BlogHoteis.com

Top ilhas mais bonitas do Brasil para curtir o feriado

Ao redor do mundo, o que não faltam são ilhas impressionantemente bonitas. Mas, quando o assunto é praia e belezas naturais, o nosso país não fica pra trás. Pensando nisso, selecionamos as ilhas mais bonitas do Brasil, aquelas que vão te deixar boquiaberto só de olhar as fotos.

Imagine poder curtir o verão em uma delas. Imaginou?

Conheça um pouco mais sobre cada uma das mais belas ilhas brasileiras, descubra qual tem mais a ver com você e comece agora mesmo a planejar o seu roteiro.

As ilhas mais bonitas do Brasil

Boipeba, na Bahia

Se o que você procura para os próximos dias de folga é ficar em contato com a natureza e se afastar da correria das grandes metrópoles, Boipeba é o destino ideal.

Localizada no arquipélago de Tinharé, município de Cairu, no litoral da Bahia, a ilha é conhecida por suas belas praias e seu rico ecossistema. Andar por praias desertas, nadar em piscinas naturais e apreciar a beleza da natureza são algumas das atividades que você poderá fazer por lá.

Ilhas mais bonitas do Brasil
Boipeba tem belíssimas praias e um rico ecossistema

Intitulada pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, a região é cercada pelo oceano Atlântico de um lado e pelo estuário do Rio do Inferno do outro. Chegar à ilha só é possível por meio de embarcações marítimas ou fluviais.

Para fazer o trajeto pelo mar, você pode pegar uma lancha em um dos portos mais próximos: Graciosa, Valença, Torrinha ou Cairu. Em todos eles, existem estacionamentos pagos para deixar o carro durante a sua estada na ilha.

Dentro da ilha, é proibido o uso de automóveis. Os percursos só podem ser feitos a pé ou de trator. Essa norma é muito importante, pois é uma maneira de evitar que sejam causados danos ao meio ambiente.

Boipeba conta com ótima infraestrutura para receber os turistas, várias pousadas, bares e restaurantes. A ilha tem energia elétrica, rede de telefone e internet, além de receber sinal de várias operadoras de celular.

O centro de Velha Boipeba é a região em que estão concentradas a maioria das pousadas, restaurantes e comércio. Ele fica próximo da Praia da Boca da Barra, onde as lanchas desembarcam.

Confira a lista dos melhores hotéis em Boipeba.

Porto Belo, em Santa Catarina

Localizada em Santa Catarina, a ilha de Porto Belo se destaca por suas praias de águas calmas e cristalinas e por conter registros pré-históricos.

A ilha abriga o Ecomuseu Univali, que possui uma coleção de fósseis datados de 20 mil anos. A atração principal, no entanto, é o esqueleto de uma baleia de 13 metros de comprimento.

Além de conhecer um pouco da história e aproveitar as praias, Porto Belo também é uma ótima região para praticar esportes náuticos e fazer trilhas ecológicas. Ela oferece uma excelente infraestrutura para receber os turistas, com restaurantes, banheiros e lojas.

Durante a alta temporada, de 1° de dezembro a 31 de março, os serviços costumam ficar disponíveis das 9h às 18h. No restante do ano, o acesso à ilha continua permitido, mas os serviços ficam fechados.

Para chegar até a ilha, você pode pegar uma embarcação no trapiche no centro da cidade de Porto Belo.

Confira os melhores hotéis em Porto Belo.

Ilha de Caieiras, no Espírito Santo

Em Vitória, no litoral do Espírito Santo, a Ilha de Caieiras abriga uma comunidade de pescadores e é um destino pouco explorado pelos turistas. Após sofrer um aterramento, a ilha tornou-se uma península da capital Capixaba e preserva uma simplicidade que a diferencia do restante da cidade.

Um dos destaques do lugar fica por conta de seus manguezais, protegidos pela Unidade de Conservação Estação Ecológica do Lameirão. A ilha também é famosa por sua culinária, considerada o melhor da comida do estado, incluindo a famosa torta capixaba.

Um dos bairros mais antigos de Vitória, Caieiras era um centro comercial e o seu nome vem da fabricação artesanal de cal de ostra, que acontecia no início do século 20.

Confira os melhores hotéis em Vitória.

Coroa do Avião, em Pernambuco

Com cerca de 560 metros de extensão e 80 metros de largura, Coroa do Avião é uma ilhota que fica próxima à Ilha de Itamaracá, no litoral de Pernambuco.

Com areia branquinha e águas calmas e quentes, o pôr do sol de Coroa do Avião é tido como um dos mais bonitos do estado.

Ilhas mais bonitas do Brasil
Ilha de Itamaracá, em Pernambuco

Para chegar até Coroa do Avião, você pode pegar um barco, uma lancha ou uma jangada na Praia do Forte, na Ilha de Itamaracá. O translado dura cerca de 5 minutos.

É possível ir de carro até Itamaracá, que fica a cerca de 58 km do Aeroporto de Guararapes em Recife.

Confira aqui os melhores hotéis na Ilha de Itamaracá.

Ilha do Mel, no Paraná

Cerca de 25 km de praias praticamente desertas e uma paisagem estonteante é o que reserva a Ilha do Mel, região pertencente ao município de Paranaguá, no estado do Paraná. A ilha é reconhecida por suas belas praias e seu rico ecossistema.

Por ser uma área de preservação ambiental, não são permitidos automóveis ou veículos de tração animal na ilha, e o limite de turistas por dia é de 5 mil pessoas. Estas restrições são formas de garantir que a ilha mantenha o seu encanto e permaneça um refúgio para os visitantes.

Ilhas mais bonitas do Brasil
Ilha do Mel, município de Paranaguá, no estado do Paraná

A população está dividida em 5 pequenas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza. As vilas Encantadas e Nova Brasília são as que possuem melhor infraestrutura para receber os visitantes.

Para chegar à ilha, pode-se pegar uma embarcação em Paranaguá ou em Pontal do Paraná (Praia Ponta Sul). A travessia do Pontal dura cerca de 30 minutos, enquanto a de Paranaguá dura uma hora e meia. Ambas as cidades estão a cerca de 120 km de Curitiba.

Confira aqui os melhores hotéis próximos à Ilha do Mel.

Ilha do Francês, em Santa Catarina

Localizada entre as praias de Jurerê Internacional e de Canasvieiras, no norte de Florianópolis, a Ilha do Francês é um retiro ecológico que mantém preservada a fauna e flora da Mata Atlântica.

Conhecida por suas águas quentes, a ilha é muito procurada por turistas que querem fugir das praias lotadas e aproveitar o mar em um lugar mais deserto.

Para chegar até lá, é preciso pegar uma embarcação em uma das praias vizinhas, como Jurerê, por exemplo.

Conheça os melhores hotéis próximos à Praia de Canasvieiras, que está localizada perto da Ilha do Francês.

Fernando de Noronha, em Pernambuco

Formado por 21 ilhotas, Fernando de Noronha é um arquipélago localizado no estado de Pernambuco e famoso internacionalmente pela beleza singular de suas praias.

Com 26 km² de extensão, apenas a ilha principal é habitada e também é chamada Fernando de Noronha. As outras ilhas só podem ser visitadas com licença oficial do Ibama, pois fazem parte do Parque Nacional Marinho, um dos maravilhosos parques nacionais do Brasil.

Ilhas mais bonitas do Brasil
Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhotas

Noronha é conhecida como uma das melhores regiões do mundo para praticar mergulho. Isso acontece por conta da agradável temperatura da água, que normalmente está entre os 26°C, e pela visibilidade de até 50 metros.

Também é possível fazer várias outras atividades, como a trilha histórica, visitar a Baía dos Porcos, a Praia do Leão, fazer um passeio de barco ou até mesmo assistir ao pôr do sol.

Para chegar em Fernando de Noronha, você pode pegar um voo de Recife ou de Natal, a viagem dura cerca de 1h20. Não existem voos diretos de outras cidades.

Descubra os melhores hotéis em Fernando de Noronha.

Ilha do Irineu, em Maceió

Nomeada em homenagem a um pescador casado com três mulheres, a Ilha do Irineu faz parte de um arquipélago localizado na lagoa Mundaú, na região metropolitana de Maceió.

Para conhecer a região, é possível fazer passeio imperdíveis, como por exemplo o de escuna, saindo do Portal da Barra. Com duração de cerca de 4 horas, o passeio também inclui uma visita às ilhas vizinhas.

Aproveite para admirar a vegetação de restinga e os manguezais.

Consulte aqui os melhores hotéis em Maceió.

Ilha das Canárias, no Maranhão

Uma floresta de raízes suspensas que brotam do mar, esta é uma das muitas belezas naturais que a Ilha das Canárias reserva para seus visitantes.

Localizada no delta do Parnaíba, na divisa do Maranhão com o Piauí, a ilha é um dos lugares mais bonitos da costa nordestina.

Para chegar até esta maravilha da natureza, é preciso pegar uma embarcação na cidade de Tutóia, que fica a 470 km de São Luís. A viagem de barco é feita pela Costa do Sol e dura cerca de 3 horas.

Durante a travessia, você terá a oportunidade de passar pelo único delta em mar aberto das Américas.

Confira os melhores hotéis em Tutóia.

Ilhas da Baía de Camamu, na Bahia

A Ilha da Pedra Furada, a Ilha do Sapinho e a Ilha do Goió são algumas das principais atrações turísticas da Baía de Camamu, localizada na cidade de mesmo nome, na Bahia.

Para não perder nenhuma destas atrações, a maioria dos turistas opta por um passeio de barco que visita todas as ilhas, durante um dia inteiro. As embarcações saem da cidade de Camamu.

Uma formação rochosa com uma fenda no meio é a razão do nome Pedra Furada, uma ilha conhecida por suas águas calmas e cristalinas.

Ilhas mais bonitas do Brasil
A formação rochosa com uma fenda no meio dá nome à Ilha da Pedra Furada

Na Ilha de Sapinho, não deixe de experimentar as delícias da culinária local, em um dos restaurantes cujas especialidades são os peixes e frutos do mar.

Em frente à Ilha de Sapinho, está Goió, que tem esse nome por conta do rio que encontra o mar nesta região. Aproveite para tomar um banho nas suas águas rasas e quentinhas.

Confira os melhores hotéis em Camamu.

Ilha de Livramento, no Maranhão

Localizada no litoral da cidade de Alcântara, no Maranhão, a Ilha de Livramento é perfeita para os turistas que querem aproveitar a calmaria de uma praia praticamente deserta.

Com um bar que funciona somente aos fins de semana, uma das principais atrações no fim de tarde da ilha é observar o voo dos guarás, pássaro típico da região, que possui plumagem vermelha.

Para chegar até a ilha, é preciso pegar uma embarcação saindo do Porto de Jacaré, em Alcântara.

Conheça os melhores hotéis no estado do Maranhão.

Florianópolis, Santa Catarina

“Ilha da Magia” é uma das formas como a capital de Santa Catarina ficou conhecida. E o título não é à toa.

Diferentemente de muitas das ilhas que listamos aqui, Floripa conta com uma infraestrutura de cidade grande e oferece atrações turísticas tanto para quem prefere praias mais calmas quanto para os turistas que buscam passeios mais agitados.

Sempre com paisagens de tirar o fôlego.

Ilhas mais bonitas do Brasil
Praia de Canasvieiras, em Floripa

Outro ponto forte da ilha é a facilidade de chegar até ela. A capital recebe voos diretos, saindo das principais cidades do Brasil.

Algumas das praias mais procuradas da região são Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses, Canasvieiras e Jurerê Internacional.

Confira os melhores hotéis em Florianópolis.

O que você achou do nosso post sobre as ilhas mais bonitas do Brasil? Já visitou alguma delas? Conte para a gente nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com