BlogHoteis.com
Ribeirão Preto

Top 10 atrações que você deve conhecer em Ribeirão Preto

Localizada a cerca de 315 km de distância da capital paulista, Ribeirão Preto é uma cidade do interior com ares modernos e várias atrações turísticas de respeito. Impulsionada pelo agronegócio, Ribeirão Preto já ultrapassou a marca de 650 mil habitantes e tem crescido a passos largos.

Para quem conhece a cidade, os destaques ficam para os prédios históricos e a boa gastronomia do lugar, que é um bom destino para curtir em um final de semana ou feriado prolongado. Aproveite para curtir todo o clima único do interior, com sua vibe relaxante e contemplativa.

Ribeirão Preto

Afinal, o que é imperdível na cidade? Separamos dez bons lugares para conhecer e sugestões do que fazer em Ribeirão, com recomendações de onde comer e beber bem durante sua estada.

Claro que não poderíamos deixar de falar de um dos passeios mais clássicos da cidade: a visita até a tradicional choperia Pinguim. Além dela, vale visitar a sede da cervejaria Colorado, o Theatro Pedro II com sua imponente cúpula criada por Tomie Ohtake, a Sorveteria do Geraldo, que produz há décadas gelados artesanais, entre outros pontos turísticos.

Reserve aqui o seu hotel em Ribeirão Preto, pagando em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

O que ver e fazer em Ribeirão Preto: 10 dicas de pontos turísticos

1. Theatro Pedro II

Inaugurado em 1930 e tombado como patrimônio histórico, o Theatro Pedro II permaneceu 16 anos fechado por conta de um incêndio, ocorrido em 1980. Enquanto as demais áreas foram reconstruídas de acordo com a planta original, o edifício ganhou uma cúpula suntuosa adornada com um lustre de cristal em forma de gota, idealizada pela artista plástica Tomie Ohtake, além de um fosso para orquestra.

O Theatro Pedro II é um dos principais pontos turísticos de Ribeirão Preto (1)
O Theatro Pedro II é um dos principais pontos turísticos de Ribeirão Preto

Possui capacidade para receber 1588 espectadores em uma área total de 6500 m². O Theatro, com estilo eclético, realiza diversos espetáculos, concertos sinfônicos, apresentações populares e óperas. Vale lembrar que o lugar apresenta excelente acústica e, por este motivo, é considerado um dos melhores teatros da América Latina. Fica localizado na Rua Álvares Cabral, número 370, no Centro.

2. Choperia Pinguim

Ostentando a fama de servir o melhor chope do Brasil, o Pinguim foi fundado em 1936, no imponente Edifício Diederichsen. Uma boa alternativa de programa para curtir a noite em Ribeirão Preto, a casa é decorada no estilo dos antigos botequins e preserva um cenário e decoração nostálgicos e com uma vibe boêmia.

O Pinguim serve seu tradicional chope da Antarctica, em tulipas de 270 mililitros, e, para acompanhar, o cardápio do estabelecimento inclui o lanche pinguim, que leva presunto, rosbife, salsichão, mortadela, muçarela, lombinho, azeitona, tomate e pão francês cortado em várias fatias. A Choperia está situada na Rua General Osório, 359, também no Centro da cidade.

Funciona, diariamente, das 11h à 1h da manhã. Além disso, a Choperia Pinguim possui uma unidade no Ribeirão Shopping e outras duas filiais nas cidades de Belo Horizonte e Brasília.

3. Museu do Café Francisco Schmidt

O museu conta com um rico acervo sobre a história da expansão cafeeira no estado de São Paulo. A imersão para a década de 50 já começa com a fachada do antigo casarão, onde o museu está localizado. Em seu acervo, há peças como esculturas, carros de boi, troles, moinhos, grãos de café, máquinas e imagens que remontam ao ápice da cultura de café na cidade.

O lugar é um bom passeio para se fazer em família, tendo sido inaugurado em 1955. Recebeu o nome de Francisco Schmidt, em homenagem ao barão do café que foi dono durante anos da Fazenda Monte Alegre, onde o acervo se encontra. Vale lembrar que, nas manhãs de domingo, a Secretaria Municipal de Cultura promove, desde 1994, o encontro “Café com Chorinho”, com apresentações de samba, bossa nova e chorinho.

Fica no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Avenida do Café, sem número. O museu funciona de terça a sexta e aos domingos, das 9h às 16 horas. Aos sábados, fica aberto 12h30 às 16 horas.

4. Parque Doutor Luiz Carlos Raya

Trata-se de um refúgio em meio a vida urbana, sendo uma boa opção de passeio para curtir e contemplar a natureza. Inaugurado em dezembro de 2004, o parque fica na zonal sul da cidade e conta como uma área de 40 mil m².

Dentre os atrativos do parque estão duas cachoeiras artificiais com lagos repletos de peixe, aparelhos de ginástica, mil metros de pista de corrida, um palco coberto para apresentações artísticas e Wi-Fi gratuito. Se você gosta de atividades ao ar livre e passeios mais relax, o lugar é excelente para você, pois se trata de uma versão do Parque do Ibirapuera, em Ribeirão Preto.

Está localizado na Rua Severino Amaro dos Santos, sem número, Jardim Botânico. Funciona das 6h às 20 horas, diariamente.

Parque Dr. Luis Carlos Raya, Ribeirão Preto

5. Bosque Zoo Fábio Barreto

Esse passeio é bem legal para os pequenos e para quem busca paz. Inaugurado em 1937, além de um belo jardim japonês e do mirante com 15 metros de altura, o Bosque Zoo Fábio Barreto, que recebe 25 mil visitantes ao mês, abriga ainda o zoológico municipal, com vários animais expostos, para o deleite da criançada.

No Zoo estão alojados 900 bichos de 119 espécies diferentes. Entre eles, destacam-se: o leão, a onça pintada, a jaguatirica, o babuíno sagrado, o macaco-prego, o jacaré-de-papo-amarelo, o veado-catingueiro e o mico-leão-de-cara-dourada, mas é possível ficar bem pertinho de peixes, aves, repteis e outras espécies. Fica na Rua Liberdade, sem número. Funciona de quarta a domingo, das 9h às 17 horas.

6. Santuário das Sete Capelas

O Santuário das Sete Capelas conta, como o próprio nome já sugere, com sete capelas dispostas em um semicírculo voltadas para o centro. Com arquiteturas diferentes, prestam homenagem aos diversos santos do catolicismo. Foram quase dez anos entre a idealização e a conclusão da obra.

A primeira capela construída é a de Nossa Senhora das Graças, que data de 1948. A de São Judas Tadeu foi concluída em 1951. Já as capelas de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Terezinha tiveram a construção finalizada em 1954, enquanto as capelas de São Jorge, de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a da Penitência foram inauguradas em 1955.

Idealizado por monges beneditinos, um detalhe importante do santuário é que as capelas foram edificadas em uma escavação de pedreira, com toda a simbologia que essa informação representa. Trata-se de um lugar de devoção, que está localizado na Praça Alto de São Bento, sem número, no Jardim Mosteiro.

7. Museu Casa de Portinari

Na cidade vizinha de Brodowski está situada a casa – que hoje é museu – do pintor Cândido Portinari. Vale a pena percorrer, em um passeio bate-volta, os 30 km de distância entre Ribeirão Preto e Brodowski para apreciar o acervo do lugar, que apresenta objetos que pertenceram ao artista e mobílias, além de pinturas-murais, com técnicas de
afresco e têmpera com temas sacros. Alguns cômodos expostos ao público permanecem intactos.

Trata-se de um museu pequeno e com arquitetura simples bem típica do interior, mas que abriga, além da casa de Portinari, uma capela e dois anexos. Inaugurado em março de 1970, o Museu fica na Praça Cândido Portinari, 289, no Centro.

8. Santa Farina Biscoitos

O estabelecimento faz sucesso por comercializar mais de trinta tipos de biscoitos diferentes. A versão mais pedida é a de aveia, que era servida durante quatro anos nas lojas da Daslu. Contudo, há uma grande procura ainda pelos biscoitos de maracujá, canela e lemon pepper.

Digamos que os biscoitos da Santa Farina estão para Ribeirão Preto, assim como o biscoito Globo está para o Rio de Janeiro. A loja, que existe desde 2005, fica na Rua Platina, 94, no bairro de Santa Cruz do José dos Jacques. O estabelecimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 18 horas, e aos sábados, das 9h às 13 horas.

9. Sorveteria do Geraldo

Figura ilustre em Ribeirão Preto, o sorveteiro Geraldo Caramori, de 76 anos, adoça a vida dos locais há quase cinco décadas com seus sorvetes artesanais preparados com muita técnica, amor e cuidado. Os destaques são os gelados de frutas frescas, como abóbora com coco, abacaxi, morango, goiaba e ameixa.

Há duas filiais da Sorveteria do Geraldo, uma na Avenida da Saudade, 901, no bairro Campos Elíseos, e outra na Rua Guiana Inglesa, 683, no Jardim Independência. Funciona de segunda a domingo, das 8h às 23 horas.

10. Cerveja Artesanal

Com premiadas cervejarias, a cidade de Ribeirão Preto abriga um polo de cerveja artesanal. Na cidade estão instaladas várias fábricas de cervejarias renomadas, cada um com um bar diferente, que são boas opções para quem curte cerveja de qualidade e quer aproveitar a noite na cidade.

Destaque para a Cervejarium-Colorado que é a cervejaria da marca colorado e que conta com mais de 150 rótulos de cervejas artesanais, dentre as da própria casa. Localizado na Avenida Independência, 3242, no Alto da Boa Vista, funciona de segunda a sábado, das 17h30 à 00h.

Outra recomendação é a visita até a Cervejaria Invicta, onde é possível acompanhar todo o processo de produção da bebida e que oferece cervejas de fabricação própria, como a Invicta 1000 IBU. A Cervejaria fica na Avenida do Café, 1365, Subsetor Oeste 5. O estabelecimento fica aberto de segunda a sábado, das 11h à 00h.

Ribeirão Preto é um bom destino para curtir em um final de semana ou feriado prolongado

Programe um final de semana em Ribeirão Preto e aproveite para curtir todas as atrações que mencionamos acima e que foram selecionadas para você aproveitar bons momentos em família ou com amigos.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com