BlogHoteis.com

Top 10 melhores atrações de Montevidéu, no Uruguai

Conheça as dez melhores atrações de Montevidéu

Imagine um destino acessível e pertinho do Brasil, com uma vibe incrível com jeito de cidadezinha do interior e que ainda ostenta o posto de melhor lugar com qualidade de vida da América do Sul. Assim é Montevidéu, que em 2013 recebeu o título de Capital Ibero-americana da Cultura.

No post de hoje, elaboramos um top 10 com os melhores passeios e atrações turísticas da região. Nossas dicas incluem praças, monumentos e prédios históricos imperdíveis para os visitantes que passam pela cidade. Mas, já adiantamos: não deixe de provar as delícias locais, como o alfajor e a famosa parrilla.

Nossa segunda dica é que você vista roupas confortáveis e aproveite muito para passear a pé por Montevidéu, uma vez que a cidade é tranquila e arborizada. Ou seja, é super recomendada para caminhadas. Um dos principais destaques é justamente a parte da cidade velha, pois é nela que se concentram os principais prédios históricos. Inclusive, nossa recomendação é que suas andanças comecem justamente pela Ciudad Vieja, como os nativos a chamam. Aliás, se tem uma cidade da América Latina que sabe tirar muito bem proveito de seu passado, mas sem deixar de olhar para o futuro, esta cidade é Montevidéu.

Não deixe de fora do seu roteiro alguns passeios obrigatórios para qualquer turista como o Teatro Solís, o Mercado do Porto, a Praça Independência e a Rambla para aproveitar todo o charme de uma das cidades mais encantadoras e apaixonantes da América Latina.

Confira abaixo o que esse pedacinho do Uruguai reserva de melhor para as suas férias e as atrações imperdíveis de Montevidéu. A cidade é perfeita para se conhecer em 3 dias ou em um feriado prolongado, por exemplo.

Para reservar seu hotel em Montevidéu em até 12 x sem juros e sem IOF, clique aqui.

  1. Plaza Independencia

Com o título de praça mais importante da capital do Uruguai, a Plaza Independencia serve como um divisor entre a cidade nova e a cidade velha. Em seu entorno estão importantes prédios locais, que são cartões-postais para os visitantes. Dentre eles, destaca-se o Palácio Salvo, que com uma fachada imponente, é um dos destaques do entorno da praça. Mas falaremos mais sobre ele a seguir. Aqui também há um monumento em homenagem ao libertador José Artigas e seu mausoléu, cuja a troca da guarda já se transformou em um atrativo turístico. Por isso, parte da história do país está concentrada nesse ponto. Aproveite para mergulhar na cultura deste lugar e curtir um pouco da capital como um legítimo uruguaio.

  1. Mercado do Porto

Quer experimentar a culinária típica? Então, não deixe de visitar este local e apreciar algumas iguarias. Além de ser praticamente um símbolo da cidade, o Mercado do Porto é parada obrigatória para quem gosta de comer e beber bem. Além dos inúmeros restaurantes que oferecem boas opções de pratos com carnes e assados, há lojas especializadas em souvenirs. O El Palenque também oferece pratos com carnes suculentas e bem apetitosas. Mas não espere pagar pouco por uma refeição.

Outra dica é degustar a bebida mais tradicional do Mercado: o medio y medio do Roldós. Suave e equilibrado, o medio y medio é melhor que o vinho branco e superior a grande parte dos espumantes. Geladinho, é uma excelente pedida para os dias mais quentes.

Aproveite sua visita até a Plaza Independencia para dar uma esticadinha até o Mercado do Porto, que recebe este nome por estar localizado em um antigo porto da cidade. Fique atento ainda aos horários diferenciados na baixa temporada. Senão, há o risco de você não encontrar os estabelecimentos abertos.

  1. Rambla

Extensa avenida com 22 km à beira do Rio da Prata, a Rambla é o lugar ideal para aqueles que gostam de curtir momentos mais descontraídos ou fazer exercícios físicos, mesmo nas férias ou em viagens. A Rambla, que percorre diferentes pontos, bairros e praias da cidade, é perfeita para ver a vida passar enquanto observa o rio e as praias. Outro destaque é para o pôr do sol, que costuma ser um espetáculo.

No local, você avistará muitos uruguaios passeando com seus animais de estimação e com suas famílias. Se você gosta de se sentir como um local enquanto visita uma nova cidade, esta é pedida. A praia de Pocitos, também em Rambla, é uma das mais bonitas e tranquilas da cidade, sendo um refúgio para quem deseja relaxar nos dias de sol de Montevidéu.

  1. Palácio Salvo

Localizado na Plaza Independencia, é um dos mais famosos cartões-postais da cidade, inaugurado em 1928. Considerado um patrimônio cultural, é rico em detalhes e adornos, além de ser imponente em questão de tamanho. Foi projetado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, que vivia como imigrante em Buenos Aires. Vale lembrar que durante anos estava, literalmente, no topo do ranking dos prédios mais altos da América do Sul, com seus 95 metros de altura e 27 pisos. Por ser um edifício tão alto, você poderá avistar lá de cima diversos pontos de interesse de Montevideo e também visualizar a praça no qual o palácio se encontra.

  1. Teatro Sólis

Construído em 1856, o teatro é um monumento histórico uruguaio. Conhecido por ter uma belíssima arquitetura – tanto do ponto de vista do exterior, quanto do interior – foi restaurado recentemente. Maior referência no cenário das artes cênicas de Montevidéu, o teatro é muito indicado para quem curte passeios culturais. Em forma ligeiramente elíptica, remete ao Teatro alla Scala, em Milão. Este é o tipo de passeio que se você não fizer, ninguém acreditará que você esteve mesmo em Montevidéu, pois se trata de um dos mais belos cartões-postais da cidade. Além das apresentações de peças clássicas e contemporâneas, também é possível visitar seu interior em uma das visitas guiadas.

  1. Palácio Estévez

Também localizado nas proximidades da Plaza Independencia, o Palácio Estévez já foi a sede do governo uruguaio. Hoje em dia, abriga o Museu da Casa do Governo, onde estão expostos objetos, trajes, mobília, quadros, obras de artes, entre outros artigos que pertenceram aos presidentes do país. Dica: o melhor é contar com a ajuda de um guia do palácio, garantindo que seu passeio não se torne cansativo ou entediante.

Palácio Legislativo de Montevidéu
  1. Avenida 18 de Julho

Próxima aos principais pontos turísticos, a Avenida 18 de Julho é uma das mais movimentadas de Montevidéu. Não deixe de observar a arquitetura e os prédios mais antigos, o movimento das pessoas e as vitrines das lojas. Aliás, é um bom lugar para fazer compras em Montevidéu.

Um ótimo lugar para tirar fotos está na esquina entre esta avenida e a Paseo Yi. Isso porque há uma fonte repleta de cadeados, símbolo adotado por muitos casais apaixonados. É interessante também sentir toda atmosfera viva da cidade, uma vez que o local é extremamente fotogênico. Uma boa dica é seguir até a Plaza Cagancha, onde fica o Mercado de los Artesanos, com ótimas opções de lojas para compras de artigos típicos da região.

  1. Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Montevidéu – também chamada de Igreja Matriz – é a mais importante igreja católica da cidade. Aberta ao público, sua arquitetura é belíssima e vale a pena uma visita para contemplar sua capela e seu altar imponente. A catedral localiza-se bem em frente ao Cabildo de Montevidéu, diante da Plaza de la Constitución, na Ciudad Vieja.

  1. Porta da Cidadela

Também conhecida como Puerta de la Ciudadela, na língua local, é o resquício da fortaleza utilizada como proteção da cidade no passado. Com suas pedras largas e antigas que remetem para a era colonial, é possível voltar no tempo e relembrar um pouco do passado de Montevidéu. O lugar, localizado bem em frente à Praça Independência, costuma render boas fotos. Aproveite!

  1. Feira de Tristán Narvaja

Todos os domingos vários quarteirões de Montevidéu são tomados pela vibrante Feira de Tristán Narvaja. Por lá, é possível encontrar uma infinidade de produtos, que vão desde frutas, legumes, vegetais até animais de estimação, antiguidades e objetos para colecionadores. Vale muito a pena programar um passeio pela manhã. É uma atração bem tradicional, que atrai turistas e moradores locais.

Melhores épocas para visitar Montevidéu

As estações do ano são bem definidas na cidade. Por isso, a melhor época para a sua viagem vai depender muito por sua preferência pelo calor ou pelo frio. Com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, a temperatura média é de 17 graus Celsius.

Se preferir curtir a cidade no frio, saiba que os invernos por lá são úmidos, frios e com boas rajadas de vento. Por isso, é preciso pensar em roupas apropriadas para a estação, que permitam fazer os passeios com conforto e mobilidade.

Já se você vai visitar a cidade no verão, saiba que as temperaturas costumam ficar por volta de 21 graus, o que acaba sendo um atrativo para os uruguaios curtirem as praias de águas doces de Montevidéu, que ficam bem convidativas nesta época do ano.

Você sabia que o carnaval uruguaio é tido como o mais longo do mundo, com 40 dias de duração? Pois é. E justamente por este motivo há muitas festas populares entre os meses de fevereiro e março. Desfiles e apresentações de teatro também são comuns pelas ruas da cidade neste período.

Gostou? Então, marque aquela pessoa que gostaria que fosse com você na sua viagem para Montevidéu.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com