BlogHoteis.com
turismo em Blumenau

Turismo em Blumenau: conheça as melhores atrações

Fundada pelo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, em 1850, a cidade de Blumenau é hoje um dos principais destinos do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. As opções de turismo em Blumenau são muitas.

Turismo em Blumenau

A 30 km de distância da pequena Pomerode, as duas disputam o título de cidade mais alemã em território brasileiro. Mas Blumenau sai na frente quando o quesito é a realização de eventos com perfil germânico, já que seu turismo é fortemente alimentado pela tradicionalíssima Oktoberfest, que, durante 17 dias, atrai visitantes do Brasil e do mundo.

Há diversas opções de turismo em Blumenau, como a Oktoberfest
A cidade de Blumenau é um dos principais destinos do estado de Santa Catarina

A forte influência alemã marca definitivamente a arquitetura local, com muitas construções feitas por meio da técnica enxaimel, bastante característica entre os germânicos. Esse sistema de construção pode ser muito bem observado em uma rápida visita ao Parque Vila Germânica, onde anualmente é realizada a Oktoberfest.

Para aqueles que realmente querem apreciar a arquitetura enxaimel, o ideal é visitar o parque fora da data de realização do evento, quando os espaço ficam tomados por milhares de turistas.

Há diversas opções de turismo em Blumenau, como a Oktoberfest
Parque Vila Germânica, onde anualmente é realizada a Oktoberfest

No rastro da Oktoberfest, a cidade também cedia o Festival da Cerveja, outro evento em que a bebida fermentada com lúpulo é a vedete, sem concorrência. Mas, diferentemente do primeiro, onde uma única marca geralmente patrocina todo o fornecimento, durante o Festival da Cerveja é a vez de produtores menores, locais ou de outras regiões trazerem suas bebidas artesanais para degustação e comercialização.

Em comum entre os dois eventos, há a culinária alemã, que toma conta das mesas em quase todos os bares e restaurantes, ainda que a cidade também tenha recebido, no decorrer da história, imigrantes de outros países, especialmente da Itália.

Há diversas opções de turismo em Blumenau, como o Festival da Cerveja
No rastro da Oktoberfest, a cidade também cedia o Festival da Cerveja

Aliás, os italianos locais também realizam sua festa, a já famosa “Festitália”, que aos poucos vai conquistando espaço merecido no calendário cultural da região.

Mas, mesmo que o viajante perca os eventos e festivais, ele ainda pode degustar as melhores cervejas produzidas na região. Para tanto, basta incluir no passeio uma visitação às cervejarias, uma atividade que já era comum na região, mas que vem ganhando ainda mais força com o aumento da comercialização de cervejas artesanais no Brasil.

Vale o passeio, principalmente para os apreciadores de boas cervejas!

Há diversas opções de turismo em Blumenau, como uma visita às cervejarias
Inclua no passeio uma visitação às cervejarias e prove cervejas artesanais

Ainda falando de festas, com sorte, o visitante poderá participar de uma Stammtisch. Trata-se de uma tradicional reunião de associações, que acontece na Rua XV de Novembro, a principal via da cidade. Na verdade, o Stammtisch é um encontro de amigos para beber, comer e conversar, que acabou ganhando data no calendário da Secretaria de Turismo de Blumenau, desde 2000.

A reunião é realizada normalmente em abril e novembro. Esse é um encontro para você se sentir parte da comunidade local. Mas aproveite também para experimentar chopes, comida de rua e se esbaldar com o ambiente aconchegante de arquitetura alemã.

turismo em Blumenau
Aproveite para experimentar chopes, comida de rua e se esbaldar com o ambiente aconchegante de arquitetura alemã

Mas nem só de festa, arquitetura, comida e cerveja vive a bela Blumenau. A região do Vale do Itajaí, onde a cidade está localizada, também possui uma natureza exuberante, com paisagens de tirar o fôlego. Um dos exemplos é o mirante do Parque Spitzkopf.

Uma caminhada de aproximadamente 7 km leva os visitantes ao mirante, para apreciar uma das mais belas vistas do turismo em Blumenau. Esse é um passeio para quem gosta de contato com a natureza, passando por algumas pequenas cachoeiras. Num dia de calor, nada melhor que um banho de cachoeira no fim da trilha, revigorante.

Há diversas opções de turismo em Blumenau, como o Parque Spitzkopf
O Parque Spitzkopf é um passeio para quem gosta de contato com a natureza

O lugar faz parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí, cujo território é distribuído entre os municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. Em Blumenau, fica a Área do Spitzkopf, com 940 metros de altura, 3 tipos de trilhas e apreciação da fauna e da flora do sul do país.

No que se refere ao turismo cultural em Blumenau, a cidade é prodigiosa em museus, que contam sua história e os fatos que marcaram o desenvolvimento da região. Há, no entanto, três principais, a começar pelo Museu da Cerveja. A entrada é gratuita e você verá de perto antigos equipamentos, objetos, fotografias e documentos que remontam a história da bebida no Brasil.

Há diversas opções de turismo em Blumenau, como o Museu da Cerveja
No Museu da Cerveja, você poderá acompanhar a história da bebida no Brasil

O Museu dos Hábitos e Costumes também é bem interessante para aprender um pouco mais sobre a herança europeia da cidade. O espaço abriga roupas, objetos e informações sobre como as pessoas viviam nos séculos passados na região de Blumenau.

Por último, mas não menos importante, vale a pena conhecer o Museu da Família Colonial. São 6.200 peças que contam a história dos colonizadores e fundadores de Blumenau.

Há diversas opções de turismo em Blumenau e região
Caso sobre um tempo, visite os arredores de Blumenau, principalmente Pomerode

De resto, o visitantes ainda pode passear tranquilamente pela rua XV de Novembro, no coração da cidade, conhecendo lojas de artesanato, chocolates, vinhos, couros e, claro, cervejas, que se apresentam com elegância por todos os cantos.

Caso sobre um tempo, visite os arredores de Blumenau, principalmente Pomerode. Só assim o visitante poderá decidir qual das duas tem a mais transparente “alma alemã”.

Hotéis em Blumenau

Confira abaixo as melhores opções de hotéis em Blumenau.

Hotel Glória

Hotel Glória está a uma caminhada de 3 minutos das lojas na Rua XV de Novembro, a 6 minutos do Teatro Carlos Gomes e a 7 minutos da Catedral São Paulo Apóstolo.

Há incríveis opções de hospedagem e turismo em Blumenau
Superior Room, no Hotel Glória

Os quartos simples oferecem Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, frigobar e mesas, enquanto os de categoria mais alta incluem banheiras de hidromassagem nos quartos. O serviço de quarto está disponível, além de buffet de café da manhã, restaurante com teto de caixotões e estacionamento gratuito.

Himmelblau Palace Hotel

O Himmelblau Palace Hotel está a 2 minutos a pé do Shopping Neumarkt, a 4 minutos do Teatro de Artes Cênicas Carlos Gomes e a 7 minutos da Catedral São Paulo Apóstolo.

Com uma decoração moderna e discreta, os quartos simples e as suítes contam com Wi-Fi gratuito, TV a cabo, mesas e frigobar, bem como serviço de quarto. As suítes incluem ainda área de estar separada e frigobar. Crianças até seis anos de idade não pagam.

Há incríveis opções de hospedagem e turismo em Blumenau
Quarto casal superluxo, no Himmelblau Palace Hotel

O hotel oferece um buffet de café da manhã, estacionamento, restaurante informal e bar. Outras comodidades incluem piscina externa com serviço de bar, além de um solário ao ar livre e um salão de beleza (pago).

Slaviero Essential Blumenau

A 3 minutos de caminhada das margens do Rio Itajaí-açu, o Slaviero Essential Blumenau fica a apenas 800 metros da Catedral São Paulo Apóstolo e a 2,7 km das lojas do Parque Vila Germânica.

Os quartos funcionais incluem Wi-Fi gratuito, TV a cabo e frigobar. O serviço de quarto está disponível 24 horas e crianças até 5 anos, acompanhadas de um adulto, não pagam.

Há incríveis opções de hospedagem e turismo em Blumenau
Quarto luxo, no Slaviero Essential Blumenau

O estacionamento é gratuito, bem como um buffet de café da manhã, servido na discreta sala de jantar. Há também uma sala de estar.

 Hotel Hermann

Em uma construção de enxaimel com detalhes em tijolos vermelhos, o Hotel Hermann fica no centro da cidade, a 7 minutos de caminhada da Catedral São Paulo Apóstolo e a 11 minutos de caminhada do Museu da Família Colonial.

Os quartos simples têm mobília colorida e dispõem de Wi-Fi gratuito, TV e banheiro compartilhado. Os quartos de categoria mais alta têm banheiro integrado.

Há incríveis opções de hospedagem e turismo em Blumenau
Quarto triplo luxo, no Hotel Hermann

O estacionamento é cortesia, assim como o buffet de café da manhã servido em um ambiente discreto. Também há um lounge acolhedor com TV.

Hotel Mansiones

Com vista para a estação de ônibus de Blumenau e para a Catedral São Paulo Apóstolo, o Hotel Mansiones está a uma caminhada de 12 minutos das exposições do Museu da Família Colonial.

Os quartos são decorados com móveis simples e tons discretos, contam com Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e frigobar. As suítes incluem salas de estar separadas e há serviço de quarto disponível.

Há incríveis opções de hospedagem e turismo em Blumenau
Suíte, no Hotel Mansiones

Estão inclusos buffet de café da manhã e estacionamento. O hotel possui também um restaurante e um bar.

Anotou as dicas?

Agora, é só reservar sua hospedagem no site da Hoteis.com, aproveitar todas as vantagens e, depois, dar suas próprias dicas de turismo em Blumenau aqui pra gente! Deixe seu comentário.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com