BlogHoteis.com

TOP 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil

Que o Brasil é um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, nós já sabemos de cor graças aos versos de Jorge Ben. Além de praias e montanhas, as cachoeiras do Brasil fazem parte do nosso cenário espetacular.

No post de hoje, separamos algumas das melhores cachoeiras do Brasil para se ter em mente quando o assunto for viagem para lugares remotos e incríveis do nosso país.

Top 7 Cachoeiras do Brasil mais procuradas e visitadas

1. Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina/Bahia

No coração da Bahia, em plena Chapada Diamantina, está um dos cenários naturais mais impactantes que você verá na vida. Cercada por paredões rochosos, sua queda d’água chega quase a alcançar 400 metros. Não à toa, recebe o título de uma das maiores cachoeiras do Brasil. E tudo isso cercado pelo esplendor do Vale do Capão.

Aproveite para conferi-la de perto, tanto de cima, quanto de baixo. O passeio mais famoso é aquele em que  você avista a queda d’água de cima. Porém, vá preparado para uma trilha de nível médio de cerca de 12 km, para o trajeto ida e volta. Embora a trilha para admirar a cachoeira de cima não inclua uma parada para banho, é comum aproveitar para dar um mergulho no Riachinho.

Além de praias e montanhas, as cachoeiras fazem parte do nosso cenário espetacular. Confira nossa lista com as 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil!
Cachoeira da Fumaça

Para os mais aventureiros, a pedida é encarar a trilha que dá acesso a parte de baixo da cachoeira. De nível de intensidade alto, é preciso um certo preparo físico para chegar até o objetivo final. No total, são 36 km de distância, mas, claro, todo o esforço é recompensado pela exuberância da natureza.

Mesmo que muita gente se hospede em Lençóis, o lugar mais próximo para desfrutar das belezas da Cachoeira da Fumaça é Palmeiras. Enquanto Lençóis está a 80 km de distância, Palmeiras fica a 21 km do lugar.

Confira as melhores opções de hotéis em Palmeiras, e nesse outro post, 7 lugares para conhecer na Chapada Diamantina.

2. Cachoeira Boca da Onça – Bonito/Mato Grosso do Sul

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, abriga uma das cachoeiras mais imperdíveis do Brasil: a cachoeira Boca da Onça, com 157 metros de altura. Sua queda d’água recebe o título de a maior do Mato Grosso do Sul.

Para chegar até aqui, é preciso encarar uma trilha em meio à mata nativa, por 4 km. Super agradável, o caminho reserva mais de 10 quedas d’água, sendo que em 3 delas é permitido nadar. Cansou? Tá calor? Dê um mergulho para se refrescar em águas transparentes. Pertinho dali está o Cânion do Salobra.

Confira nesse outro post nossas dicas sobre o que fazer em Bonito.

Além de praias e montanhas, as cachoeiras fazem parte do nosso cenário espetacular. Confira nossa lista com as 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil!
As cachoiras em Bonito são simplismente incríveis

Ao final do percurso, você terá de encarar uma escadaria de 886 degraus até o topo da cachoeira. Cada degrauzinho compensa, sem dúvida. Também é possível ir por cima, em um trajeto de 2 horas de caminhada até o mirante.

Se optar pelo trajeto que inclui a escada, não deixe de observar as placas com versos que o proprietário do lugar espalhou, como forma de homenagear sua mãe, a autora dos pensamentos e frases que acompanham o visitante na subida.

Veja nossas sugestões de hotéis em Bonito, a 60 km de distância da Boca da Onça.

3. Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro/Minas Gerais

Minas Gerais também tem uma cachoeira surreal para chamar de sua. E ela é a terceira maior queda d’água do Brasil. A Cachoeira do Tabuleiro fica, na verdade, em Conceição do Mato Dentro, no Parque Estadual da Serra do Intendente.

Eclética, a cachoeira do Tabuleiro, que tem 273 metros de altura, é ponto turístico até mesmo para sedentários ou preguiçosos. Depois de uma caminhada leve de uns 20 minutos, já é possível admirar toda a plenitude do lugar.

Além de praias e montanhas, as cachoeiras fazem parte do nosso cenário espetacular. Confira nossa lista com as 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil!
Cachoeira do Tabuleiro

Depois do mirante, o trajeto fica mais hard e com um nível de dificuldade superior. Para chegar até o poço, o caminho conta com um zigue-zague capaz de deixar com tontura, qualquer um que sofra de vertigem. Dali, são mais 2 horas de caminhada, com trecho final pelo leito do rio, entre as pedras.

As trilhas são do Mirante, do Alto da Cachoeira (por cima) e a Trilha do Poço da Cachoeira (por baixo).

A entrada no parque custa 10 reais por pessoa. Para conferir a cachoeira do Tabuleiro de perto, o local mais próximo é São João Batista do Glória. Confira aqui os melhores hotéis em São João Batista do Glória.

4. Cachoeira do Segredo – Chapada dos Veadeiros/Goiás

Depois de encarar um trajeto nível hard de cerca de 8 km (16 km, para o trajeto ida+volta) em mata densa, atravessando várias vezes os rios do Segredo e São Miguel, o visitante da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é recompensado com um visual daqueles: a cachoeira do Segredo.

Com 115 metros de queda, suas águas caem em um poço bem gelado, que garante o banho refrescante nos dias mais quentes do verão. Em alguns pontos, no entanto, o poço é meio fundo. Então, é preciso tomar um certo cuidado.

Além de praias e montanhas, as cachoeiras fazem parte do nosso cenário espetacular. Confira nossa lista com as 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil!

Diz a lenda que a Cachoeira recebeu esse nome por causa de 2 garimpeiros que, na década de 40, encontraram cristais de quartzo no lugar. Eles guardaram segredo sobre onde acharam as pedras preciosas. Depois de algum tempo, descobriu-se que a fonte das riquezas era, na verdade, a região que abrigava a cachoeira. A área foi batizada de Serra do Segredo, passando a ser a “casa” de várias famílias de garimpeiros que, após algum tempo deixaram o lugar pela escassez do quartzo.

O ingresso para a Fazenda Segredo custa 25 reais. A cidade mais próxima é a Vila de São Jorge, que é sede da Chapada dos Veadeiros.

Veja nossa lista de hotéis em Vila de São Jorge e aqui, nossa dica de roteiro para 7 dias na Chapada dos Veadeiros.

5. Cachoeira da Farofa – Serra do Cipó/Minas Gerais

Desta vez na Serra do Cipó, Minas Gerais volta a figurar na nossa lista, por abrigar outra cachoeira de peso. A Cachoeira da Farofa fica no Parque Nacional desta Serra e é reconhecida por ser uma das com mais fácil acesso.

Chegando na entrada do Parque, o visitante vai pedalar ou caminhar por cerca de 8 km até sair no paredão da cachoeira. Com boa sinalização e um trecho plano, você vai sair logo na cara do gol ou, melhor, no leito do rio. Depois disso, são apenas 50 metros por entre pedras até as várias quedas da cachoeira da Farofa.

Além de praias e montanhas, as cachoeiras fazem parte do nosso cenário espetacular. Confira nossa lista com as 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil!

No total, são 7 quedas d’água que formam a cachoeira da Farofa. E seu poço é BEM gelado. Como ela fica entre montanhas e árvores, vale programar a visita por volta do meio-dia, quando a Cachoeira e o poço estarão mais iluminados.

Aproveite a visita à Cachoeira para conhecer também o Cânion das Bandeirinhas, acessível de bike ou a pé. Outro lugar que vale conhecer é Lapinha da Serra.

Encontre aqui as melhores opções de hotéis na Serra do Cipó, que fica a apenas 5,5 km desta cachoeira. A serra fica na cidade de Santana do Riacho, a cerca de 100 km de distância de Belo Horizonte.

6. Vale do Alcantilado – Visconde de Mauá/Rio de Janeiro

Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, já é um destino bem conhecido por suas várias cachoeiras e por pessoas em busca de contato com a natureza e dias de descanso. É lá que o turista encontra o Vale do Alcantilado, formado por 9 cachoeiras e vários poços para o deleite do visitante. A maior e última queda tem, no total, 50 metros. A última queda é a principal, porém não é liberado o banho nela.

Além de praias e montanhas, as cachoeiras fazem parte do nosso cenário espetacular. Confira nossa lista com as 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil!
Cachoeira do Açude

Em trilha bem sinalizada, há um trajeto de 1,5 km que dispensa guia. Num festival de cenários naturais únicos, as cachoeiras vão aparecendo a cada 5 minutos. Para a panorâmica, abuse do Mirante da Candeia, localizada próxima a sexta queda d’água.

O passeio integra: a Cachoeirinha, o Poço da Areia, o Poço das Raízes, a cachoeira do Açude, a cachoeira das Muralhas, a Parada do Mirante, a cachoeira do Lajeado, a cachoeira da Toca do Penhasco, a cachoeira Gruta do Granito e a cachoeira do Alcantilado.

O ingresso do parque custa 16 reais. Não recomendamos a visita em dias chuvosos, já que há trechos que podem ficar perigosos.

7. Cachoeira do Cassorova e dos Quatis – Brotas/São Paulo

Lógico que Brotas, no interior de SP, não ficaria de fora da nossa lista de lugares com algumas das cachoeiras mais amadas/visitadas do Brasil. Paraíso do ecoturismo, é aqui que estão as cachoeiras do Cassorova e dos Quatis.

O Ecoparque Cassorova, inclusive, abriga duas das cachoeiras mais hypadas da região. A cachoeira do Cassorova tem todo aquele teste de resistência física prévio à visita, mas oferece um visual de deixar qualquer queixo caído. Basta passar pela trilha íngreme que, na sequência, você verá a cachoeira que se divide em duas e tem 60 metros de altura.

Além de praias e montanhas, as cachoeiras fazem parte do nosso cenário espetacular. Confira nossa lista com as 7 mais incríveis cachoeiras do Brasil!
As cachoeiras em Brotas são a grande atração da cidade

Já a cachoeira dos Quatis, com 45 metros, é toda rodeada por cânions, com acesso em trilha de duração de menos de uma hora. Embora não role poço para banho, o visual compensa.

Para visitar o parque, o melhor point é Brotas, a menos de 30 km do Ecoparque. A entrada no complexo custa 50 reais, um preço que pode parecer meio salgado, mas estamos falando de um dos destinos mais famosos para turismo de natureza no Brasil, certo?

Confira aqui a lista de hotéis em Brotas e neste outro post o que fazer neste Destino de Aventura!

Gostou do nosso guia das melhores cachoeiras do Brasil?

Aproveite e reserve seu hotel na Hoteis.com em até 12x sem juros e sem IOF.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com