água é tão grande que, em alguns trechos, é até necessário proteger os ouvidos.

Além da cachoeira, o recinto também abriga uma caverna. Para melhorar a preservação do local e manter a segurança dos turistas, hoje o parque não permite a entrada. Porém, ainda existe a trilha que leva até o local, da onde é possível tirar excelentes fotografias.

 roteiro de Chapada das Mesas
A cachoeira São Romão é a maior do Maranhão, com 33 metros de largura e 22 metros de altura

Essa é definitivamente uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada e, para chegar até ela, dependendo de onde você está hospedado, poderá ser necessário usar carros 4×4.

Algumas agências também oferecem a possibilidade de desbravar a cachoeira com caiaque e você poderá ir remando até embaixo da queda de água.

  1. Santuário da Pedra Caída

Outro ponto imperdível que você poderá visitar no segundo dia é o Santuário da Pedra Caída. A grande vantagem, além da beleza impressionante, é que a maioria das cachoeiras tem acesso fácil por passarelas, além do local oferecer uma boa infraestrutura aos visitantes.

Aqui também é o local onde a Amazônia e o Cerrado se encontram, criando uma paisagem única. Ele fica próximo do Parque Nacional da Chapada das Mesas e conta com 25 cachoeiras, além de piscinas naturais, cânions e platôs.

É no Santuário também que está a tirolesa mais alta da América do Sul, com 1400 metros de comprimento e 392 metros de altura – um passeio imperdível para quem adora adrenalina.

Dentro do complexo existe opção de hospedagem e alimentação, por isso você poderá passar o dia todo por lá.

Alguns pontos que merecem sua visita são:

Santuário da Pedra Caída

É a principal cachoeira do local, com 46 metros de altura. Para chegar ao destino, o turista terá que andar 600 metros em rampas de madeira suspensas até a entrada de um cânion. De lá, a trilha é na água, por mais de 300 metros.

Dentro do Santuário, é possível nadar, apreciar a paisagem e até encontrar alguns peixinhos desbravando o local.

Cachoeira da Caverna e Cachoeira do Capelão

Para chegar à Cachoeira da Caverna, é preciso caminhar 400 metros nas passarelas suspensas e depois cruzar mais 300 metros com água pela cintura, além de atravessar uma caverna. Mas tudo isso vale a pena quando você chega ao local e encontra uma vista impressionante e super relaxante.

 roteiro de Chapada das Mesas
Chegando à cachoeira da Caverna, a vista é impressionante

A apenas 3 km, está a Cachoeira do Capelão, com 22 metros de altura e piscinas de água tingidas em tons de azul, com profundidade de 4,5 metros. O nome da cachoeira surgiu devido a um casal de macacos capelão que reside próximo da queda de água.

Cachoeira do Garrote e Cachoeira do Brilho

A cachoeira do Garrote está a 13 km da sede do Complexo e é possível acessá-la de carro. Dali 3 km, está a Cachoeira do Brilho, porém essa é a única do local que não pode ser acessada pelas passarelas e, por isso, exige mais atenção do turista. A principal atração é o paredão de 12 metros com mata virgem.

Pirâmide

É uma pirâmide de ferro e vidro que fica localizada no ponto mais alto do complexo, com um cristal na ponta. Hoje, ela funciona como um centro de meditação e o objetivo é proporcionar boas energias aos visitantes.

Teleférico

É o modo mais rápido de chegar tanto à pirâmide quanto à tirolesa, e fica localizado a 400 metros de altura. Com 2400 metros de extensão, é um excelente passeio para apreciar as belezas da região.

roteiro de Chapada das Mesas
O teleférico é o modo mais rápido de chegar à pirâmide e à tirolesa

No fim da tarde, saia do complexo e vá até o Portal da Chapada das Mesas, que é acessado por uma pequena trilha. Esse é um dos locais mais bonitos para apreciar o pôr-do-sol da região.

  1. Riachão: Complexo Poço Azul e Encanto Azul

O Riachão é uma pequena cidade que fica a 140 km de Carolina. Uma das principais atrações do local é o Poço Azul, que fica localizado dentro do Complexo Santa Bárbara.

O complexo é uma área privada com cachoeiras, piscinas naturais, atividades de ecoturismo e restaurantes. Assim como o anterior, aqui o principal acesso às atrações é por meio de passarelas de madeira.

Encanto Azul

O primeiro poço para os turistas visitarem no complexo é o Encanto Azul, com um lago azul turquesa e uma linda praia de pedras. O lago tem em torno de 6 metros de profundidade, com água cristalina e muitos peixes, dando um visual incrível. Ali pertinho ainda existem outras piscinas naturais que podem ser aproveitadas.

 roteiro de Chapada das Mesas
O lago tem em torno de 6 metros de profundidade, com água cristalina e muitos peixes

Poço Azul

O Poço Azul possui 3 metros de profundidade no centro, além de quedas de água de um lado e pedras do outro. Essa é considerada uma das atrações mais fotogênicas do roteiro de Chapada das Mesas e, por isso, costuma ter um bom número de turistas.

Além desses, não deixe de visitar a Cachoeira Santa Bárbara, que dá nome ao complexo. Com 76 metros de altura, ela forma uma piscina natural dentro de um cânion. Próximo, há a entrada da Gruta de Santa Bárbara, com um visual incrível.

  1. Bônus

Outros locais que você poderá incluir no seu roteiro de Chapada das Mesas são:

  • Estância Ecológica Vereda Bonita: considerada um “oásis” do cerrado, com trilhas interpretativas, além de opções de banhos em cachoeiras e nascentes;
  • Refúgio Serra Torre da Lua: localizado às margens do rio Tocantins, com trilhas interpretativas, banhos de cachoeiras e de rio, observação de aves e lindas paisagens;
  • Cachoeira do Itapecuru: é a opção de cachoeira mais urbana, já que fica bem próxima da cidade e conta com barzinhos e outras facilidades;
  • Morro do Chapéu: indicado para os mais aventureiros, já que a subida é pesada. Essa montanha com 378 metros de altura é o principal símbolo da Chapada;
  • Pôr do sol no rio Tocantins: não vá embora da Chapada sem apreciar o pôr do sol no Rio Tocantins, já que essa é uma das imagens mais bonitas da região.

Melhores opções de hospedagem para o seu roteiro de Chapada das Mesas

Como dissemos, a cidade mais usada como base para quem viaja até a Chapada é Carolina, no Maranhão. Mas existem outras opções próximas nas quais você poderá se hospedar, como: Araguaína (TO), Colinas do Tocantins (TO) e Uruçuí(PI).

Veja as melhores opções de hospedagem para a sua viagem.

San Felipe Hotel

O San Felipe Hotel é uma opção de hospedagem de 2,5 estrelas, localizada na cidade de Colinas do Tocantins, que possui quartos com ar-condicionado, arrumação diária, café da manhã e Wi-Fi grátis, além de serviços de lavanderia.

roteiro de Chapada das Mesas
Quarto Triplo, no San Felipe Hotel

Pousada Águas da Chapada

Pousada Águas da Chapada também é 2,5 estrelas e está localizada na cidade de Carolina, no Maranhão. A pousada fica a apenas 14 minutos de caminhada do Parque Nacional da Chapada das Mesas e muito próxima à Barragem Itapecuru, às Cachoeiras do Itapecuru e ao Parque Ecológico de Balneário Novo Banho.

roteiro de Chapada das Mesas
Área de estar, na Pousada Águas Da Chapada

É uma pousada pequena, com apenas 5 quartos, mas com ar-condicionado, serviço de lavanderia, área para piquenique, churrasqueiras, café da manhã, estacionamento e Wi-Fi grátis.

Pousada do Lajes

A Pousada do Lajes é uma opção de hospedagem 3 estrelas, localizada em Carolina, no Maranhão. Ela também está próxima das Cachoeiras do Itapecuru, do Parque Ecológico de Balneário Novo Banho, da Barragem de Itapecuru e do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

 roteiro de Chapada das Mesas
Piscina Externa, na Pousada do Lajes

A pousada é um pouco maior que a anterior, com 32 quartos, e conta com: piscina externa, lavanderia, ar-condicionado, churrasqueiras, piscina infantil, café da manhã, estacionamento e Wi-Fi grátis e assistência com os passeios e informações sobre a região. Outro ponto positivo é que o local aceita animais de estimação.

Brii Hotel

O Brii Hotel é uma opção 3 estrelas que fica na cidade de Araguaína, no Tocantins. Ele está um pouco mais distante do parque e por isso é indicado para quem está viajando de carro.

 roteiro de Chapada das Mesas
Quarto Casal Standard, no Brii hotel

O hotel conta com 50 quartos, restaurante, ar-condicionado, serviços de lavanderia e café da manhã, Wi-Fi e estacionamento grátis.

Fórmula Flat Uruçuí

Um pouco mais distante, na cidade de Uruçuí, no Piauí, está o Fórmula Flat. Também com 3 estrelas, ele conta com 26 quartos, 1 restaurante, piscina externa, ar-condicionado, churrasqueiras e café da manhã, Wi-Fi e estacionamento grátis.

roteiro de Chapada das Mesas
Quarto Solteiro, no Fórmula Flat Uruçuí

E, então, gostou da nossa dica de roteiro de Chapada das Mesas?

Convide os seus amigos para essa viagem: compartilhe o nosso post nas suas redes sociais!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com