BlogHoteis.com

Desbrave as mais belas trilhas do Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro continua lindo, não temos dúvida. E, se você tem um espírito aventureiro, aposto que já pensou em percorrer as trilhas mais belas da cidade maravilhosa. São inúmeras as opções para quem gosta deste tipo de passeio. Você pode desbravar o caminho até a pedra da gávea – trilha já bem conhecida– ou preferir se conectar à natureza trilhando o caminho da Pedra do Pontal, por exemplo.

A opção escolhida vai permitir o acesso aos mais belos pontos de uma cidade tão deslumbrante como o Rio de Janeiro, mas lembramos que algumas delas requerem um bom preparo físico, além de equipamentos específicos.

Uma dica valiosa para percorrer qualquer uma das trilhas que citamos a seguir é faze-las no período da manhã, quando o sol ainda não está tão forte. É importante também utilizar roupas adequadas e filtro solar, assim como carregar sempre garrafinhas de água ou isotônicos para você se manter sempre hidratado e disposto.

 

Abaixo confira as melhores 13 trilas do Rio de Janeiro, totalmente gratuitas! Decida qual é a mais adequada para você, seja de acordo com o nível de dificuldade ou em termos de beleza.

  1. Trilha da Pedra da Gávea

Como já comentamos, este é um dos “caminhos” mais famosos da cidade maravilhosa. E não é à toa. Além de já ser uma trilha testada e comprovada por muitas pessoas, a vista lá do alto é de tirar o fôlego e vale muito a pena para quem quiser conhecer a cidade sob um ângulo diferente. Um dos pontos altos – com o perdão do trocadilho – desta trilha conhecida também como P4 é assistir ao nascer ou pôr do sol. De lá, é possível avistar o Morro dos dois irmãos e o Cristo do Redentor.

Com os equipamentos necessários, as devidas precauções e um certo preparo físico, é um passeio imperdível e inesquecível e que vai deixar sua visita à cidade ainda mais especial. Não deixe de chegar até a área chamada de “cabeça do Imperador” e sentar na “cadeirinha”, para ter a experiência de sentir suas pernas balançando lá no topo. Para fazer a trilha completa, reserve cerca de 12 horas para o passeio.

  1. Trilha do Morro Dois Irmãos

Assistir ao pôr do sol deste ponto é algo sensacional e indescritível. Por isso, não poderíamos deixar esta dica de fora. Mesmo que o ponto máximo do morro não seja tão alto quanto o topo da Pedra da Gávea, por exemplo, é uma atividade que vale a pena e recomendamos para quem deseja fugir dos passeios mais óbvios e turísticos. Para chegar ao topo, você vai levar cerca de 30 minutos e será presentado com uma bela vista do mar carioca.

  1. Trilha da Pedra Bonita

É aqui que os fãs de adrenalina praticam salto de parapente e de asa delta. A trilha é bem sinalizada e demarcada logo no início do trajeto e, assim como a trilha do Morro Dois Irmãos, é possível chegar ao cume em 30 minutos. Não deixe de tirar fotos no ponto em frente da Pedra da Gávea, uma espécie de local secreto no pico, e publicá-las no seu Instagram ou Facebook.

  1. Trilha do Morro do Cantagalo

A vista lá de cima é da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor e da praia de Copacabana. Só por este motivo, percorrer esta trilha já vale a pena.

  1. Trilha do Morro da Urca

Embora seja uma trilha intensa e que demande de um bom condicionamento físico, o trajeto é bem sinalizado. Você pode fazer uma trilha como um passeio alternativo ao bondinho do Pão de Açúcar, chegando até a primeira parada do teleférico e de lá comprar um ticket para subir o resto do trajeto ou descer até a região da Praia Vermelha. Acho que nem precisamos dizer o quanto esta trilha é clássica e proporciona uma experiência deslumbrante aos mais aventureiros.

  1. Trilha do Mirante do Caeté

O mirante, localizado em frente da Prainha, fica em um parque bem cuidado e limpo. Ou seja, é um passeio bem agradável. Daqui você vai conseguir ver toda a região oeste da capital fluminense. Você não precisa ser nenhum expert em trilhas para faze-la, pois o nível do percurso é suave e rápido. Depois, não deixe de dar um mergulho na Prainha e de aproveitar o que essa região tem de melhor.

  1. Trilha da Pedra do Macaco

Esta trilha em Maricá, cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A trilha, que pode ser feita em meia hora, é levemente íngreme e, por isso, é necessária a utilização de cordas em alguns dos trechos. O topo da Pedra do Macaco proporciona uma visão geral da cidade de Maricá. Ou seja, é uma opção interessante para quem quiser conhecer paisagens além da cidade maravilhosa. Ao escolher esta trilha, é possível também visitar as Grutas do Spar.

  1. Trilha do Mirante do Sacopã

Quer ter uma vista sensacional da Lagoa Rodrigo de Freitas? Esta trilha, que pode ser inserida no nível leve com apenas 330 metros de caminhada, é bastante arborizada, podendo se tornar uma sauna em dias muitos quentes. Ela começa no Parque Natural Municipal da Catacumba, na Lagoa. São apenas 20 minutos de subida até o mirante, de onde você pode avistar também a Pedra da Gávea, o Morro dos Dois Irmãos, a Praia do Leblon e o Cristo Redentor de braços abertos para você.

  1. Trilha do Morro dos Cabritos

O visual desta trilha, assim como das outras que já comentamos aqui, é incrível. Porém, um dos principais diferenciais do local está na possibilidade de visualizar pontos estratégicos do Rio de Janeiro como Copacabana, Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas, de um ângulo diferenciado. No final da trilha, você será presenteado com a vista da Pedra do Maroca. A trilha tem duração de uma hora. O Mirante do Urubu é a primeira parada do percurso e é de lá que você vai visualizar toda a Praia de Copacabana, a Ponte Rio-Niterói, Niterói, o Pão de Açúcar, a praia do Leme e a comunidade dos Cabritos.

  1. Trilha da Pedra do Pontal

A Pedra fica entre a Praia do Recreio e a Praia da Macumba. Essa é uma das trilhas mais rápidas da cidade, demorando cerca de 15 a 20 minutos de duração até o topo. É possível escalar a Pedra do Ponto com a utilização de cordas já dispostas por ela, o que facilita a subida e auxilia aqueles que desejam se aventurar por este ponto turístico.

  1. Trilha da Praia do Secreto

Esta é a continuação da trilha da Pedra do Pontal. Para chegar até a Praia do Secreto, há várias entradas para a trilha desde o mirante. É importante lembrar que esta trilha depende muito das condições da maré, o que pode oferecer risco para os visitantes. Por isso, fique sempre atento às previsões meteorológicas quando for percorre-la. Entretanto, se for possível completar a trilha, você poderá ser presentado com a água calma e cristalina desta praia, algo próximo às piscinas naturais caribenhas.

  1. Trilha do Costão e Enseada do Bananal

Localizada em Niterói e pertinho do Rio de Janeiro, a trilha se insere na categoria leve e proporciona caminhadas de cerca de 20 a 50 minutos em meio à Mata Atlântica. Após a trilha por mata, é preciso fazer escalada na pedra até chegar ao topo. De lá, você vai poder vislumbrar toda a beleza da cidade do Rio de Janeiro. A Pedra da Gávea, o Morro dos Dois Irmãos e o Pão de Açúcar são alguns dos pontos de referência que você vai admirar lá de cima. De lá, dê uma esticada até a Enseada do Bananal, onde muita gente se aventura no rapel.

  1. Trilha do Morro da Babilônia

Esta trilha, embora não tão conhecida, reserva boas surpresas para quem optar por ela. Ela é recheada de história, da qual se destaca a construção de casamatas durante a Segunda Guerra Mundial para observação e proteção da cidade do Rio de Janeiro contra possíveis ataques de submarinos. No local, os colonizadores portugueses construíram uma fortificação no alto, como ponto de vigilância da Baía de Guanabara. O ponto mais alto da trilha proporciona enxergar o Pão de Açúcar, as praias de Botafogo, da Urca e a Vermelha. Incrível, não?

Fica no bairro do Leme, próximo da praia de mesmo nome. Para ter acesso à trilha, vá até a ladeira que permite chegar ao Morro da Babilônia e à escada, que é o início do caminho a ser percorrido. Passando pela igreja da comunidade, você já verá as indicações da trilha, que é muito bem sinalizada e apresenta grau leve de dificuldade. A trilha demora, no total, de 40 a 50 minutos e oferece diversos mirantes para o visitante descansar e aproveitar a vista.

Compartilhe sua experiência nas melhores trilhas do Rio de Janeiro deixando um comentário em nosso post!

Agora, só falta um bom lugar para se hospedar na Cidade Maravilhosa, certo? Reserve seu hotel no Rio de Janeiro em até 12 vezes sem juros!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com