BlogHoteis.com
turismo em Belém

Turismo em Belém do Pará: conheça a capital

Exótico e único, o turismo em Belém, capital do Pará merece ser conhecido. Esqueça as grandes metrópoles e desbrave um dos lugares mais diferentes que você vai conhecer na sua vida. Tudo daqui é inusitado. Desde a gastronomia bem marcada pela presença de frutas remanescentes da Floresta Amazônica até os pontos turísticos locais.

Quer conhecer um lugar bem diferenciado e aproveitar uma atmosfera até meio mística? Conheça Belém do Pará! Abaixo, trazemos algumas dicas para o turismo em Belém. Confira!

Turismo em Belém: Pontos turísticos para visitar já

Com edificações históricas do Centro que remetem aos tempos de ouro do Ciclo da Borracha e à conquista da foz do rio Amazonas, Belém é uma cidade que consegue conservar sua história, mas sem abrir mão do futuro.

Um dos pontos turísticos mais famosos por aqui é, sem dúvida, o Mercado Ver-o-Peso, onde o movimento começa bem cedo. O vai e vem no Ver-o-Peso tem início por volta das 3 da manhã. Quando pescadores começam a trazer dourados, traíras, tucunarés e pirarucus, mas o público pode visitar o lugar das 6 às 14 horas, para comprar produtos fresquinhos.

 turismo em Belém
Um dos pontos turísticos mais famosos por aqui é, sem dúvida, o Mercado Ver-o-Peso

Do lado de fora também rola um ambiente bem interessante: com inúmeras barracas em que se pode comprar frutas, raízes, flores, óleos e artesanatos. Tudo tipicamente do Pará. Construído em 1625, às margens da baía do Guajará, o passeio é imperdível.

Do Mercado, faça uma caminhada de cerca de 10 minutos até a Praça Dom Frei Caetano Brandão. Situada no Centro antigo de Belém, o lugar, que já foi ponto de encontro entre colonos e indígenas, abriga pontos turísticos bem legais. Aqui, a Catedral da Sé é uma atração que vale a visita. Vale prestar atenção aos detalhes da Igrejas: enquanto seu exterior tem arquitetura barroca, seu interior segue os moldes do período neoclássico, com uma nave toda iluminada por 18 candelabros de ferro. É dela que sai a procissão dominical no Círio de Nazaré, evento que acontece em outubro.

Na Igreja da Sé sai a procissão dominical no Círio de Nazaré, evento que acontece em outubro

Não deixe de visitar também o Museu de Arte Sacra, que é formado pela Igreja de São Francisco Xavier e pelo Colégio de Santo Alexandre. O acervo do lugar contempla mais de 300 peças sacras, entre esculturas, pinturas e pratarias. Aqui, você encontrará o legítimo “Santo do Pau Oco”. Sim, ele existe e se trata de uma imagem de São Francisco de Borja com fundo falso para esconder ouro. Se quiser se aprofundar ainda mais na história, vá de visita guiada, que é grátis.

A Casa das Sete Janelas é outro ponto turístico da praça. O lugar, que também é voltado para propagação da cultura, é uma antiga casa de um senhor de engenho. No acervo, o visitante encontra obras de Tarsila do Amaral, Lasar Segall e Alfredo Volpi. Neste mesmo lugar, também vale conferir a vista do jardim e o restaurante Boteco das Onze.

turismo em Belém
A Casa das Sete Janelas é outro ponto turístico da praça

Confira ainda o Forte do Presépio, um dos marcos da formação da cidade. Construído com o intuito de proteger a cidade de possíveis invasores, o Forte tem sala de exposições voltadas para a cerâmica marajoara e minerais da região. No lugar, estão expostos amuletos indígenas de pedra talhada em formato de sapo. O pátio interno conta ainda com canhões originais. Bem interessante!

Ponto turístico que permite uma visão bem privilegiada para a Baía de Guajará e para o antigo porto da cidade, a Estação das Docas é parada obrigatória para quem estiver a turismo em Belém. O lugar é composto por 3 armazéns de ferro transformados em espaços culturais e de entretenimento, com teatro, centro de exposições, artesanato, sorveterias e restaurantes.

 turismo em Belém
No happy hour, a pedida é o Armazém Beer

Na Praça da República, visite o Theatro da Paz. Inspirado no Theatro Scala de Milão, a casa é um remanescente da época de ouro do Ciclo da Borracha. Com visitas guiadas a cada uma hora, vale conferir a decoração, que conta com materiais e objetos importados da Europa. Entre eles, destacam-se os lustres, as estátuas de bronze da França, o piso de pedras de Portugal e as escadarias revestidas com mármore da Itália. Bem luxuoso e requintado.

turismo em Belém
O Pará é conhecido como o maior produtor nacional de açaí

Se jogue na gastronomia paraense

Para fechar com chave de ouro, se jogue na gastronomia paraense! O Pará é conhecido como o maior produtor nacional de açaí. A frutinha roxa está bem presente no cotidiano e na alimentação por aqui.

É comum, inclusive, que o açaí seja servido como um acompanhamento para as refeições, em pratos com peixes, camarão e carne. O açaí mais tradicional é engrossado com farinha de tapioca. Em uma tradição de Belém, os estabelecimentos que têm a fruta penduram bandeiras e lanternas vermelhas na fachada.

Para o almoço, sugerimos uma passada no Lá em Casa e, depois, de sobremesa, prove um dos famosos sorvetes locais no Cairu. No happy hour, a pedida é o Armazém Beer. Não deixe de conferir o belíssimo pôr do sol das docas.

Tenha em mente que algumas coisas nunca mudam por aqui, como o calor e as chuvas diárias, que refrescam a alma e caem, sempre, à tarde. Por isso, leve em consideração, estas condições climáticas quando for programar sua viagem a Belém. O interessante é que até mesmo o ritmo do turismo já se adaptou ao clima.

 turismo em Belém
Depois da chuva de todo dia, os locais têm a tradição de tomar o Tacacá

Depois da chuva de todo dia, os locais têm a tradição de tomar o Tacacá, caldo inspirado na cultura indígena e que é servido em cuias. O gosto pode ser um pouco forte, mas vale provar. A receita leva goma de mandioca, camarão seco, tucupi, jambu – responsável por adormecer a boca e os lábios – e pimenta-de-cheiro.

Considerado a maior estrela da culinária do Pará, o Tucupi é facilmente encontrado nos restaurantes da cidade. O caldo, que tem um gostinho meio ácido, é, normalmente, servido em pratos que levam pato ou peixes. Antes de ser consumido, é preciso ferver o caldo para eliminar o ácido cianídrico. Os indígenas costumam utiliza-lo para conservar suas caças.

Onde se hospedar em Belém do Pará

Ibis Styles Belém Nazaré

Classificado como 3 estrelas, o Ibis Styles Belém Nazaré fica na região de Nazaré e tem ótima localização. Aqui perto estão o Palacete Bolonha, o Teatro Margarida Schivasappa, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, o Teatro de Nossa Senhora da Paz, o Teatro Experimental Waldemar Henrique e a Praça da República. Outros pontos altos do lugar, além da posição estratégica, são a limpeza e o café da manhã saboroso.

turismo em Belém
Quarto Casal Standard, no ibis Styles Belém Nazaré

Com 100 quartos disponíveis para não fumantes, dispõe de um restaurante, piscina externa, academia, estacionamento sem manobrista, business center e recepção 24 horas. Outras comodidades são o serviço diário de arrumação dos quartos, ar-condicionado e elevador. Oferece ainda café da manhã com pratos típicos e Wi-Fi grátis.

Mercure Belém Boulevard

Já, na região de Umarizal, o Mercure Belém Boulevard é uma boa pedida de hotel 4 estrelas para se hospedar na cidade. O hotel fica a menos de 20 minutos de caminhada da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, do Palacete Bolonha, do Museu Paraense Emilio Goeldi e do Teatro da Nossa Senhora da Paz.

turismo em Belém
Quarto superior, no Mercure Belém Boulevard

Integram a estrutura do Mercure: um restaurante, piscina coberta, academia, estacionamento com manobrista, terraço, business center e sala de jogos. O hotel também oferece assistência com excursões e serviço de lavanderia, além de ter café da manhã com comidas típicas do Pará e Wi-Fi gratuitos.

Hotel Regente

Também na categoria 3 estrelas, o Hotel Regente é conhecido por sua excelente localização. Fica próximo de alguns dos principais pontos de referências da cidade, entre eles o Teatro da Nossa Senhora da Paz, a Praça da República, o Teatro Experimental Waldemar Henrique e a Praça Batista Campos. O atendimento fantástico e o café da manhã saborosa também são destaques por aqui.

turismo em Belém
Quarto Casal Premier, no Hotel Regente

Os quartos são equipados com geladeira, banheiro privativo, canais de TV premium e produtos de toalete grátis. O Regente dispõe de restaurante, academia, recepção 24 horas, lavanderia, ar-condicionado, business center e estacionamento sem manobrista. O café da manhã e Wi-Fi gratuito.

Beira Rio Hotel

Na região de Guamá, o Beira Rio Hotel  fica perto da Universidade Federal do Pará. Dentre os destaques do lugar estão o café da manhã saboroso, a comida deliciosa, a atmosfera incrível e o ótimo quarto. Dispõe de café da manhã, Wi-Fi e estacionamento gratuitos para seus hóspedes.

 turismo em Belém
Quarto triplo Standard, no Beira Rio Hotel

Entre as comodidades estão: piscina descoberta, bar, terraço, recepção 24 horas, ar-condicionado, arrumação diária, lavanderia, equipe multilíngue, armazenamento de bagagens, assistência com excursões e salão para festas e eventos.

Hotel Le Massilia

3 estrelas, o Hotel Le Massilia é um hotel aconchegante e em estilo rústico. Localizado no bairro de Nazaré, fica a cerca de 20 minutos de distância do Mercado Ver-o-peso, da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, da Praça Batista Campos e do Mercado da Estação das Docas. Dispõe de serviços de casamento, armazenamento de bagagem e assistência com excursões e ingressos. Café da manhã e Wi-Fi são gratuitos por aqui.

turismo em Belém
Quarto Standard, no Hotel Le Massilia

O hotel conta com piscina descoberta, terraço, recepção 24 horas, ar-condicionado, arrumação diária, jardim e biblioteca. Os quartos têm banheiro privativo e são equipados com produtos de toalete grátis.

Que tal aproveitar as próximas férias e conhecer Belém?

Sua hospedagem pode ser feita em até 12 x sem juros no Hoteis.com. Lembre-se que a cada 10 noites acumuladas, você ganha 1 noite grátis!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com