BlogHoteis.com
turismo em Londrina

Turismo em Londrina: 10 melhores atrações da cidade

Londrina é uma dessas cidades que raramente entram na lista de primeiras opções para uma viagem de turismo. Mas a segunda maior cidade do estado do Paraná pode surpreender positivamente o viajante, já que já tantas opções de turismo em Londrina.

Conhecida como a “Capital do Café”, a cidade também é porta de entrada para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história desse que já foi considerado o “ouro negro” no Brasil.

A chamada “Rota do Café” passa por outras pequenas cidades vizinhas e, aos poucos, vai ganhando a atenção de muita gente. Assim, o turismo em Londrina oferece alternativas para além do usual, podendo encantar pelos aspectos históricos e culturais, além das várias belezas da cidade.

As opções de turismo em Londrina podem surpreender positivamente o viajante
Londrina pode surpreender positivamente o viajante

A cidade deve seu nome ao inglês Simon Joseph Fraser, mais conhecido como Lord Lovat, e se refere a “Londres“. Com um crescimento acelerado e contínuo nas últimas décadas, Londrina tornou-se não apenas polo regional, mas também a terceira maior cidade do Sul do Brasil, depois de Curitiba e Porto Alegre.

Há em torno de meio milhão de habitantes na cidade, influenciando direta e indiretamente mais de 200 municípios em toda região. O clima é subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão e temperatura média de 20 graus.

As opções de turismo em Londrina podem surpreender positivamente o viajante
Há diversos pontos turísticos em Londrina

O solo rico e adequado à agropecuária ficou conhecido como “terra roxa” e rendeu a fama de Capital do Café, dada a importante produção anual do grão, a colocando no topo das regiões cafeicultoras do Brasil.

Mas a cidade tem também grandes rebanhos bovinos, com gado premiado em leilões e exposições. A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada na Sociedade Rural do Paraná no mês de abril, movimenta milhares de dólares em agronegócios todos os anos.

Turismo em Londrina

Vamos conhecer os principais pontos turísticos de Londrina, a cidade que pode encantar não só pela beleza e pela cultura, mas também pelo acolhimento do povo, que cada vez mais vem se especializando em receber o turista que opta por percorrer seus espaços de lazer e entretenimento.

1. Bosque Marechal Cândido Rondon

O Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon fica na região central da cidade, entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, ao lado da Catedral Metropolitana. Seus 20 mil metros quadrados de área são constituídos por duas quadras, onde estão preservadas espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva.

Uma das opções de turismo em Londrina é o Bosque Municipal
O Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon fica na região central da cidade

Doado pela Companhia de Terras Melhoramentos Norte do Paraná, atualmente o bosque possui um parquinho infantil, banheiros e bancos, além de pista de cooper e aparelhos para exercícios físicos.

2. Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um dos mais belos pontos turísticos de Londrina e uma das maiores unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná. Espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção e importantes para restauração e reabilitação de ecossistemas podem ser encontradas lá.

Lagos, estufas, trilhas e pistas de caminhada são alguns dos atrativos do jardim. O Jardim Botânico fica na Avenida dos Expedicionários, 200, no Conjunto Residencial Vivendas do Arvoredo.

3. Lago Igapó

Uma das mais belas áreas de que o visitante pode desfrutar em Londrina é o Lago Igapó, cujo nome, na língua tupi, significa “transvasamento de rios”. O lago foi projetado em 1957 e inaugurado em dezembro de 1959, no Jubileu de Prata de Londrina. Recentemente, o local passou por um projeto de revitalização.

4. Zerão

A Área de Lazer Luigi Borghesi é mais comumente conhecida como “Zerão”, em função de seu formato parecer um grande zero. O local possui uma pista de cooper de 1.050 metros, que circunda a área e é entrecortado por um pequeno riacho.

Recentemente, foram anexados à área várias benfeitorias, como anfiteatro (com capacidade para 15.000 pessoas), postos telefônicos, bebedouros, chuveiros e um estacionamento com cerca de 220 vagas.

No Zerão, são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade como o Projeto Brisa, apresentações do Festival de Música de Londrina e diversos campeonatos de ginástica aeróbica.

5. Salto do Apucaraninha e Reserva indígena

Salto do Apucaraninha é uma cachoeira de 116 metros de altura, que fica a cerca de 80 km do centro de Londrina, próximo à divisa com o Município de Tamarana. A cachoeira está localizada dentro da reserva indígena Apucaraninha, pertencente aos índios Kaingang.

Duas boas opções de turismo em Londrina são a cachoeira e a reserva indígena
O Salto do Apucaraninha é uma cachoeira de 116 metros de altura, que fica numa reserva indígena

O visitante interessado em conhecer a reserva e a cachoeira precisa obter autorização da FUNAI e seguir pela Rodovia Celso Garcia (PR445) até Lerroville (distrito de Londrina), onde encontrará a estrada rural que o levará até a cachoeira. A estrada atravessa o rio na parte superior do Salto, onde existe um mirante em que se pode apreciar as belezas tanto da cachoeira quanto da região.

6. Museu Histórico de Londrina

O Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” está localizado no centro da cidade e registra importantes fatos do crescimento da região, principalmente em relação à cultura do café. Há um acervo permanente e outro itinerante que costumam passar pelas escolas da região.

O museu mostra como a chegada dos imigrantes na região mudou completamente os hábitos e a cultura local, e como a cidade foi mudando o seu perfil, principalmente a partir da década de 70. Existe também o Museu Rural, que fica localizado dentro do Centro de Exposições de Londrina.

7. Mata dos Godoy

Reserva de mata nativa, o local foi transformado em parque estadual em 1989. O parque é aberto à visitação desde 1995 e abriga várias espécies de animais, bem como um variado e exuberante conjunto da flora da região.

Uma opção ecológica de turismo em Londrina é a Mata dos Godoy
A Mata dos Godoy é uma reserva de mata nativa que foi transformada em parque estadual

Existem três trilhas abertas à visitação: a Trilha do Projeto Madeira, a Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras e a Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos. As trilhas são uma boa alternativa para ficar em contato com a natureza, nas também servem ao propósito de pesquisa e educação ambiental.

8. Planetário de Londrina

O Planetário de Londrina é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina e possui fins acadêmicos, educativos e culturais. O atendimento do planetário está previsto para aproximadamente 85 mil pessoas por ano, entre estudantes, professores, moradores da cidade e turistas em geral.

É preciso agendar a visita para participar das sessões do planetário, sempre com a orientação de algum astrônomo, que conduz uma inesquecível viagem virtual pelas formações celestes.

9. Parque Arthur Thomas

O Parque Arthur Thomas é um dos últimos remanescentes florestais de Mata Atlântica da região norte do Estado. É o local ideal para passeios, caminhadas e excursões às margens do lago ou pelos sinuosos caminhos mata adentro, onde é possível observar, além de um verde exuberante, macacos-prego, quatis, cotias, gambás, lagartos, aves da região e algumas migratórias.

Uma das opções de turismo em Londrina é o Parque Arthur Thomas
O Parque Arthur Thomas é ideal para passeios, caminhadas e excursões

Através da trilha, pode-se chegar a uma das maiores atrações do parque, a belíssima visão da cascata com 20 metros de queda.

10. Rota do Café

A Rota do Café nasceu em 2009 e, hoje, é uma das principais ações de promoção do café do Paraná no Brasil e no mundo. Gerida por meio de uma associação, a rota busca resgatar tradição e cultura cafeeira do Estado.

Trata-se de uma aventura que proporciona aos visitantes oportunidade única de voltar às origens, conhecimento da história e vivência dos atrativos naturais e culturais do norte do Paraná, sempre na companhia de pessoas acolhedoras que habitam a região.

Uma das opções de turismo em Londrina é a Rota do Café
A Rota do Café é uma das principais ações de promoção do café paranaense do mundo

Os roteiros são elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada cliente, com visitas às fazendas históricas, centros culturais, restaurantes rurais e lugares pitorescos.

Hotéis em Londrina

Para conhecer a região, nada melhor do que uma boa hospedagem em Londrina. Confira as dicas da Hoteis.com para sua experiência de viagem.

1. Golden Blue Hotel

O Golden Blue Hotel é um hotel refinado, em um edifício contemporâneo, e está a 2,3 km do Museu de Arte de Londrina, a 2,5 km da Catedral Metropolitana e a 3,3 km do aeroporto.

Seus 88 quartos são modernos e discretos, contam com piso de madeira e janelas com isolamento acústico e incluem Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, frigobar e cofre. Alguns quartos ainda contam com sofá-cama.

Tão importante quanto o turismo em Londrina, são as opções de hospedagem na cidade
Quarto Deluxe, no Golden Blue Hotel

As suítes têm varanda com vista para o lago e uma minicozinha e as unidades de categoria mais alta têm quartos conjugados. O hotel dispõe de serviço de quarto, café da manhã e estacionamento são gratuitos, piscina, academia, sauna e centro comercial.

2. Hotel Boulevard

Ocupando um arranha-céu no centro da cidade, o Hotel Boulevard está situado em um local cercado por lojas, a 4 km do Aeroporto de Londrina.

Os 144 quartos tipo estúdio e as suítes são casuais e incluem Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e frigobar. Alguns têm minicozinha, varanda e/ou banheira de hidromassagem. Há serviço de quarto disponível.

Tão importante quanto o turismo em Londrina, são as opções de hospedagem na cidade
Quarto Executivo, no Hotel Boulevard

O café da manhã gratuito é servido em um restaurante descontraído, há um terraço na cobertura com piscina e vista panorâmica para a cidade e os hóspedes podem ainda curtir o bar do lobby, a academia e a sauna.

3. Comfort Suite Londrina

O Comfort Suite Londrina está situado a 4 minutos de caminhada do Catuaí Shopping Center. O hotel é moderno e fica na saída da rodovia PR-445, a 4 km do Jardim Botânico e a 4,2 km do Centro de Eventos de Londrina.

Seus 122 quartos em estilo contemporâneo possuem ar-condicionado e uma decoração em tons neutros e incluem Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, frigobar e equipamento para preparo de chá e café. Alguns quartos contam com sofá-cama ou cama extra.

Tão importante quanto o turismo em Londrina, são as opções de hospedagem na cidade
Quarto Casal, no Comfort Suites Londrina

As comodidades de cortesia incluem o buffet de café da manhã e o estacionamento. Também há um restaurante casual, uma piscina externa e uma sala de ginástica, bem como duas salas de conferências.

4. Hotel Crystal

Localizado no centro, o Hotel Crystal ocupa um edifício envidraçado despojado e está a uma caminhada de 7 minutos do Museu de Arte de Londrina e de 9 minutos da Catedral Metropolitana de Londrina.

Ao todo, são 94 acomodações, entre suítes e quartos descontraídos, que possuem Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e frigobar.

Tão importante quanto o turismo em Londrina, são as opções de hospedagem na cidade
Quarto Luxo, no Hotel Crystal

Os quartos de categoria mais alta têm sala de estar e escrivaninha. As suítes são arejadas e têm sala de estar separada, além de banheiro integrado com banheira de hidromassagem. As suítes de categoria mais alta também oferecem banheira de hidromassagem dentro do quarto.

O hotel dispõe de serviço de quartocafé da manhã gratuito, um restaurante italiano, um café no lobby e um estacionamento (mediante taxa adicional).

5. Hotel Ideal

Localizado bem próximo à Catedral Metropolitana de Londrina, o Hotel Ideal fica em uma torre moderna, ao lado da Concha Acústica (um anfiteatro ao ar livre) e próximo ao Museu de Arte de Londrina.

Tão importante quanto o turismo em Londrina, são as opções de hospedagem na cidade
Quarto Casal ou Twin, no Hotel Ideal

Decorados com piso de cerâmica, seus 30 quartos são arejados e modestos, com TV de tela plana, frigobar e Wi-Fi (sujeito a taxas). O buffet de café da manhã gratuito é servido em uma sala de refeições bem despojada.

Gostou de nossas dicas?

Reserve agora sua hospedagem em Hoteis.com e descubra muitas vantagens. Deixe aqui seus comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com