BlogHoteis.com
Torreón, cidade de Coahuila, México

Torreón, cidade de Coahuila, México

Torreón, um novo conceito de cidade

 

Torreón: uma história contada dia após dia

Você é do tipo que se deixa encantar pela beleza de alguns edifícios, a ponto de ter que parar só para admirar o estilo, as cores, a arquitetura… Se este for o seu caso, você vai amar o centro de Torreón, uma das maiores cidades do estado nortenho de Coahuila, no México. Ela fica na região emergente de Comarca Lagunera, que tem 5 municípios em Coahuila e 14 no estado de Durango.

Para conhecer a história e as tradições dessa metrópole coahuilense, você pode começar visitando a capital de Durango, Gómez Palacio, que fica a uma viagem de 20 minutos pela rodovia. O município vizinho de Matamoros (Coahuila) fica a apenas 30 minutos de Torreón seguindo pela rodovia.

Torreón é a segunda maior cidade do estado e recebe visitantes dos estados vizinhos de Nuevo León, Durango e Chihuahua. Apesar de não ser uma região turística tradicional, Torreón tem encantos que merecem a visita!

Uma cidade relativamente jovem

Torreón só foi declarada como cidade há 110 anos, mas cresceu tanto desde então que a Comarca Lagunera ocupa agora o nono lugar na lista de regiões metropolitanas mais populosas do país.

No início, a região era dominada por um único proprietário (Marquesado de Aguayo) que explorava as terras para agricultura e pecuária. Essas terras foram vendidas por volta de 1824 para a família Sánchez Navarro, que as vendeu 20 anos depois para Juan Ignacio Jiménez e Leonardo Zuloaga, figuras cruciais no desenvolvimento populacional de Torreón.

A região começou a crescer ao redor de uma torre de vigia que Leonardo Zuloaga mandou construir às margens do Rio Nazas, tornando-se conhecida como Rancho del Torreón. Jiménez e Zuloaga dividiram as terras em 1852, batizando a área dentro de Coahuila como Hacienda del Torreón.

Com investimentos, não tardou para que a região crescesse e se desenvolvesse ainda mais, atraindo até estrangeiros. A população aumentou visivelmente, o povoado viveu grandes mudanças culturais e econômicas e, em 1893, Torreón foi classificada como vila. Esse crescimento irrefreável culminou no primeiro bonde elétrico ligando a cidade de Lerdo a Torreón em 1898. Foi o primeiro transporte metropolitano da região.

Em 15 de setembro de 1907, Torreón foi finalmente declarada cidade. Sua expansão continua, mas a passagem do tempo pode ser percebida em sua arquitetura notável, marcos do crescimento e desenvolvimento de uma região.

Dicas para ter uma experiência inesquecível em Torreón

O charme de Torreón não está só na sua história, mas nos detalhes que não vemos à primeira vista e que fazem toda a diferença durante a visita.

Seja qual for o motivo da sua visita, Torreón é cheia de recantos mágicos que recomendamos que você confira assim que chegar. É bom lembrar que as temperaturas em Torreón são bem altas, variando de 30 °C a 40 °C na área urbana, e de 18 °C a 25 °C na área florestal.

Uma das atrações é a imponente estátua de Cristo de las Noas, que fica no topo de uma colina em meio à paisagem urbana da região. Com seus quase 22 metros de altura, a estátua é o terceiro monumento mais alto da América Latina e lembra o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Além de oferecer vistas esplêndidas para a cidade, no topo da colina você também encontra uma igreja com réplicas de artefatos da Terra Santa. A igreja fica aberta ao público de segunda à domingo das 9h às 21h.

Se você gosta de arte, precisa conhecer o Canal de la Perla, um túnel subterrâneo cheio de mistérios. Sabia que esse lugar só foi descoberto por causa de um acidente de ônibus? As paredes de pedra dessa extensa galeria recebem uma iluminação encantadora que por si só já vale a visita. Além disso, o espaço ainda abriga exposições artísticas e culturais. A atração funciona de terça a domingo das 10h às 20h.

Canal de la Perla, Torreón

Visite também a Casa del Cerro, inaugurada em 1994 para abrigar o museu histórico que narra os acontecimentos da região de Torreón. Chegue cedo, pois o museu abre às 10h e fecha às 16h.

Casa del Cerro, Torreón

O ecoturismo também é um dos atrativos de Torreón. Vale a pena fazer um passeio de 45 minutos até as incríveis Dunas de Bilbao, onde você pode praticar o sandboarding, muito parecido com o snowboarding. Consegue imaginar como deve ser escorregar nas areias do deserto? Sabemos que só de ler você já está morrendo de vontade de estar lá. Também é possível apreciar a flora e a fauna locais e dirigir quadriciclos na areia.

Todas essas atrações que recomendamos são perfeitas para qualquer tipo de viagem, mas uma atração imperdível para conhecer com a família é o Planetário dentro do Bosque Urbano no Boulevard Juan Pablo II. É lá que fica o maior telescópio aberto ao público do México, uma atração à parte. O Planetário é o lugar ideal para fazer as crianças voltarem a sonhar com o que se esconde além das estrelas no céu noturno.

O Bosque Urbano também oferece outras atividades que encantarão a criançada, como passeios de barco, brinquedos de parque de diversões, um trem infantil e um teatro ao ar livre, entre outras. Se quiser conhecer, o Bosque Urbano fica funciona das 9h às 17h30 de terça à sexta e das 10h às 14h30 aos sábados.

Onde ficar em Torreón?
Torreón tem excelentes opções de hotéis para descansar depois de explorar os tesouros escondidos desta cidade nortenha, vários deles com preços por noite bem em conta. Confira alguns deles ao planejar sua viagem!

Uma das melhores acomodações na cidade é o Montebello Hotel, com bastante espaço e até um campo de golfe, tudo por um ótimo preço! Vale a pena tentar jogar uma partida ou duas de golfe. Você vai se surpreender!

Misión Torreón Hotel e o Gamma Torreón Hotel são outros dois dos mais aclamados hotéis da cidade, com várias comodidades como piscina e bar. A melhor parte é que você pode escolher qualquer um desses hotéis e parcelar o valor em até 18 vezes sem juros!

Torreón oferece o que há de melhor em gastronomia

Como em todas as cidades do Norte, a tradição gastronômica de Torreón tem de tudo: cabrito, as melhores gorditas com recheio de pimentão poblano, torresmo ou frango desfiado, além de carne assada, guisados e a inesquecível discada, uma fritada de carnes, embutidos e legumes temperados que é servida em discos de tortilla. Uma característica importante da culinária nortenha é que ela usa todos os ingredientes disponíveis na estação, por isso você vai acabar provando de tudo um pouco.

Embora o tradicional machacado con huevo seja original do estado vizinho de Nuevo León, não deixe de prová-lo em sua visita a Torreón. A combinação de ovos mexidos com carne grelhada é de comer rezando, você não vai se esquecer desse sabor tão cedo.

O restaurante La Majada, que fica no Boulevard Independencia, é tradicional entre os locais e tem um buffet bastante elogiado que oferece todas essas especialidades. O café da manhã é especialmente recomendado. O restaurante abre as portas às 7h e só fecha às 23h.

Outro restaurante muito bem recomendado é o La Pestaña, na Calzada Cuauhtémoc, conhecido por suas deliciosas gorditas, uma tradição de domingo na região. Recomendamos chegar cedo, pois o restaurante enche rápido. Funciona das 7h às 16h.

A culinária de Torreón também tem influências árabes, e um bom lugar para descobrir esses sabores é o modesto La Arábiga, que fica no Periférico Raúl López Sánchez e conta com uma variedade de pratos da culinária árabe: kibe, carne de camelo, jocoque (uma espécie de coalhada), entre outras opções que vão deixar você com água na boca. É um lugar agradável para fazer uma refeição ao ar livre com a família. O restaurante fica aberto das 12h30 às 20h.

Torreón é mais do que você imagina
A cidade pode até lembrar outras que você já tenha visitado, mas isso não é motivo para ficar no hotel e não aproveitar o seu tempo livre para sair e explorar. Com tantas atrações que essa cidade oferece, assistir TV ou navegar na internet deve ser sua última opção.

Ao sair em busca de diversão, busque restaurantes e bares ainda inexplorados e experimente novos pratos e drinks. A melhor parte de viajar é viver uma experiência única. Por isso, saia para comer gorditas e carne assada, explore as Dunas de Bilbao e viva uma aventura em Torreón.

Quer mais dicas sobre o que fazer em Torreón? Deixe um comentário para que nossos usuários compartilhem suas experiências com você!

 

Taila Roncon

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com