BlogHoteis.com

Safári na África do Sul: 5 aventuras para você escolher

A África do Sul é cheia de atrativos, mas o principal deles, com certeza, é a vida selvagem. A experiência de participar de um safári na África do Sul, em contato com a natureza, nesse ambiente rústico, é definitivamente algo inesquecível. Mas engana-se quem pensa que safári é tudo igual!

Separamos 5 experiências bem diferentes que envolvem um safári na África do Sul. Embarque com a Hoteis.com nessa incrível aventura pela natureza.

Safári na África do Sul num 4X4

Esta é a aventura mais tradicional e mais icônica de um safári na África do Sul. Os Game Drivers, como são chamados os safáris desse tipo, saem pela manhã ou no fim da tarde, em percursos que duram de três a quatro horas.

Os safáris em 4×4 são os mais acessíveis, mas nem por isso causam menos impacto aos visitantes. Quando um dos “Big Five” (leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo) são avistados, é comum uma série de Game Drivers se reunirem num determinado ponto para a observação.

Safári na África do Sul
Safári num 4×4: o mais tradicional e mais icônico.

Quando o passeio acontece ao pôr do sol, a vista da savana é um espetáculo à parte. O tom alaranjado do céu é um show ímpar que você certamente não poderá apreciar em nenhum outro lugar do mundo. Aproveite um dos passeios específicos para fotos e registre imagens incríveis!

O melhor parque para se fazer um Game Driver é o Krueger National Park, a atração mais famosa da região, onde além de passear, o visitante pode se hospedar dentro da área do Safári.

Safári na África do Sul pela água

Você nunca imaginou que pudesse haver um safári na África do Sul com barcos, não é mesmo? Pois eles existem e oferecem passeios bastante diferentes e inusitados.

A bordo de embarcações maiores, como um catamarã ou uma lancha particular, ou mesmo numa simples canoa para os mais corajosos, um safári pela água é garantia de uma experiência ímpar. Imagine poder estar cara a cara com um rinoceronte ou um elefante se refrescando, ou observar a interação dos pássaros na beira da água.

Safári na África do Sul
Um safári pela água é garantia de uma experiência ímpar.

Há um passeio ainda mais impressionante: a observação dos “Big Five” marinhos. Na costa da África do Sul, é possível fazer um tour pelas águas do Índico e do Pacífico e conhecer a baleia-franca austral, tubarões-brancos, lobos-marinhos, pinguins e uma das cinco espécies de golfinhos da região.

A cidade de Hermanus abriga os melhores passeios pela água, já que está próxima à Cidade do Cabo e é rodeada de reservas naturais. A melhor época para esse safári é de julho a outubro, quando os “Big Five” marinhos estão mais acessíveis para a observação.

Para quem curte uma adrenalina, há excursões em que se pode mergulhar no mar numa gaiola e ficar de frente com tubarões e outros seres marinhos. Mas se você quer curtir um safári nas águas com mais tranquilidade, opte pelos de observação de pinguins, lobos-marinhos e golfinhos.

Safári na África do Sul a pé

Não há nada que se compare a uma caminhada num safári. A sensação é de liberdade, que se mistura com nossas emoções mais primitivas. Não se trata apenas de um passeio de observação, mas de uma conexão muito com forte com nossa própria natureza, que nenhuma outra experiência pode proporcionar.

A segurança desse tipo de safári é feita pelos raiders, que são nativos da região e fazem a função de, ao mesmo tempo, guia e protetores do grupo.

Safári na África do Sul
Safári a pé

A Reserva de Madikwe, na fronteira com a Botsuana, possui uma savana tão rica que mais parece uma paraíso para os animais. Além de apreciar as belezas do cenário e os animais em seu habitat natural, você vai poder vivenciar uma expedição ao conhecimento. Descobrir sons, formas, texturas e cheiros que vão instigar seus sentidos e transformar um mero safári num aprendizado de vida.

Entretanto essa é uma reserva particular. Diferentes de outros parques, apenas os hóspedes de hóteis dentro da reserva de Madikwe podem fazer os passeios. Mas a limitação vale a pena. As trilhas não são pavimentadas e é possível chegar muito perto dos animais. Ou seja, a viagem pela natureza é ainda mais intensa com essa “vibe roots”.

Safári na África do Sul a cavalo

Sobre um cavalo, é possível descobrir outro tipo de safári na África do Sul. Os amantes da equitação podem aproveitar diversos passeios pela savana. Em Hazyview, por exemplo, a cavalgada pode ser tranquila, para ver o pôr do sol; aventureira, para tocar o gado pelas montanhas; ou ainda desafiadora, como na Elephant Encounter Trail, passeio em que se pode sair em busca de um dos elefantes da reserva.

Safári na África do Sul
Os amantes da equitação podem aproveitar diversos passeios pela savana.

Os safáris a cavalo são um passeio que vale muito a pena pela experiência de liberdade que se tem cavalgando. O vento no rosto durante uma cavalgada traduz bem a sensação de conexão intensa com a natureza.

A Reserva de Grootbos também tem passeios a cavalo, mas num ambiente de montanhas e mar. Com mais de 20 animais no estábulo, eles contam também com potros e pôneis, ideais para crianças. São mais de 2500 hectares com vista para a baía de Walker, com muito requinte e comodidade para seu safári. As acomodações de luxo do local não destoam dos jardins naturais, rodeados de vegetação rica e fauna diversa.

Outra opção é visitar o vale das Vinhas do Cabo, em Franschhoek, um pedaço da França na África do Sul. O pitoresco vilarejo é lotado de vinhedos, lojas de artesanato, antiguidades e galerias. A cavalo, pode-se explorar as vinícolas, observar a natureza ao redor e fazer degustações numa experiência intensa e orgânica.

Safári na África do Sul pelo ar

Agora que passeamos pela terra e pelas águas, só falta conhecer o que o ar nos oferece.

Já imaginou poder ver rios, lagos, savanas, florestas e muitos animais selvagens do alto? Um safári na África do Sul de helicóptero é uma experiência com muita adrenalina e cenários inesquecíveis.

O Delta do Okavango possui diversos lodges com helicópteros que fazem passeios de traslados ou tour pelos ares para observação panorâmica.

Felinos, búfalos, rinocerontes, hipopótamos, girafas e zebras, todos vistos sob uma perspectiva única do alto de uma aeronave. Aproveite e estique seu passeio até Victoria Falls, as cataratas mais famosas de África, um espetáculo exuberante da natureza.

Safári na África do Sul
Victoria Falls, as cataratas mais famosas de África.

Outra experiência mágica é fazer uma safári na África do Sul a bordo de um balão de ar quente. A partida se dá próxima ao Parque Nacional de Pilanesberg. A vista do alto do balão é maravilhosa e a sensação é de ser uma nuvem no céu africano. A recepção com champanhe e aperitivos, no fim do passeio, é um luxo à parte.

Melhor época para o safári

Não existe melhor época para visitar a África do Sul. Todas as estações têm uma beleza diferente a ser apreciada. No verão, há mais índices de chuva, mas nada que atrapalhe seu passeio. Apesar da alta incidência de mosquitos, é uma época em que há muitos filhotes pelos parques.

Durante o outono, a temperatura cai um pouco com a chegada da noite e no início da manhã, mas o calor ainda prevalece. A vegetação da savana começa a ganhar um tom amarronzado com a queda das temperaturas. No inverno, recomenda-se o uso de peças mais pesadas, como jaquetas, luvas, gorros e cachecóis. O frio tem suas vantagens: as árvores desfolhadas permitem que a observação dos animais seja mais efetiva.

A primavera é uma estação seca, com a vegetação sem cor. Com a baixa incidência de água, fica fácil encontrar animais em busca de pontos para matar a sede. Ao fim da primavera, os índices de chuva aumentam e a vida na savana vai mudando e se renovando com a chegada do verão.

O que comer na África do Sul

A África do Sul tem gosto de Biltong, uma espécie de carne seca, que pode compor o lanchinho para matar a fome ao longo do dia, no meio do caminho, ou como petisco num bar. Favorito de Nelson Mandela, o Bobotie é algo parecido com nosso escondidinho, à base de carne moída, pão e especiarias. Kebabs e linguiças também são muito consumidos, acompanhados de cozidos e vegetais bem condimentados.

Safári na África do Sul
Bobotie

A região do Cabo da Boa Esperança, Cape Point, é o endereço dos amantes de vinho. As mais de 400 vinícolas ficam a pouco mais de uma hora da Cidade do Cabo. Algumas delas possuem mais de 300 anos de existência e guardam sabores e aromas que harmonizam perfeitamente com os assados frescos da região.

Onde ficar num safári na África do Sul

A escolha do seu hotel na África do Sul vai depender do tipo de passeio que você deseja fazer. Os hotéis próximos ao Parque Krueger são do estilo lodge, com cabanas sofisticadas que permitem uma sensação intensa de contato com a natureza, mas sem perder o conforto. O Pondoro Lodge é um All Inclusive exuberante, 5 estrelas, mas com uma estrutura rústica que te dará a sensação de estar hospedado em meio a uma aldeia local.

Safári na África do Sul
Pondoro Lodge

O Vineyard Hotel, na Cidade do Cabo, é um resort com muitas atividades – de ciclismo a mergulho – numa ótima localização, próximo a muitas atrações. Ideal para quem quer fazer um safári na África do Sul, mas deseja também curtir outros dias de tranquilidade, sem a adrenalina da vida primitiva.

Safári na África do Sul
Vineyard Hotel

Na região do Delta do Okavango, o Kadizora Camp é um hotel 3 estrelas que oferece uma estada diferenciada: são cabanas sofisticadas, privativas, com uma vista magnífica da savana. Reúne a segurança e o conforto de estar num hotel, com a intensidade e o esplendor de passar a noite sob o céu da África do Sul.

Safári na África do Sul
Kadizora Camp

A Hoteis.com tem uma seleção dos melhores hotéis na África do Sul, divididos por região, cidades ou interesses. Aproveite e faça sua reserva pelo site em até 12 vezes sem juros e garanta essa experiência inesquecível!

Aproveite e conte para a gente qual o seu safári favorito. Deixe sua opinião nos comentários.

 

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com