Exótico e único, o turismo em Belém, capital do Pará merece ser conhecido. Esqueça as grandes metrópoles e desbrave um dos lugares mais diferentes que você vai conhecer na sua vida. Tudo daqui é inusitado. Desde a gastronomia bem marcada pela presença de frutas remanescentes da Floresta Amazônica até os pontos turísticos locais.
Quer conhecer um lugar bem diferenciado e aproveitar uma atmosfera até meio mística? Conheça Belém do Pará! Abaixo, trazemos algumas dicas para o turismo em Belém. Confira!
Turismo em Belém: Pontos turísticos para visitar já
Com edificações históricas do Centro que remetem aos tempos de ouro do Ciclo da Borracha e à conquista da foz do rio Amazonas, Belém é uma cidade que consegue conservar sua história, mas sem abrir mão do futuro.
Um dos pontos turísticos mais famosos por aqui é, sem dúvida, o Mercado Ver-o-Peso, onde o movimento começa bem cedo. O vai e vem no Ver-o-Peso tem início por volta das 3 da manhã. Quando pescadores começam a trazer dourados, traíras, tucunarés e pirarucus, mas o público pode visitar o lugar das 6 às 14 horas, para comprar produtos fresquinhos.

Do lado de fora também rola um ambiente bem interessante: com inúmeras barracas em que se pode comprar frutas, raízes, flores, óleos e artesanatos. Tudo tipicamente do Pará. Construído em 1625, às margens da baía do Guajará, o passeio é imperdível.
Do Mercado, faça uma caminhada de cerca de 10 minutos até a Praça Dom Frei Caetano Brandão. Situada no Centro antigo de Belém, o lugar, que já foi ponto de encontro entre colonos e indígenas, abriga pontos turísticos bem legais. Aqui, a Catedral da Sé é uma atração que vale a visita. Vale prestar atenção aos detalhes da Igrejas: enquanto seu exterior tem arquitetura barroca, seu interior segue os moldes do período neoclássico, com uma nave toda iluminada por 18 candelabros de ferro. É dela que sai a procissão dominical no Círio de Nazaré, evento que acontece em outubro.

Não deixe de visitar também o Museu de Arte Sacra, que é formado pela Igreja de São Francisco Xavier e pelo Colégio de Santo Alexandre. O acervo do lugar contempla mais de 300 peças sacras, entre esculturas, pinturas e pratarias. Aqui, você encontrará o legítimo “Santo do Pau Oco”. Sim, ele existe e se trata de uma imagem de São Francisco de Borja com fundo falso para esconder ouro. Se quiser se aprofundar ainda mais na história, vá de visita guiada, que é grátis.
A Casa das Sete Janelas é outro ponto turístico da praça. O lugar, que também é voltado para propagação da cultura, é uma antiga casa de um senhor de engenho. No acervo, o visitante encontra obras de Tarsila do Amaral, Lasar Segall e Alfredo Volpi. Neste mesmo lugar, também vale conferir a vista do jardim e o restaurante Boteco das Onze.

Confira ainda o Forte do Presépio, um dos marcos da formação da cidade. Construído com o intuito de proteger a cidade de possíveis invasores, o Forte tem sala de exposições voltadas para a cerâmica marajoara e minerais da região. No lugar, estão expostos amuletos indígenas de pedra talhada em formato de sapo. O pátio interno conta ainda com canhões originais. Bem interessante!
Ponto turístico que permite uma visão bem privilegiada para a Baía de Guajará e para o antigo porto da cidade, a Estação das Docas é parada obrigatória para quem estiver a turismo em Belém. O lugar é composto por 3 armazéns de ferro transformados em espaços culturais e de entretenimento, com teatro, centro de exposições, artesanato, sorveterias e restaurantes.

Na Praça da República, visite o Theatro da Paz. Inspirado no Theatro Scala de Milão, a casa é um remanescente da época de ouro do Ciclo da Borracha. Com visitas guiadas a cada uma hora, vale conferir a decoração, que conta com materiais e objetos importados da Europa. Entre eles, destacam-se os lustres, as estátuas de bronze da França, o piso de pedras de Portugal e as escadarias revestidas com mármore da Itália. Bem luxuoso e requintado.

Se jogue na gastronomia paraense
Para fechar com chave de ouro, se jogue na gastronomia paraense! O Pará é conhecido como o maior produtor nacional de açaí. A frutinha roxa está bem presente no cotidiano e na alimentação por aqui.
É comum, inclusive, que o açaí seja servido como um acompanhamento para as refeições, em pratos com peixes, camarão e carne. O açaí mais tradicional é engrossado com farinha de tapioca. Em uma tradição de Belém, os estabelecimentos que têm a fruta penduram bandeiras e lanternas vermelhas na fachada.
Para o almoço, sugerimos uma passada no Lá em Casa e, depois, de sobremesa, prove um dos famosos sorvetes locais no Cairu. No happy hour, a pedida é o Armazém Beer. Não deixe de conferir o belíssimo pôr do sol das docas.
Tenha em mente que algumas coisas nunca mudam por aqui, como o calor e as chuvas diárias, que refrescam a alma e caem, sempre, à tarde. Por isso, leve em consideração, estas condições climáticas quando for programar sua viagem a Belém. O interessante é que até mesmo o ritmo do turismo já se adaptou ao clima.

Depois da chuva de todo dia, os locais têm a tradição de tomar o Tacacá, caldo inspirado na cultura indígena e que é servido em cuias. O gosto pode ser um pouco forte, mas vale provar. A receita leva goma de mandioca, camarão seco, tucupi, jambu – responsável por adormecer a boca e os lábios – e pimenta-de-cheiro.
Considerado a maior estrela da culinária do Pará, o Tucupi é facilmente encontrado nos restaurantes da cidade. O caldo, que tem um gostinho meio ácido, é, normalmente, servido em pratos que levam pato ou peixes. Antes de ser consumido, é preciso ferver o caldo para eliminar o ácido cianídrico. Os indígenas costumam utiliza-lo para conservar suas caças.
Onde se hospedar em Belém do Pará
Ibis Styles Belém Nazaré
Classificado como 3 estrelas, o Ibis Styles Belém Nazaré fica na região de Nazaré e tem ótima localização. Aqui perto estão o Palacete Bolonha, o Teatro Margarida Schivasappa, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, o Teatro de Nossa Senhora da Paz, o Teatro Experimental Waldemar Henrique e a Praça da República. Outros pontos altos do lugar, além da posição estratégica, são a limpeza e o café da manhã saboroso.

Com 100 quartos disponíveis para não fumantes, dispõe de um restaurante, piscina externa, academia, estacionamento sem manobrista, business center e recepção 24 horas. Outras comodidades são o serviço diário de arrumação dos quartos, ar-condicionado e elevador. Oferece ainda café da manhã com pratos típicos e Wi-Fi grátis.
Mercure Belém Boulevard
Já, na região de Umarizal, o Mercure Belém Boulevard é uma boa pedida de hotel 4 estrelas para se hospedar na cidade. O hotel fica a menos de 20 minutos de caminhada da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, do Palacete Bolonha, do Museu Paraense Emilio Goeldi e do Teatro da Nossa Senhora da Paz.

Integram a estrutura do Mercure: um restaurante, piscina coberta, academia, estacionamento com manobrista, terraço, business center e sala de jogos. O hotel também oferece assistência com excursões e serviço de lavanderia, além de ter café da manhã com comidas típicas do Pará e Wi-Fi gratuitos.
Hotel Regente
Também na categoria 3 estrelas, o Hotel Regente é conhecido por sua excelente localização. Fica próximo de alguns dos principais pontos de referências da cidade, entre eles o Teatro da Nossa Senhora da Paz, a Praça da República, o Teatro Experimental Waldemar Henrique e a Praça Batista Campos. O atendimento fantástico e o café da manhã saborosa também são destaques por aqui.

Os quartos são equipados com geladeira, banheiro privativo, canais de TV premium e produtos de toalete grátis. O Regente dispõe de restaurante, academia, recepção 24 horas, lavanderia, ar-condicionado, business center e estacionamento sem manobrista. O café da manhã e Wi-Fi gratuito.
Beira Rio Hotel
Na região de Guamá, o Beira Rio Hotel fica perto da Universidade Federal do Pará. Dentre os destaques do lugar estão o café da manhã saboroso, a comida deliciosa, a atmosfera incrível e o ótimo quarto. Dispõe de café da manhã, Wi-Fi e estacionamento gratuitos para seus hóspedes.

Entre as comodidades estão: piscina descoberta, bar, terraço, recepção 24 horas, ar-condicionado, arrumação diária, lavanderia, equipe multilíngue, armazenamento de bagagens, assistência com excursões e salão para festas e eventos.
Hotel Le Massilia
3 estrelas, o Hotel Le Massilia é um hotel aconchegante e em estilo rústico. Localizado no bairro de Nazaré, fica a cerca de 20 minutos de distância do Mercado Ver-o-peso, da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, da Praça Batista Campos e do Mercado da Estação das Docas. Dispõe de serviços de casamento, armazenamento de bagagem e assistência com excursões e ingressos. Café da manhã e Wi-Fi são gratuitos por aqui.

O hotel conta com piscina descoberta, terraço, recepção 24 horas, ar-condicionado, arrumação diária, jardim e biblioteca. Os quartos têm banheiro privativo e são equipados com produtos de toalete grátis.
Que tal aproveitar as próximas férias e conhecer Belém?
Sua hospedagem pode ser feita em até 12 x sem juros no Hoteis.com. Lembre-se que a cada 10 noites acumuladas, você ganha 1 noite grátis!
Adicionar Comentário